sexta-feira, 28 de agosto de 2015

COSTELA DE PORCO ASSADA COM EDAMAME, BATATAS E MOLHO BARBECUE


 Adoro costela de porco assada mas ultimamente tem sido dificil encontrar boas peças desse corte, fresco, no supermercado. Gosto quando a peça tem um bom equilibriu entre gordura e carne. Fiz essa receita com edamame, que são as vagens da soja cozidas em água com ervas. Essas estavam maravilhosas e bem fresquinhas, achadas na feira essa semana.


1 peça de costela de porco aprox. 600gr
1 ½ copo 250ml de vinho branco
3 folhas de louro
4 dentes de alho
1 cebola grande
Sal e pimenta do reino a gosto
4 batatas médias
1 pratinho de 150gr de vagens de soja
2 xicaras de panko
3 colheres de sopa de manteiga
Folhas de tomilho
Para o molho barbecue
½ xicara de ketchup
1 xicara de vinagre de maça
1/3 xicara de polpa de tomate
5 colheres de sopa de açucar mascavo
5 colheres de sopa de açucar refinado
½ colher de sopa de pimenta do reino moida
Pimenta dedo de moça a gosto
½ colher de sopa de cebola ralada bem fina
½ colher de sopa de mostarda amarela
1 colher de sopa de suco de limão
2 colheres de sopa de molho ingles


Essa receita tem 3 componentes que levam mais de 1 hora para cozinhar, a costela, o molho barbecue e a batata, nessa ordem. Entao comece fazendo a costela e quando coloca-la no forno prepare o molho e em seguida a batata. A vagem e a farofa são rápidas. Em uma travessa, de preferencia de vespera, coloque a costela de molho com a cebola bem picada, o alho picado e o vinho. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Junte as folhas de louro e cubra com papel de aluminio. Deixe marinar de um dia para o outro, se nao conseguir deixe por pelo menos 4 horas. Aqueça o forno e coloque a costela, ainda coberta pelo papel de aluminio, para assar a 180º.C por duas horas. Retire o papel de aluminio e deixe dourar por mais 30 minutos a 200º.C. Faça o molho barbecue. Em uma panela coloque todos os ingredientes, misture bem e deixe em fogo baixo até reduzir pela metade (cerca de 1 hora). Quando estiver faltando uma hora para retirar a costela, faça as batatas. Lave bem as batatas, limpando bem a casca. Coloque-as em uma panela com água e sal e deixe cozinhar por 15 minutos. Escorra e corte-as em 4 pedaços. Disponha as batatas em uma travessa untada com azeite. Polvilhe com pimenta do reino, sal grosso e folhas de alecrim. Regue tudo com azeite e leve ao forno até que estejam douradas. Faça a farofa de panko. Em uma frigideira aqueça a manteiga até que esteja derretida, junte a farinha de panko e mexa bem até que esteja dourada. Desligue o fogo e reserve. Faça o edamame. Lave bem as vagens e retire as pontas. Coloque-as em uma panela com água e sal e deixe cozinhar por 10 minutos. Escorra e reserve. Sirva a costela com os acompanhamentos.

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

CRÈME BRÛLÉE



Essa é uma receita classica da culinária francesa e uma das mais famosas e conhecidas pelo mundo. Atualmente existem variações de crème brûlée com diversos sabores, chocolate, pistache, gengibre etc...basicamente consiste de um creme leve de leite com ovos saborizado com baunilha ou com os novos ingredientes das recietas mais modernas. O charne e a diferença que fazem do creme brulee uma sobremesa especial está na diferença entre a casca de açucar quente e crocante com o creme de baunilha frio e cremoso. Se voce não possui um maçarico culinário ou uma colher ou ferro que possa queimar a casquinha então não aconselho fazer essa receita pois a diferença esta toda nessa finalização. A primeira vez que fiz tentei queimar o açucar com uma colher quente. Funcionou mas não fica igual ao maçarico, depois esse processo estragou a colher que fica praticamente impossivel de ser utilizada para outra coisa que não seja queimar açucar. Se voce é fã de culinária, gosta de cozinhar e de fazer sobremesas então recomenda investir em um maçarico culinário. Além do creme brulee voce utilizará esse utensilio para dourar tortas com suspiros, cremes, etc... Eu usei a receita do chef Emmanuel Bassoleil, que sou fã de carteirinha e é super fácil de fazer e sempre dá certo.



