quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

FRANGO CAPRESE



Essa receita eu peguei no pintrest. Me apaixonei  pela foto do prato cheio de peitos de frango com queijo e tomatinhos cereja espalhados. Adorei e tratei logo de repeti-la em casa. É uma receita muito fácil e bem bacana, não preciso nem comentar que o sabor é fantastico!

Para duas pessoas
Ingredientes
2 peitos de frango frescos
4 fatias de mussarela de bufala
1 caixa de tomatinhos cereja maduros
1 maço de majericão
2 dentes de alho
1 limão
4 colheres de sopa de vinagre balsamico
Sal e pimenta do reino a gosto
Manteiga

Pré aqueça o forno a 200º.C. Limpe bem os peitos de frango e coloque-os para marinar com os dentes de alho espremidos, a pimenta do reino e o suco de ½ limão. Deixe marinando por, pelo menos, 20 minutos. Aqueça uma frigideira com a manteiga e quando estiver bem quente coloque os peitos de frango para dourar em ambos os lados até que estejam bem dourandos. Retire-os da frigideira e coloque-os em um refratário untado com manteiga. Cubra cada peito de frango com duas fatias de mussarela. Leve o refrátario ao forno até que a mussarela esteja derretida. Enquanto a mussarela esta derretendo, coloque os tomatinhos cereja na frigideira em que foi feito o frango, junte algumas folhas de manjericão e doure levemente os tomates por 2 min. Desligue. Retire os peitos de frango do forno e sirva cobertos com o queijo, os tomates cereja e folhas frescas de manjericão. Regue com o vinagre balsamico.







sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

RISOTO DE LAGOSTINS



Lagostins são da mesma família das lagostas e dos camarões, são crustáceos super saborosos e um dos meus frutos do mar preferidos. Quase sempre fáceis de se encontrar nos bons mercados de peixe do Rio de Janeiro, para mim, existem apenas dois problemas com essa iguaria, o rendimento e como limpa-los. Com uma casca mais grossa que o camarão e um pouco mais fina que a da lagosta, e um corpo bem menor que essa última, gasta-se um bom tempo para obter a carne super saborosa desse crustáceo. Outro coisa negativa do lagostins é o rendimento, aproveita-se muito pouco de seu corpo e após limpo o peso inicial reduz-se muitas vezes a menos da metade original mas, mesmo assim, vale muito a pena comprar lagostins quando acha-los frescos como esses no mercado de peixe.

Ingredientes
Para quatro pessoas
2 xicaras de arroz arbóreo
1 kg de lagostins frescos limpos (somente a carne)
2 dentes de alho
Azeite
1 xícara de passata de tomates italianos
1 cebola média
1 ½ copo de vinho branco
½ copo de conhaque
½ limão
4 xicaras de caldo de legumes
Azeite de oliva
Sal e pimenta do reino
1 pimenta dedo de moça
2 galhos de alecrim
1 colher de chá de folhas de tomilho
1 xícara de queijo parmesao ralado

2 colheres de sopa de manteiga

Comece temperando os lagostins. EM uma vasilha coloque os lagostins, o suco de ½ limão, dois dentes de alho espremidos, 3 colheres de sopa de azeite e pimenta do reino a gosto. Reserve e deixe marinando por, pelo menos, 30 minutos na geladeira. Em uma panela grande  coloque 3 colheres de sopa de azeite e deixe esquentar, coloque os lagostins escorridos e deixe fritar  2 minutos, junte o conhaque e flambe rapidamente. Tempere com sal e retire os lagostins  da panela e reserve.  Na panela que foi frito os lagostins, junte a cebola picada e refogue até que esteja transparente. Se for preciso junte um pouco mais de azeite. Junte o arroz arborio, mexa bem até que todos os grãos estejam emulsionados com o azeite e adicione o  vinho. Faça a deglaçagem e deixe reduzir.  Junte a passata, misture bem, adicione metade do caldo de legumes. Misture novamente e deixe reduzir, vá adicionando o caldo de legumes mexendo até que os grãos estejam macios e todo o liquido tenha se evaporado. Junte as folhas de tomilho e os galhos de alecrim. Prove e acerte o sal se for necessário. Corte a pimenta dedo de moça em cubinhos bem pequenos e junte ao arroz, misture bem. Quando o arroz estiver praticamente pronto, junte os lagostins que estavam reservados e  misture bem. Desligue o fogo e junte o queijo parmesão e a manteiga. Misture bem.  Na hora de servir retire os galhos de alecrim.





terça-feira, 19 de janeiro de 2016

GELÉIA DE LARANJA



Essa é uma das geléias que eu mais gosto, laranja e damasco são as minhas preferidas. Adoro sobremesa que leve essas geléias como ingredientes. Passei no mercado e vi que as laranjas estavam lindas e bem maduras, resolvi arriscar e fazer essa geléia em casa. Ficou ótima! Aprovado.


