sábado, 31 de outubro de 2015

FRANGO COM MOSTARDA, MEL E ALECRIM



Essa é uma receita bem rústica de frango mas que fica uma delicia. O mais gostoso dessa receita são as batatas assadas que ficam no fundo do refratário que “ pegam” todo o molho e sabor do tempero do frango. É de comer rezando.


Ingredientes
Para duas pessoas
300gr de batatas
2 peitos de frango
1 cebola grande em fatias finas
Folhas de alecrim
Azeite
Sal e pimenta do reino a gosto
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de mostarda dijon
3 colheres de sopa de mostarda em grãos
Suco de um limão grande
3 colheres de sopa de mel


Descasque as batatas e corte-as em laminas finas. Coloque as batatas em uma panela com água quente e deixe cozinhar por cinco minutos. Escorra e reserve. Pré-aqueça o forno a 200º. C. Descasque a cebola e o alho e corte-os em laminas finas. Em uma frigideira coloque uma colher de azeite e frite as cebolas e o alho até que estejam transparentes e comeem a ficar dourados. Desligue. Pegue a assadeira e regue o fundo com um fio de azeite, arrume as fatias de batata no fundo da assadeira e sobreponha as cebolas cozidas em outra camada. Regue com azeite, tempere com sal e pimenta do reino. Em um recipiente misture as mostardas, o mel e o suco do limão. Passe a metade da misture nos peitos de frango e disponha-os sobre as batatas na assadeira. Disponha as folhas de alecrim sobre o assadeira. Pegue a metade do molho restante e coloque sobre os peitos. Abaixe o forno para 180º.C. Cubra a assadeira com um papel de aluminio e leve ao forno por 15 minutos. Quando retirar o papel de aluminio verifique se o molho não secou demais, caso esteja muito seco, adicione um pouco de água quente sobre a assadeira. Remova o papel de aluminio e retorne ao forno por mais 15 minutos. Sirva quente.

 

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

ENSOPADO THAI DE CAMARÃO COM CURRY


Aqui em casa eu  e minha filha adoramos curry, adoramos camarão  e juntar esses dois ingredientes em um único prato é sempre fantastico. Juntei umas especiarias, os camarões e um curry thailandes que tinha na geladeira e pronto!! Ficou uma delicia. Já passei aqui em outras receitas que gosto usar o curry vermelho em pasta da marca Panang Hot Curry mas voces podem troca-lo pelo curry de sua preferencia.

Ingredientes
Para duas pessoas
250gr de camarões frescos e limpos
10 cebolas pequenos tipo echalotas (dessas de conserva)
1 maço de coentro
100gr de vagem
2 tomates frescos e maduros
½ alho poro
2 dentes de alho
1 colher se sopa de sementes de coentro
1 anis estrelado
1 colher de chá de curry vermelho
1 vidro de leite de coco
1 limão
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite
Gengibre
2 folhas de louro
½ talo de capim limão
1 ½ colher de sopa de extrato de tomate


Primeiro tempere os camarões com azeite, pimenta do reino e o alho picado. Deixe marinar por uns 20 min.  Descasque as cebolas e reserve. Em uma panela aqueça um pouco de azeite e quando estiver aquecido junte os camarões. Deixe fritar rapidamente e assim que começarem a ficar rosados, retire-os da panela e reserve. Junte o alho poro picado. Refogue por alguns minutos. Lave bem os tomates, retire as sementes e corte-os em seis pedaços. Junte ao refogado da panela.  Dissolva o curry separadamente em uma vasilha em duas colheres de leite de coco. Junte o leite de coco, o curry  dissolvido, as folhas de louro, as semente de coentro, o anis estrelado, as cebolas inteiras. Junte o gengibre ralado. Tempere com sal e o extrato de tomate. Deixe refogar por uns 15 minutos ou até que as cebolas estejam macias.  Por ultimo, corte as vagens na diagonal em pedaços médios e junte a panela. Junte os camarões que estavam reservados. Prove e acerte o sal se for necessário. Na hora de servir junte folhas frescas de coentro. Sirva com arroz basmati ou couscous marroquino.




segunda-feira, 26 de outubro de 2015

LOMBO DE ATUM EM CROSTA DE ERVAS COM BATATAS AOS MURROS


 A principio achei que essa combinação de batatas aos murros com atum não iria dar certo porem, depois de pronta, o resultado ficou perfeito. Adorei. Para quem não sabe as batatas aos murros é uma receita tradicional da culinária portuguesa e um acompanhamento bem versátil e super simples de ser feito. Quem não gosta de batata?!


