segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

PORTUGAL - BELMONTE E RIO DOURO






Continuando nossa viagem por Portugal, alugamos um carro no Porto para podermos sair conhecendo o que der vontade, sem rumo e sem horários. Nossa primeira parada foi em Póvoa do Varzim. É uma cidade de veraneio com praias muito bonitas, um lugar super agradável. Infelizmente não posso contar muito sobre a cidade porque partimos logo, ficamos apenas 1 hora pela cidade. Ao lado fica a Vila do Conde, uma continuação de Póvoa. Seguimos no caminho a procura de novas cidades para conhecer e chegamos a Ponte de Lima. Uma cidade muito bonita com construções bem antigas - para mim uma das cidades mais bonitas de Portugal. Existe uma coisa interessante nessa cidade, que desde o ano de 1125, todas as terças-feiras, é realizada uma feira medieval para os turistas, nós não chegamos a visita-la porque não era terça.




Como já disse, a cidade é bonita e vale à pena incluí-la no seu roteiro de viagem. Almoçamos no restaurante de uma brasileira, uma espécie de Tasca, pequeno mas muito bom. Essa brasileira, a Marcia, foi para Ponte de Lima com três meses de idade e nunca mais saiu da cidade, o restaurante se chama Telhadinhos. Comemos polvo a vinagrete e um tipo de fritada de bacalhau. Comida muito boa.

Belmonte





Belmonte é um lugar curioso: é uma vila com uma entrada muito feia, mas, por dentro, em torno do castelo (que foi construído na época dos romanos) é linda. A cidade tem várias curiosidades. Tem uma aldeia muito antiga dos Judeus que vale visitar, é muito bonita e bem conservada pois ainda moram pessoas nas casas. Ficamos na Pousada do Mosteiro que faz parte das Pousadas de Portugal - é um projeto bem bacana que aproveita prédios antigos, tombados, mosteiros, fortes, conventos, etc e fazem pousadas 5 estrelas.




São lugares interessantíssimos para se ficar e conhecer. Por serem todos desse mesmo projeto, as acomodações seguem mais ou menos o mesmo padrão de qualidade e você, de certa forma, uma garantia de que não vai encontrar um lugar ruim. Nós aconselhamos. A Pousada do Mosteiro é muito boa. Outra coisa que deve ser conhecida em Belmonte são seus restaurantes, come-se muito bem na cidade. (Abre-se aqui um parênteses – Onde em Portugal não se come bem????) Chegamos a ser redundantes com essas afirmações mas, de qualquer forma, fica aqui o nosso registro que realmente vale a pena conhecer os restaurantes de Portugal e apreciar, com calma, toda uma vasta cozinha que tem muito a oferecer. A cada cidade que se passa, que se conhece, é uma grata surpresa ao paladar.
Comemos no restaurante Casa do Castelo. Nossa refeição foi bacalhau com batatas ao murro, carne de porco com molho de cogumelos selvagens (todos colhidos no local) e cabrito. Tudo muito gostoso - Visite Belmonte, vale a pena!

Passeio de barco pelo Rio Douro





Este passeio é muito bonito, mas um pouco cansativo, o trajeto do barco é igual aos das antigas embarcações que transportavam os tonéis de vinho há tempos atrás. A idéia do passeio é interessante porem, tem um determinado momento que você já esta um pouco cansada. O ticket da direito a um café da manhã, um almoço e uma visita a uma vinícola. A vinícola é bem pequena e sem expressão em termos dos vinhos que produz, por isso acabamos não anotando o nome, e eu esqueci. Sorry.




A embarcação é grande e possui dois andares, na parte de baixo ficam as mesas, onde é servido o café e o almoço, e em cima é aberto com cadeiras para se apreciar a viagem. É sempre bom levar um agasalho porque faz muito frio pela manhã. O barco sai as 07h30min da manhã. Durante o trajeto passa-se por duas eclusas, a primeira com 14 m. e a segunda com 35m - a maior da Europa.






Nas margens do rio existem bastantes vinhedos e casas antigas de pedra, algumas muito bonitas. O café e o almoço são razoáveis. No almoço foi servido sopa, bacalhau e uma sobremesa. Apesar de Portugal ter excelentes vinhos, o servido para acompanhar a refeição não era essas coisas. Nosso destino final foi a cidade de Régua, chegamos as 15h da tarde e ficamos por uma hora visitando a vinícola. A volta é feita de trem até a cidade do Porto. Para fazer todo o passeio, perde-se um dia de viagem, mas se você tiver tempo, vale a pena por ser diferente.





terça-feira, 18 de janeiro de 2011

TORTA INTEGRAL DE BANANA




Essa receita de torta de banana é bastante comum, vários sites e blogs de culinária tem essa mesma receita e várias casas de produtos naturais oferecem essa torta como sobremesa. Eu acho maravilhosa, minha filha adora, e por isso mesmo, resolvi colocar aqui também o nosso registro. Eu coloco mel na minha receita e acrescento um pouco de manteiga na massa, pois fica um pouco mais úmida – não gosto de massa de torta seca demais. Mantendo a torta na geladeira ela dura bastante tempo. Também já usei banana prata e o resultado não foi ruim. Ela é integral, mas acho que não é tão light/diet assim, pois leva uma quantidade considerável de óleo e açúcar mascavo, mas vale à pena provar. Essa última eu fiz para uma amiga da minha filha que disse que adorava e como ia dormir na minha casa, minha filha pediu que eu fizesse. Acabou rapidinho.