Ingredientes
10 laranjas pera maduras e bem amarelinhas
2 xicaras de açucar
1 xicara de água
2 anis estrelados
4 sementes de cardamono
Suco de 1 limão

Lave bem as laranjas e reserve. Com o auxilio de um descascador, retire a casca das laranjas com cuidado para não retirar a parte branca, que é amarga. Junte as cascas e corte-as em juliana. Coloque as cascas em uma panela com água e leve ao fogo para ferver. Quando estiver fervendo, escorra e repita a operação mais 3 vezes. Reserve. Pegue as laranjas e retire toda a casca branca, deixando apenas o centro da laranja. Descarte as sementes e corte a polpa em cubos.  Coloque  toda a polpa em uma panela, junte as cascas que foram fervidas, o açucar, o suco do limão, a água, o anis estrelado e as sementes de cardamono. Misture bem e leve em fogo bem baixo por cerca de 1:30hs ou até que a água tenha reduzido e esteja na consistencia de uma geléia. Se quiser uma geléia mais homogenea, depois de uns 40 minutos, passe as polpas por um processador e retorne a panela para reduzir.  Guarde na geladeira em vidros esterelizados em água quente.




sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

MINI FUSILI COM TOMATES ASSADOS E QUEIJO BOURSIN



Essa é uma daquelas receitas que voce pode fazer quando não esta com muita vontade de ficar na cozinha por muito tempo mas que quer um prato gostoso, rápido e simples, A graça do prato estão nos acompanhamentos da massa, o tomatinho cereja assado e o queijo de cabra do tipo boursin. Divirta-se.


Ingredientes
1 ½ xicara de mini fusilis
8 bolinhas de queijo de cabra boursin
8 tomatinhos italianos (tem que ser tomate pequeno)
Azeite
Folhas de alecrim
Sal grosso
Pimenta do reino
1 dente de alho
¾  xicara de creme de leite

Lave bem os tomates e seque-os com o auxilio de um pano de prato.  Unte os tomates com azeite. Unte uma travessa com azeite e disponha os tomates separadamente. Regue com uma porção de azeite e tempere com sal e pimenta do reino. Disponha folhas de alecrim na travessa e o alho picado. Leve ao forno  a 180º. C até que estejam assados, cerca de 15 a 20 minutos mas vai depender do tamanho dos seus tomates e do seu forno. Aqueça uma panela com água e sal para cozinhar a massa. Quando estiver fervente coloque a massa e cozinhe pelo tempo indicado na embalagem. O tempo varia de fabricante para fabricante. Quando a massa estiver pronta, escorra e reserve. Transfira o liquido que se formou na travessa que foram assados os tomates para uma panela pequena. Junte o creme de leite fresco, tempere com sal e pimenta do reino. Aqueça por 2 minutos e junte o macarrão e os tomates nessa panela, misture e transfira-os para a travessa que será servido. Coloque bolinhas de queijo bousin sobre a massa e sirva.






segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

PÊSSEGOS GRELHADOS ENVOLTOS EM PARMA E REDUÇÃO DE BALSAMICO





Esse é um daqueles pratos que são perfeitos para serem servidos como entradas de um almoço ou jantar. São leves, lindos e saborosos. O ideal é que voce encontre pêssegos frescos que estejam bem maduros e doces. O sabor adocicado é perfeito para contrastar com o salgado do presunto de parma. É uma receita fácil e bem rápida, voce vai adorar, sem contar que seus convidados vão ficar impressionados com esse visual bacana do prato.

Para duas pessoas
Ingredientes
3 pêssegos frescos e bem maduros – porém firmes
6 fatias de presunto de parma ou serrano
1 xicara de vinagre balsamico
½ xicara de açucar mascavo

Lave bem os pêssegos. Faça um corte no meio do pêssego atravessando até a outra extremidade, gire e separe as duas metades do pêssego – dessa forma será mais fácil retirar o caroço. Descasque e corte cada metade ao meio, fazendo 4 pedaços no total. Repita a operação com todos os pêssegos. Reserve. Em uma panela bem pequena coloque o vinagre balsamico e o açucar mascavo, misture bem e leve ao fogo baixo até que que a mistura tenha encorpado fazendo uma calda. Reserve. Pegue um grelha ou frigideira e unte com um pouco de manteiga sem sal e deixe aquecer bastante. Coloque cada fatia do pêssego para grelhar os dois lados – fica bacana se voce tiver essas grelhas que deixam essa marca de grelhado, dá um charme especial ao visual do pêssego. Repita essa operação em todos os pedaços. Retire do fogo e enrole cada pedaço de pêssego com uma fatia de presunto de parma. Disponha os pedaços em uma travessa e regue com a calda de balsamico. Hummmmm...




quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

OVO MOLE COM ASPARGOS E BATATAS ASSADAS



Esse é o tipo de refeição rápida e super saborosa com poucos ingredientes. Foi o que achei na geladeira para hoje. Uns aspargos restantes de uma outra receita, um ovinho perdido e uma única batata inglesa!  Sou daquelas que concorda plenamente que começamos a comer pelos olhos, depois pelo olfato e por último pela boca, o paladar. Um comida, por mais simples que seja, que tenha um visual convidativo é um convite agradavel ao sabor.

