sexta-feira, 18 de março de 2016

ALMÔNDEGAS DE PORCO COM MOLHO AGRIDOCE PICANTE




 Essa é aquela receita que voce pode usar como aperitivo, conforme a foto abaixo, como prato principal acompanhada de uma boa macarronada ou, até mesmo, com batatas ou arroz. Quer receita mais versatil que essa?! Com um gosto parecido com o barbecue, esse molho traz um agridoce perfeito e com leve picancia. A mesma receita pode ser feita com almondegas de carne bovina ou frango.

Ingredientes
Para duas pessoas
150gr de carne de porco
1 xicara de farinha de rosca
Sal a gosto
½  colher de chá de sementes de cominho
½  colher de chá de sementes de coentro
½ colher de chá de sementes de pimenta do reino
½ colher de sopa de sementes de mostarda
2 dentes de alho
1 xicara de catchup
2 colheres de sopa de vinagre balsamico
2 colheres de sopa de açucar mascavo
½ pimenta dedo de moça
½  limão
½ molho de salsinha

Comece fazendo as almondegas. Em um processador coloque a carne de porco e processe até que a carne esteja toda moida. Reserve. Em uma frigideira coloque as sementes de cominho, coentro, pimenta do reino e mostarda. Leve ao fogo médio até que comece a soltar o aroma das especiarias. Retire do fogo e transfira para um pilão. Macere as sementes até obter um pó fino. Pegue uma colher de sopa rasa dessa mistura e polvilhe sobre a carne moida. Se quiser uma receita menos temperada, coloque uma porção menor de especiarias. Pique o alho e a salsinha e misture na carne. Aos poucos junte uma porção de farinha de rosca e molde até dar o ponto. Veja que a quantidade de farinha de rosca vai depender muito da umidade de sua carne. Faça pequenas bolinhas de carne do tamanho de uma bola de ping pong. Deixe na geladeira por 15 min para firmar. Aqueça uma frigideira com óleo e frite as almondegas até que estejam douradas de todos os lados. Na mesma frigideira junte  o catchup, o vinagre balsamico, o suco de limão, o açucar mascavo. Retire as sementes da pimenta dedo de moça e pique bem. Junte a frigideira. Misture bem, deixe cozinhar por cinco minutos e desligue. Sirva as almondegas em palitinhos com o molho.









terça-feira, 15 de março de 2016

QUICHE DE QUEIJO CANASTRA COM TOMATE SECO





Quiche é sempre uma opção bacana no verão pois é saudavel, gostoso e voce comer com tipos diferentes de acompanhamento: com saladas, com arroz, com couscous ou proteina. Tudo depende do tipo de recheio que voce vai utilizar. Esse aqui é bem leve pois só leva queijo e tomate seco. Eu utilizei queijo canastra mas voce pode substituir por um queijo de sua preferencia, minas curado, gruyerre, etc  só tome cuidado para o queijo não sorar muita água e umedecer a massa do quiche.

Ingredientes
Para uma forma de 25 cm de diametro
Para a massa
½  kg de farinha de trigo
200 g de manteiga
1 ovo
3 colheres de sopa de água gelada
Para o recheio
300gr de queijo canastra
½ xícara de tomates secos
Noz moscada
2 ovos
200ml de creme de leite (pode ser de caixinha)
Sal a gosto


Coloque a farinha em uma tigela, faça um furo no centro e acrescente a manteiga cortada em cubos, o ovo e a água gelada. Misture esses ingredientes e, aos poucos, vá misturando com a farinha obter uma massa homogêna, que não grude nas mãos. Enrole em um filme plastico e leve a geladeira por 20 minutos. Retire da geladeira e forme a forma que deve ter fundo removivel. Espete a massa com uma garfo e leve ao forno pre aquecido a 180º. C por 10 a 15 min para pre-cozinhar. Retire a massa do forno e faça o recheio. Corte o queijo em cubos pequenos e distribua sobre a massa. Faça  o mesmo com os tomates secos. No liquidificador coloque o creme de leite, os ovos, sal e a noz moscada ralada. Bata até obter um creme homogeneo. Coloque esse creme sobre o recheio e leve novamente para o forno por mais 15 a 20 minutos dependendo do seu forno, ou até que o recheio esteja firme. Sirva quente ou fria.







terça-feira, 8 de março de 2016

CAMARÕES COM CURCUMA


Essa é uma receita super simples de ser feita, ideal para aqueles dias que voce quer saborear algo leve mas com muito sabor. Sempre tenho porções de camarões, que foram comprados frescos e congelados por mim, em porções no meu freezer. Na maior parte das vezes opto por coucous marroquino para acompanhar esse prato mas fazer um arroz de coco, arroz branco ou arroz com castanhas tambem é uma ótima opção.


Ingredientes
Para duas pessoas
300gr de camarões frescos e limpos
1 cebola média
2 dentes de alho
1 colher de sobremesa de curcuma
150 ml de creme de leite fresco
½ xicara de conhaque
½ limão


Em uma vasilha coloque os camarões, piemnta do reino, o alho espremido, gotas de limão e azeite. Deixe marinar por, pelo menos, 20 minutos. Aqueça uma frigideira funda com 2 colheres de azeite. Quando estiver aquecido, junte os camarões e não mexa. Deixe cozinhar de um lado por 2 minutos e depois vire. Deixe por mais 2 minutos, abaixo o fogo e retire os camarões. Reserve. Na frigideira onde os camarões forem fritos junte a cebola cortada e deixe dourar. Junte o conhaque e faça a deglassegem da frigideira, junte a curcuma e deixe por 1 minuto. Retire do fogo e passe por um processador até ficar um creme liso. Volte a frigideira e junte o creme de leite. Mexa bem, prove e acerte o sal. Junte os camarões, deixe por mais 1 minuto e desligue. Sirva com couscous marroquino ou arroz.







quarta-feira, 2 de março de 2016

NOZES AGRIDOCE




Essa receita é super simples e muito bacana para voce fazer com vários tipos de nozes, pode ser a nozes normal, amendôas, avelãs, pecan e, ate mesmo, grão de bico. O resultado fica perfeito para ser servido acompanhando aquele vinho ou cervejinha. Os temperos voce pode incrementar ao seu gosto.

Ingredientes
2 xicaras de nozes
2 colheres de sopa de mel
2 colheres de sopa de água
1 ½ de paprica picante
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de pimenta do reino


Em uma vasilha dissolva o mel com a água. Passe todas as nozes por essa água até que todas estejam molhadas. Em outra vasilha misture a paprica, o sal e a pimenta. Polvilhe a mistura de paprica sobre as nozes mexendo bem até que todas as nozes estejam cobertas por uma fina camada dessa mistura. Disponha as nozes em um tabuleiro ou refratário e leve ao forno pre-aquecido por 10 minutos.