quinta-feira, 29 de maio de 2014

LAGOSTINS A PROVENÇAL


" Todos os homens se nutrem, mas poucos sabem distinguir os sabores." - Confúsio
Ingredientes
500gr de lagostins frescos limpos

Azeite
2 dentes de alho
Sal e pimenta do reino a gosto
1 copo de vermute, conhaque ou cachaça (200ml)
2 tomates sem pele
1 maço de salsinha ou ceboulette
1 cebola grande
limão


Limpe bem os lagostim retirando-os da casca. Coloque-os em uma vasilha e tempere com um fio de azeite, pimenta do reino a gosto, e o alho picado. Deixe marinar por uns 30 minutos. Na hora de fritar tempere com o sal e gotas de limão. Em uma frigideira grande coloque 3 colheres de sopa de azeite e deixe esquentar. Acrescente os lagostins e deixe evaporar toda a agua que for criada. Deixe dourar ligeiramente. Acrescente o vermute e flambe. Deixe evaporar o liquido pela metade e acrescente a cebola e o tomate em cubos bem pequenos. Deixe refogar por uns 10 minutos. Desligue o fogo e acrescente a salsinha picada. Misture bem e sirva com arroz branco com amendoas.

 

segunda-feira, 26 de maio de 2014

FIGOS COM BALSÂMICO NO ESPETINHO DE ALECRIM


Receita do chef Gordon Ramsay. Adorei o visual incrivel desse prato. Na receita original voce teve polvilhar raspas de limão siciliano sobre os figos na hora de servir – eu esqueci – e pode servi-los acompanhados de sorvete ou ricota. Um delicia!!


Ingredientes
6 figos maduros mas firmes
2 cabos grandes de alecrim fresco
1 xícara de açúcar de confeiteiro
1/2 xícara de vinagre balsâmico
5 colheres de sopa de açúcar
60gr de manteiga sem sal
1/3 de xícara de balsâmico
3 colheres de sopa de água


Lave bem os figos. Pegue um cabo de alecrim e espete 3 figos. Repita a operação no outro cabo de forma que fiquem 3 figos por alecrim conforme mostra a foto. Coloque os espetinhos em uma vasilha, polvilhe o açúcar de confeiteiro e 1,2 xícara de balsâmico. Deixe descansar por 15 minutos. Pegue uma panela e coloque o açúcar, leve ao fogo médio ate caramelar. Tire do fogo e adicione a manteiga o restante do vinagre balsâmico e a água. Misture bem. Coloque os espetinhos de figo delicadamente dentro da panela com a marinada e a calda. Retorne ao fogo. Com o auxilio de uma colher, banhe os figos cuidadosamente enquanto cozinham por cerca de 3 minutos. Leve ao forno por 10 minutos a 190º.C. Na hora de servir polvilhe raspas de limão siciliano. Sirva com sorvete ou ricota.


Veja outras receitas com Figo
TRIANGULOS DE FIGO E BRIE
TROUXINHAS DE CARPACCIO COM FIGOS E COGUMELOS
FIGOS CARAMELIZADOS COM GORGONZOLA
BUCATINI COM GORGONZOLA E FIGOS CARAMELADOS NO BALSÂMICO
RISOTO DE GORGONZOLA E FIGOS CARAMELADOS NO BALSÂMICO




sexta-feira, 23 de maio de 2014

UDON NODLES COM FRANGO E GERGELIM



Algumas semanas atrás estive na loja de produtos Asiáticos que costumo fazer umas comprinhas para minhas receitas. Entre as coisas que haviam chegado estava um saquinho com Udon frescos. Não resisti e comprei. Confesso que o saquinho ficou esse tempo na minha geladeira esperando uma receita. A principio pensei em fazer uma sopa de Udon porem, essa semana, olhando uns programas que estavam gravados em casa assisti a um episodio do programa do Gordon Ramsay que fez essa receita. Adorei. O Udon


