terça-feira, 31 de março de 2015

MASSA COM MOLHO DE SHITAKE






“Se não sois capaz de um pouco de feitiçaria, não vale a pena meter-vos a cozinheiro." - Sidonie Colette


Ingredientes
Para duas pessoas
6 folhas de massa de lasanha pre cozida
200gr de cogumelos shitake
1 ramo de tomilho fresco
½ alho poró
½ cebola
1 dente de alho
Azeite
300ml de creme de leite fresco
Sal e pimenta do reino fresca a gosto
1 calice de conhaque ou cachaça

Limpe bem os cogumelos e corte-os. O shitake pode ser cortado em laminas. Descasque e pique a cebola e o alho bem pequeno. Em uma frigideira grande coloque 2 colheres de sopa de azeite, a cebola e o alho picado. Refogue ate que a cebola esteja suada. Junte os cogumelos e misture bem. Se for preciso junte um pouco mais de azeite. Junte o conhaque, flambe e deixe reduzir. Adicione as folhas de tomilho, se possivel sem os cabos. Para facilitar segure uma das pontas do cabo e com o auxilio da outra mao puxe as folinhas. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Misture bem. Junte o creme de leite e misture bem. Reserve. Faça a massa. Coloque em uma panela com água para ferver. Junte as folhas de lasanha e deixe cozinhar pelo tempo indicado na caixa. Escorra e junte as folhas de massa ao molho de cogumelo, aqueça e sirva com queijo parmesao ralado.

quinta-feira, 26 de março de 2015

CARPACCIO DE PERA COM PARMA, GORGONZOLA E AGRIÃO


Esse carpaccio é delicioso e super fácil de fazer alem de ser bem diferente do que as pessoas estão acostumadas a provar. Eu adoro pera, adoro presunto de parma e tinha um restinho de agrião na geladeira. Resolvi inventar esse carpaccio de forma totalmente despretenciosa e não é que deu certo?!

Ingredientes
1 pera grande (eu usei Willians)
3 fatias de presunto de parma
1/2 limão
1/2 maço de agrião fresco
2 colheres de sopa de queijo gorgonzola
1/2 xicara de vinho branco
1/2 xicara de creme de leite fresco
sal e pimenta do reino a gosto
Azeite
3 pimentas biquinho em fatias

Em uma panela pequena coloque o vinho e o queijo gorgonzola para derreter em fogo baixo até que o vinho tenha quase evaporado por total. Adicione o creme de leite, deixe aquecer por cinco minutos e desligue. reserve. Descasque a pera e passe por um mandolim, se voce não tiver mandolim corte em laminas o mais fina que conseguir. Disponha as laminas de pera sobre um prato e regue com o suco do limão para que nao escureça. Escorra o suco do limão que possa ter caido por excesso no prato, tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Cubra as fatias de pera com tiras do presunto. regue com o molho de gorgonzola e com um pouco de azeite. Corte a pimenta biquinho em laminas e disponha sobre as peras. Distribua as folhas de agrião e sirva.



segunda-feira, 23 de março de 2015

OVO DE GEMA MOLE COM ARROZ E BATATA DOCE PALHA





Comida super simples com visual que agrada, isso dá um prazer diferente de comer, bem diz a frase popular – primeiro se come com os olhos e depois com a boca. A única coisa desse prato que pode dar um pouquinho mais de trabalho é fritar a batata palha, mesmo assim nada que seja tão complicado assim. Voce pode, nesse caso, substituir por batata inglesa ou batata baroa mas, por favor, faça a batata palha em casa, fresca, é muito mais saudavel e saborosa, apele para a batata de saquinho somente em último caso. Na minha receita usei arroz basmati, que é mais levinho mas pode fazer com o arroz comun.

Ingredientes
Para duas pessoas
1 ½ de arroz basmati cozido (ou arroz de sua preferencia)
2 ovos
2 batatas doces grandes
Óleo para fritar
Sal e pimenta do reino a gosto

Descasque e lave a batata. Com o auxilio de um cortador, corte a batata em tiras finas – eu usei um cortador chines que faço macarrão de legumes e tambem é usado para cortar o nabo de pratos orientais mas voce pode usar um mandolim ou, em ultimo caso, usar o ralo grosso de um ralador comum. Corte todas as duas batatas e reserve. Aqueça uma panela com óleo e quando estiver quente e adicione porções da batata para fritar. Mexa para que os fios não grudem um nos outros e retire quando estiver frita. Repita a operação ate fritar toda a batata. Coloque em um papel toalha e solte com um garfo para que fique bem sequinha. Salgue e reserve. Faça o ovo. Aqueça uma panela com água ate que esteja fervendo, coloque os ovos cuidadosamente na água e deixe cozinhar por cinco minutos. Retire e coloque sobre água gelada para parar o cozimento. Com as maos de pequenas batidas na casca ate esteja quase toda craquelada. O processo de retirar a casca é o mais critico aqui porque o ovo nao vai estar firme o suficiente para que voce possa manipula-lo facilmente entao o modo mais fácil é retirar a casca sob um fio de água embaixo da torneira. Retire a casca cuidadosamente para que o ovo nao se rompa, se tisso acontecer a probabilidade de perder o ovo é grande pois a gema esta bem mole e escorrera pelo corte. Sirva o ovo sobre o arroz acompanhado de uma porção generosa de batata palha.