Ingredientes
Para duas pessoas
1 lombo de atum de cerca de 500 gr
1 limão
6 dentes de alho
Sal e pimenta do reino a gosto
1 ½ xicara de panko
4 galhos de alecrim
1 colher de sopa de salsinha picada
1 colher de sobremesa de folhas de tomilho
4 batatas médias
2 tomates maduros
Azeite de oliva

Em uma vasilha coloque o lombo de atum para temperar. Junte 3 colheres de sopa de azeite, o suco de ½ limão, sal, pimenta do reino e 2 dentes de alho espremidos. Deixe marinando por, pelo menos, 30 minutos. Enquanto isso faça as batatas. Lave bem as batatas e coloque-as para cozinhar em uma panela com água quente até que estejam macias,  de 15 a 20 min. Escorra e coloque as batatas sobre uma tabua de alimentos. Com o auxilio da palma da mão, pressione as batatas até que o centro tenha rachado e aberto. Repita essa operação em todas as batatas. Pegue um refratário e regue o fundo com azeite, transfira as batatas para o refratário. Polvilhe com sal grosso, folhas de alecrim e pimenta do reino branca. Pegue os dentes de alho restantes e disponha entre as batatas. Lave bem os tomates e parta-os ao meio, disponha no mesmo refratário. Polvinhe tudo com uma boa porção de azeite e leve ao forno pre aquecido a 180º. C até que as batatas estejam douradas.  Faça a crosta de ervas. Em uma vasilha coloque o panko, as folhas de tomilho e a salsa picada . Retire as folhas de 2 galhos de alecrim e pique-as o mais fino possivel, junte ao panko com as demais ervas. Tempere com sal e pimenta do reino. Pegue uma tabua de alimentos e disponha a farinha de panko temperada sobre a tabua formando uma “ cama”. Pegue o lombo de atum, escorra um pouco e coloque sobre a tábua e pressione. Vá virando o lombo e pressionando sobre a farinha de panko temperada até que esteja todo coberto e envolto pela farinha. Reserve. Aqueça uma frigideira anti aderente com um pouco de azeite e quando estiver quente coloque, cuidadosamente, o lombo de atum para fritar. Coloque um lado e deixe dourar sem mexer, não faça muitos movimentos com o lombo, deixe dourar cada lado até que vire para o proximo. Quando estiver dourado retire da frigideira. A crosta deve ficar dourada porem o centro do lombo deve continuar rosado. Disponha sobre uma tabua e corte em fatias. Sirva com as batatas aos murros, as fatias de tomate e o alho assado. Se quiser acompanhe um molho de redução de shoyo com mel.




segunda-feira, 19 de outubro de 2015

PICADINHO DE FILÉ MIGNON COM FAROFA DE BANANA PASSA E CASTANHA DO CAJU


Essa receita é la do site Panelinha da Rita Lobo e fez parte da terceira etapa do Desafio Panelinha do queal tenho participado. A receita abaixo segue a risca a receita do site da Rita Lobo, mas se voce quiser dar uma olhada no site original voce pode acha-lo aqui. O picadinho é uma receita versatil e um classico brasileiro, quem não gosta?! Eu adoro!! Essa receita ainda acompanha uma farofa de banana passa com castanhas do caju que é inspirada numa receita do chef alagoano Wanderson Medeiros, com sabores bem brasileiros é supercrocante.


Ingredientes
1 kg de filé mignon em cubos
2 cebolas
3 dentes de alho
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
70 g de bacon em cubinhos
1/4 xícara (chá) de extrato de tomate (cerca de 130 g)
2 colheres (sopa) de molho inglês
caldo de 1/2 limão
5 colheres (sopa) de azeite
1/4 xícara (chá) de salsa
3 xícaras (chá) de água
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Para a farofa
500 g de farinha de mandioca torrada
200 g de manteiga
1 xícara (chá) de castanha-de-caju torrada
1 xícara (chá) de banana-passa picada
sal a gosto

