segunda-feira, 4 de abril de 2011
TROUXINHAS DE CARPACCIO COM FIGOS E COGUMELOS
sexta-feira, 1 de abril de 2011
CARPACCIO LIGHT DE ABOBRINHA
segunda-feira, 28 de março de 2011
COSTELINHA DE PORCO AGRIDOCE COM PURÊ DE MAÇA
Ingredientes
1 dente de alho picado
½ cebola picadinha
1 colher (sopa) de gengibre ralado
2 colheres (sopa) de óleo
sal e pimenta-do-reino moída a gosto
2 kg de costelinha de porco (peça inteira)
1 xícara (chá) de goiabada
1 xícara (chá) água
½ xícara (chá) de vinagre branco
6 colheres (sopa) de molho inglês
2 colheres (chá) de molho de pimenta vermelha
pimenta caiena e sal a gosto
suco de 1 limão
Modo de preparo
Numa tigela misture alho picado, cebola picadinha, gengibre ralado, passe essa mistura na costelinha. Regue por cima com óleo, sal e pimenta-do-reino moída a gosto. Reserve na geladeira por no mínimo 4 horas. Eu deixo de um dia para o outro. Disponha a peça de costelinha temperada numa assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 250º C por 1 hora ou até que a costelinha fique macia. Coloque o papel alumínio com a parte brilhante virada pra dentro. Isso diminui o tempo de fogo. Numa panela em fogo médio coloque a goiabada cortada em pedaços, água, vinagre branco, molho inglês, molho de pimenta vermelha, pimenta caiena e sal a gosto. Cozinhe mexendo sempre por +/- 10 minutos ou ate que a goiabada esteja dissolvida. Desligue o fogo e neste momento acrescente suco de limão. Retire o papel alumínio das costelinhas e pincele-as com molho de goiabada. Leve para assar por mais 15 minutos, vire-as e pincele novamente. Deixe dourar. Sirva com o purê de maça. Purê de maças Descasque as maças e corte em pedaços pequenos. Coloque as maças cortadas em uma panela, cubra com água, vinho, algumas gotas de limão e o açúcar. Tempere a gosto com a noz moscada e se quiser um pouco de canela. Leve em fogo baixo até que as maças estejam cozidas. Retire do fogo e bata no processador ou liquidificador. Retorne a panela, prove e acerte o açúcar e os temperos, deixe em fogo baixo até atingir a consistência do purê desejado. Sirva quente acompanhado da costela.
sexta-feira, 25 de março de 2011
BRIOCHES
Em mais uma das minhas experiências com pão, fiz essa receita de brioche que achei na internet. Aliás estou cheia de receitas que vou catando, achando em minhas várias visitas a sites e blogs de culinária. Ficou ótima e os pãezinhos ficaram bem macios e conseguem ser guardados por alguns dias no saco plástico. É uma ótima opção para o lanche. Eu não fiz, mas acredito que devam ficar ótimos se forem recheados com qualquer tipo de recheio. Tambem pode ser adicionado ervas na massa ou queijo. Deve ficar bom!
Ingredientes
100g de farinha de trigo
11g de fermento seco para pão
110ml de água morna
100ml de leite morno
100g de açúcar
100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 ovo grande
1 colher de chá de sal
400g de farinha de trigo
Em uma vasilha misture os tres primeiros ingrediente. Cubra com filme plástico e deixe descansar até triplicar de volume. Numa batedeira com gancho para massas pesadas, coloque o levedo, o leite, o açúcar, manteiga, ovo e sal. Bata em velocidade baixa até ficar bem misturado. Junte a farinha de trigo aos poucos em velocidade baixa. Pode colocar tudo. Demora um pouco até que ela seja toda incorporada. Tem que ficar uma massa elástica. Não adicione mais farinha de trigo, é a quantidade exata. Numa assadeira grande untada e enfarinhada, coloque porções da massa do tamanho desejado. Deixe um espaço entre as porções. Cubra a assadeira com filme plástico até que tripliquem de tamanho.
Pincele levemente com ovo batido e leve para assar em forno pré-aquecido a 180˚C por 15 a 20 minutos ou até que fiquem bem corados. Se desejar pode colocar ervas na massa.
segunda-feira, 21 de março de 2011
FIGOS CARAMELIZADOS COM GORGONZOLA
É engraçado como as coisas são. Quando eu era mais nova detestava comer frutas na comida salgada, misturar salgado com doce. Hoje amo isso. Essa é uma entradinha fácil e super gostosa que eu adoro. É bem rápida de fazer e fica muito interessante. Eu não fiz porque não tinha em casa mas você pode acrescentar ao prato algumas folhas como salada para acompanhar, dá um complemento e encorpa essa entrada. A maioria das pessoas gosta. Se você não gostar de queijo gorgonzola pode apenas caramelizar o figo e servir com presunto de Parma. Se você não gostar de figo pode trocar por pêra, também fica muito bom.
1 caixa de figos maduros e frescos
4 colheres de sopa de mel
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de aceto balsâmico
50 gr de queijo gorgonzola
2 colheres de sopa de manteiga
¼ table de caldo de legumes
½ copo de vinho branco
1 caixinha de creme de leite
Lave e corte o cabo dos figos. Seque-os e corte cada um ao meio. Reserve. Em uma frigideira coloque as duas colheres de manteiga e deixe derreter. Adicione os figos, um a um, com a parte da casca para cima de forma que dourem o miolo. Adicione as colheres de mel e deixe em fogo baixo. Quando estiverem macios, vire-os para que ocorra o mesmo com o outro lado. Retorne a virá-los e deixe-os caramelizar. Quando estiverem caramelizados, adicione as colheres de aceto balsâmico. Mantenha no fogo por mais 1 minuto e reserve.