Torta Integral de Banana

Ingredientes
2 xícaras chá de aveia em flocos finos
2 xícaras chá de farinha integral
1 xícara chá de açúcar mascavo
¾ xícara chá de óleo de milho
800 gramas de banana nanica madura
80 gramas de passas preta (opcional)
Canela em pó
Manteiga
Para cobrir
2 ovos
½ xícara chá de leite
2 colheres sopa de açúcar mascavo
Mel a gosto

Preparo
Misture os ingredientes secos e acrescente óleo aos poucos, fazendo uma farofa com as mãos. Se estiver muito seca, acrescente um pouco de manteiga até obter uma massa mais úmida. Numa forma refratária, coloque metade da massa, apertando levemente com as mãos. Cubra com fatias finas de banana, uma ao lado da outra. Polvilhe canela. Coloque o restante da massa e mais uma camada de banana. Termine com a banana. Polvilhe canela. Despeje por cima a mistura do leite, ovos e açúcar mascavo. Cubra com um pouco de mel. Leve ao forno médio por 20 minutos ou até que esteja dourada.
Obs.: As passas pretas são opcionais e devem ser colocadas junto com cada camada de banana. Após fazer a camada de bananas distribua algumas passas pretas e continue a formas as camadas seguintes.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

TRANÇA DOCE





Essa receita também veio da minha mãe. É um pão doce muito gostoso de uma receita antiga que ela tem - não sei qual a origem da receita.


Trança doce

Ingredientes
15 gr de fermento para pão
1/4 de xícara de água morna
1/4 de xícara de açúcar
1 colher de chá de sal
3/4 de xícara de leite fervente
1 colher de sopa de casca de limão ralada
1 ovo
3 1/2 xícaras de farinha de trigo
1/4 de xícara de manteiga

Preparo
Dissolver em água morna o fermento. Adicionar 1/2 xícara de farinha de trigo e deixar descansando até formar bolhas. Esse é o processo de fermentação. Junte ao leite a manteiga, o sal e o açúcar. Bater o ovo e juntar ao leite com a casca de limão ralada. Quando o fermento estiver com bolhas, juntar o leite e a farinha de trigo aos poucos até obter a consistência que possa trabalhar a massa. Bater a massa (sovar) e deixar 1 hora descansando coberta. (as vezes leva um pouco mais de farinha). Dividir a massa em 3 partes e abrir cada parte com um rolo. Derreter manteiga. Passar a manteiga dissolvida com um pouco de açúcar. Polvilhar passas, ameixas, nozes ou qualquer outro recheio que gostar. Fazer o mesmo com as duas outras partes. Fazer uma trança com os três rolos e colocar em uma forma untada. Colocar para descansar em local protegido e deixar crescer. Ao levar ao forno passe antes por cima da massa uma gema e açúcar cristal ou comum. Retire do forno quando estiver dourada.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

BEIGNETS DE CAMARÃO




A receita de hoje foi enviada pela minha mãe. Ela retirou do livro, antigo mas muito bom, Cozinha de A a Z. São camarões empanados, Beignets, uma delícia!

BEIGNETS DE CAMARÃO

Ingredientes
1/2 kg de camarões Grandes
1 1/2 xícara de farinha de trigo
2 colheres de sopa de óleo
sal a gosto
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 xícara de chá de cerveja
1 clara de ovo em neve

Preparo
Misturar a farinha de trigo com o óleo, sal e fermento. Acrescentar a cerveja aos poucos misturando bem até que toda a mistura esteja homogênea. Por último acrescentar a clara em neve. Colocar a massa para descansar por 1 hora na geladeira. Limpar os camarões (ou qualquer outro fruto do mar que você goste) e temperar com sal, pimenta do reino e limão a gosto. Passar os camarões na massa cobrindo bem e fritar em óleo quente. Frite de três em três para não esfriar o óleo.

Servir com um molho feito com
1 xícara de chá de maionese
1 colher de chá de mostarda
1 colher de café de curry
Misture todos os ingredientes e sirva.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

SANDUÍCHE DE BERINJELA



Outro dia postei aqui uma receita de lasanha de berinjela que eu tinha feito com umas sobras que estavam na minha geladeira. No dia seguinte, ainda para acabar com as berinjelas restantes, fiz esses sanduiches de berinjelas que ficaram maravilhosos. Eu comi no almoço mas são perfeitos para acompanhar uma boa cervejinha gelada. Acho que estão mais para aperitivos que para prato principal ou acompanhamento, mas seja como for, o importante é que ficou ótimo!

O único problema desses bolinhos são as frituras - que são maravilhosas de se comer mas péssimas para sujar a cozinha, engordar a barriga e pesar a consciência. :)
Quase toda fritura é boa?!

Ingredientes
1 berinjela
1 abobrinha
1 cebola
1 tomate
fatias de mussarela
orégano
manjericão
sal e pimenta do reino a gosto
óleo para fritar
1 ovo
farinha de rosca


Lave bem a berinjela, o tomate e a abobrinha. Corte a berinjela em fatias bem finas e arrume-as em um prato. Salpique sal em cada uma das fatias e deixe descansar por alguns minutos. Isso fará que o excesso de água da berinjela seja retirado. Depois de alguns minutos lave as fatias e aperte bem para retirar o excesso da água. Tire a casca da cebola. Corte todos os vegetais em fatias bem finas - quanto mais finas melhor. Salpique orégano, sal e pimenta nas fatias. Pegue uma fatia de berinjela, uma de abobrinha, cebola, tomate e mussarela. Junte bem as fatias e aperte com as mãos. Junte outra fatia de berinjela para "fechar o sanduíche" de forma que as pontas sejam fatias de berinjela. Aperte bem com as mãos. Em um prato fundo bata o ovo com auxilio de um garfo. Passe o sanduíche pelo ovo e depois pela farinha de rosca. Pressione com as mãos e passe novamente pelo ovo e pela farinha de rosca para formar uma camada grossa. Em uma panela aqueça o óleo e frite os sanduíches. Sirva quente.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

MOUSSE DE NOZES COM BABA DE MOÇA




Lógico que a foto ai de cima não está nem um pouco fiel ao que é essa mousse. Primeiro que nem um pouquinho de baba de moça minhas filhas colocaram para poder tirar a foto! nem tem graça. Essa foi uma das sobremesas de Natal.




