segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

FILÉ DE CONGRO COM TOMATES CONFIT, PUPUNHA E CREME DE BARÔA


File de congro com tomate confit, pupunha e creme de bâroa

2 files de congro rosa limpos e sem espinha
1 dente de alho
1 limão
2 batatas baroas médias
1 caixa de creme de leite
Manteiga
Queijo parmesão
Tomates confit
Azeite
2 pedaços pequenos de palmito pupunha fresco
Salsinha
Sal e pimenta do reino a gosto

Os tomates confit demoram para ser preparados por isso aconselho fazer cedo ou na véspera. Podem ser guardados na geladeira depois de prontos por semanas. (Veja a receita abaixo).
Tempere os files de peixe com limão, alho e sal. Reserve. Descasque e lave a batata barôa. Coloque em uma panela com água fervente e sal e deixe até ficar macia. Passe por um espremedor. Adicione a batata uma porção de manteiga, uma porção de queijo ralado a gosto e um pouco de creme de leite até obter a consistência desejada do creme. Reserve. Lave o palmito pupunha e tire lascas no sentido da fibra de forma que fique parecido com um espaguete. Tempere com sal, pimenta do reino, gotas de limão e azeite. Reserve. Em uma frigideira coloque um pouco de manteiga e uma colher de azeite. Frite os files de peixe dos dois lados. Sirva o file de peixe sobre o creme de batata barôa guarnecido da salada de pupunha e dos tomates confit.

Tomates confit
1 caixa de tomates cereja ou garrafinha
1 maço de alecrim
Azeite

Lave os tomates e seque-os. Em uma panela coloque os tomates e alguns galhos de alecrim. Cubra tudo com o azeite. Deixe em fogo bem baixo até que os tomates estejam macios, isso deve ser cerca de 1 hora ou 1:30 hs. Se desejar pode colocar um dente de alho no azeite para aromatizar ou outras ervas. Guarde os tomates, junto com o azeite, em um recipiente limpo, de preferência de vidro, na geladeira. O azeite também pode ser aproveitado para temperar pratos e saladas.






quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

SALADA DE ATUM COM PUPUNHA




Salada de atum com pupunha

Outro dia assisti ao programa do Claude (Que marravilha) e vi ele fazendo um ceviche, que eu amo, de peixe com salada de pupunha. O prato ficou lindo. Adoro ceviche mas para fazê-lo é preciso ter peixe, ou qualquer outro fruto do mar, bem fresco. Esse é o sabor do ceviche. Como eu não tinha peixe fresco em casa e como eu tinha na geladeira um pedaço de pupunha fresco pedindo para ser consumido... resolvi fazer uma saladinha mesmo de atum e, conserva com a idéia do Claude – que a essa altura me perdoe pelas modificações. Tinha uma lata de atum no armário... ficou ótimo. Sabe aquela máxima... nada se cria, tudo se copia... não digo tudo mas algumas boas idéias a gente pode aproveitar não é verdade?

1 lata de atum em pedaços em conserva de água
1 tomate grande
½ cebola roxa
¼ pimentão vermelho
¼ pimentão amarelo
1 pimenta dedo de moça
Sal
Salsinha
Azeite
Limão
Brotos frescos
Suco de ½ laranja
1 pedaço de palmito pupunha fresco

Em uma vasilha coloque o atum em pedaços. Lave e retire as sementes do tomate. Corte em quadradinhos bem pequenos e junte ao atum. Lave, retire a pele da cebola e pique em pedaços bem pequenos. Junte ao atum. Faça o mesmo com os pimentões. Lave e retire as semente da pimenta e corte em pedaços bem pequenos. Junte aos demais. Regue com algumas gotas de limão. Pique um pouco de salsa e misture aos demais ingredientes. Tempere com sal a gosto. Regue tudo com azeite. Lave o palmito pupunha. Com o auxilio de um mandolim corte algumas fatias de palmito. Coloque um pouco de azeite no centro de um prato. Coloque uma fatia de pupunha e sobre ela uma porção da salada de atum. Regue com um pouco de azeite e cubra com outra fatia de pupunha. Repita essa operação mais duas vezes de forma que termine com a fatia de pupunha. Regue com o suco da laranja e polvilhe salsinha picada sobre a salada. Guarneça com alguns brotos. Regue com um pouco mais de azeite. Sirva.










segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

NHOQUE DE BETERRABA COM MOLHO DE GORGONZOLA


Esse nhoque eu havia feito e congelado, comi parte da receita e deixei o restante no congelador. Essa semana quando tive vontade de comer o restante é que verifiquei que so havia bem pouca quantidade mas, mesmo assim, valeu a pena pois é um prato de massa bem leve e a combinação do nhoque de beterraba com esse molho de gorgonzola é perfeita. Eu, pessoalmente, não gosto dessas versões de nhoque que colocam o legume com a ricota para poder dar consistência. Eu prefiro misturar o legume com a batata e manter a receita tradicional pois isso traz mais leveza ao prato. Costumo fazer nas versões de beterraba, abobora, batata baroa e espinafre - todos são muito bons.

Nhoque de beterraba com molho de gorgonzola

2 beterrabas
2 batatas
1 ovo
Manteiga
1 xícara de farinha de trigo
100 gr de queijo gorgonzola
¼ tablete de caldo de legumes dissolvidos em 250 ml de água
½ copo de vinho branco
250 ml de creme de leite fresco
Pimenta do reino branca

Em uma panela coloque as beterrabas e as batatas para cozinhar com as cascas. Cuidado que as batatas cozinharam bem mais rápido que as beterrabas, porém cozinhá-las junto faz com que as batatas peguem a cor da beterraba. Quando as batatas estiverem macias retire e reserve. Faça o mesmo com as beterrabas. Retire as cascas dos dois legumes e passe os dois pelo espremedor. Em uma vasilha coloque a beterraba, a batata, o ovo, a manteiga e a farinha. Misture bem ate formar uma massa. Se for preciso adicione um pouco mais de farinha de trigo pois a quantidade exata vai depender do tipo de batata e da umidade que esse legume traz para a massa. A massa deve ficar leve mas com uma consistencia que seja possivel trabalhar com ela. Sobre uma superfície lisa polvilhada de farinha abra pequenos rolinhos com essa massa e corte os nhoques. Reserve. Prepare o molho. Em uma panela pequena coloque a manteiga para derreter. Corte o queijo em pequenos pedaços e coloque na panela. Mexa até que o queijo esteja todo dissolvido mas não deixe queimar o fundo da panela. Acrescente o vinho e o caldo de legumes. Tempere com pimenta do reino branca a gosto. Deixe em fogo brando até reduzir a metade. Acrescente o creme de leite fresco e mantenha em fogo brando. Prove e acerte o sal se for necessário. Em uma panela grande com água fervente coloque os nhoques para cozinhar. Conforme forem subindo, boiando, retire e coloque em um recipiente. Regue com um pouco de manteiga ou azeite para que não grude um ao outro. Sirva em um prato guarnecido do molho de gorgonzola.


sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

CARPACCIO DE PUPUNHA



Carpaccio de Pupunha

Já fui a muito restaurantes onde provei - e não gostei - do carpaccio de pupunha. Na grande maioria deles porque o carpaccio estava mal temperado e sem gosto, sem graça. Por esse motivo resisti muito a fazê-lo em casa, mas fui ao hortifruti e achei um pratinho de pupunha que estava convidativo e resolvi quebrar essa impressão tão ruim que eu tinha desse prato. Gosto de palmito, gosto muito mais do palmito Jussara, mas o pupunha tem seu valor então, porque não, tentar fazer com que o carpaccio de pupunha não fosse algo agradável ao paladar. Resolvi fazer um pesto para acompanhar e olhei o que tinha, que pudesse ajudar, na geladeira. Sálvia, amêndoas e parmesão – o resultado foi melhor do que eu imaginava e gostei muito do sabor final do prato. Vale tentar e não se render a impressão que às vezes temos de um determinado prato. Acho mesmo que até sem o pesto, só temperado já teria um sabor diferente dos que eu já havia provado. Sal, pimenta, limão, azeite – tempero é tudo gente!