Enquanto os figos estão no fogo, prepare o molho. Em uma panela pequena coloque as duas colheres de sopa de manteiga para derreter. Pique o queijo e coloque na panela mexendo sempre. Baixe o fogo para que não queime o queijo. Adicione o vinho e deixe evaporar um pouco, acrescente o caldo de legumes dissolvido em um pouco de água e volte ao fogo até reduzir a metade. Tempere com pimenta e outras ervas se achar conveninete e dependendo onde for servido. Esse molho pode ser usado em vários pratos. Quando tiver reduzido pela metade, acrescente o creme de leite e deixe ferver por mais alguns minutos. Sirva sobre os figos.
quinta-feira, 17 de março de 2011
RISOTTO DE ARROZ NEGRO
Eu adoro arroz, adoro risotto e também gosto muito do arroz negro, embora ele tenha um gosto bem diferenciado do arroz branco, do integral ou do sete grãos. Para mim o arroz negro tem que ser bem temperadinho. Por ele apresentar um gosto um pouco mais adocicado que o arroz comum muitas pessoas estranham, mas é um acompanhamento para qualquer prato, seja ele carne, ave ou peixe. As primeiras vezes que eu fiz demorei a conseguir no mercado, tive que procurar bastante porque só encontrava em casas especializadas, hoje em dia é fácil achá-lo em qualquer bom supermercado. O seu grão mais resistente, duro, necessita de um tempo de cozimento bem mais longo que o arroz comum por isso eu costumo cozinhá-lo na panela de pressão. Já utilizei a panela comum, mas se for optar por esse processo tenha sempre em mente que vai demorar.
Risotto de arroz negro
1 copo de arroz negro
1 cebola
1 alho poro
1 folha de louro
2 dentes de alho
½ tablete de caldo de legumes
1 copo de vinho branco
1 vidro pequeno de cogumelos
1 vidro pequeno de creme de leite fresco
100 gr de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa de manteiga
Em uma panela de pressão coloque um fio de azeite e frite o alho picado e rodelas de cebola bem finas. Adicione o arroz e refogue. Dissolva o caldo de legumes em 1 litro de água e reserve. Adicione o vinho branco ao arroz e deixe evaporar por alguns minutos. Junto o caldo de legumes, a folha de louro e tampe a panela. Deixe cozinhar na pressão por 20 após a panela começar a apitar. Retire a pressão a abra. Verifique se o arroz ainda esta duro, se estiver volte a pressão por mais alguns minutos. O arroz negro é bem mais resistente e duro que o grão do arroz comum por isso a necessidade de cozinhá-lo na pressão. Retire a folha de louro e reserve. Na panela normal leva bastante tempo. Quando o arroz estiver cozido reserve. Em outra panela adicione um fio de azeite e refogue o alho poro cortado em fatias bem finas até que esteja bem transparente. Junte os cogumelos e refogue novamente. Adicione o arroz negro já cozido e misture bem. Acrescente o creme de leite, o queijo parmesão ralado e uma colher de sopa de manteiga. Sirva quente.
segunda-feira, 14 de março de 2011
FETUCCINE COM FUNGHI, PARMA E ALHO PORO
Há um tempo atrás eu assisti essa receita no programa do Janie Oliver. Eu gosto de assistir ao programa dele, muito embora não goste sempre dos pratos e receitas que ele faz. Ele mistura muita coisa, sei lá, não faz muito o meu estilo mas as vezes aparece umas coisas que valem a pena ser testadas. E essa receita foi um caso desse, que me surpreendeu. É simples, é fácil mas tem um sabor bem diferente e gostoso. A mistura do pão italiano com o funghi seco dá uma crocancia na receita bem diferenciada. Depois só leva produto bom, parma, funghi, alho poro - não tem muito como dar errado mas, como disse, o resultado me surpreendeu. Experimente.
Ingredientes
200 gr de macarrão caseiro fresco
2 alhos poros grandes
2 dentes de alho
½ tablete de caldo de legumes
300 gr de presunto de Parma
50 gr de funghi seco
4 fatias de pão italiano pequenas ou duas grandes
Queijo parmesão ralado
Sal, pimenta do reino a gosto
Azeite
Faça a massa do maçarão e reserve. (veja aqui). Lave e corte os alho poros em fatias bem finas. Em uma frigideira coloque um pouco de azeite. Coloque um dente de alho picado e deixe refogar um pouco, coloque as fatias de alho poro e deixe refogar até que tudo esteja bem transparente. Reserve. Cozinhe o macarrão em água e sal. Escorra. Dissolva o caldo de legumes em um copo de água e coloque na mesma frigideira que esta o alho poro. Coloque o macarrão escorrido por cima de tudo. Misture bem com o alho poro e abra o macarrão em toda a extensão da frigideira. Pegue as fatias de presunto de Parma e cubra todo o macarrão. Deixe em fogo bem baixo coberto com uma tampa até evaporar toda a água do caldo. Isso fará com que o gosto do presunto de Parma passe para todo o macarrão. Enquanto o macarrão esta no fogo faça o funghi. Coloque o funghi seco em uma travessa e leve ao forno até estar bem seco. Faça o mesmo com as fatias de pão italiano até que estejam torradas. Coloque as fatias de pão no liquidificador e bata até que fique uma farinha não muito fina, devem ficar alguns pedaços pequenos de pão. Reserve. No mesmo liquidificador coloque os funghi secos e bata até obter uma farinha bem fina. Misture os dois, funghi e pão. Em uma frigideira frite o dente de alho restante, picado com azeite. Retire as fatias de presunto de Parma que estão sobre o macarrão em corte em tiras. Misture com o macarrão. Pegue a farinha de pão e funghi e misture com o macarrão. Faça o mesmo com o alho picado. Sirva acompanhada com queijo parmesão ralado.