Mas essa talvez seja uma das mousses mais gostosas que eu já comi. É muito leve e o sabor é deslumbrante. Tem tudo a ver com Natal e Ano Novo. Faço sempre aqui em casa mesmo fora da época das festas. É muito difícil alguem não gostar. Normalmente eu faço em uma forma de furo no meio para poder desenformar mas como fiz em casa e tinha que levar de carro para a casa da minha mãe então decidi colocar nessa compoteira que não tem risco de cair ou desmontar. O complemento dessa mousse, que é a baba de moça, é perfeita para ela.

Não se deixem levar pela foto - é bom demais!! Experimentem.

Ingredientes
Baba de Moça
2 xícaras de açucar
1 xícara de água
1 vidro pequeno de leite de coco
6 gemas peneiradas
Mousse
6 claras
8 colheres de sopa de açucar
1 vidro de leite de coco pequeno
1 xícara de nozes bem picadas ou farinha de nozes se preferir
500 ml de creme de leite fresco batido em chantilly
2 envelopes de gelatina sem sabor

Preparo
Na batedeira, bata as claras em neve firme. Adicione o açucar e continue batendo até obter um merengue bem consistente. Junte delicadamente o leite de coco e as nozes. Junte o chantilly tambem bem delicadamente para não perder a leveza da mousse. Dissolva a gelatina em 10 colheres de sopa de água fria e misture a mousse. Unte uma forma de furo no meio com óleo e coloque a mousse. Leve a geladeira por 6 horas ou até que esteja firme.
Baba de Moça
Em uma panela faça uma calda de fio grosso com a água e o açucar. Quando estiver pronta deixe esfriar um pouco. Misture as gemas peneiradas no leite de coco e misture a calda. Volte ao fogo baixo mexendo sempre até engrossar.
Desenforme a mousse e cubra com a baba de moça



TORTA MOUSSE DE MARACUJA


FELIZ 2011!!!!

QUE TODOS VIVAM 2011 INTENSAMENTE - COM COMIDAS E VIAGENS MARAVILHOSAS! PAZ, AMOR, SUCESSO E MUITA FELICIDADE.

A torta ai de cima foi um dos doces que fizemos para o Natal. O recheio, que é uma mousse de maracujá, pode ser feito assim, dentro da torta, ou servido sozinho. Fica a gosto de cada um. Eu prefiro faze-lo assim, com essa casquinha de biscoito que sempre complementa mais o doce. Ela fica super bonita na mesa. Eu comprei maracujas enormes e coloquei um pouco mais do que a receita recomenda porque assim o gosto fica mais marcante.

Tenho essa receita a muitos anos e ganhei de uma amiga minha que sempre levava esse doce para as festas e fazia o maior sucesso. Essa massinha de biscoito é uma das melhores invenções que tiveram - é fácil, rápida e serve para qualquer doce. Não sei quem teve essa idéia pela primeira vez, quem inventou mas está de parabens. Você pode rechear com qualquer tipo de mousse e fazer várias tortas diferentes. Também já vi fazerem essa massa com outros tipos de biscoito. Você também pode adicionar chocolate em pó para fazer a massa de chocolate. Tudo fica bom. Vi uma receita, não lembro onde, que a massa era feita, no mesmo sistema com manteiga, mas com farinha láctea. Deve ficar bom! Mas não testei ainda. Com todas essas variações qualquer pessoa vai longe na quantidade de doces que pode fazer sem ter que repetir o cardápio. Tem gente que coloca a massa para assar um pouquinho no forno mas eu não acho necessário. Experimente porque você vai gostar.




TORTA MOUSSE DE MARACUJÁ

Ingredientes
Para a massa
1 1/2 de biscoito maria
150 gr de margarina
Recheio
8 maracujás
4 claras em neve
4 colheres de sopa de açucar
1/2 lata de creme de leite
1/2 lata de leite condensado
1 pacote de gelatina sem sabor


Modo de Preparo
Triture os biscoitos no liquidificador até obter uma farinha fina. Coloque em uma vasilha e adicione a manteiga em temperatura ambiente. Com o auxílio das mãos misture bem até obter uma massa. Se estiver muito ressecada e quebradiça, adicione mais manteiga. Forre uma forma redonda de aro removível, de 30 cm de diâmetro, com a massa de biscoito. Não faça as laterais muito finas porque podem quebrar quando for desenformar. reserve.
Retirar a polpa de cinco maracujas e colocar no liquidificador com um pouquinho de água. bem pouca. Coar e reservar. Na batedeira, bater as claras em neve firme e reservar. Na mesma batedeira colocar o suco que foi coado, o creme de leite sem soro e a lata de leite condensado. Bater ate que esteja bem homogênea. Dissolver a gelatina em um pouquinho de água quente e misturar ao creme de maracujá. Misturar as claras em neve cuidadosamente ao creme. Colocar a mousse dentro da forma com a massa de biscoito e levar a geladeira até que esteja consistente.

