segunda-feira, 13 de setembro de 2010

ESPETINHO DE PEIXE E LEGUMES COM FAROFA DE ALCAPARRAS


Outra receita saudável e fácil para aqueles que gostam de comer bem. Nada mais fácil que enfiar alguns pedaços de peixe e legumes em um espetinho de churrasco, temperar e fritar/assar?! E olha que fica lindo e uma delícia. Essa receita, ou ídeia, pode ser feita tanto com o peixe quanto com carne ou frango. Aqui em casa eu faço muito o de carne, filé mingnon e frango. Minhas filhas adoram e você pode aproveitar pedaços de carne, linguiça, bacon... é sucesso na mesa garantido. A diferença é que o espetinho de frango ou o de carne, normalmente são feitos na frigideira, fritos, e esse de peixe é na assadeira, assado. Mais saudável e com menos sugeira! Use sua imaginação e coloque no espeto os legumes que tiver ou quiser. Quando faço de carne ou frango costumo usar sempre um pedaço de bacon que dá uma sabor maravilhoso no restante da carne. Bom proveito!

Espetinho de peixe e legumes com farofa de alcaparras
Ingredientes:
Para o espetinho:
1 kg de cubos de congro rosa
02 limões
Pimenta do reino
Sal
02 dentes de alho picados
500 ml de vinho branco
Azeite
02 folhas de louro
02 berinjelas cortadas em cubos grandes
02 tomates cortados em cubos
02 cebolas cortadas em cubos
02 pimentões cortados em cubos
Espetinhos de madeira para churrasco

Preparo
Tempere o peixe com o suco dos limões, sal, alho e a pimenta. Corte os legumes em cubos não muito grandes. Intercale no espetinho um cubo de peixe, um de cebola, pimentão, tomate e berinjela. Repita a operação até completar todo o espetinho. Em uma assadeira coloque um pouco de azeite no fundo e coloque os espetinhos, o louro, o vinho, um pouco mais de sal e pimenta do reino. Cubra a assadeira com papel de alumínio e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 30 min.
Para a farofa:
Farinha de mandioca
100g de manteiga
100g de alcaparras
Duas colheres de colorau
Azeite
Sal

Preparo
Em uma frigideira coloque um pouco de azeite e a manteiga. Quando estiver derretida coloque as alcaparras de deixe fritar um pouco. Coloque o colorau, misture bem a vá acrescentando a farinha de mandioca, mexendo sempre para não grudar no fundo. Misture bem os ingredientes. Sirva acompanhada do espetinho de peixe.


quarta-feira, 8 de setembro de 2010

MEDALHÃO COM MOLHO DE GORGONZOLA E BATATA ROSTI





Sabe esses dias, geralmente nos finais de semana e feriados, que você chega em casa depois de passear ou ir a praia e não sabe o que vai fazer para almoçar? ou está totalmente sem vontade, ou criatividade, para pensar em qualquer coisa? ou mesmo naqueles dias que você não está nem tão afim assim de cozinhar?! Bom esse prato saiu em um desses dias, na verdade foi nesse feriadão de 7 de setembro. Sábado fez um dia lindo, ótimo para passear pelo Rio de Janeiro - a praia estava lotada, o Alto da Boa Vista com uma temperatura maravilhosa, fresquinha parecendo que você estava em qualquer outro local menos no Rio de Janeiro. Para quem não conhece eu aconselho fazer o trajeto da estrada que fica bem no meio do Alto, aquela que pega para a Vista Chinesa, seguir por ela e descer pelo Jardim Botânico. É lindo. O clima sempre é muito agradavel, bem diferente do calor escaldante que normalmente faz na cidade, na verdade olhando as casas que existem no local, a vegetação e sentindo o ventinho frio que vem da floresta, você simplesmente se transporta para qualquer outro lugar de serra fora do Rio. É uma opção de passeio muito legal para quem não tá muito afim de encarrar os engarrafamentos da praia e a procura por uma vaga para poder tomar um banho de mar. Outra opção bem legal, se você tiver tempo, é neste mesmo passeio dar uma caminhada pelas paineiras. O trajeto é de 4,8 km só ida, normalmente eu saio do Alto e caminho até a entrada do Corcovado - depois, é lógico, tem que voltar tudo! eu prefiro começar pela entrada do Alto porque é bem mais fácil de parar o carro, tem menos tumulto e nenhum flanelinha para ficar pedindo dinheiro - sabe que no Corcovado eles dominam! No verão as duchas das cachoeiras do Alto ficam uma delícia. Convite certo para banho, é programa para substituir a praia de vez em quando - muito bom, bem diferente, saudavel e depois tem aquela vista linda de deixar qualquer mortal de boca aberta vendo o Rio de Janeiro inteiro lá de cima - a lagoa, o Jardim Botânico, Copacabana, Ipanema, Leblom, a Gávea .... nossa é indescritivel. Quem não conhece tem que visitar! Bom, voltando a nossa receita, depois desse passeio todo cheguei em casa e não sabia o que fazer mas é que surgiu uma peça de filé mingnon no freezer, limpinha, cortadinha, pronta para ser degustada. Cutuca daqui, cutuca de lá e aparece um pedaço de queijo gorgonzola - que fica ótimo para um molho de acompanhamento com a carne e para não dar muito trabalho e não pensar muito - sai uma batata rosti de acompanhamento. Outro dia, aqui nesse blog, eu postei uma receita de batata rosti acompanhando um filé de peixe - essa aqui é um pouquinho diferente porque leva um pouco mais de ingredientes, por isso mesmo estou colocando a nova receita.