quarta-feira, 9 de março de 2011
PEITO DE FRANGO COM BACON E DUO DE MAÇA E ESPINAFRE
Carnaval! Queria ter feito várias receitas mas acabei não fazendo quase nada. Preguiça, correria, moleza, etc... foram esses dias de frio, chuva, tudo muito nublado, escuro que só dá mesmo é vontade de ficar em casa descansando. Havia separado várias receitas que achei pela internet, algumas de programas que gosto de assistir mas, deu nisso, foram muitas as oportunidades de ir para a cozinha mas pouca a disposição. Hoje, quarta-feira de cinzas abriu um solzinho, fui passear com minha filha na lagoa, que estava linda! cheia de gente e viva. Um calor danado - no Rio de Janeiro é assim, fazem uns dias de chuva, amanhece escuro mas quando o sol abre é aquela loucura de calor e nem parece que estava chuvendo e o tempo mais ameno. Chegamos em casa e queriamos comer alguma coisa bem levinha, bem light. Dessa historia toda saiu esse franguinho, que não é receita de lugar nenhum mas que ficou uma delicia. O frango foi feito na cerveja, uma receita que minha mãe fazia desde quando moravamos na casa dela e que minhas filhas adoram! É super fácil, pratica e, tirando o bacon, não leva gordura nenhuma - fica muito saboroso, no mais foi so acrescentar alguns acompanhamentos e tinhamos o almoço pronto. Delicia! Essa receita de frango, as vezes, faço até sem o bacon, que fica bem light e a cerveja dá uma sabor bem especial.
Frango com Bacon e duo de maça de espinafre
Ingredientes
Para o frango
2 peitos de frango limpos e sem pele
1 lata de cerveja clara (qualquer marca)
2 dentes de alho
vinagre
sal e pimenta do reino a gosto
1 limão
1 pacote de bacon em fatias
1 maço de espinafre
1 colher de sopa de requeijão cremoso
1 caixinha de creme de leite
azeite
4 maças
2 colheres de sopa de açucar
1/2 copo de vinho branco
Modo de Preparo
Corte os peito de frango retirando do osso. Limpe e tempere com limão, sal, pimenta do reino e alho. Faça alguns cortes, sem ir até o fundo, em cada peito. Coloque em cada corte uma fatia de bacon. Em um pirex coloque os peitos de frangos. Regue com um pouco de vinagre e cubra tudo com a cerveja. A cerveja deve ser suficiente para cobrir o peito de frango quase todo. Cubra tudo com papel aluminio e leve ao forno para cozinhar. Enquanto isso faça os purês de maça e espinafre. Descasque e corte em pedaços as maças retirando os caroços. Coloque as maças picadas em uma panela e adicione o vinho e o açucar. Adicione água suficiente até cobrir os pedaços de maça. Leve ao fogo baixo até reduzir a água pela metade e as maças estiverem bem macias. Retire do fogo e coloque as maças em um processador com um pouco da água que foi feita. Processe até obter um purê consistente. Prove e acerte o açucar se for necessário. Se quiser tempere com um pouco de canela a gosto. Reserve. Lave e corte as folhas do espinafre. Leve ao fogo em uma panela com água e sal até que estejam macias. Reserve 1/2 copo da água do cozimento e escorra o espinafre. Leve as folhas e um pouco da água do cozimento ao liquidificador. Bata até obter um creme bem liso. Cuidado para não adicionar muita água e o purê não ficar muito ralo. Transfira o purê para uma panela e tempere com pimenta do reino, um pouco de azeite, o requeijão e o creme de leite. Misture bem em fogo baixo. reserve.
Quando o frango estiver cozido retire o papel de aluminio e deixa no forno até grelhar. Quando estiver tudo grelhado, frango e bacon, retire do forno e sirva com os purês de maça e espinafre.
quinta-feira, 3 de março de 2011
PORTUGAL - ARRAIOLO E SETUBAL
Continuando nossa viagem pela região de Évora, seguimos para a cidade de Arraiolo que é famosa por seus lindos tapetes. Arraiolo é uma cidade pequena, uma típica vila Alentejana conhecida por seu artesanato, lindos bordados e tapetes que vão passando de geração em geração. Existe na cidade uma rua somente de lojas de tapetes, todos lindos, mas bem caros. A Gastronomia da região é tradicionalmente alentejana, com destaque para os pratos de “Porco”, “Borrego”, “Vitela”, as “Sopas Alentejanas”, as “açordas” e as “migas”, tudo regado com muito vinho alentejanos de grande qualidade.
Almoçamos no restaurante Pelourinho, comemos choco frito, que é uma espécie de lula, muito gostosa. Também pedimos uma Açorda de cherne, uma prato bem típico, uma espécie de sopa de pão onde se colocam várias coisas. A receita muda de região para região e de família para família. A nossa estava maravilhosa. Ficamos num hotel que faz parte das Pousadas de Portugal, um convento do ano de 1525, que fica no meio de uma propriedade bem grande onde pode se ver coelhos, perdizes e cegonhas. É um lugar lindo com quartos grandes . No jantar da Pousada comemos fígado de porco e cordeiro e açorda de bacalhau, tudo muito bem feito e gostoso. De sobremesa uma seleção de doces portugueses. Nada melhor!
De Arraiolo partimos para a cidade de Setubal, que fica a 42km de distancia. A estrada é ótima e a cidade é grande . Ficamos em outro hotel da associação Pousadas de Portugal. Essa pousada fica no Forte D. Felipe no alto de um morro dando uma vista para a cidade, o rio e o mar.