Quando a mousse estiver consistente faça a cobertura. Com os 3 maracujas restantes retire a polpa e coloque no liquidificador com um pouco de água. Bata o suficiente para soltar o suco. Coe. reserve alguns carroços para enfeitar a torta. Adicione açucar a gosto. Leve ao fogo para aquecer e adicione uma colher de sopa, cheia, de maisena. Mantenha no fogo até obter um creme. Deixe esfriar e cubra a mousse. Mantenha da geladeira até servir.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

CEIA DE NATAL


FELIZ NATAL A TODOS !!!

Meu plano inicial era colocar várias, e lindas, fotos da ceia de Natal com receitas super gostosas nesse final de ano. SONHO. Não consegui chegar nem perto das fotos com toda aquela confusão que ronda as ceias de Natal. Muita comida, arrumação de presentes, parentes que quase nunca encontramos, amigos para ligar, torpedos para responder, mesa para arrumar, UFA!!! E eu que achava que conseguiria tirar umas fotos super legais.
Panetone de Papai Noel. FOFO!!!!
A ceia de Natal na casa da minha mãe sempre é farta - muitas coisas gostosas e os pratos tradicionais de todo Natal. Esse ano deixei a maquina fotografica com minhas filhas e pedi que tirassem as fotos para poder colocar no blog junto com as receitas - Doce ilusão!
No dia seguinte quando fui olhar as fotos haviam apenas 4 fotos. Quatro fotos que nem estavam tão boas assim. Inacreditável! De qualquer forma vou postar essas belezinhas de registros porque não tenho outra opção! alguns pratos nem aparecem - não sei nem o que falar. Vou primeiro colocar os pratos salgados. Receitas como farofa, maionese e arroz não vou nem colocar porque não tinham nada de diferente do tradicional. Chester e presunto também não porque nem foto tem! No proximo post eu coloco as receitas, e fotos, dos doces - torta de maracujá, torta crocante de chocolate e mousse de nozes com calda de baba de moça. Bom Natal a todos!

Carne Assada em Conserva
Ingredientes
1 kg de lagarto redondo limpo
2 cebolas grandes
4 dentes de alho
2 folhas de louro
Vinagre
Azeite
1 maço de alecrim
1 maço de tomilho
1 maço de manjericão
sal e pimenta do reino a gosto

Coloque a carne dentro de uma panela de pressão. Adicione água até cobrir toda a carne. Coloque a cebola, dois dentes de alho e as folhas de louro. Leve ao fogo por 40 minutos ou até que a carne esteja macia. Retire da panela de pressão, escorra e envolva a carne em papel aluminio. Leve ao freezer por algumas horas ou até que esteja dura. Retire do freezer e corte em fatias bem finas com o auxílio de um cortador de frios ou com a faca elétrica. Reserve. Na frigideira aqueça um pouco de azeite e colque a cebola cortada em fatias bem finas e o alho picado. Não deixe dourar, a cebola deve ficar apenas esbranquiçada e murcha. Reserve. Unte o fundo de um pirex com azeite. Pique as ervas bem finas. Coloque uma camada de carne, regue com vinagre e azeite, tempere com sal e pimenta do reino e cubra com uma camada de ervas, cebola e alho. A quantidade de vinagre deve ser maior que a quantidade de azeite. Regue novamente com vinagre e azeite. Repita essa operação até completar todo o pirex ou acabar com as carne. Tampe e leve a geladeira. Essa carne deve ser feita de vespéra para poder pegar melhor o gosto dos temperos. Pode ser comida sozinha, acompanhando arroz e saladas ou como recheio de sanduiches. Pode ser guardada na geladeira por vários dias. É um coringão na geladeira!


LOMBO DE PORCO FATIADO

Ingredientes
1 kg de lombo de porco limpo
folhas de alfavaca
Suco de 1 limão
2 dentes de alho picados
1 cebola
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo
De véspera tempere o lombo. Retire o excesso de gordura de forma a deixar apenas uma pequena camada, para não ficar a carne muito ressecada. Em uma vasilha coloque a carne, o suco de limão, a pimenta do reino, a alfavaca picada, o alho picado e a cebola. Deixe a carne marinar de um dia para o outro.
Em uma panela grande coloque um pouco de óleo para aquecer. Escorra o lombo e tempere com sal. Coloque para dourar de todos os lados. Diminua o fogo e vá acrescentando o caldo da marinada aos poucos. Deixe cozinhar por uns 40 minutos em fogo baixo. Durante esse período vá aos poucos pingando água até que a carne esteja bem macia e forme um molho consistente. Retire do fogo. reserve. Retire a carne e corte em fatias finas. Sirva o molho a parte.

Salada de arroz Rarís que já dei a receita aqui nesse blog.

SALADA DE MANGA

Ingredientes
2 mangas do tipo tommy ou palmer (tem que ser manga sem fios)
1 maço de aipo ou salsão
1 xícara de nozes picadas
maionese
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo
Descasque as mangas e corte em lâminas pequenas. Limpe o aipo e corte em lâminas pequenas. Em um pirex coloque as lâminas e manga e aipo e as nozes picadas. Adicione um pouco de maionese, apenas o suficiente para dar liga. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Sirva gelada.
Esses são os cupcakes mais lindos do Natal!