Ingredientes
Para 6 pessoas
5 gemas
350 ml de creme de leite fresco
100 ml de leite
1/3 xícara (chá) de açúcar
1 1/2 colher (chá) de essência de baunilha
açúcar para caramelizar


Modo de Preparo
Preaqueça o forno a 160°C (temperatura média-baixa). Separe as claras das gemas. (As claras não serão utilizadas nesta receita, mas você pode guardá-las .). Coloque as gemas na tigela pequena da batedeira. Junte o açúcar e bata em velocidade alta até obter um creme bem claro. Pare de bater e adicione o creme de leite, o leite e a essência de baunilha. Misture bem com uma colher. Deixe a mistura descansar por 10 minutos. Enquanto isso, leve uma panela com água ao fogo alto. Ela será usada para o banho-maria. Com uma colher, retire toda a espuma que se formou na superfície da mistura de gemas. Distribua o creme entre seis tigelinhas refratárias (que possam ir ao forno) - podem ser ramequins, aquelas forminhas de suflê. Arrume as tigelinhas numa assadeira retangular. Leve a assadeira ao forno e, antes de fechar a porta, coloque água fervendo na assadeira, com cuidado, para assar em banho-maria. Deixe assar por 40 minutos. Retire a assadeira do forno e as tigelinhas do banho-maria. Deixe esfriar e leve à geladeira por no mínimo 6 horas. No momento de servir, polvilhe açúcar sobre toda a superfície do creme. Utilize o maçarico para caramelizar o açucar até formar uma crosta dourada. Não deixe queimar demais para que não fique amargo. Caso não tenha o maçarico utilize uma colher velha. Coloque uma colher de sopa na chama do fogão para aquecer bem. Use uma luva, ou pano de prato dobrado, para não se queimar. Encoste as costas da colher quente na superfície do creme, fazendo movimentos circulares, para caramelizar o açúcar. Caso precise, repita esta operação até caramelizar toda a superfície, mas não deixe queimar demais o açúcar.









segunda-feira, 17 de agosto de 2015

RISOTO DE CAMARÕES COM FAVAS BRANCAS E REQUEIJÃO





Outro dia fui almoçar no restaurante Irajá aqui no Rio de Janeiro, restaurante que vive cheio de comentarios sobre os pratos deliciosos que o chef Renato Artagão cozinha. Comi várias coisas bacanas e gostosas e, um dos meus pratos, foi um risoto de camarões que vinha acompanhado de feijões brancos e coberto com requeijão. O gosto lembrava muito uma moqueca, maravilhoso, muito bom. Fiquei encantada e dei razão a todos os comentários positivos que já li do restaurante. Saõ poucos os restaurantes que me impressionam. Fiquei com esse gosto na boca e na primeira oportunidade tentei repetir o prato em casa para poder curtir mais essa delicia. Bom, lógico que o meu é uma tentativa de chegar perto do risoto do Renato, que eu nem imagino qual é a receita mas, essa é a minha versão,que  ficou muito bom tambem. Vou repetir aqui em casa e voltar lá no restaurante!!



Ingredientes
Para duas pessoas
1 xicara de arroz arbóreo
½ xícara de feijão branco
200gr de camarões médios
2 dentes de alho
Azeite
1 xícara de passata de tomates italianos
½ garrafinha de leite de coco
1 colher de sopa de azeite de dende
1 cebola média
1 copo de vinho branco
½ limão
2 xicaras de caldo de legumes
Folhas de coentro


Tempere os camarões com azeite, gotas de limão e pimenta do reino. Deixe marinar por, pelo menos, 30 min. Comece cozinhando o feijão branco em uma panela com água e sal até que esteja macio mas consistente. Cerca de 25 min. Escorra e reserve. Em uma panela coloque 2 colheres de sopa de azeite e frite os camarões por 3 minutos, o suficiente para ficarem rosados. Tempere com sal e retire os camarões da panela e reserve. Junte a cebola picada e refogue até que esteja trasnparente. Junte o alho picado e refogue novamente. Junte o arroz arborio, mexa bem até que todos os grãos estejam emulsionados com o azeite e adicione o copo de vinho. Faça a deglaçagem e junte os feijões. Tempere com o azeite de dende e a passata. Misture bem, adicione o leite de coco. Misture novamente e vá adicionando o caldo de legumes mexendo até que os grãos estejam macios e todo o liquido tenha se evaporado. Prove e acerte o sal se for necessário. Corte a pimenta dedo de moça em cubinhos bem pequenos e junte ao arroz, misture bem. Junte o camarão que estava separado e misture bem. Na hora de servir coloque as porções no prato e sirva com uma porção de requeijão no centro. Enfeite com folhas de coentro.

