segunda-feira, 28 de março de 2011

COSTELINHA DE PORCO AGRIDOCE COM PURÊ DE MAÇA

Costelinha de Porco agridoce com Purê de Maça Eu gosto bastante de carne de porco embora não coma com muito frequencia. Minha filha se tornou fã da costela agridoce do Outback então, as vezes, faço essa receita para ela aqui em casa. É uma delícia, bem facil de se fazer, o único trabalho é que demora um pouco para ficar pronta – em torno de 2 horas e isso, as vezes, requer uma certa programação e planejamento mas tirando esse detalhe o resto é bem facil e o resultado bastante gostoso. Dessa vez eu coloquei acompanhando um purê de maças, no Outback vem uma maça assada um pouco apimentada, aqui em casa as meninas não gostam por isso não coloco mas voce pode adicionar, na receita do purê abaixo, um pouco de curry, páprica ou pimenta. Como a costela já é agridoce e o purê de maça tambem, o ideal é fazer mais um acompanhamento salgado para contra balancear o prato. No meu caso eu fiz uma batata gratinada com queijo. Eu dou preferencia a comprar a peça de costela inteira do que as ripas já cortadas, para mim a peça quando cozinhada inteira mantem muito mais a umidade da carne, tornando-a bem mais macia mas isso fica a critério de cada um.

Ingredientes
1 dente de alho picado
½ cebola picadinha
1 colher (sopa) de gengibre ralado
2 colheres (sopa) de óleo
sal e pimenta-do-reino moída a gosto
2 kg de costelinha de porco (peça inteira)
1 xícara (chá) de goiabada
1 xícara (chá) água
½ xícara (chá) de vinagre branco
6 colheres (sopa) de molho inglês
2 colheres (chá) de molho de pimenta vermelha
pimenta caiena e sal a gosto
suco de 1 limão

Modo de preparo

Numa tigela misture alho picado, cebola picadinha, gengibre ralado, passe essa mistura na costelinha. Regue por cima com óleo, sal e pimenta-do-reino moída a gosto. Reserve na geladeira por no mínimo 4 horas. Eu deixo de um dia para o outro. Disponha a peça de costelinha temperada numa assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 250º C por 1 hora ou até que a costelinha fique macia. Coloque o papel alumínio com a parte brilhante virada pra dentro. Isso diminui o tempo de fogo. Numa panela em fogo médio coloque a goiabada cortada em pedaços, água, vinagre branco, molho inglês, molho de pimenta vermelha, pimenta caiena e sal a gosto. Cozinhe mexendo sempre por +/- 10 minutos ou ate que a goiabada esteja dissolvida. Desligue o fogo e neste momento acrescente suco de limão. Retire o papel alumínio das costelinhas e pincele-as com molho de goiabada. Leve para assar por mais 15 minutos, vire-as e pincele novamente. Deixe dourar. Sirva com o purê de maça. Purê de maças Descasque as maças e corte em pedaços pequenos. Coloque as maças cortadas em uma panela, cubra com água, vinho, algumas gotas de limão e o açúcar. Tempere a gosto com a noz moscada e se quiser um pouco de canela. Leve em fogo baixo até que as maças estejam cozidas. Retire do fogo e bata no processador ou liquidificador. Retorne a panela, prove e acerte o açúcar e os temperos, deixe em fogo baixo até atingir a consistência do purê desejado. Sirva quente acompanhado da costela.



sexta-feira, 25 de março de 2011

BRIOCHES


Brioches

Em mais uma das minhas experiências com pão, fiz essa receita de brioche que achei na internet. Aliás estou cheia de receitas que vou catando, achando em minhas várias visitas a sites e blogs de culinária. Ficou ótima e os pãezinhos ficaram bem macios e conseguem ser guardados por alguns dias no saco plástico. É uma ótima opção para o lanche. Eu não fiz, mas acredito que devam ficar ótimos se forem recheados com qualquer tipo de recheio. Tambem pode ser adicionado ervas na massa ou queijo. Deve ficar bom!