BACALHAU ESPIRITUAL (Que não tem foto)
Ingredientes
400 gr de bacalhau desalgado e desfiado
2 cenouras
2 cebolas
1 tb de margarina
6 colheres de sopa de farinha de trigo
6 gemas
1 litro de leite
1 lata de creme de leite
2 xícaras de queijo parmesão ralado
1 xícara de farinha de rosca
molho inglês
Noz moscada
Azeite
sal e pimenta do reino a gosto
Preparo
Em uma panela aqueça um pouco de azeite. Lave, retire a casca e rale as cenouras. Esprema para retirar o excesso de água. Corte a cebola em fatias bem finas. Refogue as cebolas, a cenoura ralada e o bacalhau desfiado. Reserve. Em outra panela coloque a manteiga para derreter. Adicione as seis colheres de farinha de trigo. Reserve 1 copo de leite e o restante vá adicionando a farinha aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Mexa até obter um creme espesso. No copo de leite reservado misture bem as gemas. Acrescente esse leite com gemas ao creme de leite e farinha e continue mexendo até engrossar novamente. Junte o bacalhau, o creme da panela, o creme de leite e uma xícara de queijo ralado. Tempere com pimenta do reino, noz moscada e molho inglês a gosto. Acerte o sal se for necessário. Unte um pirex com manteiga e coloque o creme de bacalhau dentro. Misture a farinha de rosca com o restante do queijo ralado e polvilhe por cima do creme de bacalhau. Leve ao forno até formar uma camada crocante. Sirva quente.

domingo, 26 de dezembro de 2010

PORTUGAL - ILHA DA MADEIRA E AÇORES

AÇORES


São Miguel é a maior ilha do arquipélago dos Açores. Chegamos na parte da tarde e fomos ao hotel - Hotel do Colégio - que é bem no centro e tem bons quartos. Saímos para almoçar e fomos ao restaurante A Colméia Gril, que fica a beira mar. Comemos uma sardinha, que parecia um patê, muito gostosa, camarão e um bolinho de carne maravilhoso. Para beber tomamos um vinho branco de uva verdelho - delicioso. O cozinheiro desse restaurante, Junior, é cearense e veio conversar com a gente.


Corremos a ilha toda de taxi, que não sai muito caro, algo em torno de 120 euros. Essa é uma boa opção. A ilha, na parte alta das montanhas é linda e tem casas muito bonitas com tudo florido e é possível avistar o mar lá do alto.


No dia seguinte continuamos nosso passeio e no almoço fomos em um lugar chamado Furnas, onde tem um lago bonito e, proxímo a ele, tem um sítio de onde sai do chão uma água sulfurosa que atinge 100 graus celsius. Nessa água alguns restaurantes colocam grandes panelas dentro de buracos - cada restaurante tem o seu buraco - cobrem as panelas com panos e ali mesmo fazem um cozido maravilhoso.



Quando o cozido está pronto, as pessoas presentes são chamadas para ver a retirada da panela. Depois corre-se para o restaurante e delicia-se com o cozido que é incrivel. É uma experiencia bem diferente e vale a pena ser conhecida. Porém deve ser encomendado antes.



A ilha merece uma visita - é linda, o mar é azul e a cidade parece muito com as cidades brasileiras antigas, tipo Ouro Preto e Tiradentes, pois as construções são coloniais.




ILHA DA MADEIRA




De São Miguel até a ilha da Madeira leva-se uma hora de avião. O aerporto da ilha da Madeira fica dentro do mar, a pista de pouso foi construída sobre pilotis sobre o mar, e quando o avião pousa, da uma sensação terrível.
Madeira é bem diferente de São Miguel, menor, mais aconchegante e com menos turistas. Gostei muito mais! Mesmo tendo menos turistas que São Miguel, a cidade está cheia de franceses e alemães. Existem vários hoteis 5 estrelas, shoppings centers e muitos restaurantes.


Ficamos em um hotel bem central, na parte mais nova da ilha, Hotel Estrelicia, 3 estrelas. Fizemos um passeio pela ilha de taxi, da mesma forma que em São Miguel. Saímos pela manhã e só chegamos a noite. Fomos as montanhas, que são bem altas, mais de mil metros acima do mar, e faz bastante frio. Em 20 minutos você sai do nível do mar e chega no alto das montanhas.



Todos os morros são plantados de uvas, bananas e verduras e no alto da montanha tem eucalipto. Todas as estradas são boas e tem vários túneis de percurso, uns 20. Existem partes da estrada que passa-se bem rente ao morro com a estrada bem estreita e o mar lá em baixo.


Uma das freguesias, como são chamados os bairros na ilha, chamada Machico, tem uma marina bem bonita e uma praia feita pelo homem com uma monte de pedras e areia do deserto do Marrocos.


Almoçamos em Porto Moniz em um restaurante muito gostoso que não lembro agora o nome. Sorry! Comemos peixe espada negro, próprio da ilha, que é delicioso e pode ser servido com banana ou com cogumelos e natas. Os dois são ótimos!!


O Jardim Botânico da ilha merece uma visita! E também merece ser conhecido o restaurante Tapassal, no bairro antigo que é uma gracinha.


Portugal é lindo e as ilhas são maravilhosas. Se você tiver a oportunidade de fazer essa viagem, não perca tempo pois vale a pena!

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

MUFFINS SALGADOS DE PIZZA



Muffins
Os mais famosos são os doces, que existem de varios sabores, cores e enfeites mas aqui em casa fazemos mais os salgados. Eu não tenho fôrmas de muffins então uso as forminhas de petit gateu. Eles ficam um pouquinho maiores que o tradicional - mas o sabor é o que importa. Normalmente faço só de queijo mas dessa vez resolvi colocar tomate e orégano para variar um pouco, adoro qualquer coisa sabor pizza - adoro essa combinação queijo, tomate, presunto e orégano. Minha filha prefere quando faço apenas com queijo mas comeu tudo mesmo assim. Entre os muffins e os scones, eu prefiro os scones mas sempre é bom mudar....
É ótimo para o lanchinho da tarde.