(Jardins da Pousada do Forte)
A vista é lindíssima principalmente a noite. Dos três hotéis que ficamos pertencentes a Pousadas de Portugal este foi o mais fraco. Na cidade visitamos a vinícola Quinta da Bacalhoa, que é imensa, excelentes vinhos e cheia de obras de arte.
Visitamos também o palácio onde D. Manuel passava o verão com a família que agora pertence à própria Vinícola Quinta da Bacalhoa.
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
BISQUE DE CAMARÃO
Na mesma semana havia passado no programa do Olivier Anquier uma receita, de uma amiga dele em Parati, que era um bisque com pupunha. Como eu estava com os camarões, tinha o pupunha fresco em casa então porque não aproveitar tudo e fazer essa entradinha.
Bisque de Camarão
Cabeças e cascas de camarão bem lavadas (eu tinha bem poucas)
1 cenoura
1 cebola
1 tomate
1 dente de alho
½ alho poro
Bouquet garni
2 talos de salsão
1 copo de conhaque ou cachaça
Palmito pupunha fresco
Creme de leite fresco
Tomilho fresco
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite
Lave bem as cascas e as cabeças dos camarões, principalmente as cabeças retirando a parte preta. Retire as cascas e corte os legumes em pedaços médios. Em uma panela coloque as cascas e as cabeças, a cebola, o alho poro, o tomate, cenoura e os talos de salsão. Coloque as ervas. Adicione água suficiente que cubra os ingredientes. Leve ao fogo brando até que reduza a metade. Coe o caldo em uma panela e leve a parte solida para um liquidificador. Coloque um pouco, bem pouco de água, e bata. Coe o creme que se formou sobre o caldo que já estava reservado. Jogue o restante fora. Misture bem o caldo e o creme que foi coado. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Coloque um pouco de azeite e adicione o palmito em pedaços e o conhaque. Deixe cozinhar por 10 minutos. Bata tudo no liquidificador e retorne a panela. Junte um pouco de creme de leite e sirva com folhas de tomilho acompanhado de torradas.
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
RISOTO DE AZAFRÃO COM CAMARÃO E PUPUNHA
Não sou muito de jantar a noite, prefiro um lanche ou uma sopa (quando é inverno) mas, as vezes, bate aquela vontade de fazer um jantarzinho na sexta-feira ou no sabado a noite. Nessas ocasiões prefiro escolher pratos mais leves, os meus preferidos são as massas caseiras e os frutos do mar. A massa pode parecer estranha quando eu classifico como leve mas é que quando você faz a sua propria massa, fresquinha, em casa, ela fica completamente diferente daquelas compradas no supermercado e, nesse caso, ela fica realmente muito leve. Evito fazer carne a noite porque a digestão é mais complicada. Numa dessas noites comprei uns camarões para fazer um risoto e como tinha azafrão e pupunha em casa, resolvi colocar todos juntos no mesmo risoto - ficou delicioso. As cabeças e as cascas eu aproveitei para fazer um bisque que comemos de entrada e que eu vou colocar depois aqui no blog. Também ficou muito gostoso. O bisque tradicionalmente é uma sopa de origem francesa mas muitos lugares utilizam sua textura consistente como molho de algum peixe.
Risoto de Camarão com azafrão e pupunha
1 copo de arroz arbório
2 copos de caldo de camarão
1 cebola
2 dentes de alho
½ alho poro
1 copo de vinho branco
½ copo de conhaque
Azafrão a gosto
Queijo parmesão ralado
Palmito pupunha fresco
Sal e pimenta do reino a gosto
Alecrim
Limpe os camarões e reserve as cascas e cabeças para fazer um bisque. Tempere os camarões com sal, pimenta e limão. Reserve. Em uma panela coloque um pouco de azeite e doure a cebola bem picadinha e o alho poro. Não deixe queimar. Acrescente o arroz e refogue por alguns minutos. Acrescente o copo de vinho e refogue novamente até evaporar o vinho. Vá adicionando o caldo de camarão aos poucos, mexendo sempre, até que o arroz esteja na consistência correta. Retire algumas folhas de alecrim e pique bem miúdo. A parte, em um frigideira, coloque um pouco de azeite, quando estiver quente adicione o alho bem picadinho e deixe dourar um pouco sem queimar, adicione o camarão e doure rapidamente nos dois lados. Acrescente o alecrim picado e misture bem. Nesse momento adicione o conhaque e coloque para flambar. Desligue o fogo e retire os camarões da frigideira para que não continuem cozinhando. Reserve. Lave e corte o palmito em pedaços pequenos. Quando o arroz estiver no ponto, desligue o fogo e adicione o queijo ralado, o azafrão, o camarão e o pupunha. Coloque uma boa porção de manteiga e misture. Acerte o sal se for necessário. Sirva quente.
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
PAVÊ DE CHOCOLATE COM LARANJA
Pavê de Chocolate com creme de laranja
Esse pavê foi um mistura de duas receitas que eu gosto muito. A parte de baixo do pavê é de uma receita bem antiga da minha avó que eu simplesmente adoro porque adoro pavê com biscoito champanhe. Biscoito champanhe com chocolate então nem se fala. A parte de cima é de uma receita do livro de pastelaria do Cordon Bleu. Sabe essas coisas que você gosta e que misturando as duas pode ficar melhor ainda, então, a idéia de juntar as duas foi essa. Para mim a combinação de laranja com chocolate é perfeita. Existem quatro combinações de fruta com chocolate que gosto muito: morango, laranja, damasco e pêssego. Daí eu ter tirado a idéia de colocar essas duas receitas juntas e fazer esse pavê. Espero que gostem.