O nodles é o macarrão japones e o Udon é um tipo de macarrão grosso farinha de trigo. Ele é frequentemente usado em receitas de sopas que podem ter um caldo leve ou mais pesado dependendo da região. A forma de preparo é igual ao nosso macarrão comun com excessão do macarrao de arroz (bifum e o celofane) que são tão delicados que só precisam ser mergulhados em uma vasilha com água quente por alguns minutos para que possam ser comidos. Existem vários tipos de nodles e os mais conhecidos sao:
Soba - São feitos de trigo sarraceno porem, alguns, em sua composição possuem farinha de trigo. O soba de trigo sarraceno puro possui um sabor mais forte, não contem glutem e possuem uma cor mais escura, amarronzada. São mais dificeis de serem enontrados.
Udon – são feitos de farinha trigo e geralmente possuem uma forma mais grossa, os melhores são os frescos porem tambem podem ser encontrados secos, com uma textura mais densa. Os udons tem um sabor neutro. São ótimos para pratos com bastante temperos e aromas.
Ramen – São mais conhecidos pelos pacotinhos de macarrão instantaneos vendidos nos supermercados. São feitos de farinha de trigo e facilmente encontrados no mercado.
Aletria de Arroz – São feitos de farinha de arroz e parecem o macarrão cabelo de anjo, super delicados. São deliciosos.
Macarrão de Arroz – tambem são feitos de arroz podendo ter fios finos (bifum) ou em forma de espaguete.


Para duas pessoas
Ingredientes
200gr de udon nodles
2 peitos de frango
2 dentes de alho
½ cebola grande
Gengibre fresco
1 xícara de shoyo
1 colher de sopa de Sichuan peper (se não tiver coloque harissa ou dedo de moça picada)
4 colheres de sopa de vinagre de arroz
4 colheres de sopa de mirim
1 maço de cebolinha
3 colheres de sopa de sementes de gergelim
Sal e óleo

Limpe e corte os peitos de frango em cubos. Coloque-os em uma vasilha e tempere com 4 coheres de sopa de shoyo, 4 colheres de sopa de vinagre de arroz, 4 colheres de sopa de mirim e 1 colher de sopa, cheia, de gengibre ralado. Tempere com a pimenta sechuam. Deixe o frango marinando por, pelo menos, 40 minutos. Descasque e pique bem a cebola e o alho. Reserve. Em uma panela com um fio de óleo coloque a cebola e o alho para refogar. Adicione os cubos de frango e deixe fritar, junte a marinada e mexa bem. Se estiver muito seco junte mais um pouco de shoyo. Prove e, caso necessário, acerte o sal. Em outra panela com água e sal cozinhe o udon nodle. Escorra e junte o udon ao frango, misture bem e sirva com gergelin polvilhado e a cebolinha cortada na diagonal.


Veja outras receitas da Cozinha Asiáticas
ROLINHOS VIETNAMITAS DE LEGUMES COM TOFU
CURRY PICANTE DE FRANGO COM MAÇA E ARROZ DE COCO
CAMARÕES AO CURRY VERDE
SALADA DE BIFUM COM COM MOLHO DE PEIXE (NAN PLA)
GIOZA
ALMÔNDEGAS AO ESTILO THAI
SOPA THAI DE FRANGO COM LEITE DE COCO
SOPA DE CAMARÃO THAI
CALDO DE COGUMELOS COM WONTONS     
 

segunda-feira, 19 de maio de 2014

ESPETINHOS DE FRANGO COM ALHO PORÓ E PURÊ DE CENOURA



Recomendaram-me comer bastante cenoura então ultimamente, tenho feito varias receitas com cenoura. Esse espetinho é super simples de ser feito, é rápido e bem saboroso. Receita de preguiçosa.