Ingredientes
1 pedaço de palmito pupunha fresco
1 maço de sálvia fresca
20 gr de amêndoas sem pele torradas
Azeite de oliva
Queijo parmesão de boa qualidade
Sal e pimenta do reino a gosto
Salsinha picada
Limão

Lave bem o palmito e seque. Com o auxilio de um mandolim corte as lâminas de pupunha e disponha em um prato. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Regue com azeite e algumas gotas de limão, reserve. Em um processador coloque as amêndoas, algumas folhas de sálvia, o queijo parmesão e azeite suficiente para emulsionar esses ingredientes. Processe até obter uma pasta. Se for preciso adicione mais azeite. Coloque o pesto no centro do carpaccio e regue com um pouco mais de azeite. Polvilhe salsa picadinha e sirva.







quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

HOMMUS TAHINE - PASTA DE GRÃO DE BICO



Adoro comida árabe. Gosto de praticamente tudo, mas em qualquer das minhas refeições não pode faltar a pasta de grão de bico, uma das minhas preferidas. Te todos os pratos arábes que existem, três com certeza tem lugar cativo na mesa aqui de casa: o quibe, o tabule e o Hommus Tahine (pasta de grão de bico). São receitas que faço com bastante frequencia. O Hommus costumo fazer até para o lanche da noite. Como a lata de tahine pequena dá para fazer bastante pasta e não gosto de guarda-la pois não sei por quanto tempo dura na geladeira e também não é um ingrediente tão barato assim, normalmente faço um pacote de 500 gr de grão de bico, que rende uma quantidade grande de pasta. Divido a quantidade em duas porções e congelo uma. A parte que congelo normalmente eu não tempero, deixo para fazer no dia que for usar pois fica melhor. Algumas casas árabes vendem a pasta pronta, mas eu acho melhor fazer em casa, rende muito mais e fica bem mais fresquinha. É muito fácil. A pasta de gergelim (tahine) você pode comprar em alguns supermercados, ou pode procurá-la em boas casas de produtos árabes.

Ingredientes
1 lata pequena de Tahine 50 gr (pasta de gergelim)
½ kg de grão de bico
Limão
Azeite
Alho
Salsinha picada
Sal

Preparo
Lave o grão de bico em água corrente e retire os grãos que ficarem na superfície ou os que estiverem escuros. Em uma panela de pressão coloque o grão de bico e o dobro da quantidade de água. Tempere com sal. Deixe na panela de pressão por 30 minutos depois que começar a apitar. Desligue e retire a pressão. Escorra o grão de bico, mas reserve a água do cozimento. Se você quiser ser mais purista pode retirar a pele do grão de bico antes de processá-lo. Eu normalmente retiro, mas confesso que tem que ter um pouco de paciência para essa tarefa. Eu coloco porções de grão de bico em um pano de prato e esfrego. Isso faz com que a pele se solte dos grãos, mas é preciso que você depois separe ou coloque em uma vasilha com água para a pele boiar. Mesmo assim é um processo meio chato de ser feito. Confesso que já fiz essa receita sem retirar a pele e não notei muita diferença no sabor final da pasta, então fica a critério de cada um retirar ou não. Em um processador vá colocando porções o grão de bico e um pouco da água do cozimento. A água ajudará a processar os grãos para que não fiquem muito ressecados no processador. Coloque a quantidade de água necessária para que a pasta formada pelos grãos processados não fique muito ressecada. Abra a lata de pasta de gergelim e divida, mais ou menos, na mesma quantidade de porções que você vai bater no processador. Quando os grãos estiverem bem batidos, em uma pasta homogênea, adicione a pasta de gergelim. (Para quem gosta pode ser adicionado um pouco de alho, a gosto). Bata novamente. Repita essa operação até terminar todo o grão de bico. Na hora de servir tempere com limão, azeite e salpique salsinha bem picada. Sirva com pão árabe.








segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

FILE DE CONGRO COM MOLHO DE ALHO PORO E QUINOA


Esse foi um prato bem simples de quem não estava muito a fim de cozinhar nesse dia mas minha filha quis tirar a foto para ser colocada aqui no blog. É um file de Congro Rosa com molho de alho poro e cogumelos acompanhada de quinoa, um prato bem leve para esses dias de verão, calor, insuportável.