Modo de Preparo

Descasque e pique fino a cebola e o alho. Leve um pouco mais de 3 xícaras (chá) de água para aquecer numa chaleira. Caso compre uma peça inteira de mignon, corte em bifes; em seguida, corte os bifes em tiras e as tiras, em cubos. Com um pano de prato limpo, seque bem a carne. Transfira para uma tigela larga ou travessa e polvilhe os cubos com a farinha - essa técnica, chamada singer, serve para engrossar o molho. Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 2 colheres (sopa) de azeite e doure cerca de 1/3 dos cubos, sem cobrir todo o fundo - se colocar toda a carne de uma vez, ela vai resfriar a panela e cozinhar no próprio líquido, em vez de dourar. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e mexa aos poucos para dourar por igual. Transfira os cubos para uma tigela e mantenha a panela em fogo médio. Doure o restante da carne em mais duas etapas, regando com 1 colher (sopa) de azeite antes de cada leva. Após retirar os últimos cubos, regue a panela com 1 xícara (chá) da água quente e o caldo de limão. Com uma colher de pau, raspe bem o fundo da panela para dissolver o queimadinho que se formou, apenas até limpar a panela, cerca de 1 minuto. Transfira esse caldo para a tigela da carne, passando por uma peneira. Volte a panela ao fogo médio e regue com o azeite restante. Junte o bacon e deixe dourar, mexendo de vez em quando. Adicione a cebola e refogue até murchar. Acrescente o alho e misture por mais 1 minuto. Adicione o extrato de tomate e misture bem. Volte a carne, com o caldo, para a panela e mexa apenas para aquecer. Regue com mais 2 xícaras (chá) da água fervente e misture o molho inglês. Quando começar a ferver, deixe cozinhar por mais 6 minutos. Enquanto isso, lave, seque e pique a salsinha. Desligue o fogo, prove e ajuste o sal e a pimenta-do-reino. Salpique a salsinha e sirva a seguir, acompanhado de arroz branco.

Para a farofa

Numa tábua, pique a castanha-de-caju. Em uma frigideira grande, derreta a manteiga em fogo médio. Junte a banana-passa picada e mexa bem por 2 minutos, até perfumar a cozinha. Em seguida, junte a castanha-de-caju e misture novamente. Adicione a farinha de mandioca aos poucos, misturando bem. Tempere com sal, desligue o fogo e sirva a seguir.

 

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

TOMATE CEREJA, MUSSARELA DE BUFALA E FAROFA DE PANKO - CAPRESE



Essa é uma tentativa de chegar perto de uma das entradas do restaurante Irajá que eu amei. O prato do Irajá é uma salada de tomates variados, porem todos pequenos, marinados no majericão e servidos com mussarela de bufala liquida e farofa de pão. Uma versão mega moderna da tradicional salada caprese. Que fique bem claro que esse prato é criação do chef Pedro de Artagão, chef do restaurante Irajá Gastrô no Rio de Janeiro e a minha versão, totalmente imaginária como já descrevi acima é desprentensiosa e totalmente tiete da versão original que é maravilhosa. realmente gostaria que ficasse claro que tentei fazer esse prato em casa porque achei fantastico, maravilhoso. Como sou amante da culinária, adoro comer bem, sempre tento reproduzir em casa os pratos que gosto dos restaurantes que frequento. O Irajá serve esse prato com uma mussarela liquida, que não tenho ideia de como é feito, talvez já seja até comprada assim do produtor. Na minha versão tentei derreter a mussarela colocando-a no micro ondas, potencia maxima por 37 seg ou um pouco mais dependendo do tamanho. Ela fica liquida porem uma parte começa a endurecer poucos minutos depois no prato. Ficou deliciosa mas mas diferente do prato original, fica assim a minha versão. Com relação aos tomates, tive dificuldade de encontrar tomates pequenos que não fosse o cereja. O que importa mesmo é que o resultado final ficou sensacional, adorei, leve e super saborosa. O crocante de pão, fiz com panko faz a diferença na harmonização do prato. Amei o resultado e vou repetir sempre aqui em casa. Vale conferir aqui e com certeza la no Iraja Gastrô.