MEDALHÃO DE FILÉ COM MOLHO GORGONZOLA E BATATA ROSTI.

4 medalhões de filé mingnon
1 maço de tomilho
sal e pimenta do reino a gosto
manteiga
azeite
Para o Molho
50 gr de queijo gorgonzola
100 ml de caldo de carne
1/2 xícara de vinho branco
1 caixa de creme de leite
manteiga
Para a batata rosti
2 batatas grandes
bacon
queijo parmesão ralado no ralo grosso
sal e pimenta do reino a gosto
noz moscada
1 cebola
1 dente de alho

Preparo
Tempere os medalhões com o tomilho e a pimenta do reino e reserve. Coloque a batata para cozinhar, com casca, por 10 minutos. Enquanto a batata está cozinhando, corte a cebola em rodelas bem finas e o bacon bem picado. Em uma frigideira coloque o bacon para dourar. Quando o bacon estiver dourado, adicione a cebola e deixe ela dourar junto com o bacon. Quando a cebola estiver bem dourada, desligue o fogo e reserve. Quando retirar a batata do fogo escalde com água fria para interromper o cozimento. Rale a batata no ralo grosso. Em uma vasilha grande coloque a batata ralada, a mistura de bacon com cebola dourada, adicione o parmesão ralado no ralo grosso e tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada. Em uma frigideira anti aderente coloque um aro para enformar a batata rosti. Pincele o fundo da frigideira com manteiga. Adicione a batata dentro do aro e com o auxílio de uma espatula ajeite a batata. Faça uma camada de, mais ou menos, dois dedos de batata. Deixe dourar bem de uma lado e depois vire para cozinhar o outro lado. Repita esta operação com o restante da batata.
Para o Molho
Em uma panela pequena derreta um pouco de manteiga. Adicione o queijo gorgonzola picado e mexa até derreter todo o queijo. Adicione o vinho e o caldo de carne. Deixe ferver. Quando estiver fervendo, adicione o creme de leite conforme desejar a consistência e a intensidade do sabor do queijo. Deixe ferver novamente e abaixe o fogo. Deixe reduzir até obter a consistência do molho desejada. Sirva.
Para o Medalhão
Em uma frigideira aqueça manteiga. Tempere dos medalhões com sal e frite-os.


SALMÃO DEFUMADO COM VINAGRETE DE BETERRABA


Essa receita é com salmão defumado e como nem sempre é fácil achar salmão defumado em supermercados, esse foi feito em casa com uma dessas panelas de cozimento no vapor. Existem várias panelas que permitem que você cozinhe os alimentos no vapor, desde as tradicionais cuzcuzeiras nordestinas até os utensilios da cozinha oriental mas se você não tiver nenhuma delas pode, ainda, improvisar esse cozimento com aquele velho escorredor de macarrão - desde que ele seja de inox ou aluminio, colocando ele sobre uma panela com água fervente ou com a fumaça conforme explicada aqui nessa receita. Bom, eu tenho uma dessas cuzcuzeiras que são fáceis de achar em lojas de panelas e são ótimas para fazer legumes no vapor, esquentar arroz e uma série de outras coisas além do próprio cuzcuz que dá o nome a panela. O salmão fresco pode ser comprado em um bom supermercado, hortifruti ou na peixaria, desde que seja com alguém de confiança que realmente vá lhe fornecer um produto de qualidade. Verifique sempre a consistência do peixe - que deve ser firme - e a cor da carne. Essa peça foi comprada no hortifruti e estava bem fresca.

Salmão defumado com vinagrete de beterraba
Ingredientes:
Para o salmão:
Um filé de salmão com pele e escamas
Limão
Pimenta do reino
Flor de sal
Ervas secas variadas (alecrim,tomilho, sálvia, hortelã, etc.)

