segunda-feira, 20 de setembro de 2010

LINGUINE COM MOLHO DE CAMARÃO, BRIE E ALHO PORÓ


Ando numa fase alho poró. Quase tudo que eu faço tenho colocado esse vegetal que é tão saboroso e faz toda a diferença (pra mim) em qualquer prato. É na sopa, no molho, na carne, etc... não tem para ninguém, ele tem reinado absoluto na minha cozinha. O que tenho notado é que o alho poró subiu muito de preço, ha algum tempo atrás eu costumava pagar, no máximo, uns R$ 1,20 por cada unidade, aqui no Rio, atualmente já cheguei a ver a quase R$ 3,00 a unidade. Por mais gostoso que seja eu acho um roubo cobrar isso tudo! Outro dia fui no mercado e tinha cada um lindo, grandes e grossos, comprei logo 3 e deixei na geladeira. Como disse, tenho usado em tudo! Esse molho, da foto ai de cima, na verdade não leva alho poró na receita mas dei uma improvisada que, falando sério, não poderia ter sido melhor. A massinha de linguine foi feita em casa com o menor corte da minha máquina de macarrão - que a receita nós já demos aqui nesse blog várias vezes. O molho é simples mas fica maravilhoso. Uma massa com molho de camarão tem seu valor!

Ingredientes
200 gr de linguine feito em casa (Veja a receita aqui)
300 gr de camarão
1 alho poro
2 dentes de alho
1 copo de vinho branco
1/2 copo de conhaque
1 copo de caldo de vegumes
250 gr de queijo brie
2 colher de sopa de manteiga
sal e pimenta do reino branca a gosto
300 ml de creme de leite fresco

Preparo
Faça a massa de linguine e reserve. Limpe e tempere os camarões com um pouco de limão. Em uma panela em fogo baixo, derreta a manteiga. Jogue o queijo brie cortado em pedaços e mexa até que o queijo esteja todo derretido. Adicione o vinho branco e deixe reduzir um pouco. Adicione o caldo de legumes e pimenta do reino a gosto, e deixe reduzir um pouco. Por último adicione o creme de leite e deixe em fogo baixo. Em uma frigideira adicione um colher de manteiga e um pouco de azeite. Coloque os dentes de alho amassados e deixe dourar sem queimar. Adicione o alho poro cortado em rodelas bem finas e deixe refogar até que esteja macio. Adicione o camarão e deixe pegar cor, aproximadamente 2 minutos. Flambe com o conhaque e desligue o fogo. Coloque uma panela para ferver água e sal. Quando a água levantar fervura, coloque o macarrão e deixe por 3 minutos. Escorra. Coloque os camarões dentro do molho, acerte o sal e sirva sobre o linguine.


TORTA DE MORANGOS





Sabe aquelas tortinhas de morangos com gelatina que ficam em todas as vitrines de padarias e confeitarias? Aquele docinho tradicionalíssimo ? que a gente vê na padaria e fica com aquela tentação de comprar e comer? que colore o visual de qualquer bancada de doces? Pois eu adoro essas tortinhas e minha avó costumava faze-las para mim quando eu era mais nova. Fazia de morango e de maça mas eu gosto mesmo é a de morangos. Foi com ela que eu aprendi a fazer esse doce que enche os olhos. Aqui em casa essa torta não dura muito. Essa aqui eu fiz algumas adaptações, substitui a receita da massa tradicional pela massa do biscoito de fécula de batata que postei aqui há alguns dias atrás. Fiz essa experiência uma vez e nunca mais voltei a fazer a receita com a massa tradicional. A massa com a receita do biscoito fica muito mais gostosa e pode ficar na geladeira por alguns dias que continua crocante e consistente. Delícia! As vezes eu faço a receita em forminhas pequenas, como geralmente é encontrada nas padarias e confeitarias, mas dessa vez resolvi mesmo foi fazer uma torta grande, que durou pouco, mas foi muito mais prática e mais gostosa. A vantagem da forma grande é que voce acaba comendo muito mais recheio que as versões pequenas. E o recheio é de creme de confeiteiro que eu também adoro. Para quem não gosta de morangos, ou maças, essa receita pode ser coberta com qualquer tipo de fruta ou até mesmo uma versão com várias frutas. O que você tem que ver é que a gelatina que cobre a torta tem que combinar em sabor com a(s) fruta(s) utilizada(s). Eu so faço mesmo essa de morango que é a minha predileta e não há substituitos para ela no meu paladar.