Veja outras receitas de ovo:

OVO A MILANESA DE GEMA MOLE E SALADA DE FOLHAS COM ABOBORA

OVO MOLE COM ASPARGOS E COGUMELOS

OEUFS EN COCOTTE

 




quinta-feira, 19 de março de 2015

CAMARÕES COM SAMBAR MASALA E CURRY




Mais uma receita com meus temperos indianos, vindos direto de Nova Deli. Amei e tenho experimentado todos eles com muito carinho e posso dizer que são todos uma delicia. Nessa receita usei o Sambar masala e o Curry Powder. Tenho dado preferencia a usar os temperos com frango ou com camarões pois são carnes mais leves e posso aproveitar melhor o sabor dos temperos.

Para duas pessoas
300gr de camarões limpos médios
2 dentes de alho
1 cebola grande
1 lata de tomates italianos inteiros
1 colher de sopa de sambar masala
1 colher de sobremesa de curry powder
1 limão
100ml de leite de coco
Azeite
2 xicaras de couscous marroquino
2 xicaras de Caldo de legumes


Limpe os camarões e tempere com o alho picado, azeite e gotas de limão. Aqueça uma frigideira grande e coloque os camarões para fritar, junte a cebola e o alho picado, mexa bem por 1 minuto e junte meia lata dos tomates, o sambar masala e o curry. Misture novamente e adicione o leite de coco e o suco de ½ limão. Prove e acerte o sal. Faça o couscous. Em um recipiente coloque o couscous e um fio de azeite. Aqueça o caldo de legumes e junte ao couscous. Mexa bem, tampe a panela e deixe descansar por uns 15 minutos tampada. Com o auxilio de um garfo solte os grãos do couscous, sirva com o camarão.

 

segunda-feira, 16 de março de 2015

ISCAS DE FRANGO MARINADAS NO LIMÃO SICILIANO, MEL E ABACAXI GRELHADO




Receita do Olivier Anquier da temporada passada do seu programa no GNT. Gostei bastante, ficou uma delicia e eu adoro essa mistura de salgado com frutas. Eu fiz algumas mudanças porque achei que a receita original ficou um pouco seca. A receita original voce acha no site do GNT.

Rendimento: 4 pessoas
Ingredientes:
4 filés de frango limpos e sem pele
1 abacaxi
2 limões-siciliano
1 pimenta dedo-de-moça (ou pimenta vermelha em pó)
3 colheres (sopa) de mel
Hortelã (para decorar)
Azeite e sal (a gosto)
Manteiga


Modo de preparo:
Corte os filés de frango em finas tiras, com cerca de 2cm de largura. Coloque em uma travessa e acrescentar a pimenta dedo-de-moça cortada em finas tiras, o suco do limão-siciliano, azeite e mel. Eu coloquei uma fatia de abacaxi bem expremido, em pedaços na marinada. Reserve. Na receita original não pede para deixar marinando mas eu deixei por 1 hora nessa mistura para pegar o gosto. Corte o abacaxi em rodelas. Em uma frigideira grande, derreta a manteiga em fogo alto e coloque o abacaxi, deixando cozinhar até ficar dourado. Retire o abacaxi e reserve a frigideira. Em outra frigideira, coloque azeite e frite o frango até ficar dourado. Retire o frango e junte o caldo da marinada na frigideira. Faça o deglacê da frigideira e coloque as iscas na frigideira com o abacaxi e a manteiga e deixe por mais alguns minutos no fogo. Coloque sal para acertar o tempero. Sirva com arroz branco.

 

quarta-feira, 11 de março de 2015

CEVICHE DE MELANCIA


Depois que provei o carpaccio de melancia passei a gostar da mistura dessa fruta com outros elementos salgados. Esse é um outro prato que pode ser serviço como entrada, salada ou acompanhando uma proteina, normalmente um peixe.



