domingo, 15 de agosto de 2010

ITÁLIA - VINÍCOLA BARONE PIZZINI


Continuando nossa viagem pela Itália, que começou aqui nesse blog, de Milão fomos para Bardolino, às margens do Lago Di Garda.



No caminho você também conhece o Lago D'Iseo, muito bonito. Fomos conhecer a Vinícola Barone Pizzini.


Nessa vinícola fomos fazer uma degustação com almoço. Ela fica na região de Francciacorta, famosa pelo espumante. (www.baronepizzini.it/).


A vinícola é linda, bem antiga, sendo que a área de vinificação fica em um prédio bem moderno e faz um espumante muito bom.


Conforme eu disse, nossa visita incluia a degustação dos vinhos e um almoço. Depois da degustação foi servido o almoço que teve como primeiro prato uma Bresaola ( é um tipo de presunto de carne bovina seca, muito magra, curada no sal por 10 dias e curtida por quatro semanas).



Essa bresaola pode ser temperada com azeite, limão e pimenta do reino e servida com fatias finas de queijo parmesão, rúcula, champignons crus ou com salada de alcachofras.



Uma delícia. Tudo acompanhado com os vinhos locais.



Nosso segundo prato foi um risoto de espumante - bom demais - e o prato principal foi uma carne, peito de boi, que é cozinhada durante todo o dia e é servida com polenta e creme de espinafre. Maravilhoso.



Quando saimos da vinícola fomos para Garda. Nosso hotel, Relais Saint Emiliano, era muito bonito e fica a beira do Lago





sábado, 14 de agosto de 2010

ROCAMBOLE DE LARANJA


Domingo passado foi dia dos pais, todos sabem - bom, no almoço tivemos Bacalhau a portuguesa e para acompanhar não podia faltar um doce português. Acredito que uma boa parte das pessoas deve saber que a grande maioria dos doces portugueses é feito a base de ovos. Eu, pessoalmente, adoro. Os meus preferidos são Barriga de freira e Toucinho do Céu mas, para variar um pouquinho, nesse domingo - complementando um almoço tipicamente português - resolvi fazer um outro doce que também gosto muito, o Rocambole de Laranja. A única parte chata dessa receita é virar a massa para enrolar em formato de rocambole, alias, acho que essa é sempre a preocupação de toda receita de Rocambole - será que na hora de vira ele vai quebrar ou não ?!
Essa receita é bem fácil e gostosa mas tem esse porém, levando-se em conta, ainda, que a massa desse doce, por não levar farinha, é bem mole e mais difícil ainda na hora desse movimento.
Para acompanhar esse doce tomamos um Moscatel de Setúbal - combinação mais que perfeita - para quem não conhece o Moscatel de Setúbal é uma DOC portuguesa conhecida pelos vinhos generosos produzidos de castas moscatel de origem demarcada, com centro em Azeitão. Esta região usufrui de um clima misto, sub-tropical e mediterrânico, influenciado pela proximidade do mar e dos rios Tejo e Sado, foi demarcada em 1907/1908. O Moscatel de Setúbal é um vinho licoroso, com uma graduação entre 17o. e 20o. A cor varia do topázio claro ao topázio queimado e quando velho ganha um inconfundível perfume. Existem dois tipos de Moscatel de Setúbal, o branco e o roxo, mais raro e mais caro. As designações tradicionais "Moscatel de Setúbal" e "Roxo" estão reservadas para os vinhos DOC Setúbal elaborados com, pelo menos, 67% de mosto proveniente destas castas. A certificação da DOC Setúbal é feita pela Comissão Vitivinícola Regional da Peninsúla de Setúbal. ( www.moscateldesetubal.com). Mas o que interessa mesmo é que esse vinho cai com perfeição acompanhado desse doce português.

Rocambole de Laranja
Ingredientes

10 ovos

½ kg de açucar

1 colher de sopa rasa de casca de laranja

¼ de xícara de chá de suco de laranja

3 colheres de sopa de açucar de baunilha

Manteiga para untar

Passe os ovos na peneira, junte o açucar, as raspas de laranja e o suco de laranja. Misture bem. Unte uma forma de 30x25 com manteiga e forre com papel de alumínio ou papel manteiga. Unte novamente. Coloque a mistura na assadeira e leve ao forno pré-aquecido para assar. Deixe ficar na consistência de um pudim. Polvilhe açucar de baunilha sobre um guardanapo grande de fazenda e vire o pudim de laranja ainda quente. Envolva imediatamente com o pano e deixe o rocambole esfriar enrolado.





sexta-feira, 13 de agosto de 2010

PAPPARDELLE DE AÇAFRÃO COM RAGU DE COELHO


Já colocamos aqui nesse blog a explicação sobre o Pappardelle, essa massa tão gostosa de cortes largos. Essa receita tem uma variação na massa, a adição do açafrão e um molho maravilhoso a base de coelho. Delícia!