Ingredientes
1 receita de massa de biscoito de fécula de batata (veja aqui)
1 caixa de morangos frescos limpos e lavados
1 caixa de gelatina sabor morango
Para o creme de confeiteiro
6 gemas
6 colheres de sopa de açucar
3 colheres de sopa rasas de amido de milho
2 xícaras de leite
baunilha
50gr de manteiga


Preparo
Prepare a gelatina conforme recomenda a embalagem e coloque na geladeira pois ela precisa estar com um pouco de consistência na hora de ser colocada sobre os morangos, se estiver aguada penetrará na massa e não ficará sobre a torta. Prepare a massa de fécula de batata conforme a receita e forre uma forma de torta, de fundo removível, de 30 cm de diâmetro. Coloque para assar a massa no forno pré-aquecido até que esteja firme e um pouco dourada. reserve. Enquanto a massa assa vá fazendo o creme de confeiteiro. Passe as gemas por uma peneira de plástico e bata com o açucar até obter uma mistura esbranquiçada, adicione o amido de milho e misture bem. Adicione gostas de essência de baunilha. Acrescente aos poucos o leite e misture bem. Leve ao fogo brando e cozinhe mexendo continuamente até engrossar, aproximadamente por 15 minutos. Retire do fogo e acrescente a manteiga misturando vigorosamente para emulsionar e dar brilho. Deixe esfriar um pouco. Quando a massa estiver assada, deixe esfriar um pouco. Coloque o creme de confeiteiro sobre a massa e espalhe de forma uniforme. Corte os morangos ao meio e cubra toda a superfície da torta. Não deixe nenhum pedaço de creme aparecendo. Quando a gelatina estiver tomando consistência, de forma que ela não esteja mais aguada e seja possível manipula-la com uma colher, cubra todos os morangos. Leve a geladeira para que a gelatina tome a consistência correta. Sirva.


quinta-feira, 16 de setembro de 2010

BISCOITO DE FÉCULA DE BATATA



Sabe aquelas expressões - sem parar, Bis, etc... que são usadas em vários produtos já existentes no mercado?! Então, esse biscoito é assim, você come o primeiro e não tem vontade de parar. O problema, para quem está sempre fazendo dieta, é que ele é super, hiper, calórico! Como quase todo amanteigado doce. Mas quando eu o conheci pela primeira vez, não tinha, ainda, essas preocupações. Esse biscoitinho me traz ótimas recordações da época em que tinha meus 18, 19 anos. Nessa época eu viajava muito, nas férias, para o interior do estado do Rio, mais especificamente para a cidade de Itaperuna, onde a família de uma grande amiga minha morava. Os pais dela moravam na cidade e possuiam fazendas de criação de gado na região. Íamos passar as férias por lá e era maravilhoso. Na casa dela quando chegavamos a noite, depois de um dia inteiro de diversão pelas cidades por perto ou pelas fazendas, a Zeni, que trabalhava na casa da mãe dela, sempre, sempre, tinha um pote enorme desses biscoitinhos para a gente comer a noite. Nooooossa! Era quase um pote por dia. Me lembro que íamos para o quarto ficar conversando e comendo biscoito até tarde da noite, ou melhor, até quase de manhã. Até hoje no meu livro de receita esta escrito "biscoito da Zeni". A receita é antiga, fácil e, como disse, uma delícia.
De uns tempos para cá passei a usá-la, também, como massa de algumas tortas. Fica muito bom pois mantém uma crocancia maior que as massas tradicionais.

Biscoito da Zeni

Ingredientes
2 xícaras de fécula de batata
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açucar
300 gr de claybom na temperatura ambiente

Preparo
Em uma vasilha misture todos os ingredientes. Quando a massa estiver homogênea, enrole e corte no formato desejado dos biscoitos. Coloque em uma assadeira untada e leve ao forno, em temepratura média, até que fiquem assados no fundo.
O tempo de forno varia de fogão para fogão. Eu prefiro os meus biscoitos mais clarinhos. Essa massa não doura com facilidade então verifique sempre o fundo do biscoito que doura mais rápido que a parte de cima.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

ITÁLIA - VINÍCOLA VILLA SANDI


Depois de uns dias sem falar sobre nossas viagens, hoje estou postando a visita a Vinícola Villa Sandi, ainda na Itália, uma das vinícolas mais bonitas e interessantes que conhecemos. Quando estavamos a caminho de Veneza passamos por ela para uma degustação de seus vinhos.



A propriedade é enorme e é composta por várias construções, uma área para recepção, outra com salões para receber visitantes e uma maravilhosa casa, que é conhecida como a Villa Sandi, que fica no centro da propriedade e é uma villa palaciana do século XVII que foi reformada e hoje abriga a sede da vinícola.



A estrutura da casa é de colunas neoclássicas e no seu interior é toda decorada com mobiliário antigo, tapetes exuberantes, lustres elegantes e peças clássicas de escultura italiana e da arte.


(construção que abriga a recepção da vinícola e vende produtos do local)

Toda a construção é rodeada por uma paisagem verdejante linda.



Abaixo desta opulenta villa, correm vários quilômetros de túneis subterrâneos que durante a I Guerra Mundial foram utilizados pelo exército Italiano como esconderijo e ligação com a cidade vizinha.


Atualmente esses túneis são o local de descanso de um milhão de garrafas de vinho. É incrível, você tem que conhecer!



Fizemos uma degustação bem interessante nesta vinícola de um vinho tinto, o Córpore. Este vinho é o topo de gama da vinícola, é um corte de 50% de Merlot e 50 % de carbenet Franc, de cor rubi intensa, complexo, com aromas de especiarias e geléia de framboesa e amora. Taninos redondos e finos. Produzido na região dos Treviso-veneto.