Preparo
Pegue uma panela para cozimento a vapor. Forre um pote com papel alumínio e coloque as ervas dentro, coloque este pote no fundo da panela de cozimento ao vapor e coloque fogo. Quando estiver pegando fogo, abafe para formar fumaça. Coloque a parte de cima da panela com o filé de salmão cortado em postas de três dedos de espessura, temperados com limão e pimenta do reino. Tampe de deixe por cerca de 30 minutos na fumaça.

Para o vinagrete:
Três beterrabas pequenas
Açúcar
Um dente de alho
Azeite
½ copo de Vinagre

Preparo
Coloque as beterrabas com casca em uma panela com água para cozinhar. Adicione um pouco de açucar na água e deixe até ficar macia. Descasque e coloque no liquidificador com o vinagre, o alho e uma pitada de açúcar. Bata e vá colocando o azeite até formar uma pasta. Para servir coloque o vinagrete no fundo do prato e por cima coloque o salmão. Tempere com um pouco de flor de sal.


terça-feira, 7 de setembro de 2010

MOUSSE DE CHOCOLATE


Existem várias receitas de mousse de chocolate, essa receita é uma das mais gostosas que eu conheço. A mousse fica bem leve e aerada. Quem não gosta de mousse de chocolate. Você pode acrescentar nozes, passas ou qualquer outra coisa que goste que também fica muito bom. Eu gosto de acrescentar umas gotas de run. Pode ser acompanhada de sorvete, bolo ou frutas. Ela sozinha também é uma delícia. É prática e atende a qualquer paladar por isso é a escolha perfeita para aqueles dias que não sabemos exatamente o que fazer de sobremesa. Vale a pena tentar.

MOUSSE DE CHOCOLATE

Ingredientes
1 lata de creme de leite
160 gr de chocolate meio amargo picado
3 claras
3 colheres de sopa de açucar

Preparo
Leve ao fogo em banho-maria o creme de leite com o chocolate. Mexa até que fique completamente dissolvido e incorporado. Bata as claras em neve em ponto firme, adicione o açucar aos poucos e quando estiver tipo suspiro desligue a batedeira. Acrescente aos poucos o creme de leite com chocolate misturando delicadamente para não muchar as claras. Leve a geladeira até endurecer.
Essa receita é pequena.


domingo, 5 de setembro de 2010

PALETA DE CORDEIRO COM COUZCOUZ DE LEGUMES


Algumas pessoas tem resistência a provar carnes diferentes, ficam sempre na carne boi rejeitando qualquer outro tipo. A carne de cordeiro, que de uns tempos para cá vem se popularizando, talvez seja uma das mais gostosas entre essa variedade de opções que o mercado atual nos oferece. O único problema, que ainda vejo, são os preços - ainda é muito caro poder consumir essas variações da carne no nosso dia a dia. A paleta de cordeiro pode ser achada nos bons supermercados e possui um preço mais acessível que outros cortes.

Palheta de cordeiro com couzcouz de legumes

Ingredientes:
Para o cordeiro:
Uma palheta de cordeiro
01 cebola grande
05 dentes de alho
½ pimentão
750 ml de vinho branco
Um maço de tomilho
04 folhas de louro
01 pimenta de cheiro
Pimenta do reino
½ copo de azeite
Sal

Preparo
Coloque a palheta de cordeiro em um pirex e faça furos com uma faca em toda sua superfície. Coloque em um liquidificador todos os ingredientes e bata até formar um creme. Regue a palheta com todo o creme do tempero. Cubra e leve a geladeira por 12 h. Depois leve ao fogo baixo por 2h.

Para o couzcouz:
02 copos de couzcouz
03 copos de caldo de legume
1 cebola
1 pimentão vermelho (sem pele)
1 abobrinha
1 berinjela
1 cenoura
2 dentes de alho
Pimenta do reino
Sal
Azeite

Preparo
Pique bem fino todos os legumes (+/- 1mm). Em uma panela coloque um pouco de azeite e refogue os legumes por cerca de 10 min. Desligue o fogo e acrescente o couzcouz, mexa bem, regue com um pouco de azeite e coloque o caldo quente sobre o couzcouz, mexa um pouco, tempere com sal e pimenta. Tampe a panela e deixe descansar para absorver o caldo. Na hora de servir solte com um garfo.


quarta-feira, 1 de setembro de 2010

RISOTTO DE ARROZ RÁRIS


Essa receita é especialmente para aqueles que curtem arroz integral e suas variações. Para quem não conhece, ou nunca provou, o arroz ráris é uma delícia! não sabe o que esta perdendo. Ele é uma mistura de 7 cereais composta de (Arroz Integral, Arroz Selvagem, Trigo Integral, Aveia Integral, Cevada, Centeio e Triticale). Esse arroz além de saborosíssimo, concentra um tipo de carboidrato que auxilia no processo de emagrecimento, além de ser rico em fibras que estimulam o sistema gastrointestinal e aumentam o período de saciedade. Quanta coisa boa! Pode ser preparado em receitas de risotos, saladas e consumido também em substituição ao arroz branco nosso de cada dia.
Esse risotto é simples como qualquer outro risotto, é saboroso, é rico em fibras e pode ser servido como um único prato. Aproveitem!!!