Ingredientes
Para duas pessoas
1 caixinha de tomatinhos cereja
3 bolinhas pequenas de mussarela de bufala por pessoa
1 maço de manjericão
1 xicara de panko (mas pode usar farelo de pão italiano) por pessoa
Sal e pimenta do reino a gosto
1 colher de sopa de manteiga para cada xicara de panko utilizada
Azeite


Comece fazendo os tomates. Lave-os bem e com uma faca bem afiada faça uma pequena cruz na parte inferior de cada tomate. Aqueça uma panela com água suficiente que de para cobrir os tomates mas não coloque-os na água ainda. Lave o manjericão e reserve algumas folhas para colocar na salada, o restante do majericão coloque dentro da panela com a água quente como se fosse fazer um chá. Quando começar a ferver, desligue o fogo e jogue os tomatinhos na água com o manjericão. Deixe os tomates por 3 minutos, retire com uma escumadeira e passe pela água fria. Guarde a água com o majericão. Com o auxilio de uma faca retire a pele dos tomates. Quando a água do manjericão estiver quase fria, retorne os tomates para essa panela e deixe-os no chá de manjericão por pelo menos duas horas. O ideal é fazer de vespera. Na hora de servir comece escorrendo os tomates que vai utilizar e deixe no escorredor para que sequem bem. Tempere-os com azeite, pimenta e sal. Em uma frigideira coloque o panko e a manteiga e frite até que esteja dourado, tempere com sal e pimenta do reino. Reserve. Faça a mussarela. Coloque as bolinhas de mussarela em um prato e leve ao micro ondas em potencia alta por 35 seg, esse é o tempo para as bolinhas pequenas, se for utilizar bolas maiores talvez seja necessario maior tempo. Deixe a mussarela derreter toda mas não deixe ressecar. Retire a mussarela derretida e disponha no prato que será servido, coloque os tomates, as folhas de manjericão e a farofa de pão. Regue com um pouco de azeite, enfeite com as folhas reservadas do manjericão e sirva.

 

terça-feira, 13 de outubro de 2015

PUDIM DE CLARAS


Esse pudim de claras, que ficou maravilhoso, eu fiz para participar do desafio Panelinha eu que fiz 15 anos. A receita abaixo é da Rita Lobo, a original voce acha aqui. Segui a risca a receita do site da editora Panelinha. Pudim de Claras lembra a minha avó paterna que fazia sempre essa sobremesa super leve e cheia de graça.


Para o caramelo
Ingredientes
3/4 xícaras (chá) de açúcar
1/4 xícara (chá) de água

Modo de Preparo
Preaqueca o forno a 150 ºC (temperatura baixa). Numa tigela, dissolva a água com o açúcar. Transfira para uma fôrma de pudim grande (com furo no meio) de cerca de 24 cm de diâmetro. Leve a fôrma diretamente ao fogo baixo e deixe a calda cozinhar, sem mexer, até que ela engrosse e fique com uma coloração levemente dourada. - leva cerca de 10 minutos. Segure a fôrma com um pano de prato para não se queimar e vá girando para caramelizar a base e as laterais.

Para o pudim
Ingredientes
10 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
1 pitada de sal

Modo de Preparo
Separe as claras das gemas: bata o ovo contra a bancada, separe uma metade da outra e deixe a clara escorrer numa tigelinha; coloque a gema em outra; transfira a clara para a tigela da batedeira. Repita o procedimento com todos os ovos. Use uma tigelinha para escorrer a clara, antes de colocar na tigela da batedeira, assim, caso um ovo não esteja bom, você não perde toda a receita. As gemas reservadas podem ser usadas no preparo da baba de moça. Bata as claras na velocidade baixa da batedeira com 1 pitada de sal. Quando começarem a espumar, aumente a velocidade e continue batendo até ficarem em ponto de neve firme, formando picos durinhos - cerca de 10 a 15 minutos. Nesse ponto, acrescente o açúcar aos poucos, sem desligar a batedeira. Bata por mais 10 minutos, até formar um merengue firme. Leve uma chaleira com um pouco de água para ferver. Ela será usada para fazer um banho-maria para assar o pudim. Com uma colher de sopa, transfira as claras para a fôrma preparada: espalhe uma camada, alise com as costas da colher e dê umas batidinhas na bancada para que se acomodem - dessa forma o pudim fica mais uniforme, sem correr riscos de ficar com buracos. Coloque a fôrma numa assadeira retangular e leve ao forno. Regue a água fervente na assadeira para formar o banho-maria. Deixe assar por 1 hora ou até que o pudim fique bronzeado e estruturado. Ele vai crescer bastante, mas quando sai do forno volta a ficar com a altura original. Retire do forno e aguarde 5 minutos antes de virar. Coloque um pano de prato sob a fôrma para não se queimar. Passe uma faquinha de ponta redonda na lateral, apenas para soltar a beiradinha que costuma grudar na fôrma. Coloque um prato de bolo com borda alta (para conter a calda) sobre a fôrma e vire de uma vez, o mais rápido o possível - a calda vai escorrer. Quando esfriar, leve à geladeira