Também degustamos dois espumantes; o Prosecco Il Fresco, que é um espumante BRUT, com notas florais da região de Trevigiana I.G.T. e o Prosecco de Valdobbiadene DOC extra dry, classificado como um dos melhores do mundo. Possui uma cor cristalina, com um perlágio muito persistente. Espuma fina e duradoura com sabor elegante. Aromas de maça verde, pêssego e frutas exóticas.



Após a degustação fomos almoçar no restaurante da vinícola que fica nas colinas circundantes. Trevisan Villa Sandi é o lar de ambos os Estate Villa Sandi em Prosecco di Valdobbiadene, onde 10 hectares de vinha é cultivada.


No almoço foi servido uma entrada de frios feitos no local acompanhada de legumes no vinagre. Depois uma massa com cogumelos e por último uma polenta com berinjelas - delicioso.



De sobremesa foi servida uma sopa de frutas com sorvete. Todos os pratos foram acompanhados com os vinhos da vinícola e no final foi servido uma Grappa.
Villa Sandi - anote esse nome pois vale uma visita!


segunda-feira, 13 de setembro de 2010

ESPETINHO DE PEIXE E LEGUMES COM FAROFA DE ALCAPARRAS


Outra receita saudável e fácil para aqueles que gostam de comer bem. Nada mais fácil que enfiar alguns pedaços de peixe e legumes em um espetinho de churrasco, temperar e fritar/assar?! E olha que fica lindo e uma delícia. Essa receita, ou ídeia, pode ser feita tanto com o peixe quanto com carne ou frango. Aqui em casa eu faço muito o de carne, filé mingnon e frango. Minhas filhas adoram e você pode aproveitar pedaços de carne, linguiça, bacon... é sucesso na mesa garantido. A diferença é que o espetinho de frango ou o de carne, normalmente são feitos na frigideira, fritos, e esse de peixe é na assadeira, assado. Mais saudável e com menos sugeira! Use sua imaginação e coloque no espeto os legumes que tiver ou quiser. Quando faço de carne ou frango costumo usar sempre um pedaço de bacon que dá uma sabor maravilhoso no restante da carne. Bom proveito!

Espetinho de peixe e legumes com farofa de alcaparras
Ingredientes:
Para o espetinho:
1 kg de cubos de congro rosa
02 limões
Pimenta do reino
Sal
02 dentes de alho picados
500 ml de vinho branco
Azeite
02 folhas de louro
02 berinjelas cortadas em cubos grandes
02 tomates cortados em cubos
02 cebolas cortadas em cubos
02 pimentões cortados em cubos
Espetinhos de madeira para churrasco

Preparo
Tempere o peixe com o suco dos limões, sal, alho e a pimenta. Corte os legumes em cubos não muito grandes. Intercale no espetinho um cubo de peixe, um de cebola, pimentão, tomate e berinjela. Repita a operação até completar todo o espetinho. Em uma assadeira coloque um pouco de azeite no fundo e coloque os espetinhos, o louro, o vinho, um pouco mais de sal e pimenta do reino. Cubra a assadeira com papel de alumínio e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 30 min.
Para a farofa:
Farinha de mandioca
100g de manteiga
100g de alcaparras
Duas colheres de colorau
Azeite
Sal

Preparo
Em uma frigideira coloque um pouco de azeite e a manteiga. Quando estiver derretida coloque as alcaparras de deixe fritar um pouco. Coloque o colorau, misture bem a vá acrescentando a farinha de mandioca, mexendo sempre para não grudar no fundo. Misture bem os ingredientes. Sirva acompanhada do espetinho de peixe.


quarta-feira, 8 de setembro de 2010

MEDALHÃO COM MOLHO DE GORGONZOLA E BATATA ROSTI





Sabe esses dias, geralmente nos finais de semana e feriados, que você chega em casa depois de passear ou ir a praia e não sabe o que vai fazer para almoçar? ou está totalmente sem vontade, ou criatividade, para pensar em qualquer coisa? ou mesmo naqueles dias que você não está nem tão afim assim de cozinhar?! Bom esse prato saiu em um desses dias, na verdade foi nesse feriadão de 7 de setembro. Sábado fez um dia lindo, ótimo para passear pelo Rio de Janeiro - a praia estava lotada, o Alto da Boa Vista com uma temperatura maravilhosa, fresquinha parecendo que você estava em qualquer outro local menos no Rio de Janeiro. Para quem não conhece eu aconselho fazer o trajeto da estrada que fica bem no meio do Alto, aquela que pega para a Vista Chinesa, seguir por ela e descer pelo Jardim Botânico. É lindo. O clima sempre é muito agradavel, bem diferente do calor escaldante que normalmente faz na cidade, na verdade olhando as casas que existem no local, a vegetação e sentindo o ventinho frio que vem da floresta, você simplesmente se transporta para qualquer outro lugar de serra fora do Rio. É uma opção de passeio muito legal para quem não tá muito afim de encarrar os engarrafamentos da praia e a procura por uma vaga para poder tomar um banho de mar. Outra opção bem legal, se você tiver tempo, é neste mesmo passeio dar uma caminhada pelas paineiras. O trajeto é de 4,8 km só ida, normalmente eu saio do Alto e caminho até a entrada do Corcovado - depois, é lógico, tem que voltar tudo! eu prefiro começar pela entrada do Alto porque é bem mais fácil de parar o carro, tem menos tumulto e nenhum flanelinha para ficar pedindo dinheiro - sabe que no Corcovado eles dominam! No verão as duchas das cachoeiras do Alto ficam uma delícia. Convite certo para banho, é programa para substituir a praia de vez em quando - muito bom, bem diferente, saudavel e depois tem aquela vista linda de deixar qualquer mortal de boca aberta vendo o Rio de Janeiro inteiro lá de cima - a lagoa, o Jardim Botânico, Copacabana, Ipanema, Leblom, a Gávea .... nossa é indescritivel. Quem não conhece tem que visitar! Bom, voltando a nossa receita, depois desse passeio todo cheguei em casa e não sabia o que fazer mas é que surgiu uma peça de filé mingnon no freezer, limpinha, cortadinha, pronta para ser degustada. Cutuca daqui, cutuca de lá e aparece um pedaço de queijo gorgonzola - que fica ótimo para um molho de acompanhamento com a carne e para não dar muito trabalho e não pensar muito - sai uma batata rosti de acompanhamento. Outro dia, aqui nesse blog, eu postei uma receita de batata rosti acompanhando um filé de peixe - essa aqui é um pouquinho diferente porque leva um pouco mais de ingredientes, por isso mesmo estou colocando a nova receita.