Para duas pessoas
3 xícaras de melancia em cubos sem caroços
½ cebola roxa
2 laranjas
1 limão
1 tomate pequeno
1 xícara de salsinha picada (pode ser coentro)
1 colher de sopa de sichuan pepper moída
Flor de sal


Retire a casca da cebola e passe por um mandolim até obter laminas bem finas. Coloque a cebola em um recipiente e junte o suco do limão. Deixe descansar por uns 15 minutos. Escorra parte do liquido que se formou e reserve. Em um pirex coloque os cubos de melancia e as cebolas marinadas no limão. Corte os gomos de uma laranja, sem a pele e junte aos cubos da melancia. Esprema o suco da metade da outra laranja, coe e junte aos ingredientes do pirex. Retire a casca do tomate, retire as sementes, corte-o em cubos pequenos e junte aos demais ingredientes. Pique bem a salsinha e junte aos demais. Mexa bem, tempere com azeite a gosto. Arrume as porções em recipientes individuais e polvilhe com a pimenta Sichuan e a flor de sal. Sirva quente ou gelada.


quarta-feira, 4 de março de 2015

PALMITO PUPUNHA ASSADO COM ERVAS



Outro dia comprei um pratinho com palmito pupunha para fazer uma receita e sobraram alguns pedaços. Resolvi faze-los assados com azeite e ervas, e não é que ficaram uma delicia e servem como acompanhamento perfeito para pratos de carnes e aves. Adorei!!

Ingredientes
1 prato de palmito pupunha ou 1 peça inteira
Azeite de oliva
Sal e pimenta do reino a gosto
1 colher de sopa de manteiga
Folhas de tomilho ou outra erva de sua preferencia

Lave bem as peças de palmito e corte-as no meio. Em um refratário coloque um fio de azeite no fundo para que os palmitos não grudem. Disponha as peças de palmito no refratário, regue com o azeite, polvilhe sal e pimenta do reino a gosto e cubra com algumas folhas do tomilho. Leve ao forno preaquecido a 200º. C por, pelo menos, 20 minutos ou até que esteja macio. O tempo de cozimento vai depender muito do tamanho das peças de palmito. Retire do forno, cubra um pouco de manteiga e sirva quente.
 
Veja outras receitas com palmito pupunha
 
 
 
 
 
 
 







segunda-feira, 2 de março de 2015

NHOQUE DE BATATA BAROA COM RECHEIO DE MUSSARELA DE BÚFALA


Esse prato foi puro aproveitamento de sobras da geladeira. Algumas semanas atrás, eu havia feito um purê de batata baroa para acompanhar um frango. Parte do purê sobrou  e decidi transforma-lo em um nhoque. Eu fiz de olho mesmo, mas vou passar a receita de nhoque de baroa aqui em baixo. Tambem havia meia caixa de mussarela de bufala em bolinhas e decidi coloca-las no centro do nhoque – ficou uma delicia, recomendo. A única coisa desse prato é que os tradicionais “ travesseirinhos”  de nhoque se transforman em pequenas bolas, do tamanho de bolas de golfe. Eu servi com molho de tomate mas tambem deve ficar muito bom com molho branco.
Para duas pessoas
Ingredientes
500 gr de batata baroa
1 ovo
1 1/2 de farinha de trigo
1 xícara de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa de manteiga
Noz moscada a gosto
10 bolinhas de mussarela de bufala – tem que ser a bolinha pequena – 5 por pessoa
½ vidro de passata
2 dentes de alho
1 colher de sobremesa de açucar
Sal e azeite a gosto
Pimenta do reino a gosto
1 cebola pequena
1 tablete de caldo de frango ou legumes
Ceboulette
 
Comece fazendo o nhoque. Descasque e corte a batata baroa em pedaços médios. Coloque a batata para cozinhar em uma panela com água fervente e deixe cozinhando em fogo médio até que esteja macia. Escorra e passe pelo espremedor. Adicione a manteiga, os ovos, o queijo parmesão ralado, noz moscada  e a farinha de trigo. Misture tudo até formar uma massa. Pegue uma porção de massa, mais ou menos uma colher de sopa cheia, abra no centro da mão que deve estar enfarinhada, coloque uma bolinha de mussarela no centro e feche a massa.  Torneie a massa com mussarela para que fique do formato de uma bola. Reserve. Repita essa operação ate que toda a mussarela tenha acabado. A espessura da massa fica a critério de cada um. Eu, pessoalmente, prefiro a massa mais fina em torno da mussarela. Faça o molho. Em uma panela coloque um fio de azeite, o alho picado e a cebola picada. Refogue até que a cebola esteja transparente. Adicione a passata, o açucar, o sal e a pimenta do reino. Mexa bem e deixe reduzir em fogo baixo por uns 10 minutos. Aqueça uma panela grande com água e sal e quando estiver fervendo junte os nhoques. Espere que os nhoques subam ate a superficie da água, retire-os e junte os em uma travessa. Regue com um fio de azeite para que não grudem um nos outros. Sirva com o molho de tomate e queijo parmesão ralado.