Ingredientes
100g de farinha de trigo
11g de fermento seco para pão
110ml de água morna
100ml de leite morno
100g de açúcar
100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 ovo grande
1 colher de chá de sal
400g de farinha de trigo

Em uma vasilha misture os tres primeiros ingrediente. Cubra com filme plástico e deixe descansar até triplicar de volume. Numa batedeira com gancho para massas pesadas, coloque o levedo, o leite, o açúcar, manteiga, ovo e sal. Bata em velocidade baixa até ficar bem misturado. Junte a farinha de trigo aos poucos em velocidade baixa. Pode colocar tudo. Demora um pouco até que ela seja toda incorporada. Tem que ficar uma massa elástica. Não adicione mais farinha de trigo, é a quantidade exata. Numa assadeira grande untada e enfarinhada, coloque porções da massa do tamanho desejado. Deixe um espaço entre as porções. Cubra a assadeira com filme plástico até que tripliquem de tamanho.
Pincele levemente com ovo batido e leve para assar em forno pré-aquecido a 180˚C por 15 a 20 minutos ou até que fiquem bem corados. Se desejar pode colocar ervas na massa.


segunda-feira, 21 de março de 2011

FIGOS CARAMELIZADOS COM GORGONZOLA


Figos caramelizados com molho de gorgonzola

É engraçado como as coisas são. Quando eu era mais nova detestava comer frutas na comida salgada, misturar salgado com doce. Hoje amo isso. Essa é uma entradinha fácil e super gostosa que eu adoro. É bem rápida de fazer e fica muito interessante. Eu não fiz porque não tinha em casa mas você pode acrescentar ao prato algumas folhas como salada para acompanhar, dá um complemento e encorpa essa entrada. A maioria das pessoas gosta. Se você não gostar de queijo gorgonzola pode apenas caramelizar o figo e servir com presunto de Parma. Se você não gostar de figo pode trocar por pêra, também fica muito bom.
Ingredientes
1 caixa de figos maduros e frescos
4 colheres de sopa de mel
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de aceto balsâmico
50 gr de queijo gorgonzola
2 colheres de sopa de manteiga
¼ table de caldo de legumes
½ copo de vinho branco
1 caixinha de creme de leite

Lave e corte o cabo dos figos. Seque-os e corte cada um ao meio. Reserve. Em uma frigideira coloque as duas colheres de manteiga e deixe derreter. Adicione os figos, um a um, com a parte da casca para cima de forma que dourem o miolo. Adicione as colheres de mel e deixe em fogo baixo. Quando estiverem macios, vire-os para que ocorra o mesmo com o outro lado. Retorne a virá-los e deixe-os caramelizar. Quando estiverem caramelizados, adicione as colheres de aceto balsâmico. Mantenha no fogo por mais 1 minuto e reserve.
Enquanto os figos estão no fogo, prepare o molho. Em uma panela pequena coloque as duas colheres de sopa de manteiga para derreter. Pique o queijo e coloque na panela mexendo sempre. Baixe o fogo para que não queime o queijo. Adicione o vinho e deixe evaporar um pouco, acrescente o caldo de legumes dissolvido em um pouco de água e volte ao fogo até reduzir a metade. Tempere com pimenta e outras ervas se achar conveninete e dependendo onde for servido. Esse molho pode ser usado em vários pratos. Quando tiver reduzido pela metade, acrescente o creme de leite e deixe ferver por mais alguns minutos. Sirva sobre os figos.


quinta-feira, 17 de março de 2011

RISOTTO DE ARROZ NEGRO




Eu adoro arroz, adoro risotto e também gosto muito do arroz negro, embora ele tenha um gosto bem diferenciado do arroz branco, do integral ou do sete grãos. Para mim o arroz negro tem que ser bem temperadinho. Por ele apresentar um gosto um pouco mais adocicado que o arroz comum muitas pessoas estranham, mas é um acompanhamento para qualquer prato, seja ele carne, ave ou peixe. As primeiras vezes que eu fiz demorei a conseguir no mercado, tive que procurar bastante porque só encontrava em casas especializadas, hoje em dia é fácil achá-lo em qualquer bom supermercado. O seu grão mais resistente, duro, necessita de um tempo de cozimento bem mais longo que o arroz comum por isso eu costumo cozinhá-lo na panela de pressão. Já utilizei a panela comum, mas se for optar por esse processo tenha sempre em mente que vai demorar.


Risotto de arroz negro

1 copo de arroz negro
1 cebola
1 alho poro
1 folha de louro
2 dentes de alho
½ tablete de caldo de legumes
1 copo de vinho branco
1 vidro pequeno de cogumelos
1 vidro pequeno de creme de leite fresco
100 gr de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa de manteiga

Em uma panela de pressão coloque um fio de azeite e frite o alho picado e rodelas de cebola bem finas. Adicione o arroz e refogue. Dissolva o caldo de legumes em 1 litro de água e reserve. Adicione o vinho branco ao arroz e deixe evaporar por alguns minutos. Junto o caldo de legumes, a folha de louro e tampe a panela. Deixe cozinhar na pressão por 20 após a panela começar a apitar. Retire a pressão a abra. Verifique se o arroz ainda esta duro, se estiver volte a pressão por mais alguns minutos. O arroz negro é bem mais resistente e duro que o grão do arroz comum por isso a necessidade de cozinhá-lo na pressão. Retire a folha de louro e reserve. Na panela normal leva bastante tempo. Quando o arroz estiver cozido reserve. Em outra panela adicione um fio de azeite e refogue o alho poro cortado em fatias bem finas até que esteja bem transparente. Junte os cogumelos e refogue novamente. Adicione o arroz negro já cozido e misture bem. Acrescente o creme de leite, o queijo parmesão ralado e uma colher de sopa de manteiga. Sirva quente.