PAPPARDELLE DE AÇAFRÃO COM RAGU DE COELHO

Massa:
200 gr de farinha de trigo
2 ovos
300 gr de açafrão moído
Azeite

Preparo
Em uma vasilha, coloque a farinha de trigo e misture com o açafrão. Acrescente os ovos e o azeite, trabalhe a massa até ficar homogênea e elástica. Abra a massa bem fina e corte em tiras de cerca de dois dedos de largura. Cozinhe em bastante água até ficar ao dente.

Para o molho:
1 kg ½ de coelho
500 ml de vinho branco
1 vidro de Passata de pomodoro
1 cebola
1 cenoura
2 talos e aipo
6 dentes de alho
1 maço de manjericão
1 maço de alecrim
1 folha de louro
Pimenta do reino
Pimenta calabresa
1 colher de sopa de açúcar
Sal

Preparo
Corte o coelho em pedaços e tempere com o vinho, a pimenta do reino, o louro, o alecrim, dois dentes de alho amassados e uma pitada de sal. Deixe descansar por 24 h. Em uma panela grande coloque azeite e doure os pedaços de coelho, reserve. Nesta mesma panela coloque a cebola, a cenoura, o aipo e o restante do alho bem picados e refogue. Retorne com o coelho e acrescente o vinho do tempero, o louro e um pouco do alecrim. Deixe cozinhar por uns 20 min. Adicione a passata de pomodoro, o açúcar e deixe cozinhar até o coelho ficar bem macio. Retire o coelho e desfie em pedaços grossos. Acrescente ao molho as folhas de manjericão, uma pitada de pimenta calabresa e uma pitada de pimenta do reino. Corrija o sal. Em um prato fundo coloque o molho e o pappardelle por cima.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

TORTA DE CHOCOLATE COM DOCE DE LEITE



Quem não gosta de uma torta de chocolate? Essa é bem fácil de fazer pois não precisa ir no forno, é uma delícia. Receita da minha mãe - não sei de onde ela pegou mas faz sucesso toda vez que aparece. Na foto ai em cima, adicionamos uns moranguinhos com calda - já que está na época dessa fruta - e não tem combinação melhor para o morango que o chocolate.

Ingredientes
Para a massa
1 pacote de biscoito maisena
200 gr de manteiga sem sal em temperatura ambiente
8 colheres de sopa de chocolate em pó (do frade)
Recheio
1 xícara de doce de leite
2 latas de creme de leite
8 colheres de sopa de chocolate em pó (do frade)
nozes a gosto

Modo de Preparo
No liquidificador bata todos os biscoitos até ficar uma farinha. Em uma vasilha coloque a farinha de biscoito, a manteiga e o chocolate. Com o auxílio das mãos misture tudo até obter uma massa. Pegue uma forma de fundo removível, aro 30, e forre com essa massa. Em uma vasilha coloque o doce de leite, as latas de creme de leite e o chocolate. Misture bem. Se for preciso utilize um mix ou a batedeira - Isso vai depender da consistência do doce de leite que você está usando. Coloque parte do recheio dentro da forma forrada, adicione algumas nozes picadas e cubra com o restante do recheio. Leve a geladeira por, pelo menos, 1 hora.
OBS.: Utilize o creme de leite de lata pois a quantidade é um pouco maior que o de caixinha e a consistência também é diferente. O doce de leite pode ser qualquer um comprado pronto. Se desejar pode adicionar, além das nozes, passas molhadas no rum.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

ITÁLIA - MILÃO



Continuando nossas viagens para conhecer vinícolas e degustar vinhos, fomos para a Itália. Fomos conhecer o norte da Itália, viajamos pela região da Lombardia, Veneto, Emilia- Romana e Toscana.



Nossa viagem começa em Milão onde ficamos hospedados no Windsor (três estrelas), com um bom quarto e café da manhã.



A tarde fomos passear pela cidade. Visitamos o Castelo Sforza, que foi construído no século IV.



É muito bonito com uma praça em frente muito bem tratada e toda florida.


O Castelo é um dos pontos turísticos da cidade.




Depois visitamos a Basílica de São Ambrogio, feita no século IV.