MEDALHÃO DE FILÉ COM MOLHO GORGONZOLA E BATATA ROSTI.

4 medalhões de filé mingnon
1 maço de tomilho
sal e pimenta do reino a gosto
manteiga
azeite
Para o Molho
50 gr de queijo gorgonzola
100 ml de caldo de carne
1/2 xícara de vinho branco
1 caixa de creme de leite
manteiga
Para a batata rosti
2 batatas grandes
bacon
queijo parmesão ralado no ralo grosso
sal e pimenta do reino a gosto
noz moscada
1 cebola
1 dente de alho

Preparo
Tempere os medalhões com o tomilho e a pimenta do reino e reserve. Coloque a batata para cozinhar, com casca, por 10 minutos. Enquanto a batata está cozinhando, corte a cebola em rodelas bem finas e o bacon bem picado. Em uma frigideira coloque o bacon para dourar. Quando o bacon estiver dourado, adicione a cebola e deixe ela dourar junto com o bacon. Quando a cebola estiver bem dourada, desligue o fogo e reserve. Quando retirar a batata do fogo escalde com água fria para interromper o cozimento. Rale a batata no ralo grosso. Em uma vasilha grande coloque a batata ralada, a mistura de bacon com cebola dourada, adicione o parmesão ralado no ralo grosso e tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada. Em uma frigideira anti aderente coloque um aro para enformar a batata rosti. Pincele o fundo da frigideira com manteiga. Adicione a batata dentro do aro e com o auxílio de uma espatula ajeite a batata. Faça uma camada de, mais ou menos, dois dedos de batata. Deixe dourar bem de uma lado e depois vire para cozinhar o outro lado. Repita esta operação com o restante da batata.
Para o Molho
Em uma panela pequena derreta um pouco de manteiga. Adicione o queijo gorgonzola picado e mexa até derreter todo o queijo. Adicione o vinho e o caldo de carne. Deixe ferver. Quando estiver fervendo, adicione o creme de leite conforme desejar a consistência e a intensidade do sabor do queijo. Deixe ferver novamente e abaixe o fogo. Deixe reduzir até obter a consistência do molho desejada. Sirva.
Para o Medalhão
Em uma frigideira aqueça manteiga. Tempere dos medalhões com sal e frite-os.


SALMÃO DEFUMADO COM VINAGRETE DE BETERRABA


Essa receita é com salmão defumado e como nem sempre é fácil achar salmão defumado em supermercados, esse foi feito em casa com uma dessas panelas de cozimento no vapor. Existem várias panelas que permitem que você cozinhe os alimentos no vapor, desde as tradicionais cuzcuzeiras nordestinas até os utensilios da cozinha oriental mas se você não tiver nenhuma delas pode, ainda, improvisar esse cozimento com aquele velho escorredor de macarrão - desde que ele seja de inox ou aluminio, colocando ele sobre uma panela com água fervente ou com a fumaça conforme explicada aqui nessa receita. Bom, eu tenho uma dessas cuzcuzeiras que são fáceis de achar em lojas de panelas e são ótimas para fazer legumes no vapor, esquentar arroz e uma série de outras coisas além do próprio cuzcuz que dá o nome a panela. O salmão fresco pode ser comprado em um bom supermercado, hortifruti ou na peixaria, desde que seja com alguém de confiança que realmente vá lhe fornecer um produto de qualidade. Verifique sempre a consistência do peixe - que deve ser firme - e a cor da carne. Essa peça foi comprada no hortifruti e estava bem fresca.

Salmão defumado com vinagrete de beterraba
Ingredientes:
Para o salmão:
Um filé de salmão com pele e escamas
Limão
Pimenta do reino
Flor de sal
Ervas secas variadas (alecrim,tomilho, sálvia, hortelã, etc.)