Ingredientes:
2 copos de arroz Rariz
300 ml de vinho branco
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picado
100 g de manteiga
500 ml de creme de leite fresco
1 alho porró cortados em rodelas finas
150 g de cogumelo shitake cortados em fatias
1 litro de caldo de legumes
100 gr de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta do reino a gosto

PreparoEm uma panela coloque 50 g de manteiga e um fio de azeite. Refogue a cebola e o alho até a cebola ficar transparente. Acrescente o arroz (sem lavar) e refogue por alguns minutos. Coloque o vinho e cinco copos de caldo de legume. Deixe cozinhar até o arroz ficar “al dente”. Enquanto isso em uma friguideira refogue o alho porró e os cogumelos por cerca de cinco minutos, depois acrescente o creme de leite e deixe reduzir um pouco. Quando o arroz secar misture com o refogado de shitake e alho porró, desligue o fogo, coloque o restante da manteiga e o queijo ralado, mexendo para encorporar e formar um creme. Sirva com parmesão por cima.

FILÉ DE LINGUADO COM BATATA ROSTI


O linguado é um dos meus peixes preferidos, é saboroso e o filé, quando bem cortado, vem sem espinhas. A carne é branquinha e fica bom tanto no preparo assado quanto frito. Um peixe frito tem seu valor mas vamos falar sério - fritura em casa com cheiro de peixe??!! eu não gosto muito. Além do fato se ser bem mais calorico. Mas tivemos que nos render a esse prato! Eu aconselho comprar o filé de linguado em uma peixaria onde você tenha conhecimento do peixeiro que vai te atender, mesmo assim compre o peixe inteiro e peça para ele filetar na sua frente. É assim que fazemos aqui em casa e olha que mesmo assim, outro dia fui no mercado São João, em Niterói, comprar peixe. Escolhi meu linguado e pedi para o dono da banca filetar e quando cheguei em casa fiquei com a impressão, quase certa, que ele trocou o peixe depois de limpo. Eu não conhecia essa banca de peixe e nunca mais volto a comprar lá. Peixe na feira? muito dificil. No mercado? também é complicado. Talvez seja por isso que poucas pessoas comem peixe.

FILÉ DE LINGUADO COM BATATA ROSTI
Ingrediente:
Para batata rosti:
3 batatas grandes
óleo o quanto baste
sal e pimenta do reino, a gosto

Preparação:
Coloque as batatas com casca em uma panela com água e leve para cozinhar. Quando ferver, conte 6 minutos e retire-as da panela. Coloque as batatas numa tigela com água e gelo para cessar o cozimento. Escorra bem a água, descasque e rale as batatas na parte grossa do ralador. Tempere com sal e pimenta do reino. Leve uma frigideira antiaderente para aquecer. Acrescente um pouco de óleo, suficiente para não colar. Coloque a batata ralada e, com uma espátula, aperte as batatas, formando uma "panqueca". Deixe a batata fritar por 4 minutos ou até que o lado em contato com a frigideira esteja dourado, vire a panqueca para dourar o outro lado. Deixe fritar por mais 3 ou 4 minutos e retire.

Para o linguado:
1 k de filé de linguado
2 dentes de alho
1 limão
Sal e Pimenta do reino
azeite

Preparo:
Tempere os filés com o alho bem picado, o suco do limão, sal e pimenta. Deixe descansar por 20 min. Leve uma frigideira antiaderente para aquecer. Acrescente um pouco de azeite, suficiente para não colar, e grelhe os filés.

Para o molho:
100g de manteiga
Azeite
1xic. de champignon fatiado
½ xic. de alcaparras
Suco de ½ limão
Preparo:
Leve uma frigideira antiaderente para aquecer. Acrescente um pouco de azeite e a manteiga. Quando a mateiga estiver toda derretida, mas sem queimar, acrescente as alcaparras e o champignon. Depois o suco do limão e uma pitada de pimenta do reino. Prove e corrija o sal.