É linda! Com estatuas de mármore e uma porta de entrada toda em arcos com lindos trabalhos em mármore.


De lá fomos para a galeria Vittorio Emanuelle, lindíssima em forma de um cruz toda coberta com piso de mármore e famosas lojas (Mercedes, Vouitton, Armani, etc...).



Sentamos em um dos bares para tomar um chopinho (um copo de 1/2 litro, 13 euros!) -



É programa de turista mas vale a pena.



Ao lado fica a Catedral de Milão, toda em mármore.



O piso é todo trabalhado em mármores de várias cores formando desenhos incríveis.



Os vitrais são enormes e maravilhosos.



Quando saímos da catedral já era noite e fomos jantar no Maio Restaurant que fica no alto de um prédio ao lado da Catedral (em uma loja de departamentos).



O restaurante fica no último andar e tem paredes de vidro dando vista para a Catedral. De lá é possível ver a Madona no topo da Catedral - toda em ouro.



Para chegar ao restaurante passa-se por Deli com tudo que se pode imaginar de coisas boas para comer.


Comemos no jantar Costelleta di Vitello allá milanese (típica da região), que estava muito gostosa. Os vinhos também foram muito bons. Na volta, passamos pelo Teatro alla Scala, fundado em 1776.


terça-feira, 10 de agosto de 2010

TORTILLA DE BATATAS E CEBOLA


TORTILLA DE BATATAS E CEBOLA

Ingredientes
1/2 xícara de azeite
1 kg de batatas
3 cebolas médias
Sal e pimenta do reino
5 a 6 ovos

Modo de Preparo
Descasque as batatas e corte em palitos. Corte as cebolas em rodela bem finas. Refogue (dourar levemente), no azeite, a cebola e reserve. Frite as batatas e misture com a cebola refogada. Coloque as claras em uma tigela com um pouco de sal e bata em ponto de neve. Acrescente as gemas e misture. Leve novamente a frigideira ao fogo com um pouco de azeite, coloque os ovos em neve, deixe alguns minutos e coloque a batata frita com a cebola, tempere com pimenta. Vire a tortilla para dourar dos dois lados. Sirva.

domingo, 8 de agosto de 2010

CAMARÕES GRELHADOS COM COUSCOUS, COCO E CASTANHA DO CAJÚ


Couscous Marroquino! Quem prova dificilmente não gosta e quem nunca provou, com certeza vai amar. Couscous é uma delícia, combina com carne, com peixe, com frango e até mesmo sozinho é um prato maravilhoso.
O couscous é um prato originário do Maghreb, região do norte da África. Seja no centro de um prato de vegetais, acompanhando proteínas ou com vegetais (taboulet) o couscous consiste em um preparado de sêmola de cereais, principalmente o trigo, mas também pode ser à base de farinha ou polvilho, de milho ou mandioca como o cuzcuz comum no cardápio nordestino. Salgada e levemente umedecida, a massa é posta a marinar para incorporar o tempero. Daí, tem a sua cocção pela infusão no vapor. Pode ser incrementado com outros ingredientes, como é o costume do sudeste do Brasil, ou apenas ir acompanhado de leite, ovos, manteiga ou carne-de-charque, como é a preferência no nordeste. Além do Brasil, o cuscuz também é consumido em outros países da América Latina. A grafia francesa couscous, é frequentemente usada para todas as variações deste prato em livros de culinária europeus. Em Cabo Verde, por exemplo, o cuscuz é um bolo tradicional, feito com farinha de milho, e cozido a vapor num recipiente de barro especial (binde), análogo a uma cuscuzeira brasileira. Leva pouco açúcar e é normalmente comido quente, às fatias, com manteiga.
Nosso prato ai em cima é com o couscous marroquino, aquele feito de sêmola, que é levinho e gostoso.

CAMARÕES GRELHADOS COM COUSCOUS, COCO E CASTANHA DO CAJÚ

Ingredientes
1 kg de camarões VG
250 gr de couscous marroquino
200 gr de castanha do cajú
200 gr de coco ralado grosso
250 ml de leite de coco
1 cebola
3 dentes de alho
1 limão
Sal e pimenta do reino
Azeite extra virgem