Preparo
Pegue uma panela para cozimento a vapor. Forre um pote com papel alumínio e coloque as ervas dentro, coloque este pote no fundo da panela de cozimento ao vapor e coloque fogo. Quando estiver pegando fogo, abafe para formar fumaça. Coloque a parte de cima da panela com o filé de salmão cortado em postas de três dedos de espessura, temperados com limão e pimenta do reino. Tampe de deixe por cerca de 30 minutos na fumaça.

Para o vinagrete:
Três beterrabas pequenas
Açúcar
Um dente de alho
Azeite
½ copo de Vinagre

Preparo
Coloque as beterrabas com casca em uma panela com água para cozinhar. Adicione um pouco de açucar na água e deixe até ficar macia. Descasque e coloque no liquidificador com o vinagre, o alho e uma pitada de açúcar. Bata e vá colocando o azeite até formar uma pasta. Para servir coloque o vinagrete no fundo do prato e por cima coloque o salmão. Tempere com um pouco de flor de sal.


terça-feira, 7 de setembro de 2010

MOUSSE DE CHOCOLATE


Existem várias receitas de mousse de chocolate, essa receita é uma das mais gostosas que eu conheço. A mousse fica bem leve e aerada. Quem não gosta de mousse de chocolate. Você pode acrescentar nozes, passas ou qualquer outra coisa que goste que também fica muito bom. Eu gosto de acrescentar umas gotas de run. Pode ser acompanhada de sorvete, bolo ou frutas. Ela sozinha também é uma delícia. É prática e atende a qualquer paladar por isso é a escolha perfeita para aqueles dias que não sabemos exatamente o que fazer de sobremesa. Vale a pena tentar.

MOUSSE DE CHOCOLATE

Ingredientes
1 lata de creme de leite
160 gr de chocolate meio amargo picado
3 claras
3 colheres de sopa de açucar

Preparo
Leve ao fogo em banho-maria o creme de leite com o chocolate. Mexa até que fique completamente dissolvido e incorporado. Bata as claras em neve em ponto firme, adicione o açucar aos poucos e quando estiver tipo suspiro desligue a batedeira. Acrescente aos poucos o creme de leite com chocolate misturando delicadamente para não muchar as claras. Leve a geladeira até endurecer.
Essa receita é pequena.


domingo, 5 de setembro de 2010

PALETA DE CORDEIRO COM COUZCOUZ DE LEGUMES


Algumas pessoas tem resistência a provar carnes diferentes, ficam sempre na carne boi rejeitando qualquer outro tipo. A carne de cordeiro, que de uns tempos para cá vem se popularizando, talvez seja uma das mais gostosas entre essa variedade de opções que o mercado atual nos oferece. O único problema, que ainda vejo, são os preços - ainda é muito caro poder consumir essas variações da carne no nosso dia a dia. A paleta de cordeiro pode ser achada nos bons supermercados e possui um preço mais acessível que outros cortes.

Palheta de cordeiro com couzcouz de legumes

Ingredientes:
Para o cordeiro:
Uma palheta de cordeiro
01 cebola grande
05 dentes de alho
½ pimentão
750 ml de vinho branco
Um maço de tomilho
04 folhas de louro
01 pimenta de cheiro
Pimenta do reino
½ copo de azeite
Sal

Preparo
Coloque a palheta de cordeiro em um pirex e faça furos com uma faca em toda sua superfície. Coloque em um liquidificador todos os ingredientes e bata até formar um creme. Regue a palheta com todo o creme do tempero. Cubra e leve a geladeira por 12 h. Depois leve ao fogo baixo por 2h.

Para o couzcouz:
02 copos de couzcouz
03 copos de caldo de legume
1 cebola
1 pimentão vermelho (sem pele)
1 abobrinha
1 berinjela
1 cenoura
2 dentes de alho
Pimenta do reino
Sal
Azeite

Preparo
Pique bem fino todos os legumes (+/- 1mm). Em uma panela coloque um pouco de azeite e refogue os legumes por cerca de 10 min. Desligue o fogo e acrescente o couzcouz, mexa bem, regue com um pouco de azeite e coloque o caldo quente sobre o couzcouz, mexa um pouco, tempere com sal e pimenta. Tampe a panela e deixe descansar para absorver o caldo. Na hora de servir solte com um garfo.


quarta-feira, 1 de setembro de 2010

RISOTTO DE ARROZ RÁRIS


Essa receita é especialmente para aqueles que curtem arroz integral e suas variações. Para quem não conhece, ou nunca provou, o arroz ráris é uma delícia! não sabe o que esta perdendo. Ele é uma mistura de 7 cereais composta de (Arroz Integral, Arroz Selvagem, Trigo Integral, Aveia Integral, Cevada, Centeio e Triticale). Esse arroz além de saborosíssimo, concentra um tipo de carboidrato que auxilia no processo de emagrecimento, além de ser rico em fibras que estimulam o sistema gastrointestinal e aumentam o período de saciedade. Quanta coisa boa! Pode ser preparado em receitas de risotos, saladas e consumido também em substituição ao arroz branco nosso de cada dia.
Esse risotto é simples como qualquer outro risotto, é saboroso, é rico em fibras e pode ser servido como um único prato. Aproveitem!!!