Para servir coloque a batata rosti no fundo do prato, o filé grelhado por cima e depois o molho. Rale um pouco de casa de limão siciliano pra perfumar. salpique salsa picada para enfeitar.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

CEVICHE DE ATUM E SALADA DE REPOLHO


CEVICHE DE ATUM E SALADA DE REPOLHO

Ceviche ou Seviche é um prato de origem peruana baseado em peixe cru marinado em suco de limão ou outro cítrico. O essencial é que o pescado seja branco (sem muita gordura, nem músculo vermelho como o sangacho do atum), mas de carne firme; camarão, lagosta ou mesmo polvo podem também ser usados. Laranja também pode ser usada, mas um citrino que lhe dá um gosto especial é a lima, um pequeno limão com a casca e a polpa esverdeadas. Um importante ingrediente da preparação do Ceviche é o "leche de tigre", suco feito com o peixe marinado no limão com os outros componentes. O nome "leite" se deve à cor branca e o "tigre" ao fato desse molho ser usado no Peru para curar "ressacas" e para dar força a quem o ingere.Outros ingredientes “obrigatórios”, pelo menos no Peru onde é considerado o “prato nacional”, são a cebola e o piri-piri ou pimenta (no sentido brasileiro). Ingredientes acessórios, mas aparentemente muito importantes naqueles países, são o abacate, o milho, ou a batata-doce, ou seja, um “legume” para dar mais “consistência” ao prato. A salsa, o coentro e outros "cheiros verdes" também são quase sempre utilizados.

Ingredientes
Para o ceviche:
500 g de filé de atum picados em cubos pequenos
Suco de dois limões
1 xic. de shoyo
1 cebola picada
1 pimenta de cheiro picada sem as sementes
1 dente e alho picado
1 colher de café de wasabi
1 colher de sopa de óleo de gergelim
1 maço de cheiro verde picado
1 colher de sopa de açúcar
Sal
Pimenta do reino

Preparo
Retire a carne vermelha dos filé que fica junto a espinha do peixe. Despreze esta carne pois ela tem um gosto muito forte de maresia. Em uma bacia grande coloque os filés e tempere com o limão, um pouco de sal e a pimenta do reino. Reserve. Em outro recipiente misture todos os outros ingredientes para formar um molho, depois misture ao atum, deixe descansar por 1 h na geladeira. Na hora de servir corrija o sal.

Para salada de repolho:
½ repolho cortado em tiras bem finas
1 cebola picada
2 tomates picados sem semente
2 pimentas Cambuci (verde) picadas sem semente
1 xic. de vinagre
½ xic. de água
Azeite a gosto
Sal

Misture em uma vasilha todos os ingredientes do vinagrete e coloque por cima do repolho na hora de servir.


sábado, 28 de agosto de 2010

ITÁLIA - BARDOLINO


Saimos de Verona rumo a cidade de Bardolino que é uma comuna italiana também da região do Vêneto, província de Verona.




Fomos almoçar no restaurante Piccolo Doge, especializado em frutos do mar que fica as margens do Lago Di Garda, também chamado de Benaco.



Esse lago é o maior da Itália e localiza-se ao norte do país entre as regiões da Lombardia (província de Bréscia), Vêneto (província de Verona) e Trentino-Alto Adige (província de Trento). Estende-se por uma área de cerca de 370 km2 a uma altitude de 65 metros sobre o nivel do mar e possui cinco ilhas.




No restaurante Doge foram servidos vários pratos de frutos do mar e peixes mas o nosso preferido, o melhor do dia, foi a polenta com peixe desfiado por cima - muito bom. Vale a pena experimentar.



Depois do almoço, ainda em Bardolino, fomos visitar a vinícola Tenuta Sant'Antonio (www.tenutasantantonio.it/).




A vinícola fica em Via Monti Garbi, Loc. San Briccio, Mezzane Di Sotto - (Verona). Fica no alto de uma colina e seus vinhos são muito bons.




Degustamos todos os vinhos da casa, com destaque para o Amarone (Amarone Della Valpolicella Campo Dei Gigli) e o Valpolicella Superiore (La Bandina).



A vista da vinícola é maravilhosa e as instalações, como quase todas as que visitamos, são impressionates.




O dono da vinícola é muito simpático e foi muito atencioso com todos nós, respondendo a nossas perguntas e curiosidades. É um lugar que vale anotar na agenda para ser visitado.



sexta-feira, 27 de agosto de 2010

ESPETINHOS DE SHITAKE


Acho que já disse aqui nesse blog que adoro cogumelos. Se não tivessem um custo tão alto, eu os comeria quase todos os dias, pelo menos aqui no Rio você não consegue comprar uma bandejinha de Shitakes por menos de R$ 9,00 e olha que vem alguma coisa em torno de 100 gr. Venhamos e convenhamos que não é barato - mas tem seu valor! Essa entrada é simples e deliciosa, sem contar o visual que é muuiiiiito Legal!!! Bacaninha mesmo para servir para os amigos em um jantarzinho.