segunda-feira, 14 de março de 2011

FETUCCINE COM FUNGHI, PARMA E ALHO PORO


Há um tempo atrás eu assisti essa receita no programa do Janie Oliver. Eu gosto de assistir ao programa dele, muito embora não goste sempre dos pratos e receitas que ele faz. Ele mistura muita coisa, sei lá, não faz muito o meu estilo mas as vezes aparece umas coisas que valem a pena ser testadas. E essa receita foi um caso desse, que me surpreendeu. É simples, é fácil mas tem um sabor bem diferente e gostoso. A mistura do pão italiano com o funghi seco dá uma crocancia na receita bem diferenciada. Depois só leva produto bom, parma, funghi, alho poro - não tem muito como dar errado mas, como disse, o resultado me surpreendeu. Experimente.

Ingredientes
200 gr de macarrão caseiro fresco
2 alhos poros grandes
2 dentes de alho
½ tablete de caldo de legumes
300 gr de presunto de Parma
50 gr de funghi seco
4 fatias de pão italiano pequenas ou duas grandes
Queijo parmesão ralado
Sal, pimenta do reino a gosto
Azeite

Faça a massa do maçarão e reserve. (veja aqui). Lave e corte os alho poros em fatias bem finas. Em uma frigideira coloque um pouco de azeite. Coloque um dente de alho picado e deixe refogar um pouco, coloque as fatias de alho poro e deixe refogar até que tudo esteja bem transparente. Reserve. Cozinhe o macarrão em água e sal. Escorra. Dissolva o caldo de legumes em um copo de água e coloque na mesma frigideira que esta o alho poro. Coloque o macarrão escorrido por cima de tudo. Misture bem com o alho poro e abra o macarrão em toda a extensão da frigideira. Pegue as fatias de presunto de Parma e cubra todo o macarrão. Deixe em fogo bem baixo coberto com uma tampa até evaporar toda a água do caldo. Isso fará com que o gosto do presunto de Parma passe para todo o macarrão. Enquanto o macarrão esta no fogo faça o funghi. Coloque o funghi seco em uma travessa e leve ao forno até estar bem seco. Faça o mesmo com as fatias de pão italiano até que estejam torradas. Coloque as fatias de pão no liquidificador e bata até que fique uma farinha não muito fina, devem ficar alguns pedaços pequenos de pão. Reserve. No mesmo liquidificador coloque os funghi secos e bata até obter uma farinha bem fina. Misture os dois, funghi e pão. Em uma frigideira frite o dente de alho restante, picado com azeite. Retire as fatias de presunto de Parma que estão sobre o macarrão em corte em tiras. Misture com o macarrão. Pegue a farinha de pão e funghi e misture com o macarrão. Faça o mesmo com o alho picado. Sirva acompanhada com queijo parmesão ralado.




quarta-feira, 9 de março de 2011

PEITO DE FRANGO COM BACON E DUO DE MAÇA E ESPINAFRE


Carnaval! Queria ter feito várias receitas mas acabei não fazendo quase nada. Preguiça, correria, moleza, etc... foram esses dias de frio, chuva, tudo muito nublado, escuro que só dá mesmo é vontade de ficar em casa descansando. Havia separado várias receitas que achei pela internet, algumas de programas que gosto de assistir mas, deu nisso, foram muitas as oportunidades de ir para a cozinha mas pouca a disposição. Hoje, quarta-feira de cinzas abriu um solzinho, fui passear com minha filha na lagoa, que estava linda! cheia de gente e viva. Um calor danado - no Rio de Janeiro é assim, fazem uns dias de chuva, amanhece escuro mas quando o sol abre é aquela loucura de calor e nem parece que estava chuvendo e o tempo mais ameno. Chegamos em casa e queriamos comer alguma coisa bem levinha, bem light. Dessa historia toda saiu esse franguinho, que não é receita de lugar nenhum mas que ficou uma delicia. O frango foi feito na cerveja, uma receita que minha mãe fazia desde quando moravamos na casa dela e que minhas filhas adoram! É super fácil, pratica e, tirando o bacon, não leva gordura nenhuma - fica muito saboroso, no mais foi so acrescentar alguns acompanhamentos e tinhamos o almoço pronto. Delicia! Essa receita de frango, as vezes, faço até sem o bacon, que fica bem light e a cerveja dá uma sabor bem especial.