Ingredientes:
2 copos de arroz Rariz
300 ml de vinho branco
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picado
100 g de manteiga
500 ml de creme de leite fresco
1 alho porró cortados em rodelas finas
150 g de cogumelo shitake cortados em fatias
1 litro de caldo de legumes
100 gr de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta do reino a gosto

PreparoEm uma panela coloque 50 g de manteiga e um fio de azeite. Refogue a cebola e o alho até a cebola ficar transparente. Acrescente o arroz (sem lavar) e refogue por alguns minutos. Coloque o vinho e cinco copos de caldo de legume. Deixe cozinhar até o arroz ficar “al dente”. Enquanto isso em uma friguideira refogue o alho porró e os cogumelos por cerca de cinco minutos, depois acrescente o creme de leite e deixe reduzir um pouco. Quando o arroz secar misture com o refogado de shitake e alho porró, desligue o fogo, coloque o restante da manteiga e o queijo ralado, mexendo para encorporar e formar um creme. Sirva com parmesão por cima.

FILÉ DE LINGUADO COM BATATA ROSTI


O linguado é um dos meus peixes preferidos, é saboroso e o filé, quando bem cortado, vem sem espinhas. A carne é branquinha e fica bom tanto no preparo assado quanto frito. Um peixe frito tem seu valor mas vamos falar sério - fritura em casa com cheiro de peixe??!! eu não gosto muito. Além do fato se ser bem mais calorico. Mas tivemos que nos render a esse prato! Eu aconselho comprar o filé de linguado em uma peixaria onde você tenha conhecimento do peixeiro que vai te atender, mesmo assim compre o peixe inteiro e peça para ele filetar na sua frente. É assim que fazemos aqui em casa e olha que mesmo assim, outro dia fui no mercado São João, em Niterói, comprar peixe. Escolhi meu linguado e pedi para o dono da banca filetar e quando cheguei em casa fiquei com a impressão, quase certa, que ele trocou o peixe depois de limpo. Eu não conhecia essa banca de peixe e nunca mais volto a comprar lá. Peixe na feira? muito dificil. No mercado? também é complicado. Talvez seja por isso que poucas pessoas comem peixe.

FILÉ DE LINGUADO COM BATATA ROSTI
Ingrediente:
Para batata rosti:
3 batatas grandes
óleo o quanto baste
sal e pimenta do reino, a gosto

Preparação:
Coloque as batatas com casca em uma panela com água e leve para cozinhar. Quando ferver, conte 6 minutos e retire-as da panela. Coloque as batatas numa tigela com água e gelo para cessar o cozimento. Escorra bem a água, descasque e rale as batatas na parte grossa do ralador. Tempere com sal e pimenta do reino. Leve uma frigideira antiaderente para aquecer. Acrescente um pouco de óleo, suficiente para não colar. Coloque a batata ralada e, com uma espátula, aperte as batatas, formando uma "panqueca". Deixe a batata fritar por 4 minutos ou até que o lado em contato com a frigideira esteja dourado, vire a panqueca para dourar o outro lado. Deixe fritar por mais 3 ou 4 minutos e retire.

Para o linguado:
1 k de filé de linguado
2 dentes de alho
1 limão
Sal e Pimenta do reino
azeite

Preparo:
Tempere os filés com o alho bem picado, o suco do limão, sal e pimenta. Deixe descansar por 20 min. Leve uma frigideira antiaderente para aquecer. Acrescente um pouco de azeite, suficiente para não colar, e grelhe os filés.

Para o molho:
100g de manteiga
Azeite
1xic. de champignon fatiado
½ xic. de alcaparras
Suco de ½ limão
Preparo:
Leve uma frigideira antiaderente para aquecer. Acrescente um pouco de azeite e a manteiga. Quando a mateiga estiver toda derretida, mas sem queimar, acrescente as alcaparras e o champignon. Depois o suco do limão e uma pitada de pimenta do reino. Prove e corrija o sal.

Para servir coloque a batata rosti no fundo do prato, o filé grelhado por cima e depois o molho. Rale um pouco de casa de limão siciliano pra perfumar. salpique salsa picada para enfeitar.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

CEVICHE DE ATUM E SALADA DE REPOLHO


CEVICHE DE ATUM E SALADA DE REPOLHO

Ceviche ou Seviche é um prato de origem peruana baseado em peixe cru marinado em suco de limão ou outro cítrico. O essencial é que o pescado seja branco (sem muita gordura, nem músculo vermelho como o sangacho do atum), mas de carne firme; camarão, lagosta ou mesmo polvo podem também ser usados. Laranja também pode ser usada, mas um citrino que lhe dá um gosto especial é a lima, um pequeno limão com a casca e a polpa esverdeadas. Um importante ingrediente da preparação do Ceviche é o "leche de tigre", suco feito com o peixe marinado no limão com os outros componentes. O nome "leite" se deve à cor branca e o "tigre" ao fato desse molho ser usado no Peru para curar "ressacas" e para dar força a quem o ingere.Outros ingredientes “obrigatórios”, pelo menos no Peru onde é considerado o “prato nacional”, são a cebola e o piri-piri ou pimenta (no sentido brasileiro). Ingredientes acessórios, mas aparentemente muito importantes naqueles países, são o abacate, o milho, ou a batata-doce, ou seja, um “legume” para dar mais “consistência” ao prato. A salsa, o coentro e outros "cheiros verdes" também são quase sempre utilizados.