Preparo
Limpe os camarões deixando o rabo. Tempere com limão, pimenta, 2 dentes de alho picados e deixe descansar por uns 20 minutos. Em uma panela coloque um pouco de azeite e leve ao fogo, quando estiver quente, coloque o alho e a cebola bem picados. Refogue. Deixe a cebola muchar e coloque o coco ralado. Refogue por alguns minutos. Acrescente depois o leite de coco e quando estiver fervendo vá misturando aos poucos o couscous, mexendo sempre para soltar e não ficar grudento. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto e deixe abafado por alguns minutos para que o couscous absorva todo o líquido. Enquanto isso, em uma frigideira grande, coloque um fio de azeite e deixe aquecer. Tempere os camarões com sal e coloque na frigideira. Deixe fritar por 2 minutos de cada lado. reserve.
Em um prato grande coloque um aro no centro do prato e preencha com o couscous, pressionando um pouco. Retire o aro, coloque os camarões em volta e as castanhas por cima do couscous. Decore com lascas de coco frito, fios de couve e azeite.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

TAGLIATELLE TUTTI FUNGHI


TAGLIATELLE TUTTI FUNGHI

Ingredientes
Massa
200 gr de farinha de trigo
2 ovos
50 gr de funghi secchi
azeite
Molho
1 cebola
2 dentes de alho
1 bandeja de cogumelos paris
1 bandeja de cogumelos shitake
1 bandeja de cogumelos champignon
5 ramos de tomilho
1 cálice de conhaque
500 ml de creme de leite fresco
300 ml de caldo de frango
Pimenta do reino
sal
Azeite
50 gr de manteiga

Preparo
Bata no liquidificador a cebola e o alho com um pouco de azeite. Coloque em uma panela pré-aquecida e jogue a manteiga. Lave todos os cogumelos. Fatie os shitakes e os champingnons em tiras finas. Refogue junto com a cebola e o alho. Quando começar a dourar, coloque o conhaque e flambe. Depois adicione as folhas de tomilho. Enquanto isso, bata no liquidificador o creme de leite e os cogumelos paris. Jogue esta pasta na panela e deixe refogar por alguns minutos. Pegue o caldo de frango e bata no liquidificador para retirar o excesso de pasta que fica aderida ao copo. De uma batida apenas para limpar o copo. Coloque tudo na panela. Tempere com pimenta e corrija o sal. A quantidade de caldo pode variar conforme a consistência desejada para o molho.
Para a massa, coloque o funghi secchi em uma bandeja e leve ao forno baixo por cinco minutos até ficar quebradiço e bem seco. Retire do forno e bata no liquidificador até ficar uma farinha. Passe por uma peneira fina para retirar qualquer grão maior. Em uma vasilha coloque a farinha de funghi e a farinha de trigo. Misture bem. Acrescente os ovos e um fio de azeite. Misture até formar uma massa homogênea e elástica. Abra a massa com a máquina de macarrão e corte para tagliatelle. Cozinhe em água quente até ficar ao dente. Escorra e misture ao molho. refogue por alguns minutos para a massa absorver o molho e sirva acompanhado de queijo parmesão ralado.


MENDOZA - VINÍCOLAS O.FOURNIER E CASA ANTUCURA




Esse é o nosso último post sobre Mendoza (UFA!!!). Hoje conhecemos duas vinícolas. A primeira foi a vinícola O. Fournier (www.ofournier.com) localizada em La Consulta, no Valle de Uco, fundada em 2000 tem um prédio super moderno, a vinícola é quase toda subterrânea, com obras de arte muito bonita. O interessante desta vinícola são os vinhos com uva Tempranillo.



Nós degustamos os vinhos ALFA Cruz e B Cruz que são muito bons. Outra coisa interessante é que na adega existe uma entrada de luz que forma uma cruz enorme no chão e sobre as barricas, além de quadros lindos nas paredes. Na parte de cima existe um jardim de alecrim com um lago e um lindo restaurante todo envidraçado dando para os Andes.




Depois fomos para a Vinícola Antucura. Onde fomos para Casa Antucura (www.casaantucura.com) uma linda pousada com obras de arte no jardins e vista para os Andes. Parece um Oasis no meio do deserto.


A casa possui dois andares sendo que na sala o pé direito vai até o telhado deixando ver o segundo andar e o teto com afrescos pintado por artistas argentinos.



O corredor em volta dos quartos é uma biblioteca e cada quarto é decorado com um tema sendo decorado com obras de arte e móveis antigos.



O atendimento é todo personalizado. Almoçamos lá a comida é muito boa, mas não foi tão bom como todos os outros que tivemos em Mendoza.