Ingredientes

2 filés de congro rosa limpos e sem espinha
1 alho poro
½ vidro de cogumelos em conserva
1 colher de sopa grande de alcaparras
Suco de ½ limão
1 copo de vinho branco
Azeite
1 ½ cebola
½ vidro de creme de leite fresco
1 ramo de alecrim
3 dente de alho
½ tablete de caldo de legumes
1 folha de louro
Sal, pimenta do reino branca a gosto
1 copo de quinoa

Prepare a quinoa. Em uma panela coloque um fio de azeite, um dente de alho picado e meia cebola picada. Refogue ate que a cebola esteja bem transparente, mas não deixe queimar. Adicione a quinoa e mexa bem. Dissolva o tablete de caldo de legumes em 500 ml de água quente e vá adicionando aos poucos na quinoa. Mantenha em fogo brando até ficar macia. Reserve. Faça o peixe: Em uma panela coloque um fio de azeite. Sobre o azeite coloque os files de congro e regue com um pouco mais de azeite. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Coloque dois galhos de alecrim, uma folha de louro, o dente de alho inteiro. Regue tudo com limão e o copo de vinho. Leve ao fogo brando por aproximadamente 20 minutos. Reserve. Lave o alho poro e corte em rodelas bem finas. Corte a cebola em rodelas bem finas. Lave os cogumelos e corte ao meio. Em outra panela acrescente um pouco de azeite e refogue as fatias de alho poro e a cebola até que estejam bem transparentes mas sem queimar. Acrescente um pouco do caldo do peixe que se formou na panela e um pouco de vinho. Coloque os cogumelos e as alcaparras e refogue por mais alguns minutos. Prove e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Acrescente o creme de leite fresco e acerte o sal se for necessário. Sirva sobre o file de peixe acompanhado da quinoa.



quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

CROQUE MOUNSIER




Croque Mounsier

Me lembro direitinho a primeira vez que comi croque mounsier. Foi no Hotel Blue Tree em Angra dos Reis, café da manhã, e lá estava eu rodando as mesas com uma infinidade de opções quando resolvi experimentar aquele gratinado que eu não conhecia. Vai ai bem uns oito anos ou mais. Fiquei maravilhada, adorei e não conseguia parar de comer. A princípio não consegui identificar bem os ingredientes e fiquei meio perdida com a nova sensação que estava experimentando. Já disse aqui, várias vezes, que adoro pão, adoro queijo e a combinação perfeita estava ali. Um tempo depois, quando voltei para casa, sai à caça dessa receita que tinha gostado tanto. É uma receita mais que tradicional da culinária francesa, antiga, e como tal existem variações que rodam o planeta para nos deliciar. A que faço aqui em casa é um conjunto de duas receitas que peguei a muito tempo na internet, gosto muito. A receita original é feita com queijo gruyere porem, quando não o tenho em casa, coloco gouda, ementhal ou qualquer outro queijo que tenha disponível na minha geladeira. Pode não ficar maravilhoso como o original, mas, sem duvida, fica um lanche muito bom.

Ingredientes
500 ml de leite integral
300 ml de creme de leite fresco (quando não tenho o fresco uso o de caixinha mesmo)
60 gr de farinha de trigo
40 gr de manteiga
½ cebola
½ alho-poró
4 folhas de sálvia
2 folhas de louro
Fatias de pão brioche ou pão de forma sem casca
Queijo gruyere a gosto
Presunto a gosto
Sal, pimenta do reino e noz moscada
1 colher de sopa de mostarda