ESPETINHOS DE SHITAKE

Ingredientes
1 bandeja de Shitake
Azeite
Espetinhos de madeira desses de churrasquinho
Para o molho:
1 pimenta de cheiro picada
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de óleo de gergelim
1 colher de chá de wasabi
1 xic. de molho de soja (shoyu)
Suco de um limão
1 colher de chá de açúcar
1 colher de café de sal
½ xic. de cebolinha verde picada

Modo de fazer
Misture todos os ingredientes do molho e depois corrija o sal. Lembre-se que o molho shoyu já é bem salgado. Espete os shitakes no espetinho e leve para grelhar em uma frigideira antiaderente pré-aquecida, com um fio de azeite. Doure por cerca de 3 minutos de cada lado. Para servir coloque os espetinhos em um prato com o molho ao lado.

Este prato foi servido com o espumante Nero rosé brut, da vinícola DOMNO BRASIL, que fica em Garibalde - RS, ficou uma harmonização muito boa, levando-se em conta que é muito complicado harmonizar vinho com temperos Japoneses.



quarta-feira, 25 de agosto de 2010

RONDELLI DE ESPINAFRE E RICOTA


RONDELLI DE ESPINAFRE E RICOTA

Ingredientes
Massa
200 gr de farinha de trigo
2 ovos
Um fio de azeite
Recheio
1 maço de espinafre
1/2 cebola
1 dente de alho
Pimenta do reino a gosto
Noz moscada
Sal
100 ml de creme de leite
1 ovo
100 gr de parmesão ralado
Azeite
Molho
1 vidro de passata de pomodoro
1 talo de aipo
1 cebola picada
3 dentes de alho
1 ramo de manjericão
1 pitada de orégano
1 colher de chá de açucar
1 pitada de pimenta do reino
1 pitada de pimenta calabresa

Preparo
O primeiro passo dessa receita é fazer o molho de tomate. Para isso coloque em uma panela o azeite, o alho picado e a cebola. refogue por alguns minutos mas não deixe o alho e a cebola queimarem senão provocará um amargor no molho. Coloque a passata, acrescente o açucar e os demais ingredientes e deixe no fogo por cerca de uns 20 minutos. reserve.
Para o recheio retire as folhas do espinafre e dê uma fervura em água com um pouco de sal. Escorra bem e depois aperte as folhas entre as mãos para reirar toda a água. Quando estiver bem escorrido, pique bem com a faca. Em uma frigideira coloque um pouco de azeite e refogue o alho e a cebola bem picados. Coloque o espinafre e tempere com pimenta e a noz moscada. Misture o ovo com creme de leite e jogue no espinafre. misture bem. Deixe esfriar e passe por um processador. Misture o creme formado pelo espinafre com a ricota que deve estar bem amassada com um garfo. Misture o queijo parmesão ralado e corrija o sal. Reserve.
Para fazer a massa coloque em uma bacia a farinha de trigo peneirada. Faça um buraco no meio da farinha e coloque o ovo e o fio de azeite. Com um garfo misture tudo até ficar grosso. Para dar o ponto correto passe a misturar a massa com as mãos até que ela fique bem homogênea e lisa. Se for preciso acrescente mais água ou farinha conforme o ponto desejado. Coloque a massa na máquina de macarrão e abra com lâminas. Corte no comprimento de 60 cm e coloque as lâminas lado a lado. Com um pouco de água cole as laterais das lâminas formando uma placa de massa. Sobre essa placa espalhe o recheio de forma que fique bem uniforme. Enrole a massa com um rocambole e cole o final com um pouco de água. Cubra este rocambole de massa com um filme plástico e leve a geladeira por 30 minutos. Depois com uma faca corte o rocambole na espessura de 3 cm. Pegue uma assadeira e espalhe um pouco de molho no fundo e um fio de azeite. Disponha os rondelli lado a lado na assadeira e cubra com o molho. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos. Sirva com um pouco de parmesão por cima.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

CAESAR SALAD EM CESTA DE PARMESÃO


A Ceasar Salad é uma das poucas saladas que tem aceitação garantida na minha casa. Nem sempre fazer os filhos comerem verduras é uma tarefa fácil mas essa saladinha, sem muitas frescuras, e para falar a verdade bem simples, é sucesso garantido na minha casa. Não precisa nem estar com o molho certo da salada tradicional para ser traçada de forma generosa na mesa durante a refeição. Acho eu que o grande diferencial mesmo é a combinação do alface romano com a maionese e o queijo parmesão. Qualquer coisa - para mim é claro - que leve porções generosas de queijo fica bom.