Ingredientes
Para o ceviche:
500 g de filé de atum picados em cubos pequenos
Suco de dois limões
1 xic. de shoyo
1 cebola picada
1 pimenta de cheiro picada sem as sementes
1 dente e alho picado
1 colher de café de wasabi
1 colher de sopa de óleo de gergelim
1 maço de cheiro verde picado
1 colher de sopa de açúcar
Sal
Pimenta do reino

Preparo
Retire a carne vermelha dos filé que fica junto a espinha do peixe. Despreze esta carne pois ela tem um gosto muito forte de maresia. Em uma bacia grande coloque os filés e tempere com o limão, um pouco de sal e a pimenta do reino. Reserve. Em outro recipiente misture todos os outros ingredientes para formar um molho, depois misture ao atum, deixe descansar por 1 h na geladeira. Na hora de servir corrija o sal.

Para salada de repolho:
½ repolho cortado em tiras bem finas
1 cebola picada
2 tomates picados sem semente
2 pimentas Cambuci (verde) picadas sem semente
1 xic. de vinagre
½ xic. de água
Azeite a gosto
Sal

Misture em uma vasilha todos os ingredientes do vinagrete e coloque por cima do repolho na hora de servir.


sábado, 28 de agosto de 2010

ITÁLIA - BARDOLINO


Saimos de Verona rumo a cidade de Bardolino que é uma comuna italiana também da região do Vêneto, província de Verona.




Fomos almoçar no restaurante Piccolo Doge, especializado em frutos do mar que fica as margens do Lago Di Garda, também chamado de Benaco.



Esse lago é o maior da Itália e localiza-se ao norte do país entre as regiões da Lombardia (província de Bréscia), Vêneto (província de Verona) e Trentino-Alto Adige (província de Trento). Estende-se por uma área de cerca de 370 km2 a uma altitude de 65 metros sobre o nivel do mar e possui cinco ilhas.




No restaurante Doge foram servidos vários pratos de frutos do mar e peixes mas o nosso preferido, o melhor do dia, foi a polenta com peixe desfiado por cima - muito bom. Vale a pena experimentar.



Depois do almoço, ainda em Bardolino, fomos visitar a vinícola Tenuta Sant'Antonio (www.tenutasantantonio.it/).




A vinícola fica em Via Monti Garbi, Loc. San Briccio, Mezzane Di Sotto - (Verona). Fica no alto de uma colina e seus vinhos são muito bons.




Degustamos todos os vinhos da casa, com destaque para o Amarone (Amarone Della Valpolicella Campo Dei Gigli) e o Valpolicella Superiore (La Bandina).



A vista da vinícola é maravilhosa e as instalações, como quase todas as que visitamos, são impressionates.




O dono da vinícola é muito simpático e foi muito atencioso com todos nós, respondendo a nossas perguntas e curiosidades. É um lugar que vale anotar na agenda para ser visitado.



sexta-feira, 27 de agosto de 2010

ESPETINHOS DE SHITAKE


Acho que já disse aqui nesse blog que adoro cogumelos. Se não tivessem um custo tão alto, eu os comeria quase todos os dias, pelo menos aqui no Rio você não consegue comprar uma bandejinha de Shitakes por menos de R$ 9,00 e olha que vem alguma coisa em torno de 100 gr. Venhamos e convenhamos que não é barato - mas tem seu valor! Essa entrada é simples e deliciosa, sem contar o visual que é muuiiiiito Legal!!! Bacaninha mesmo para servir para os amigos em um jantarzinho.

ESPETINHOS DE SHITAKE

Ingredientes
1 bandeja de Shitake
Azeite
Espetinhos de madeira desses de churrasquinho
Para o molho:
1 pimenta de cheiro picada
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de óleo de gergelim
1 colher de chá de wasabi
1 xic. de molho de soja (shoyu)
Suco de um limão
1 colher de chá de açúcar
1 colher de café de sal
½ xic. de cebolinha verde picada

Modo de fazer
Misture todos os ingredientes do molho e depois corrija o sal. Lembre-se que o molho shoyu já é bem salgado. Espete os shitakes no espetinho e leve para grelhar em uma frigideira antiaderente pré-aquecida, com um fio de azeite. Doure por cerca de 3 minutos de cada lado. Para servir coloque os espetinhos em um prato com o molho ao lado.

Este prato foi servido com o espumante Nero rosé brut, da vinícola DOMNO BRASIL, que fica em Garibalde - RS, ficou uma harmonização muito boa, levando-se em conta que é muito complicado harmonizar vinho com temperos Japoneses.



quarta-feira, 25 de agosto de 2010

RONDELLI DE ESPINAFRE E RICOTA


RONDELLI DE ESPINAFRE E RICOTA

Ingredientes
Massa
200 gr de farinha de trigo
2 ovos
Um fio de azeite
Recheio
1 maço de espinafre
1/2 cebola
1 dente de alho
Pimenta do reino a gosto
Noz moscada
Sal
100 ml de creme de leite
1 ovo
100 gr de parmesão ralado
Azeite
Molho
1 vidro de passata de pomodoro
1 talo de aipo
1 cebola picada
3 dentes de alho
1 ramo de manjericão
1 pitada de orégano
1 colher de chá de açucar
1 pitada de pimenta do reino
1 pitada de pimenta calabresa

