segunda-feira, 26 de setembro de 2016

FILÉ DE SALMÃO COM MOLHO DE LIMÃO SICILIANO E COUSCOUS MARROQUINO




Confesso que salmão não esta na lista dos meus peixes preferidos, aliás meu gosto por esse peixe fica mais a cargo dos restaurantes japoneses onde prefiro o sashimi quando encontro um bom restaurante com peixes frescos. Porem, uma de minhas filhas é fã de salmão e, por causa disso, sempre tenho aqui no freezer alguns filés. Também é por causa disso que você vai encontrar algumas receitas de salmão na timeline do blog. A primeira vez que provei salmão, há muitos anos atrás, foi na Áustria e achei o peixe muito gostoso porém, dizem, que o salmão que comemos aqui no Brasil, esse que encontramos nas peixarias e nos supermercados, além de serem de cativeiro, não são da especie verdadeira. Vai ver que é por esses motivos que não sou tão fã assim dessa carne.
De qualquer forma, também é verdade, que a maioria das receitas que faço de salmão são bem leves e isso tem um lado todo positivo para quem procura receitas mais light ou esta de dieta. O molho desse salmão eu costumo utilizar, com pequenas variações, em vários pratos distintos. Ele fica ótimo em pratos de massa e de frango e, segundo minha filha, ficou muito bom acompanhando esse filé de salmão.

Ingredientes
Para duas pessoas
2 postas de salmão fresco
1 de sopa de suco de limão tahiti
½  limão siciliano
2 dentes de alho
150 ml de creme de leite fresco
½ xícara de vinho branco seco
1 ½ xícara de couscous marroquino
1 ½ xícara de caldo de legumes
½ cebola pequena
2 colheres de sopa de manteiga

Primeiro deixe o salmão marinar. Coloque os camarões em uma vasilha e junte o limão, 2 colheres de sopa de azeite, dois dentes de alho espremido e pimenta do reino a gosto. Misture bem e deixe marinar nessa mistura por, pelo menos, 20 min. faça o couscous. Aqueça o caldo de legumes. Coloque o couscous em uma panela e junte o caldo de legumes quente. Mexa bem, tampe e deixe repousar até a hora de servir.  Aqueça uma frigideira com 2 colheres de sopa de azeite e uma de manteiga e coloque as postas de salmão para dourar. Primeiro deixe de um lado até que esteja dourada e somente depois vire. Retire o salmão da frigideira e reserve. Descasque e rale a cebola. Aqueça uma panela pequena com uma colher de sopa de manteiga e coloque a cebola para cozinhar, deixe cozinhar até que a cebola esteja transparente. Junte o vinho e deixe evaporar até a metade, junte o creme de leite e tempere com sal e pimenta do reino branca a gosto. Por ultimo junte o suco do limão siciliano – não junte todo o suco de uma única vez, junte aos poucos e prove se esta a seu gosto. Sirva o couscous e o salmão com o molho.




Nenhum comentário:

Postar um comentário