Para duas pessoas
Ingredientes
2 peitos de frango limpos
2 talos de alho poro
Azeitonas pretas de boa qualidade (umas 10)
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite
4 colheres de sopa de manteiga
1/2 Kg de cenoura
Salsinha
Noz moscada
1/2 limão
2 dentes de alho
Espetinhos de madeira


Pegue os peitos de frango e corte em cubos. Coloque os cubos de frango em uma vasilha e tempere com gotas de limão, sal, pimenta do reino e o alho picado. Deixe marinar por uns 20 minutos na geladeira. Lave bem o alho poro e corte em cubos, mais ou menos, do mesmo tamanho dos cubos de frango. Pegue as azeitonas e retire os caroços. Descasque as cenouras e leve ao fogo em uma panela com água e sal até que estejam macias. Transfira as cenouras para o liquidificador e processe até obter um creme liso. Volte a cenoura para a panela, tempere com 1 colher de sopa de manteiga, pimenta do reino e noz moscada. Reserve. Pegue um espetinho e alterne um cubo de frango, um cubo de alho poro e uma azeitona até que todo o espeto esteja preenchido. Repita a operação ate terminar todo o frango. Esquente uma frigideira com a manteiga restante e um fio de azeite. Frite os espetinhos até que esteja bem dourados. Na hora de servir esquente o purê de cenoura e sirva com o frango.

Veja outras receitas de Frango

FRANGO POCHÊ NO CHÁ DE LARANJA COM ARROZ VERMELHO
FRANGO COM MOLHO DE UVAS E PALHA DE BATATA DOCE
PEITO DE FRANGO COM SHOYO, MEL E CRISP DE CEBOLAS
FRANGO XADREZ 
FILÉ DE FRANGO COM MOLHO DE QUEIJO 
FRANGO A KIEV COM ARROZ DE BRÓCOLIS
BABY CHICKEN RECHEADA COM AMEIXAS E BATATAS NOISETTES
FRANGO RECHEADO COM CATUPIRY E SALVIA, LASCAS DE PARMA E MOLHO DE MOSTARDA COM MEL
FRANGO CROCANTE COM MOLHO DE SHITAKE
PEITO DE FRANGO COM BACON E DUO DE MAÇA E ESPINAFRE 



sexta-feira, 16 de maio de 2014

LULA COM TOMATES




"Bem comido, a minha alma de nada quer saber. E nem os maiores desgostos a conseguem comover." Molière 


Ingredientes
500gr de lulas frescas limpas
Azeite
2 dentes de alho
Sal e pimenta do reino a gosto
1 copo de vinho branco ou vermute (200ml)
2 tomates sem pele
1 colher de sopa de extrato de tomate
1 maço de salsinha
1 cebola grande

Limpe bem as lulas e corte-as em rodelas ou aneis. Coloque-as em uma vasilha e tempere com um fio de azeite, pimenta do reino a gosto, e o alho picado. Deixe marinar por uns 30 minutos. Na hora de fritar tempere com o sal e gotas de limão. Em uma frigideira grande coloque 3 colheres de sopa de azeite e deixe esquentar. Acrescente as lulas e deixe evaporar toda a agua que for criada. Deixe dourar ligeiramente. Acrescente o vinho ou vermute. Caso utilize o vermute, flambe. Deixe evaporar o liquido pela metade e acrescente a cebola e o tomate em cubos bem pequenos. Deixe refogar por uns 10 minutos. Desligue o fogo e acrescente a salsinha picada. Misture bem e sirva com arroz branco ou arroz com leite de coco.

Outras receitas de Lulas

LULAS A DORÊ 
LULAS COM PÁPRICA E COUSCOUS MARROQUINO DE ERVAS 
LULAS À AMERICANA 

terça-feira, 13 de maio de 2014

TRIÂNGULOS DE MASSA DE ARROZ COM RECHEIO CAPRESE



Outra receita bem leve e saborosa para lanches, entradas ou, até mesmo, para dietas. Como costumo comprar aqueles pacotes de discos de arroz para fazer rolinhos vietnamitas, que já dei a receita aqui, fico inventando uso para os discos restantes. O pacote de massa que eu compro vem com cinquenta unidades e rende muito.