Ingredientes
250 gr de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó para bolo
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de orégano
1 colher de chá de açucar
1 tomate sem semente e cortado em cubinhos
1/2 cebola picadinha
90 gr de mussarela ralada
1 ovo
200 ml de iogurte natural
50 ml de leite

Preparo
Em um recipiente misture todos os ingredientes. Unte as forminhas com manteiga e farinha e pré-aqueça o forno à 200 graus. Coloque a massa nas forminhas, não coloque demais porque eles crescem. Cubra com queijo ralado e leve ao forno por 15 minutos ou até que estejam dourados.
Sirva quente.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

LASANHA DE BERINJELA E ABOBRINHA


Comidinha light é sempre bom, principalmente quando ela é saborosa. Essa aqui não é assim tão light, no sentido calórico da palavra, mas é leve, é ótima para aqueles dias que você não está muito afim daqueles pratos pesados de carboidratos e proteinas. Ao invés de fazer em uma travessa ou tabuleiro, como as lasanhas tradicionais, fiz em pequenas porções individuais - são mais simpáticas e fáceis de comer - depois o visual sempre é bem mais bacana - e sabe que comer tem muito do visual, come-se não só pela boca mas com os olhos também, alías muitas vezes comemos primeiro com os olhos para somente depois comer com a boca!
Esse prato é bem simples de ser feito e eu aproveitei umas berinjelas e abobrinhas que estavam sobrando aqui na minha geladeira. Ficou uma delícia!

Ingredientes
1 berinjela
1 abobrinha
1 cebola
1 tomate
fatias de mussarela
orégano
manjericão
sal e pimenta do reino a gosto
azeite

Lave bem a berinjela, o tomate e a abobrinha. Corte a berinjela em fatias bem finas e arrume-as em um prato. Salpique sal em cada uma das fatias e deixe descansar por alguns minutos. Isso fara que o excesso de água da berinjela seja retirado. Depois de alguns minutos lave as fatias e aperte bem para retirar o excesso da água. Tire a casca da cebola. Corte todos os vegetais em fatias bem finas, quanto mais finas melhor. Em uma travessa coloque um fio de azeite e unte o fundo. Arrume na travessa uma fatia de berinjela, uma de abobrinha, uma de cebola, uma de mussarela e outra de tomate. Entre as fatias salpique orégano, sal e pimenta o quanto goste e regue com umas gotas de azeite. Repita a operação para fazer outra camada e termine tudo com a fatia de tomate. Regue com azeite e salpique orégano e folhas de manjericão. Leve ao forno até que os legumes estejam cozidos e o queijo derretido.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

COOKIES DE CHOCOLATE


Entre o cookie e o brownie eu prefiro o último! Lógico que não são a mesma coisa e, por isso mesmo, eu não deveria nem comparar! Aqui em casa faço com certa frequencia (brownie) porque todo mundo gosta e quando tem festa na escola das minhas filhas é sempre o prato escolhido para ser levado mas dessa vez as meninas resolveram trocar um pouco e o pedido foram cookies. Tenho várias receitas mas como estava sem muita coisa em casa e a maioria levava aveia em flocos, e eu não tinha, selecionei a receita ai de baixo para esses biscoitinhos. Confesso que não foi a minha receita predileta mas a lata de biscoito foi toda embora - sinal que estavam gostosos!
Da próxima vez vou experimentar uma receita que deixe a massa mais úmida, achei essa muito ressecada.

Cookies
Ingredientes
150 g de manteiga
4 ovos
2 xícaras de açucar mascavo
400 g de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de essência de baunilha
200 g de chocolate meio amargo picado ou gotas de chocolate
3 colheres de sopa de açucar
1 xícara de chocolate em pó
150 g de nozes picada

Preparo
Em uma batedeira junte a manteiga e os açucares. Bata até ficar clarinho, junte os ovos, um a um. Acrescente a farinha, o chocolate, o sal, a baunilha e o fermento. Desligue a batedeira e incorpore o chocolate picado e as nozes. Unte uma forma e coloque as porções de massa. Leve ao forno até que estejam cozidos.


quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

NHOQUE DE BATATA BARÔA COM MOLHO DE CARNE ASSADA


NHOQUE DE BATATA BAROA COM MOLHO DE CARNE ASSADA

A batata baroa esta na lista dos meus legumes preferidos, pode ser cozida, na sopa, frita, em purê, como nhoque - tudo que tem batata baroa é gostoso. Ja fizeram batata palha de baroa? Muito bom! Sempre que eu acho umas bonitas no mercado eu compro mesmo sem saber o que fazer com elas na hora. Fiz esse nhoque porque tinha uma sobra de carne assada de peito, que é muito bom, e umas batatinhas na geladeira - juntei os dois e deu esse pratinho confort food. Molho de carne assada desfiada é tudo de bom. Adoro sanduiche de molho de carne assada :)
rs!
Também tenho que trocar um pouco o macarrão por outro tipo de massa! bom a combinação foi perfeita.