Veja outras receitas de Risoto:
RISOTO DE CARDONCELLO
RISOTO TRUFADO
RISOTO DE CARNE ASSADA
RISOTO DE COGUMELO HIRATAKE (PINK OYSTER MUSHROOM)
RISOTO CAPRESE
RISOTO DE MIRTILO
RISOTO DE CALABRESA COM VINHO E TOMILHO
RISOTO DE QUEIJO DE COALHO COM CRISPI DE CARNE SECA
RISOTO DE CARNE SECA COM CROUTONS DE QUEIJO DE COALHO
RISOTO DE BRÓCOLIS COM GRUYERE E AZAFRÃO
RISOTO DE BRIE COM ALHO PORO E PERAS GLACIADAS
RISOTO DE LAGOSTIM
RISOTO DE ASPARGOS, BACON E LIMÃO SICILIANO
RISOTO DE ARROZ NEGRO
RISOTO DE AZAFRÃO COM CAMARÃO E PUPUNHA
RISOTO DE BETERRABA
RISOTO DE PEQUI COM BARU E BROCHETE DE FRANGO

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

FRANGO COM MOLHO DE LARANJA, PURE DE BATATAS E SALADA VERDE




Pessoal estou participando do desafio Panelinha do site da Editora Panelinha da Rita Lobo, por isso nos proximos dias talvez voces vejam mais de uma vez essa receita aqui no blog, com pequenas modificações, minhas interpretações da receita. #PanelinhaEuQueFiz15anos #PanelinhaEuQueFizDiaDia

Essa primeira postagem tá bem fiel a receita da Rita, que sou fã de carteirinha do programa. Quem não gosta de receita de frango?! São sempre bem vindas as variações de preparação, molho e acompanhamento. Aproveitem. A receita orginal voces encontram também lá no site da Rita.

Podemos dizer que nossa receita é prima irmã da famosa e tradicional receita Francesa Canard à l'Orange, um classico da gastronomia Francesa. Praticamente todos os grandes restaurantes franceses, classicos, possuem sua receita de Pato com Laranja, essa receita é tão famosa que até existe um filme com o seu nome.

Eu adoro cítricos, adoro receitas com laranja então não tem como não gostar dessa. Quando lí a chamada do desafio comecei a pensar em variações da receita – que vou depois aos poucos colocar aqui no site – mas acabei descobrindo que não podemos fugir muito da receita original da Rita.

A substituição do pato pelo frango deixa a receita mais em conta para os Brasileiros e agrada a um público maior, já que aqui no Brasil não temos o hábito de comer pato – que é caro e dificil de achar – e que eu adoro! Bom, com frango a receitas fica mais fácil, é rápida e super saborosa. Mãos a obra! Ou as panelas.