Ingredientes
Para duas pessoas
8 discos de massa de arroz para rolinho vietnamita
4 bolinhas de mussarela de búfala
8 tomatinhos confit (veja a receita aqui) – pode ser substituido por tomate fresco em cubos
Folhinhas de majericão fresco

Aqueça ½ litro de água e coloque em um pirex grande ou tabuleiro. Pegue um disco da massa de arroz e coloque dentro da água quente. Deixe a massa na água até que esteja macia, cerca de 1 minuto. Com a ponta dos dedos retire a massa e escorra. Cuidado para a massa não dobrar. Coloque a massa sobre uma superficie lisa. Eu uso uma tábua com um pano de prato. Corte as bolinhas de mussarela ao meio e reserve. No canto superior da massa coloque ½ bolinha de mussarela, um tomatinho confit e folhas de manjericão a gosto. Dobre fazendo o formato de um triângulo, se quiser pode fazer no formato de quadrados ou, até mesmo de rolinhos. Reserve. Repita a operação nos discos de massa restante. Aqueça uma frigideira antiaderente. Pincele a frigideira com um pouco de azeite. Bem pouco como se estivesse untando a frigideira. Diponha os triângulos na frigideira e deixe que dourem em todos os lados. Sirva.



sexta-feira, 9 de maio de 2014

NHOQUE DE BAROA FRITO COM RECHEIO DE POLPETINE



Receita do programa da Carla Pernambuco de um restaurante em Sao Paulo. Não sei o nome mas achei a receita interessante. A receita original, que esta no site do programa Brasil no Prato tem esquece de colocar nos ingredientes da massa do nhoque o ovo, eu coloquei na minha para poder dar liga. O molho, usei a minha propria receita. Da proxima vez, farei algumas alterações no recheio.


Ingredientes da massa
1kg de batata baroa (de preferência todas mais ou menos do mesmo tamanho)
200gr de farinha
1 ovo
100gr de queijo parmesão ralado
Sal, pimenta do reino e noz-moscada
Ingredientes do polpettine
250gr de carne moida (Coxão mole ou patinho)
150gr de linguiça
100gr de queijo parmesão ralado
1 ovo pequeno (eu não usei)
½ Cebola picada
1 dente de alho picado
Sal e pimenta-do-reino a gosto
½ xícara de Salsinha
Para o molho de tomate
1 vidro de Passata
2 dentes de alho picado
1 cebola pequena
Folhas de tomilho
1 litro de caldo de frango
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher de sopa de açucar

Primeiro prepare o polpetine.
Passe no processador a carne e a linguiça duas vezes e misture todos ingredientes até ficar uma massa homogênea. Molde em pequenos polpettines e frite. Reserve
Prepare a massa. Lave bem as batatas e cozinhe em água temperada de sal durante aproximadamente 40 minutos (também podem ser cozidas em vapor). Escorra as batatas apenas quando elas estiverem cozidas e deixe esfriar. Descascá-las e amassá-las até virar um purê. Deixar esfriar completamente. Junte a farinha peneirada, o ovo, a pitada de sal, o parmesão e a noz-moscada. Misture e amasse bem os ingredientes até obter uma massa macia e elástica. Divida-a em partes e as trabalhe uma a uma, rodando com as mãos sobre uma superfície enfarinhada até obter rolos de massa com uma espessura de 2 cm. Corte os rolos em rolinhos pequenos, com 2 cm de comprimento.
Montagem
Abra com as mãos cada unidade do nhoque e recheie com o polpettine já frito. Molde para que virem bolinhas. Frite em óleo quente. Deixe escorrer.
Preparação do molho de tomate. Em uma panela coloque a passata. Encha o vidro da passata pela metade com água e cooque o liquido no liquidificador. Junte a cebola e o alho. Bata tudo até ficar um liquido homogeneo. Junte a panela com a passata. Junte o caldo de frango, o azeite, a pimenta e o açucar. Deixe em fogo médio por 10 minutos, prove e acerte o sal. Junte as folhas de tomilho, abaixe o fogo e deixe reduzir pela metade.
Sirva os nhoques sobre o molho de tomate com parmesão ralado.