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

ESPAGUETE NERO DE SÉPIA COM SALMÃO DEFUMADO E MOLHO DE QUEIJO





Para essa receita eu utilizei essas laminas de salmão defumado que sao comercializadas no supermercado. Pode ser utilizado o salmao de carpaccio tambem. O espaguete negro, ou nero de sépia como é conhecido, é encontrado nos bons supermercados ou empórios.


Ingredientes
Para duas pessoas
150gr de espaguete negro
1 pacote de salmão defumado
1 xicara de ervilhas frescas
150gr de brie
1 xicara de vinho branco
1 colher de sopa de manteiga
2 xicaras de creme de leite fresco
2 xicaras de caldo de frango


Comece fazendo o molho. Em uma panela coloque o vinho e o queijo cortado em pequenos pedaços. Ligue em fogo baixo e mexa até que todo o queijo esteja derretido, junte o caldo de frango, a pimenta e acerte o sal se for necessário. Reserve. Aqueça uma panela com água e sal e coloque o macarrao para cozinhar pelo tempo indicado na embalagem. Aqueça outra panela com água e sal e coloque as ervilhas para cozinhar por 4 minutos, escorra e de um choque termico com água gelada. Escorra e reserve. Quando o macarrão estiver pronto, escorra, regue com um fio de azeite e misture as ervilhas. Sirva sobre o molho de queijo com fatias do salmão.

Veja outras receitas com Espaguete Nero de Sépia (espaguete Negro)
ESPAGUETE A NERO DE SÉPIA COM CAMARÕES E NIRÁ
ESPAGUETE NERO DE SÉPIA COM LAGOSTINS  

terça-feira, 6 de outubro de 2015

CUBOS DE FRANGO COM POLENTA MOLE, GORGONZOLA E ALFACE FRISSE




Confesso que polenta não é um prato que eu goste muito, por isso costumo saborizar bem a polenta para que ela fique mais atrante ao meu paladar. Nesse caso usei uma porção generosa de gorgonzola e bastante creme de leite. Não parece mas esse prato é bem simples de ser feito e tambem muito rápido no preparo.


Ingredintes
Para duas pessoas
2 peitos de frango limpos e cortados em cubos médios
½ limão
2 dentes de alho
1 cebola pequena
1 folha de louro
2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
Azeite
Sal e pimenta do reino a gosto
1 ½ xicara de fuba fino
200ml de creme de leite fresco
¾ xicara de gorgonzola fresco
200ml de caldo de frango
Ceboulette
1 maço de alface frisse
Tomate cereja confit (veja a receita aqui)
2 colheres de sopa de manteiga


Limpe os peitos de frango, retire a pele e corte-os em cubos de igual tamanho. Coloque-os em um recipiente e deixe-os marinando com o suco de limão, o vinagre, o alho picado, louro, azeite, sal e pimenta do reino a gosto. Deixe pelo menos por 30 min. Aqueça uma frigideira com duas colheres de sopa de azeite, escorra os cubos de frango e coloque-os para fritar ate que estejam dourados em todos os lados. Reserve. Lave bem o alface, escorra e reserve. Pegue uma panela e adicione 2 colheres de sopa de manteiga e coloque a cebola bem picada para refogar ate que esteja bem transparente. Adicione o caldo de frango e abaixe o fogo, adicione o queijo cortado em cubos pequenos e mexa até que esteja todo dissolvido. Adicione o fuba e mexa bem para que não forme grumos de fuba. Mexa bem e vá adicionando o creme de leite sem parar de mexer até que tenha obtido uma consistencia de mingau. (para esse prato eu utilizei uma polenta mais mole) Tempere com sal e pimenta do reino, cuidado pois o caldo de frango e o queijo já são salgados. Deligue o fogo e sirva a polenta com os cubos de frango, a alface frisse e os tomates.