Ingredientes
1 pacote de biscoito champanhe
2 copos de leite
Essência de baunilha
4 colheres de sopa de chocolate meio amargo em pó ou achocolatado
1 laranja (raspas e suco)
2 ¼ colheres de chá de gelatina em pó sem sabor
4 – 6 colheres de água
200 gr de açúcar
3 ovos separados
250 ml de creme de leite fresco
Em um recipiente coloque o leite, o chocolate em pó e gotas de baunilha. Pegue os biscoitos, um a um, e molhe nessa mistura. Não deixe encharcar muito para que não fique muito mole. Forre o fundo de uma forma de fundo removível com esses biscoitos ate estar toda coberta. Faça o creme de laranja: Salpique a gelatina em duas colheres de sopa de água e reserve. Coloque 100 gr de açúcar em uma panela com 2 colheres de sopa de água e dissolva. Leve ao fogo baixo até formar uma calda de bala mole. Aqueça o suco da laranja um pouco e coloque a gelatina dentro dissolvendo bem. Reserve. Separe as claras das gemas. Bata as gemas com a raspa da laranja, depois vá acrescentando aos poucos a calda em fio batendo sempre sem parar até ficar esbranquiçado e cremoso. Junte a mistura da laranja com a gelatina e misture delicadamente. Faça outra calda com o restante do açúcar e duas colheres de sopa de água em ponto de bala mole. Bata as claras em neve firme e aos poucos vá acrescentando a calda em fio até formar um merengue. Não pare de bater enquanto coloca a calda. Bata o creme de leite em ponto de chantilly e incorpore as gemas e, em seguida, o merengue.
Esse creme quando levado a geladeira fica com uma consistência de uma mousse. Você pode utilizá-lo em qualquer outra receita ou, até mesmo, come-lo sozinho. Substitua o suco de laranja por outras frutas.
Coloque esse creme sobre os biscoitos e leve a geladeira para endurecer. Desenforme o doce e cubra com chocolate em pó. Mantenha na geladeira depois de pronto.
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
FILÉ DE CONGRO COM TOMATES CONFIT, PUPUNHA E CREME DE BARÔA
File de congro com tomate confit, pupunha e creme de bâroa
2 files de congro rosa limpos e sem espinha
1 dente de alho
1 limão
2 batatas baroas médias
1 caixa de creme de leite
Manteiga
Queijo parmesão
Tomates confit
Azeite
2 pedaços pequenos de palmito pupunha fresco
Salsinha
Sal e pimenta do reino a gosto
Os tomates confit demoram para ser preparados por isso aconselho fazer cedo ou na véspera. Podem ser guardados na geladeira depois de prontos por semanas. (Veja a receita abaixo).
Tempere os files de peixe com limão, alho e sal. Reserve. Descasque e lave a batata barôa. Coloque em uma panela com água fervente e sal e deixe até ficar macia. Passe por um espremedor. Adicione a batata uma porção de manteiga, uma porção de queijo ralado a gosto e um pouco de creme de leite até obter a consistência desejada do creme. Reserve. Lave o palmito pupunha e tire lascas no sentido da fibra de forma que fique parecido com um espaguete. Tempere com sal, pimenta do reino, gotas de limão e azeite. Reserve. Em uma frigideira coloque um pouco de manteiga e uma colher de azeite. Frite os files de peixe dos dois lados. Sirva o file de peixe sobre o creme de batata barôa guarnecido da salada de pupunha e dos tomates confit.
Tomates confit
1 caixa de tomates cereja ou garrafinha
1 maço de alecrim
Azeite
Lave os tomates e seque-os. Em uma panela coloque os tomates e alguns galhos de alecrim. Cubra tudo com o azeite. Deixe em fogo bem baixo até que os tomates estejam macios, isso deve ser cerca de 1 hora ou 1:30 hs. Se desejar pode colocar um dente de alho no azeite para aromatizar ou outras ervas. Guarde os tomates, junto com o azeite, em um recipiente limpo, de preferência de vidro, na geladeira. O azeite também pode ser aproveitado para temperar pratos e saladas.
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
SALADA DE ATUM COM PUPUNHA
Salada de atum com pupunha
Outro dia assisti ao programa do Claude (Que marravilha) e vi ele fazendo um ceviche, que eu amo, de peixe com salada de pupunha. O prato ficou lindo. Adoro ceviche mas para fazê-lo é preciso ter peixe, ou qualquer outro fruto do mar, bem fresco. Esse é o sabor do ceviche. Como eu não tinha peixe fresco em casa e como eu tinha na geladeira um pedaço de pupunha fresco pedindo para ser consumido... resolvi fazer uma saladinha mesmo de atum e, conserva com a idéia do Claude – que a essa altura me perdoe pelas modificações. Tinha uma lata de atum no armário... ficou ótimo. Sabe aquela máxima... nada se cria, tudo se copia... não digo tudo mas algumas boas idéias a gente pode aproveitar não é verdade?
1 lata de atum em pedaços em conserva de água
1 tomate grande
½ cebola roxa
¼ pimentão vermelho
¼ pimentão amarelo
1 pimenta dedo de moça
Sal
Salsinha
Azeite
Limão
Brotos frescos
Suco de ½ laranja
1 pedaço de palmito pupunha fresco
Em uma vasilha coloque o atum em pedaços. Lave e retire as sementes do tomate. Corte em quadradinhos bem pequenos e junte ao atum. Lave, retire a pele da cebola e pique em pedaços bem pequenos. Junte ao atum. Faça o mesmo com os pimentões. Lave e retire as semente da pimenta e corte em pedaços bem pequenos. Junte aos demais. Regue com algumas gotas de limão. Pique um pouco de salsa e misture aos demais ingredientes. Tempere com sal a gosto. Regue tudo com azeite. Lave o palmito pupunha. Com o auxilio de um mandolim corte algumas fatias de palmito. Coloque um pouco de azeite no centro de um prato. Coloque uma fatia de pupunha e sobre ela uma porção da salada de atum. Regue com um pouco de azeite e cubra com outra fatia de pupunha. Repita essa operação mais duas vezes de forma que termine com a fatia de pupunha. Regue com o suco da laranja e polvilhe salsinha picada sobre a salada. Guarneça com alguns brotos. Regue com um pouco mais de azeite. Sirva.