CAESAR SALAD EM CESTA DE PARMESÃO
Para o molho da salada:
2 dentes de alho
4 filés de anchova
sal
pimenta-do-reino moída na hora
1 colher (sopa) de suco de limão espremido na hora
1 colher (sobremesa) de molho inglês
1 colher (chá) de mostarda dijon
1 gema de ovo (pode substituir por 1 colher de sopa de maionese)
1/3 de xícara de azeite extra virgem
1 xícara de queijo parmesão ralado grosso
1 maço de alface romana que é a ideal por ser mais crocante
Para os croutons
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
1 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora
1 dente de alho picado
Pão italiano cortado em quadradinhos

Modo de Preparo
Primeiro faça os croutons. Corte o pão em quadradrinhos pequenos. Misture os demais ingredientes até formar uma pasta. Passe os quadradinhos de pão nessa pasta e leve ao forno para dourar, tomando o cuidado para espalhá-los bem na forma para dourar por igual. LAve e escorra o alface. Corte grosseiramente as folhas de alface com as mãos e coloque numa travessa. Faça o molho: Amasse os filés de anchovas com o garfo e misture com alho picado até ficar uma pasta. Vá misturando a pimenta, o suco de limão, o molho inglês, a mostarda e a gema de ovo. Leve ao liquidificador e vá acrescentando o azeite em fio, bem devagar até ficar como uma “maionese”. Despeje o molho sobre as folhas só na hora de servir. Misture bem e espalhe o queijo ralado e os croutons.

Para cesta de parmesão:
Parmesão ralado fino
1 colher de sopa de amido de milho

Preparo
Misture o amido de milho com o queijo ralado. Pegue uma frigideira antiaderente já aquecida e vá polvilhando o queijo até cobrir todo o fundo, formando uma “panqueca” até que o lado em contato com a frigideira esteja dourado. Vire a panqueca para dourar o outro lado. Deixe fritar por mais 3 ou 4 minutos e retire. Emborque uma tigela para dar forma a cesta. Com a panqueca de queijo ainda quente coloque por cima da tigela emborcada e vá dando forma com as mãos (cuidado para não se queimar). Deixe esfriar, coloque a cesta em um prato e coloque dentro a salada. Cubra com os croutons e sirva imediatamente.

OSSOBUCO COM ROSTI DE CAPELLI D'ANGELO


OSSOBUCO COM ROSTI DE CAPELLI D'ANGELO

Ingredientes
2 kg de ossobuco
1 garrafa de vinho tinto
1 vidro de passata de pomodoro
1 cebola grande
1 cenoura
3 talos de aipo
1 cabeça de alho
Pimenta do reino
Pimenta calabresa
Sal
Folhas de louro
Alecrim
Sálvia
Azeite
Farinha de trigo

Preparo
Coloque o ossobuco em uma bacia e tempere com sal, pimenta do reino, metade do alho, folhas de louro e sálvia. Cubra tudo com vinho e deixe descansar de um dia para o outro. Em uma panela grande coloque um pouco de azeite. Seque o ossobuco com um pano e passe pela farinha de trigo (uma camada fina). Leve ao fogo para dourar. Quando estiver dourado, retire do fogo e reserve. Nesta mesma panela coloque o restante do alho e a cebola picada. Refogue até começar a dourar. Acrescente a cenoura, o aipo, que também devem estar picados e deixe por mais alguns minutos. Coloque o ossobuco. Pegue o vinh'alho que estava no ossobuco e coloque na panela, acrescente o restante das pimentas e o alecrim (dois ramos). Deixe abrir fervura e depois acrescente a passata de pomodoro. Tampe a panela e deixe em fogo baixo por cerca de 2 horas. Não mexa para que o ossobuco não desmanche. Sirva quente acompanhado do rosti.

Para o Rosti
1 pacote de macarrão Capelli D'angelo
1 ramo de salsinha picada
Azeitonas pretas picadas
Queijo parmesão ralado
Azeite

Preparo
Cozinhe o macarrão em água e sal e quando estiver pronto escorra e reserve. Em uma frigideira antiaderente pequena, coloque um pouco de azeite, uma camada de macarrão, salpique a salsa picada, a azeitona e o queijo ralado. Coloque mais uma camada de macarrão por cima e pressione com uma espátula. Quando a parte de baixo estiver bem dourada, vire o macarrão para que doure do outro lado. Sirva a rosti acompanha do ossobuco.