Ingredientes
Para o Nhoque
1 kg de mandioquinha/batata baroa
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa de manteiga
1 ovo
sal e noz moscada a gosto
Para a carne assada
1 kg de peito de boi
vinho tinto
2 folhas de louro
sal e pimenta do reino a gosto
3 dentes de alho picados
2 cebolas médias picadas
1 tablete de caldo de carne dissolvido em 1 litro de água
folhas de tomilho
4 tomates sem sementes

Preparo
Na véspera limpe o peito de boi retirando toda a gordura. Coloque em uma vasilha e tempere com sal, pimenta do reino, alho picado, as folhas de louro e tomilho. Cubra a carne até a metade com o vinho tinto. Tampe e deixe marinar na geladeira de um dia para o outro.
Em uma panela de pressão coloque um pouco de óleo e deixe aquecer. Retire a carne da marinada e escorra um pouco para que não respingue muito óleo quando for colocada na panela de pressão. Coloque a carne na panela e doure-a dos dois lados. Adicione as cebolas picadas e os tomates e refogue por alguns minutos. Adicione o vinho da marinada e cubra a carne com o caldo de carne. Tampe a panela de pressão e deixe cozinhar por mais 40 minutos após começar a apitar. Retire a carne do fogo, retire a pressão e abra. Desfie a carne e volte para a panela com o molho. Adicione uma caixa de extrato de tomate e deixe reduzir um pouco. Acerte o sal. Se desejar pode passar o molho, antes de voltar a carne desfiada, no liquidificador. Eu prefiro assim.
Para o Nhoque: Descasque as batatas e coloque para cozinhar em uma panela com água fervente até que estejam macias. Escorra e passe por um espremedor. Adicione o restante dos ingredientes e faça uma massa homogênea. Sobre uma superfície lisa polvilhe um pouco de farinha de trigo. Coloque porções de massa, enrole e corte os travisseirinhos de nhoque. Em uma panela com água e sal fervente cozinhe os nhoques até que subam para a superficie da panela. Coloque as porções no prato, cubra com o molho e sirva com queijo parmesão ralado.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

PERU - PUNO E LAGO TITICACA






Ainda dentro do Peru, outro lugar que é muito bonito é o Lago Tititcaca, que fica na cidade de Puno. A cidade não é bonita mas o lago é o maior da América Sul, é lindo e possui água bem azul. Chegar a Puno requer os mesmos cuidados que chegar a Cusco, ambas as cidades estão bem acima do nível do mar, Puno está a 3.860 m, e você tem que preparar o organismo para não sentir as habituais tonteiras, dores de cabeça e vômitos. Pessoas de pressão alta as vezes sentem muita dor de cabeça e falta de ar.




Chega-se a Puno de avião em um aeroporto na província de Juliaca, do aeroporto até a cidade de Puno o trajeto é feito de carro ou de ônibus. Dentro da cidade é possível andar em taxis que consistem de uma biclicleta com dois lugares cobertos por uma carroceria de um mini carro - alguma coisa assim parecida com aquelas romizetas de antigamente. Bem simpáticos e engraçados, alías esses mesmos tipos de taxis também existem na cidade de Lima e normalmente são utilizados pelos moradores de renda mais baixa. Para quem é turista é uma ótima opção, e bem diferente, para se conhecer a cidade. O lago Titicaca era habitado por índios Uros, que criaram as famosas ilhas flutuantes que existem até hoje, e que são uma atração a parte, até hoje é onde moram seus descendentes. O lago é muito grande e muito bonito.
A chegada as ilhas flutuantes é deslumbrante e única pois tudo é feito de junco de totora: casas, barcos e ilhas!


As ilhas são construídas com o junco que sobe na superfície do lago, que é pego e cortado em pedaços de 15 cm e amarrados com cordas. Para a construção de uma ilha usa-se, mais ou menos, 10 blocos de junco. Depois colocam âncoras de madeira e pedra em vários lugares e quando tudo está pronto eles colocam junco seco em forma de cruz por cima. De 6 em 6 meses tem que colocar mais um pouco de junco e a cada 10 anos fazem uma nova ilha. As casas de junco tem cozinha e banheiro do lado de fora. Em cada ilha existe uma espécie de governador escolhido pelos moradores, mais ou menos, 40 índios. Se por acaso duas pessoas querem ser governador - não tem problema - cortam a ilha ao meio! acreditam nisso?!! :) e cada um governa um pedaço - uma forma bem simples e pratica de resolver os problemas.
É um lugar lindo e tem um artesanato feito pelos índios muito bonito. Vale a visita! Nos recomendamos.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

RAVIOLI DE CAMARÃO COM MOLHO DE PÁPRICA PICANTE


Ganhei dois saquinhos de paprica, um de paprica doce e outro de picante, da minha mãe que trouxe de sua última viagem a europa, quando visitou vários paises incluindo Hungria onde visitou Budapeste. Estava louca para experimentar mas sem muita criatividade no que fazer. Não tenho o costume de usar paprica mas eu tinha um pouquinho de camarão aqui em casa que não dava para fazer muita coisa porque era pequeno e resolvi fazer um ravioli com molho de paprica e recheio de camarão. Ficou ótimo. Achei a paprica de lá bem mais forte no picante que a nossa embora o gosto seja bem suave, ou explicando melhor, eu não senti nenhum gosto muito forte apenas a ardencia da paprica. A principio quando comecei a fazer o molho e provei, achei até que não fosse conseguir comer porque estava muito ardido mas depois, adicionando os outros ingredientes ficou bem suave. Gostei bastante.