Ingredientes
2 filés de peito de frango
1 ½ xícaras (chá) de caldo de laranja
1/4 de xícara (chá) de azeite
1 dente de alho
1 colher (sopa) rasa de farinha de trigo
3 ramos de alecrim fresco
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
azeite para untar
Para o purê de batatas
Ingredientes
500gr de batata Asterix
½ xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de manteiga
noz-moscada ralada a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
30 g de manteiga gelada (para aveludar)
Salada de Verdes
Folhas de Alface crespa
Folhas de Alface roxa
Folhas de Rúcula
½ kg de melancia
Lascas de parmesão
½ xícara de amendoas sem casca
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
3 colheres (sopa) de azeite
1 dente de alho
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Sob água corrente, lave os filés de frango. Aproveite para descascar e amassar o dente de alho. Esprema apenas ½ xícara de suco de laranja (a outra será usada mais para frente) e, numa tigela grande, misture com ¼ de xícara (chá) de azeite e o dente de alho (descascado e amassado). Mergulhe os filés de frango, tampe com o prato e deixe marinar por 20 a 30 minutos, em temperatura ambiente (se quiser deixar mais tempo, leve à geladeira). Atenção: não usamos filezinho de frango e sim o filé, que nada mais é do que a metade de um peito inteiro. Enquanto o frango fica na marinada, prepare o purê de batatas (veja a receita abaixo). Quando o purê estiver pronto, preaqueça o forno a temperatura baixa. Leve ao fogo médio uma frigideira antiaderente grande. Quando aquecer, regue com um fio de azeite (apenas para untar o fundo). Com uma pinça, pegue um filé de frango, escorra bem a marinada. Coloque a parte de cima para dourar primeiro. Coloque dois filés por vez. Tempere com sal e pimenta-do-reino e não mexa mais na carne. Depois de 4 minutos, vire, tempere novamente e deixe cozinhar por mais 4 minutos. Doure apenas dois filés por vez. Atenção: para que o frango cozinhe direitinho, a frigideira tem que estar quente, mas não soltando fumaça. Caso contrário, ele irá queimar por fora e continuar cru por dentro. Transfira os peitos para um refratário e leve ao forno preaquecido para que não esfriem enquanto você termina de dourar os outros filés. Repita do procedimento e deixe o frango no forno enquanto prepara o molho. Junte na tigela da marinada mais 1 xícara (chá) de suco de laranja e 1 colher (sopa) de farinha de trigo. Misture bem, até dissolver a farinha. Abaixe o fogo da frigideira onde o frango foi preparado e misture o líquido de uma vez. Com um colher de pau, vá raspando no fundo da frigideira, depois o molho vai passar pela peneira, mas esses queimadinhos do fundo é que vão garantir o sabor do molho. Mexa vigorosamente por 2 minutos. Junte um ramo de alecrim e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando, até o molho engrossar. Se passar do ponto, regue com água. Desligue o fogo e passe o molho pela peneira. Prove o tempero e acerte com sal e pimenta-do-reino. Sirva a seguir quente sobre o filé de frango, acompanhado do purê de batatas.
Para o purê de batatas
Descasque as batatas e corte-as em pedaços médios. Coloque imediatamente numa panela com bastante água fria (para que elas não oxidem e escureçam). Acrescente um pouco de sal à água e leve a panela, com a batata, ao fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe o fogo para médio e deixe cozinhar por 20 minutos ou até que as batatas fiquem bem macias (espete com um garfo para verificar o ponto). Desligue o fogo em seguida. Escorra a água e deixe as batatas no escorredor por uns minutinhos. Enquanto isso, coloque o leite numa panelinha e leve ao fogo baixo para aquecer um pouco (não é preciso deixar ferver). Esse é um dos segredos para o purê não empelotar: o leite deve estar na mesma temperatura da batata. Passe as batatas ainda quentes pelo espremedor, voltando para a mesma panela. Junte as 2 colheres (sopa) de manteiga e o leite quente à batata espremida. Tempere com sal, pimenta-do-reino moída na hora e uma boa pitada de noz-moscada. Misture muito bem. O purê está pronto, mas se quiser um purê extra cremoso, corte a manteiga gelada em cubinhos e bata com o purê quente na batedeira. Desligue a batedeira e retorne o purê à panela. Aqueça antes de servir com o peito de frango.
Para a Salada
Lave bem as folhas das verduras e arrume em uma travessa bem bonita. Com o auxilio de um boleador, faça bolinhas pequenas de melancia e disponha-as sobre as folhas. Com um cortador de legumes, corte tiras do parmesão. Espalhe as tiras de parmesão e as amendoas sobre as folhas. Prepare do molho: Descasque e corte o dente de alho ao meio. Transfira para um pote de vidro com tampa, junte o vinagre e o azeite. Aproveite para reutilizar um recipiente que tenha em casa, vale pote de geleia, garrafinha de suco de uva ou até de vinho (se estiver usando uma garrafinha, coloque os ingredientes líquidos com a ajuda de um funil). Acrescente sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Feche o vidro e chacoalhe bem para misturar. Sirva a seguir com salada ou reserve na geladeira por até 1 semana

 



segunda-feira, 10 de agosto de 2015

FETTUCCINE DE PUPUNHA À CARBONARA



Segue meu momento tiete....São muitos os chefs que eu admiro mas dois em especial estão no topo da minha lista, o Claude Troisgros e o Alex Atala. O Alex é o maximo do máximo, sou super fã e amo as receitas desse premiadissomo chef, o único a constar com duas estrelas michelim no Brasil e 6º. Colocado entre os 50 melhores restaurantes do mundo. Não é demais?! Alem disso tudo ainda é super simpático. É uma pena que o D.O.M., seu restaurante fique em Sao Paulo. Essa receita é invenção do Alex, premiadissima e esta no cardápio do D.O.M. há algum tempo. É tudo de bom, igual ao Alex Atala!