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
NHOQUE DE BETERRABA COM MOLHO DE GORGONZOLA
Esse nhoque eu havia feito e congelado, comi parte da receita e deixei o restante no congelador. Essa semana quando tive vontade de comer o restante é que verifiquei que so havia bem pouca quantidade mas, mesmo assim, valeu a pena pois é um prato de massa bem leve e a combinação do nhoque de beterraba com esse molho de gorgonzola é perfeita. Eu, pessoalmente, não gosto dessas versões de nhoque que colocam o legume com a ricota para poder dar consistência. Eu prefiro misturar o legume com a batata e manter a receita tradicional pois isso traz mais leveza ao prato. Costumo fazer nas versões de beterraba, abobora, batata baroa e espinafre - todos são muito bons.
Nhoque de beterraba com molho de gorgonzola
2 beterrabas
2 batatas
1 ovo
Manteiga
1 xícara de farinha de trigo
100 gr de queijo gorgonzola
¼ tablete de caldo de legumes dissolvidos em 250 ml de água
½ copo de vinho branco
250 ml de creme de leite fresco
Pimenta do reino branca
Em uma panela coloque as beterrabas e as batatas para cozinhar com as cascas. Cuidado que as batatas cozinharam bem mais rápido que as beterrabas, porém cozinhá-las junto faz com que as batatas peguem a cor da beterraba. Quando as batatas estiverem macias retire e reserve. Faça o mesmo com as beterrabas. Retire as cascas dos dois legumes e passe os dois pelo espremedor. Em uma vasilha coloque a beterraba, a batata, o ovo, a manteiga e a farinha. Misture bem ate formar uma massa. Se for preciso adicione um pouco mais de farinha de trigo pois a quantidade exata vai depender do tipo de batata e da umidade que esse legume traz para a massa. A massa deve ficar leve mas com uma consistencia que seja possivel trabalhar com ela. Sobre uma superfície lisa polvilhada de farinha abra pequenos rolinhos com essa massa e corte os nhoques. Reserve. Prepare o molho. Em uma panela pequena coloque a manteiga para derreter. Corte o queijo em pequenos pedaços e coloque na panela. Mexa até que o queijo esteja todo dissolvido mas não deixe queimar o fundo da panela. Acrescente o vinho e o caldo de legumes. Tempere com pimenta do reino branca a gosto. Deixe em fogo brando até reduzir a metade. Acrescente o creme de leite fresco e mantenha em fogo brando. Prove e acerte o sal se for necessário. Em uma panela grande com água fervente coloque os nhoques para cozinhar. Conforme forem subindo, boiando, retire e coloque em um recipiente. Regue com um pouco de manteiga ou azeite para que não grude um ao outro. Sirva em um prato guarnecido do molho de gorgonzola.
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011
CARPACCIO DE PUPUNHA
Carpaccio de Pupunha
Já fui a muito restaurantes onde provei - e não gostei - do carpaccio de pupunha. Na grande maioria deles porque o carpaccio estava mal temperado e sem gosto, sem graça. Por esse motivo resisti muito a fazê-lo em casa, mas fui ao hortifruti e achei um pratinho de pupunha que estava convidativo e resolvi quebrar essa impressão tão ruim que eu tinha desse prato. Gosto de palmito, gosto muito mais do palmito Jussara, mas o pupunha tem seu valor então, porque não, tentar fazer com que o carpaccio de pupunha não fosse algo agradável ao paladar. Resolvi fazer um pesto para acompanhar e olhei o que tinha, que pudesse ajudar, na geladeira. Sálvia, amêndoas e parmesão – o resultado foi melhor do que eu imaginava e gostei muito do sabor final do prato. Vale tentar e não se render a impressão que às vezes temos de um determinado prato. Acho mesmo que até sem o pesto, só temperado já teria um sabor diferente dos que eu já havia provado. Sal, pimenta, limão, azeite – tempero é tudo gente!
Ingredientes
1 pedaço de palmito pupunha fresco
1 maço de sálvia fresca
20 gr de amêndoas sem pele torradas
Azeite de oliva
Queijo parmesão de boa qualidade
Sal e pimenta do reino a gosto
Salsinha picada
Limão
Lave bem o palmito e seque. Com o auxilio de um mandolim corte as lâminas de pupunha e disponha em um prato. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Regue com azeite e algumas gotas de limão, reserve. Em um processador coloque as amêndoas, algumas folhas de sálvia, o queijo parmesão e azeite suficiente para emulsionar esses ingredientes. Processe até obter uma pasta. Se for preciso adicione mais azeite. Coloque o pesto no centro do carpaccio e regue com um pouco mais de azeite. Polvilhe salsa picadinha e sirva.