Ingredientes
500 gr de camarão limpo
1/2 alho poro
1/2 cebola
1 tomate sem pele e sem sementes
1 dente de alho
50 gr de queijo gruyere ralado
azeite
tomilho e alecrim
aceto balsâmico
Massa de ravioli (veja a receita aqui)
1 caixinha de creme de leite
1 copo de vinho branco
1 colher de chá de paprica picante
1/4 de casca de limão siciliano salgada

Preparo
Em uma panela coloque um fio de azeite e doure o alho, a cebola e o alho poro. Pique metade do camarão bem pequeno e junte ao refogado da panela. Adicione o tomilho, sal e pimenta do reino. Reserve. Corte o tomate em tiras e em uma frigideira coloque um fio de azeite. Adicione o tomate e deixe murchar um pouco, acrescente o aceto balsâmico e as folhas de alecrim. Lave bem a casca do limão siciliano para retirar o excesso de sal, corte em pequenas tiras bem finas. Rale o queijo gruyere e junte ao refogado de camarão. Recheie os raviolis com o camarão e sobre cada recheio coloque uma fatia de tomate, alecrim e limão. Feche os raviolis e reserve. Faça o molho. Em uma frigideira coloque azeite e deixe aquecer. Frite os camarões restantes, adicione um dente de alho ralado e flambe com conhaque. Retire o camarão e reserve. No caldo que se formou na frigideira adicione a paprica e o vinho. Mexa bem. Deixe reduzir um pouco e adicione o creme de leite. Misture bem, acerte o sal. Acrescente os camarões fritos ao molho e reserve. Aqueça uma panela grande com água e sal e cozinhe os raviolis por 5 minutos. Escorra e sirva com o molho de camarões e paprica. Cubra com queijo parmesão ralado.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

PÃO DE NOZES E PASSAS



O pão é sem dúvida alguma um dos meus pecados da gula. Acho que não conheço, ainda, um pão que eu não goste, pode ser branco, preto, integral, de grãos, etc... todos tem a sua vez. Entrar em uma boa padaria é igual a entrar em um parque de diversões com muitas opções de entretenimento. De vez em quando eu tento, apenas tento, fazer uma receita caseira de pão. A que mais faço aqui em casa é a focaccia, que é fácil e todos adoram. Essa receita eu tentei pela primeira vez e gostei muito, não ficou exatamente o que eu queria mas o resultado foi muito bom. Já fiz duas vezes e cada vez estou gostando mais. Esse pão torradinho no dia seguinte com manteiga é demais! Na verdade estava procurando uma receita desses pães mais rusticos com passas, nozes e castanhas mas que a massa é um pouquinho mais escura que esse que eu preparei, mas como disse, esse aqui tambem ficou muito bom e com certeza vou repeti-lo em outras ocasiões. A receita é assim:

Ingredientes
420 gr de farinha de trigo
60 gr de farinha de trigo integral
300 ml de água na temperatura ambiente
1 colher de sobremesa de sal
1 colher de sopa de açucar
1 colher de sopa de óleo
1 copo de iogurte natural
1 colher de sobremesa de fermenta biologico seco
150 gr de grãos (nozes, castanhas e passas)
Fubá para polvilhar

Preparo
Na batedeira com o batedor de massa coloque os ingredientes secos e misture bem. Adicione o óleo, o iogurte e metade da água. Coloque a batedeira para bater na velocidade baixa e aos poucos vá adicionando o restante da água até que a massa esteja toda homogênea. Pode ser que não seja necessária toda a água então não coloque tudo de uma única vez. Deixe bater por 5 minutos e coloque a massa em uma forma de bolo inglês. Deixe crescer por 2 horas. Polvilhe fubá por cima da massa e leve ao forno até que esteja dourado.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

ROCAMBOLE PRESTÍGIO


Sobremesa de chocolate é a preferida aqui de casa, não importa o que seja mas levou chocolate o povo cai dentro!
Essa receita é muito fácil e bem gostosa, a única coisa mais chata é virar a massa do rocambole e enrolar sem que ele quebre. A receita é pequena e dá um rocambole que serve umas seis pessoas, se você quiser pode dobrar a receita da massa. Eu, quando faço, não coloco todo o recheio senão não consigo enrolar a massa porque o recheio fica saindo e acaba estragando tudo! Então, se for dobrar a receita, dobre apenas a massa - o recheio dá bem para um rocambole maior.
Eu também prefiro usar o coco fresco, que fica muito mais saboroso do que o coco seco que é vendido nos supermercados, além do fato do coco seco fazer um volume bem menor - não sei se isso altera o resultado final porque nunca testei.
É uma sobremesa bem bacana e todo mundo gosta.


ROCAMBOLE PRESTÍGIO

Ingredientes
Recheio
100 g de coco ralado
1 lata de leite condensado
Massa
2 colheres de sopa de manteiga
1/2 colher de chá de açucar
1/2 colher de sopa de fermento em pó
6 ovos
100 g de coco ralado
7 colheres de sopa de chocolate em pó meio amargo
2 colheres de sopa de farinha de trigo
Cobertura
8 colheres de sopa de chocolate em pó
1 lata de creme de leite

Preparo
Primeiro faça o recheio. Em uma panela misture o coco com o leite condensado. Leve ao fogo baixo mexendo sempre até ficar no ponto de brigadeiro. Reserve.
Faça a massa do rocambole. Bata todos os ingredientes, menos o coco, no liquidificador. Misture o coco. Unte uma assadeira de 30 x 20 cm, tem que ser deste tamanho porque a massa é pouca quantidade, se for colocar em uma assadeira maior então dobre a massa. Forre a assadeira com papel manteiga e unte o papel novamente. Coloque a massa na assadeira e leve ao forno pré-aquecido com temperatura média até assar. Desenforme ainda quente sobre um pano de prato úmido e polvilhado com açucar. Coloque o recheio em uma das bordas da massa e enrole com a ajuda do pano. Mantenha o rocambole enrolado no pano até que esfrie. Faça a cobertura. Em uma panela coloque o creme de leite e o chocolate. Leve ao fogo brando até que engrosse ligeiramente. Deixe esfriar um pouco e cubra o rocabole.