Ingredientes
2 barcas de palmito pupunha
5 fatias de presunto de parma (receita orginal sao 100 g de bacon )
10 gemas peneiradas
160 gramas parmesão ralado
200 ml creme de leite
80 ml gordura de bacon
Sal e pimenta
10 g de manteiga de trufas
5 g de salsa picada finamente

Corte o palmito pupunha em sentido longitudinal, com o auxílio de uma mandolina com o pente grosso. Pese quatro porções de 130g cada uma. Corte o bacon em cubos pequenos e, numa frigideira, coloque os pedacinhos e leve ao fogo baixo até que fiquem dourados e crocantes. Retire o bacon da frigideira com auxílio de uma escumadeira e coloque no papel-toalha. Reserve a gordura do bacon.

Em um bowl, misture bem as gemas com o queijo (fique atento à cura do queijo e diminua a quantidade, caso esteja muito forte), depois adicione 80 ml da gordura do bacon e por último o creme de leite.

Cozinhe os fettuccines de palmito em água com sal grosso, até tomar a textura de um fettuccine normal de massa (por aproximadamente 2 minutos). Derreta a manteiga de trufas e adicione a salsa picada.

Finalização

Coloque o fettuccine branqueado numa frigideira, adicione o molho carbonara e acrescente sal a gosto. Vá mexendo sempre a panela em movimentos circulares para que o molho espesse rapidamente e chegue a uma consistência napê (tomando cuidado para as gemas não talharem). Salpique pedacinhos de bacon e pimenta. Sirva em seguida.




terça-feira, 4 de agosto de 2015

ALMOÇO DE DIA DOS PAIS - SUGESTÕES DE CARDÁPIOS

Dia dos pais esta chegando e temos que nos programar para um almoço bem caprichado para ser curtido com toda a familia. O Comidas e Rumos fez uma seleção de alguns pratos, com opções de entrada, prato principal e sobremesa para que voce pode fazer o seu cardapio de acordo com a preferencia de sua familia.


Veja nossas sugestões abaixo em “ Almoço do dia dos Pais” e “ almoço Especial do dia dos Pais”:



ALMOÇO DO DIA DOS PAIS

ENTRADAS
COGUMELOS PARIS RECHEADOS COM CREME DE QUEIJO E ALHO
PATÊ DE FOIE (FIGADO DE FRANGO)
CARPACCIO DE PERA COM PARMA, GORGONZOLA E AGRIÃO

PRATO PRINCIPAL
SALMÃO NO PAPILOTE COM LIMÃO SICILIANO
FRANGO ENVOLTO EM PARMA, RECHEIO DE CATUPIRY E MOLHO MOSTARDA
MEDALHÃO SUINO COM CROSTA DE CASTANHAS, PURÊ DE ERVILHAS E COGUMELOS SALTEADOS
BOBÓ DE CAMARÃO
CONGRO COM CURRY VERDE E ARROZ DE COCO
LOMBO DE ATUM COM RISOTO DE SETE GRÃOS E ALHO PORO GRATINADO
FRANGO RECHEADO COM CATUPIRY E SALVIA, LASCAS DE PARMA E MOLHO DE MOSTARDA COM MEL
MEDALHÃO EM CROSTA DE TOMATE SECO E RISOTO DE PARMESÃO

ALMOÇO ESPECIAL DO DIA DOS PAIS

ENTRADAS
CARPACCIO DE PERA COM PARMA, GORGONZOLA E AGRIÃO
COLHERES DE PERA COM RAGU DE COGUMELOS E GORGONZOLA
CAPRESE DE QUEIJO DE CABRA NA MASSA FOLHADA
MOUSSE DE BRIE COM CALDA DE DAMASCOS E ASPARGOS



PRATO PRINCIPAL
RAVIOLI DE GEMA COM SALSA TRUFADA
BOMBOLONE DE BRIE COM MOLHO DE DAMASCO
RISOTO TRUFADO
ESPAGUETE A NERO DE SÉPIA COM CAMARÕES E NIRÁ
LAGOSTIM A PROVENÇAL
RISOTO CAPRESE
MOQUECA DE CAMARÃO THAI
CAVAQUINHA COM MANTEIGA DE ERVAS
ARROZ DE POLVO
CAMARÕES GRELHADO COM ARROZ DE AÇAFRÃO


SOBREMESA
BOLO DE CHOCOLATE COM PIMENTA 
TOUCINHO DO CÉU
CREPE DE LARANJA
PAVÊ DE BISCOITO CHAMPANHE
ROCAMBOLE DE CHOCOLATE
LINZER TORTE
TORTA DE NOZES PECAN