MAÇA RECHEADA COM BRIE E ACETO BALSÂMICO





Essa é uma entrada muito gostosa, simples de ser feita e de grande efeito. O molho é feito com uma redução de aceto balsâmico. O aceto balsâmico de Modena é considerado o mais nobre dos vinagres. Ele é obtido através da fermentação de uvas típicas cultivadas na região de Modena, na Itália, é feito principalmente das uvas Trebbiano e Lambrusco. Os vinagres comuns, quando de uvas, são obtidos a partir de vinhos azedos. O aceto balsâmico di Modena é obtido a partir do mosto das uvas prensadas e depois cozido, filtrado e envelhecido. Por não ter fermentação nos estágios iniciais, seus teores de açúcar se mantém intactos. Ele pode ser utilizado puro ou combinado com outros ingredientes para formar molhos e temperos. Durante o cozimento o volume pode ser reduzido em 30 a 70%, dependendo do teor de açúcar. No processo de envelhecimento o aceto descansa em barricas de vários tipos de madeira (carvalho, cerejeira, castanheira entre outras) sendo transferido de madeira para outrs seguidamente conferindo harmonia de acidez, aroma e sabor.

(Aceto Balsâmico 30 anos - Produtor Medici - Itália - Região da Emília Romana em Parma)

O tempo de envelhecimento torna o Aceto Balsâmico mais viscoso, menos ácido e com aroma mais doce. Os menos envelhecidos (2 a 5 anos) são ótimas combinações com saladas, lascas de queijo tipo parmesão, risotos. Os mais envelhecidos (mais de 25 anos) podem acompanhar até sorvetes e morangos.



No preparo de pratos quentes (risotos e assados) deve ser sempre o último ingredientes a ser colocado, pouco antes de tirar a receita do fogo garantindo a transmissão de seu sabor sem perder o aroma extraordinário e complexo. Nas saladas procure usar a sequência: sal, aceto balsâmico e azeite extra virgem.


MAÇA RECEHADA COM BRIE E ACETO BALSÂMICO

Ingredientes
6 maças fuji
1 garrafa de vinho branco
500 gr de açúcar
1 brie
aceto balsâmico
1 limão
Pimenta do reino, canela em pau, cravo, anis estrelado, cardamomo, casca de limão, sementes de coentro e pimenta da jamaica

Modo de Preparo
Descasque as maçãs e corte a parte de cima como se fosse um potinho. (reserve a parte de cima). Com o auxílio de um boleador, ou uma colher, retire o miolo da maçã de maneira a formar um copo. Deixe na água com limão para não escurecer. Em uma panela em fogo baixo, coloque o vinho, o açúcar, a casca de limão e as especiarias e deixe formar uma calda. coloque as maçãs nessa calda para cozinhar por cerca de 20 minutos. Não pode ficar mole. Retire do fogo e escorra a calda. Preencha o miolo com o brie. Tampe com a parte de cima, coloque em um pirex, regue com um pouco de calda e leve ao forno por alguns minutos para esquentar e derreter o brie.
Em uma frigideira coloque o Aceto balsâmico e reduza até 1/3 da proporção. Corrija a acidez com açúcar. Coloque esse molho no fundo do prato e a maçã por cima. Sirva acompanhada de um pãozinho.


terça-feira, 3 de agosto de 2010

GAZPACHO BRANCO



Essa receita eu peguei no site do programa Top Chef Master, que passa na Sony. Acho o programa ótimo, tem excelentes idéias para a gente tentar reproduzir em casa. Também gosto de ver a criatividade dos chefs quando pegos de surpresa nos desafios do programa. O site eu não gostei, achei bem confuso o processo de pesquisa de receitas. Essa foi uma das poucas que consegui achar com facilidade. Nas várias temporadas do programa tem sempre um chef que faz um gazpacho. Eu não sou muito fã dessas entradas que são liquidas e salgadas mas frias. Eu prefiro líquida, salgada e quente mas resolvi experimentar depois de ver tantos elogios na TV. Não tinha todos os ingredientes em casa então fiz uma substituição que foi o iogurte, que no meu caso usei creme de leite. Como nunca comi o original, não sei dizer a diferença no paladar mas achei o resultado interessante. Acho que com o iogurte a receita deve ficar mais leve para uma entrada. Vale tentar.

Gazpacho Branco

Ingredientes
1 pepino
2 copos de uvas verdes
3/4 xícaras de amêndoas moídas
2 colheres de sopa de vinagre de cereja
4 colheres de sopa de água
4 colheres de sopa de iogurte
1 dente de alho
1/2 xícara de azeite
sal a gosto

Retire a casca e as sementes do pepino. Retire as cascas e sementes das uvas. Em um liquidificador coloque todos os ingredientes e bata. Se desejar pode adicionar algumas pedras de gelo no lugar a água. Sirva gelado.