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
HOMMUS TAHINE - PASTA DE GRÃO DE BICO
Adoro comida árabe. Gosto de praticamente tudo, mas em qualquer das minhas refeições não pode faltar a pasta de grão de bico, uma das minhas preferidas. Te todos os pratos arábes que existem, três com certeza tem lugar cativo na mesa aqui de casa: o quibe, o tabule e o Hommus Tahine (pasta de grão de bico). São receitas que faço com bastante frequencia. O Hommus costumo fazer até para o lanche da noite. Como a lata de tahine pequena dá para fazer bastante pasta e não gosto de guarda-la pois não sei por quanto tempo dura na geladeira e também não é um ingrediente tão barato assim, normalmente faço um pacote de 500 gr de grão de bico, que rende uma quantidade grande de pasta. Divido a quantidade em duas porções e congelo uma. A parte que congelo normalmente eu não tempero, deixo para fazer no dia que for usar pois fica melhor. Algumas casas árabes vendem a pasta pronta, mas eu acho melhor fazer em casa, rende muito mais e fica bem mais fresquinha. É muito fácil. A pasta de gergelim (tahine) você pode comprar em alguns supermercados, ou pode procurá-la em boas casas de produtos árabes.
Ingredientes
1 lata pequena de Tahine 50 gr (pasta de gergelim)
½ kg de grão de bico
Limão
Azeite
Alho
Salsinha picada
Sal
Preparo
Lave o grão de bico em água corrente e retire os grãos que ficarem na superfície ou os que estiverem escuros. Em uma panela de pressão coloque o grão de bico e o dobro da quantidade de água. Tempere com sal. Deixe na panela de pressão por 30 minutos depois que começar a apitar. Desligue e retire a pressão. Escorra o grão de bico, mas reserve a água do cozimento. Se você quiser ser mais purista pode retirar a pele do grão de bico antes de processá-lo. Eu normalmente retiro, mas confesso que tem que ter um pouco de paciência para essa tarefa. Eu coloco porções de grão de bico em um pano de prato e esfrego. Isso faz com que a pele se solte dos grãos, mas é preciso que você depois separe ou coloque em uma vasilha com água para a pele boiar. Mesmo assim é um processo meio chato de ser feito. Confesso que já fiz essa receita sem retirar a pele e não notei muita diferença no sabor final da pasta, então fica a critério de cada um retirar ou não. Em um processador vá colocando porções o grão de bico e um pouco da água do cozimento. A água ajudará a processar os grãos para que não fiquem muito ressecados no processador. Coloque a quantidade de água necessária para que a pasta formada pelos grãos processados não fique muito ressecada. Abra a lata de pasta de gergelim e divida, mais ou menos, na mesma quantidade de porções que você vai bater no processador. Quando os grãos estiverem bem batidos, em uma pasta homogênea, adicione a pasta de gergelim. (Para quem gosta pode ser adicionado um pouco de alho, a gosto). Bata novamente. Repita essa operação até terminar todo o grão de bico. Na hora de servir tempere com limão, azeite e salpique salsinha bem picada. Sirva com pão árabe.
segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
FILE DE CONGRO COM MOLHO DE ALHO PORO E QUINOA
Esse foi um prato bem simples de quem não estava muito a fim de cozinhar nesse dia mas minha filha quis tirar a foto para ser colocada aqui no blog. É um file de Congro Rosa com molho de alho poro e cogumelos acompanhada de quinoa, um prato bem leve para esses dias de verão, calor, insuportável.
Ingredientes
2 filés de congro rosa limpos e sem espinha
1 alho poro
½ vidro de cogumelos em conserva
1 colher de sopa grande de alcaparras
Suco de ½ limão
1 copo de vinho branco
Azeite
1 ½ cebola
½ vidro de creme de leite fresco
1 ramo de alecrim
3 dente de alho
½ tablete de caldo de legumes
1 folha de louro
Sal, pimenta do reino branca a gosto
1 copo de quinoa
Prepare a quinoa. Em uma panela coloque um fio de azeite, um dente de alho picado e meia cebola picada. Refogue ate que a cebola esteja bem transparente, mas não deixe queimar. Adicione a quinoa e mexa bem. Dissolva o tablete de caldo de legumes em 500 ml de água quente e vá adicionando aos poucos na quinoa. Mantenha em fogo brando até ficar macia. Reserve. Faça o peixe: Em uma panela coloque um fio de azeite. Sobre o azeite coloque os files de congro e regue com um pouco mais de azeite. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Coloque dois galhos de alecrim, uma folha de louro, o dente de alho inteiro. Regue tudo com limão e o copo de vinho. Leve ao fogo brando por aproximadamente 20 minutos. Reserve. Lave o alho poro e corte em rodelas bem finas. Corte a cebola em rodelas bem finas. Lave os cogumelos e corte ao meio. Em outra panela acrescente um pouco de azeite e refogue as fatias de alho poro e a cebola até que estejam bem transparentes mas sem queimar. Acrescente um pouco do caldo do peixe que se formou na panela e um pouco de vinho. Coloque os cogumelos e as alcaparras e refogue por mais alguns minutos. Prove e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Acrescente o creme de leite fresco e acerte o sal se for necessário. Sirva sobre o file de peixe acompanhado da quinoa.
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
CROQUE MOUNSIER
Croque Mounsier
Me lembro direitinho a primeira vez que comi croque mounsier. Foi no Hotel Blue Tree em Angra dos Reis, café da manhã, e lá estava eu rodando as mesas com uma infinidade de opções quando resolvi experimentar aquele gratinado que eu não conhecia. Vai ai bem uns oito anos ou mais. Fiquei maravilhada, adorei e não conseguia parar de comer. A princípio não consegui identificar bem os ingredientes e fiquei meio perdida com a nova sensação que estava experimentando. Já disse aqui, várias vezes, que adoro pão, adoro queijo e a combinação perfeita estava ali. Um tempo depois, quando voltei para casa, sai à caça dessa receita que tinha gostado tanto. É uma receita mais que tradicional da culinária francesa, antiga, e como tal existem variações que rodam o planeta para nos deliciar. A que faço aqui em casa é um conjunto de duas receitas que peguei a muito tempo na internet, gosto muito. A receita original é feita com queijo gruyere porem, quando não o tenho em casa, coloco gouda, ementhal ou qualquer outro queijo que tenha disponível na minha geladeira. Pode não ficar maravilhoso como o original, mas, sem duvida, fica um lanche muito bom.