Preparo
O primeiro passo dessa receita é fazer o molho de tomate. Para isso coloque em uma panela o azeite, o alho picado e a cebola. refogue por alguns minutos mas não deixe o alho e a cebola queimarem senão provocará um amargor no molho. Coloque a passata, acrescente o açucar e os demais ingredientes e deixe no fogo por cerca de uns 20 minutos. reserve.
Para o recheio retire as folhas do espinafre e dê uma fervura em água com um pouco de sal. Escorra bem e depois aperte as folhas entre as mãos para reirar toda a água. Quando estiver bem escorrido, pique bem com a faca. Em uma frigideira coloque um pouco de azeite e refogue o alho e a cebola bem picados. Coloque o espinafre e tempere com pimenta e a noz moscada. Misture o ovo com creme de leite e jogue no espinafre. misture bem. Deixe esfriar e passe por um processador. Misture o creme formado pelo espinafre com a ricota que deve estar bem amassada com um garfo. Misture o queijo parmesão ralado e corrija o sal. Reserve.
Para fazer a massa coloque em uma bacia a farinha de trigo peneirada. Faça um buraco no meio da farinha e coloque o ovo e o fio de azeite. Com um garfo misture tudo até ficar grosso. Para dar o ponto correto passe a misturar a massa com as mãos até que ela fique bem homogênea e lisa. Se for preciso acrescente mais água ou farinha conforme o ponto desejado. Coloque a massa na máquina de macarrão e abra com lâminas. Corte no comprimento de 60 cm e coloque as lâminas lado a lado. Com um pouco de água cole as laterais das lâminas formando uma placa de massa. Sobre essa placa espalhe o recheio de forma que fique bem uniforme. Enrole a massa com um rocambole e cole o final com um pouco de água. Cubra este rocambole de massa com um filme plástico e leve a geladeira por 30 minutos. Depois com uma faca corte o rocambole na espessura de 3 cm. Pegue uma assadeira e espalhe um pouco de molho no fundo e um fio de azeite. Disponha os rondelli lado a lado na assadeira e cubra com o molho. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos. Sirva com um pouco de parmesão por cima.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

CAESAR SALAD EM CESTA DE PARMESÃO


A Ceasar Salad é uma das poucas saladas que tem aceitação garantida na minha casa. Nem sempre fazer os filhos comerem verduras é uma tarefa fácil mas essa saladinha, sem muitas frescuras, e para falar a verdade bem simples, é sucesso garantido na minha casa. Não precisa nem estar com o molho certo da salada tradicional para ser traçada de forma generosa na mesa durante a refeição. Acho eu que o grande diferencial mesmo é a combinação do alface romano com a maionese e o queijo parmesão. Qualquer coisa - para mim é claro - que leve porções generosas de queijo fica bom.

CAESAR SALAD EM CESTA DE PARMESÃO
Para o molho da salada:
2 dentes de alho
4 filés de anchova
sal
pimenta-do-reino moída na hora
1 colher (sopa) de suco de limão espremido na hora
1 colher (sobremesa) de molho inglês
1 colher (chá) de mostarda dijon
1 gema de ovo (pode substituir por 1 colher de sopa de maionese)
1/3 de xícara de azeite extra virgem
1 xícara de queijo parmesão ralado grosso
1 maço de alface romana que é a ideal por ser mais crocante
Para os croutons
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
1 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora
1 dente de alho picado
Pão italiano cortado em quadradinhos

Modo de Preparo
Primeiro faça os croutons. Corte o pão em quadradrinhos pequenos. Misture os demais ingredientes até formar uma pasta. Passe os quadradinhos de pão nessa pasta e leve ao forno para dourar, tomando o cuidado para espalhá-los bem na forma para dourar por igual. LAve e escorra o alface. Corte grosseiramente as folhas de alface com as mãos e coloque numa travessa. Faça o molho: Amasse os filés de anchovas com o garfo e misture com alho picado até ficar uma pasta. Vá misturando a pimenta, o suco de limão, o molho inglês, a mostarda e a gema de ovo. Leve ao liquidificador e vá acrescentando o azeite em fio, bem devagar até ficar como uma “maionese”. Despeje o molho sobre as folhas só na hora de servir. Misture bem e espalhe o queijo ralado e os croutons.

Para cesta de parmesão:
Parmesão ralado fino
1 colher de sopa de amido de milho

Preparo
Misture o amido de milho com o queijo ralado. Pegue uma frigideira antiaderente já aquecida e vá polvilhando o queijo até cobrir todo o fundo, formando uma “panqueca” até que o lado em contato com a frigideira esteja dourado. Vire a panqueca para dourar o outro lado. Deixe fritar por mais 3 ou 4 minutos e retire. Emborque uma tigela para dar forma a cesta. Com a panqueca de queijo ainda quente coloque por cima da tigela emborcada e vá dando forma com as mãos (cuidado para não se queimar). Deixe esfriar, coloque a cesta em um prato e coloque dentro a salada. Cubra com os croutons e sirva imediatamente.