Outras receitas de nhoque no nosso blog:
NHOQUE DE BATATA COM CENOURA E MOLHO DE QUEIJO 
NHOQUE A RIPIENE 
NHOQUE DE BATATA INGLESA COM MOLHO AO SUGO 
NHOQUE DE ERVILHA COM CALABRESA 
NHOQUE DE BETERRABA COM MOLHO DE GORGONZOLA 
NHOQUE DE BATATA BARÔA COM MOLHO DE CARNE ASSADA



terça-feira, 6 de maio de 2014

QUICHE DE COGUMELOS, QUEIJO E TOMATE SECO


Essa receita foi feita com dois tipos de cogumelos, o paris e o portobelo porem, voce pode utilizar um único tipo que ficará tão bom quanto. A massa é a mesma que utilizo em todos os meus quiches e, como já foi dito antes, pode ser usada para os mais diversos tipos de recheio.

Ingredientes
3 xicaras de farinha de trigo
Manteiga gelada o quanto baste
2 colheres de sopa de agua fria
300 ml de creme de leite fresco
Noz moscada
Sal e pimenta do reino a gosto
2 ovos
½ caixa de cogumelos paris
½ caixa de cogumelos portobelo
Tomilho
1 xicara de tomates secos
2 xicaras de queijo parmesao ou gruyere ralado

Em uma tigela coloque a farinha de trigo. Abra um buraco no centro e coloque a agua fria. Va adicionando pedaços de manteiga gelada e misturando com as mãos ate obter a consistência correta da massa – que deve ficar fácil de ser trabalhada e com liga. Fore uma forma de fundo falso e reserve na geladeira. Faça o recheio. Com o auxilio de um pincel limpe bem os cogumelos e corte-os em laminas. Reserve. Hidrate os tomates e reserve. No liquidificador coloque o creme de leite e os ovos. Tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto. Bata ate estar homogeneo. Junte o queijo. Escorra os tomates. Pegue a forma com a massa e disponha os cogumelos, os tomates e algumas folhas de tomilho. Cubra com o creme. Leve ao forno até que a massa esteja dourada e o creme firme.

Veja outras receitas de Quiche


QUICHE DE GRUYERE COM PRESUNTO DE PARMA
QUICHE DE CEBOLA
EMPADÃO DE PALMITO
EMPADINHAS DE QUEIJO


sábado, 3 de maio de 2014

MOQUECA DE CAMARÃO THAI


Receita do atelie das chefs. Super fácil é saborosa.
Ingredientes
400 gr de camarão
1 vidro de leite de coco
A mesma medida de água
300 gr de abacaxi cortado
Meia cebola cortada em rodelas bem finas
Gengibre
Curry vermelho
Suco de 1 a 2 limões
Folhas de louro ou de limão
Coentro
Sal a gosto
1 pacote de arroz basmati
1 garrafa de leite de coco
Coco ralado fresco
Sal a gosto
 
Modo de preparo
Coloque 3 colheres de sopa do leite de coco numa panelinha e dissolva o curry vermelho nele. Vá colocando o curry aos poucos para não ficar muito forte.Na panela em que fará a moqueca, que for uma wok é ainda melhor, coloque o resto do leite de coco, a agua, a cebola, o gengibre ralado, suco de limão e as folhas de louro e deixe ferver para ressaltar todos os sabores. Salgue. Com a panela fervendo levemente (fogo médio, para não borbulhar muito), jogue o abacaxi e o camarão. Deixe o camarão cozinhar por 3 ou 4 minutos e desligue o fogo. Incorpore o coentro picado e espere esfriar um pouco para server.
Arroz: Despeje o conteúdo do arroz numa panela em fogo baixo.  Coloque água até cobrir e coloque o leite de coco Retire do fogo e misture o coco ralado.