Ingredientes
500 ml de leite integral
300 ml de creme de leite fresco (quando não tenho o fresco uso o de caixinha mesmo)
60 gr de farinha de trigo
40 gr de manteiga
½ cebola
½ alho-poró
4 folhas de sálvia
2 folhas de louro
Fatias de pão brioche ou pão de forma sem casca
Queijo gruyere a gosto
Presunto a gosto
Sal, pimenta do reino e noz moscada
1 colher de sopa de mostarda
Em uma panela ferva o leite com as folhas de sálvia e louro. Deixe descansar por alguns minutos para apurar o sabor dos temperos, coe e reserve. Em uma panela coloque a manteiga para derreter, a cebola e o alho poro picados. Refogue até que a cebola esteja macia. Acrescente a farinha de trigo aos poucos, mexendo sempre até que esteja toda incorporada a manteiga. Aos poucos, e mexendo sempre, vá acrescentando o leite. Mexa até obter um creme. Retire do fogo e bata tudo no liquidificador. Coloque em uma vasilha e acrescente o creme de leite, misture bem. Tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada. Acrescente a mostarda e torne a misturar bem. Reserve.
Em um pirex coloque um pouco de azeite no fundo e uma camada do creme. Coloque as fatias de pão e cubra com outra camada, não muito espessa, de creme. Cubra com uma camada de queijo gruyere e outra de presunto. Passe o creme na parte interna das fatias de pão restantes e cubra o presunto. Por cima de tudo coloque outra camada de creme. Polvilhe queijo gruyere ralado sobre os pães generosamente e leve ao forno até gratinar. Sirva quente.
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
PORTUGAL - BELMONTE E RIO DOURO


Belmonte

Belmonte é um lugar curioso: é uma vila com uma entrada muito feia, mas, por dentro, em torno do castelo (que foi construído na época dos romanos) é linda. A cidade tem várias curiosidades. Tem uma aldeia muito antiga dos Judeus que vale visitar, é muito bonita e bem conservada pois ainda moram pessoas nas casas. Ficamos na Pousada do Mosteiro que faz parte das Pousadas de Portugal - é um projeto bem bacana que aproveita prédios antigos, tombados, mosteiros, fortes, conventos, etc e fazem pousadas 5 estrelas.

Comemos no restaurante Casa do Castelo. Nossa refeição foi bacalhau com batatas ao murro, carne de porco com molho de cogumelos selvagens (todos colhidos no local) e cabrito. Tudo muito gostoso - Visite Belmonte, vale a pena!
Passeio de barco pelo Rio Douro


A embarcação é grande e possui dois andares, na parte de baixo ficam as mesas, onde é servido o café e o almoço, e em cima é aberto com cadeiras para se apreciar a viagem. É sempre bom levar um agasalho porque faz muito frio pela manhã. O barco sai as 07h30min da manhã. Durante o trajeto passa-se por duas eclusas, a primeira com 14 m. e a segunda com 35m - a maior da Europa.


terça-feira, 18 de janeiro de 2011
TORTA INTEGRAL DE BANANA
Essa receita de torta de banana é bastante comum, vários sites e blogs de culinária tem essa mesma receita e várias casas de produtos naturais oferecem essa torta como sobremesa. Eu acho maravilhosa, minha filha adora, e por isso mesmo, resolvi colocar aqui também o nosso registro. Eu coloco mel na minha receita e acrescento um pouco de manteiga na massa, pois fica um pouco mais úmida – não gosto de massa de torta seca demais. Mantendo a torta na geladeira ela dura bastante tempo. Também já usei banana prata e o resultado não foi ruim. Ela é integral, mas acho que não é tão light/diet assim, pois leva uma quantidade considerável de óleo e açúcar mascavo, mas vale à pena provar. Essa última eu fiz para uma amiga da minha filha que disse que adorava e como ia dormir na minha casa, minha filha pediu que eu fizesse. Acabou rapidinho.
Torta Integral de Banana
Ingredientes
2 xícaras chá de aveia em flocos finos
2 xícaras chá de farinha integral
1 xícara chá de açúcar mascavo
¾ xícara chá de óleo de milho
800 gramas de banana nanica madura
80 gramas de passas preta (opcional)
Canela em pó
Manteiga
Para cobrir
2 ovos
½ xícara chá de leite
2 colheres sopa de açúcar mascavo
Mel a gosto
Preparo
Misture os ingredientes secos e acrescente óleo aos poucos, fazendo uma farofa com as mãos. Se estiver muito seca, acrescente um pouco de manteiga até obter uma massa mais úmida. Numa forma refratária, coloque metade da massa, apertando levemente com as mãos. Cubra com fatias finas de banana, uma ao lado da outra. Polvilhe canela. Coloque o restante da massa e mais uma camada de banana. Termine com a banana. Polvilhe canela. Despeje por cima a mistura do leite, ovos e açúcar mascavo. Cubra com um pouco de mel. Leve ao forno médio por 20 minutos ou até que esteja dourada.
Obs.: As passas pretas são opcionais e devem ser colocadas junto com cada camada de banana. Após fazer a camada de bananas distribua algumas passas pretas e continue a formas as camadas seguintes.