Ingredientes
Para duas pessoas
2 ovos frescos – é importante que sejam frescos
Aspargos frescos
2 batatas grandes com casca e lavadas
½ caixinha de Tomates cerejas (eu usei o confitado que vc acha a receita aqui mas pode ser o normal)
Folhas de alecrim
Sal e pimenta do reino a gosto
½ xicara de azeitonas pretas frescas


Comece pelas batatas. Aqueça uma panela com água e quando estiver fervendo coloque as batatas para cozinhar por 8 minutos. Escorra e corte-as em 6 pedaços. Em uma travessa refratária coloque os pedaços da batata e regue com azeite. Polvilhe sal e pimenta do reino. Disponha algumas folhas de alecrim e leve ao forno pre-aquecido  ate que estejam douradas, cerca de 30 minutos. Se estiver usando tomates cereja frescos, junte-os as batatas e regue-os com azeite, se estiver usando os confitados, junte-os as batatas somente quando estiver faltando uns 15 minutos para retirar as batatas do forno. Enquanto as batatas estao no forno, lave os aspargos e retire a parte de baixo do caule, que é mais dura. Cerca de 1,5cm da parte de baixo.  Aqueça uma panela com água e sal e quando estiver quente coloque os  aspargos. Deixe cozinhar ate que estejam macios mas tenros ainda. Cerca de 10 minutos, escorra e passe por água gelada para interromper o cozimento. Reserve. Corte as azeitonas e retire os caroços. Quando as batatas estiverem prontas, desligue o forno. Aqueça uma panela com água e quando estiver fervendo coloque os ovos para cozinhar por 5 a 6 minutos. Escorra e passe por água fria para interromper o cozimento. Retire cuidadosamente a casca sob água corrente. Arrume as batatas em um prato, coloque os tomates e as azeitonas, por ultimo disponha os aspargos. Coloque o ovo. Tempere tudo com o azeite das batatas, sal e pimenta do reino a gosto. Sirva quente.

Veja outras receitas de Ovos:







domingo, 3 de janeiro de 2016

NODLES DE ARROZ COM CURRY E FRANGO



O macarrão de arroz é bem mais leve que o macarrão comum, alem do fato de não possuir gluten, deixando-o mais saudavel tambem! Adoro. Usei o nodles em formato de espaguete mas voce pode usar de outros formatos tambem.  Esse eu fiz com um molho de curry indiano com leite de coco, acompanhado de vagens, tomates, cogumelos e cubos de frango. Ficou uma delicia.

Ingredientes
Para duas pessoas
Nodles de arroz
1 peito de frango grande
1 colher de sopa grande de curry indiano
2 tomates
1 cebola média
2 dentes de alho
½ prato de vagens macarrão
2 xicaras de cogumelos shitake secos
1 xícara de creme de leite
1 tablete de caldo de legumes
1 colher de chá de sementes de cominho
1 colher de chá de sementes de coentro
1 colher de chá de sementes de mostarda
1 colher de chá de pimenta do reino branca
Óleo de girasol



Lave bem as vagens, os tomates e coloque os cogumelos em uma vasilha para hidratar com 1 xicara de água quente. Em uma frigideira coloque as sementes de mostarda, cominho e coentro e pimenta e deixe aquecer por alguns minutos até que comecem a soltar o aroma, cerca de 2 min. Retire da frigideira e coloque em um pilão. Triture até obter um pó homogeneo. Reserve. Em uma panela coloque duas colheres de óleo de girasol e coloque o peito de frango cortado em cubos pequenos. Deixe fritar e quando estiver bem dourado, junte  a cebola em cubos pequenos e o alho e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Junte o leite de coco e o caldo de legumes dissolvido em 2 xicaras de água. Junte os temperos do pilão. Deixe cozinhar por uns 3 minutos e junte o macarrão de arroz. Coloque apenas uma porção para duas pessoas, não coloque o pacote inteiro. Mexa bem soltando os fios do macarrão. Junte os cogumelos. Corte os tomates em 4 pedaços, retire os carroços e junte a panela. Retire as pontas das vagens e junte a panela. Se for preciso coloque um pouco mais de água. Deixe refogar por mais alguns minutos, 2 ou 3 minutos e junte o creme de leite. Refogue por mais 2 minutos e sirva.