Frango com Bacon e duo de maça de espinafre

Ingredientes
Para o frango
2 peitos de frango limpos e sem pele
1 lata de cerveja clara (qualquer marca)
2 dentes de alho
vinagre
sal e pimenta do reino a gosto
1 limão
1 pacote de bacon em fatias
1 maço de espinafre
1 colher de sopa de requeijão cremoso
1 caixinha de creme de leite
azeite
4 maças
2 colheres de sopa de açucar
1/2 copo de vinho branco

Modo de Preparo
Corte os peito de frango retirando do osso. Limpe e tempere com limão, sal, pimenta do reino e alho. Faça alguns cortes, sem ir até o fundo, em cada peito. Coloque em cada corte uma fatia de bacon. Em um pirex coloque os peitos de frangos. Regue com um pouco de vinagre e cubra tudo com a cerveja. A cerveja deve ser suficiente para cobrir o peito de frango quase todo. Cubra tudo com papel aluminio e leve ao forno para cozinhar. Enquanto isso faça os purês de maça e espinafre. Descasque e corte em pedaços as maças retirando os caroços. Coloque as maças picadas em uma panela e adicione o vinho e o açucar. Adicione água suficiente até cobrir os pedaços de maça. Leve ao fogo baixo até reduzir a água pela metade e as maças estiverem bem macias. Retire do fogo e coloque as maças em um processador com um pouco da água que foi feita. Processe até obter um purê consistente. Prove e acerte o açucar se for necessário. Se quiser tempere com um pouco de canela a gosto. Reserve. Lave e corte as folhas do espinafre. Leve ao fogo em uma panela com água e sal até que estejam macias. Reserve 1/2 copo da água do cozimento e escorra o espinafre. Leve as folhas e um pouco da água do cozimento ao liquidificador. Bata até obter um creme bem liso. Cuidado para não adicionar muita água e o purê não ficar muito ralo. Transfira o purê para uma panela e tempere com pimenta do reino, um pouco de azeite, o requeijão e o creme de leite. Misture bem em fogo baixo. reserve.
Quando o frango estiver cozido retire o papel de aluminio e deixa no forno até grelhar. Quando estiver tudo grelhado, frango e bacon, retire do forno e sirva com os purês de maça e espinafre.





quinta-feira, 3 de março de 2011

PORTUGAL - ARRAIOLO E SETUBAL

(Pousada em Arraiolo)


Continuando nossa viagem pela região de Évora, seguimos para a cidade de Arraiolo que é famosa por seus lindos tapetes. Arraiolo é uma cidade pequena, uma típica vila Alentejana conhecida por seu artesanato, lindos bordados e tapetes que vão passando de geração em geração. Existe na cidade uma rua somente de lojas de tapetes, todos lindos, mas bem caros. A Gastronomia da região é tradicionalmente alentejana, com destaque para os pratos de “Porco”, “Borrego”, “Vitela”, as “Sopas Alentejanas”, as “açordas” e as “migas”, tudo regado com muito vinho alentejanos de grande qualidade.

Almoçamos no restaurante Pelourinho, comemos choco frito, que é uma espécie de lula, muito gostosa. Também pedimos uma Açorda de cherne, uma prato bem típico, uma espécie de sopa de pão onde se colocam várias coisas. A receita muda de região para região e de família para família. A nossa estava maravilhosa. Ficamos num hotel que faz parte das Pousadas de Portugal, um convento do ano de 1525, que fica no meio de uma propriedade bem grande onde pode se ver coelhos, perdizes e cegonhas. É um lugar lindo com quartos grandes . No jantar da Pousada comemos fígado de porco e cordeiro e açorda de bacalhau, tudo muito bem feito e gostoso. De sobremesa uma seleção de doces portugueses. Nada melhor!


Setubal

De Arraiolo partimos para a cidade de Setubal, que fica a 42km de distancia. A estrada é ótima e a cidade é grande . Ficamos em outro hotel da associação Pousadas de Portugal. Essa pousada fica no Forte D. Felipe no alto de um morro dando uma vista para a cidade, o rio e o mar.


(Jardins da Pousada do Forte)


A vista é lindíssima principalmente a noite. Dos três hotéis que ficamos pertencentes a Pousadas de Portugal este foi o mais fraco. Na cidade visitamos a vinícola Quinta da Bacalhoa, que é imensa, excelentes vinhos e cheia de obras de arte.



Visitamos também o palácio onde D. Manuel passava o verão com a família que agora pertence à própria Vinícola Quinta da Bacalhoa.