Nós harmonizamos este prato com um vinho português do Douro, o TERROSO - 2006 da vinícola Bagos de Touringa.


sábado, 21 de agosto de 2010

BISCOITO DE AVEIA E CANELA



A receita desse biscoitinho vem lá de Visconde de Mauá. Para quem não conhece, ou nunca ouviu falar desse lugar, Visconde de Mauá é uma cidadezinha muito charmosa que fica no alto da serra da Mantiqueira na divisa com o parque nacional de Itatiaia entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Aqui do Rio fica a mais ou menos uns 300 km. Minha familia frequenta a cidade a mais de 30 anos e muita coisa mudou nesse tempo. Antigamente chegamos mesmo a ficar acampados na beira do rio negro por falta de pousadas no lugar mas tudo era maravilhoso, o rio era muito limpo, muito mato, muito bicho. Hoje em dia algumas coisas dessas ja não vemos mais e outras não são possíveis. No lugar onde acampamos hoje existe um hotel, o rio já não é mais tão limpo quanto naquela época e em determinados finais de semana e feriados é quase impossível andar pela estrada por causa da quantidade de motos e carros passando. Mas o lugar ainda continua lindo, com muito verde, muitas cachoeiras e muitos passeios. Acho que todo ano vamos a Mauá, pelo menos uma vez ao ano. Temos familiares e amigos que moram na região e é sempre muito bom visitar e passar uns dias na serra. Já fomos a todo tipo de pousadas e ano passado resolvemos ficar um pouco mais afastados em uma região que conheciamos mas que ainda não haviamos ficado - o vale do Pavão. Essa pousada é muito familiar e possui chalés enormes onde é possível ficar até seis pessoas confortavelmente. Muito boa para quem vai viajar com o s filhos, que foi o meu caso, que fui com minhas filhas e meus pais. Ficamos todos em um chalé enorme muito confortavel. Os donos são da região e tudo é muito simples mas agradavel. Sem luxo mas no meio do vale com uma vista enorme para a mata. A pousada se chama Pousada da Colina - www.pousadadacolina.com.br - e o dono Sr. Sebastião gosta muito de contar historias do inicio da construção da cidade e dos imigrantes que foram para a região. O café da manhã é todo feito na pousada com geléias, queijos e biscoitinhos. E foi um desses biscoitinhos que minha mãe pegou a receita e que todo mundo adora quando prova. Vocês sabem que nem todo mundo, principalmente esse pessoal de hotel e pousadas, gosta de dar receitas, eu já pedi muito e também errei muito porque raramente elas vem corretas - não entendo bem o motivo porque você não vai deixar de frequentar nenhum lugar só porque aprendeu a receita de um quitute local mas, enfim, é contar com a boa vontade de quem detém o conhecimento. A esposa do Seu Sebastião foi muito legal!



Biscoito de Aveia e Canela
Ingredientes
200 gr de manteiga
1 ovo
2 xicaras de farinha de trigo
2 xicaras de aveia
2 xicaras de açucar mascavo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de sopa de canela em pó

Preparo
Misturar todos os ingredinetes e fazer pequenas bolas. Em um tabuleiro untado colocar as bolinhas de massa, dar uma amassadinha no meio com o dedo e levar ao forno por, mais ou menos, 30 minutos. Não colocar muito perto um do outro pois eles crescem e podem grudar.



quinta-feira, 19 de agosto de 2010

ITÁLIA - VERONA


Continuando nossa viagem na Itália, saímos da Vinícola Barone Pizzini a tarde e fomos para a cidade de Verona. Verona é uma cidade italiana da região do Vêneto, provincia de Verona, com cerca de 256.110 habitantes.



É banhada pelo rio Adige e dista uns 30 km do Lago de Garda. A cidade, ao que parece, foi fundada pelos Celtas e mais tarde foi uma colônia romana com o nome de Augusta.



Foi capital de ducados durante o Reino Lombardo e em 145 foi uma colônia de monges Benedetinos. Chegou a ostentar a supremacia artística de toda a Itália, sendo sede de uma escola pictórica. Por isso tudo conhecer Verona é sempre um prazer para os olhos.




A cidade foi declarada patrimônio da humanidade pela UNESCO por causa da sua estrutura urbana e arquitetura. Seu símbolo é o Leão alado de Verona.



Verona é um maravilhoso exemplo de cidade que se desenvolveu progressivamente e sem interrupções durante dois mil anos, integrando elementos artísticos de altissíma qualidade dos diversos períodos que se seguiram.




Um programa muito legal é caminhar por suas ruas sem destino certo admirando toda a beleza dos prédios e esculturas que se espalham pela cidade e depois tomar uma bebida no final da tarde na Praça Erbe, que fica ao lado da Casa de Romeu e Julieta, onde existem vários bares que ficam lotados.




Essa é a acada da casa de Romeu e Julieta onde supostamente Julieta aparecia para ver Romeu. Nós tomamos um drink local feito de vermute com uma cor laranja incrível. Muito bom!



Mais tarde assistimos a öpera Aida de Verdi na magnifica Arena Romana de Verona.


Concluída no ao 30 D.C. é o terceiro maior anfiteatro construído pelos romanos e o mais bem preservado até hoje. Aliás sua preservação é uma das coisas que mais impressiona. Nesta arena havia espaço para toda a população da cidade à época e também para visitantes da região, que vinham assistir os combates de gladiadores e animais selvagens.