Em uma panela ferva o leite com as folhas de sálvia e louro. Deixe descansar por alguns minutos para apurar o sabor dos temperos, coe e reserve. Em uma panela coloque a manteiga para derreter, a cebola e o alho poro picados. Refogue até que a cebola esteja macia. Acrescente a farinha de trigo aos poucos, mexendo sempre até que esteja toda incorporada a manteiga. Aos poucos, e mexendo sempre, vá acrescentando o leite. Mexa até obter um creme. Retire do fogo e bata tudo no liquidificador. Coloque em uma vasilha e acrescente o creme de leite, misture bem. Tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada. Acrescente a mostarda e torne a misturar bem. Reserve.
Em um pirex coloque um pouco de azeite no fundo e uma camada do creme. Coloque as fatias de pão e cubra com outra camada, não muito espessa, de creme. Cubra com uma camada de queijo gruyere e outra de presunto. Passe o creme na parte interna das fatias de pão restantes e cubra o presunto. Por cima de tudo coloque outra camada de creme. Polvilhe queijo gruyere ralado sobre os pães generosamente e leve ao forno até gratinar. Sirva quente.




segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

PORTUGAL - BELMONTE E RIO DOURO






Continuando nossa viagem por Portugal, alugamos um carro no Porto para podermos sair conhecendo o que der vontade, sem rumo e sem horários. Nossa primeira parada foi em Póvoa do Varzim. É uma cidade de veraneio com praias muito bonitas, um lugar super agradável. Infelizmente não posso contar muito sobre a cidade porque partimos logo, ficamos apenas 1 hora pela cidade. Ao lado fica a Vila do Conde, uma continuação de Póvoa. Seguimos no caminho a procura de novas cidades para conhecer e chegamos a Ponte de Lima. Uma cidade muito bonita com construções bem antigas - para mim uma das cidades mais bonitas de Portugal. Existe uma coisa interessante nessa cidade, que desde o ano de 1125, todas as terças-feiras, é realizada uma feira medieval para os turistas, nós não chegamos a visita-la porque não era terça.




Como já disse, a cidade é bonita e vale à pena incluí-la no seu roteiro de viagem. Almoçamos no restaurante de uma brasileira, uma espécie de Tasca, pequeno mas muito bom. Essa brasileira, a Marcia, foi para Ponte de Lima com três meses de idade e nunca mais saiu da cidade, o restaurante se chama Telhadinhos. Comemos polvo a vinagrete e um tipo de fritada de bacalhau. Comida muito boa.

Belmonte





Belmonte é um lugar curioso: é uma vila com uma entrada muito feia, mas, por dentro, em torno do castelo (que foi construído na época dos romanos) é linda. A cidade tem várias curiosidades. Tem uma aldeia muito antiga dos Judeus que vale visitar, é muito bonita e bem conservada pois ainda moram pessoas nas casas. Ficamos na Pousada do Mosteiro que faz parte das Pousadas de Portugal - é um projeto bem bacana que aproveita prédios antigos, tombados, mosteiros, fortes, conventos, etc e fazem pousadas 5 estrelas.




São lugares interessantíssimos para se ficar e conhecer. Por serem todos desse mesmo projeto, as acomodações seguem mais ou menos o mesmo padrão de qualidade e você, de certa forma, uma garantia de que não vai encontrar um lugar ruim. Nós aconselhamos. A Pousada do Mosteiro é muito boa. Outra coisa que deve ser conhecida em Belmonte são seus restaurantes, come-se muito bem na cidade. (Abre-se aqui um parênteses – Onde em Portugal não se come bem????) Chegamos a ser redundantes com essas afirmações mas, de qualquer forma, fica aqui o nosso registro que realmente vale a pena conhecer os restaurantes de Portugal e apreciar, com calma, toda uma vasta cozinha que tem muito a oferecer. A cada cidade que se passa, que se conhece, é uma grata surpresa ao paladar.
Comemos no restaurante Casa do Castelo. Nossa refeição foi bacalhau com batatas ao murro, carne de porco com molho de cogumelos selvagens (todos colhidos no local) e cabrito. Tudo muito gostoso - Visite Belmonte, vale a pena!

Passeio de barco pelo Rio Douro





Este passeio é muito bonito, mas um pouco cansativo, o trajeto do barco é igual aos das antigas embarcações que transportavam os tonéis de vinho há tempos atrás. A idéia do passeio é interessante porem, tem um determinado momento que você já esta um pouco cansada. O ticket da direito a um café da manhã, um almoço e uma visita a uma vinícola. A vinícola é bem pequena e sem expressão em termos dos vinhos que produz, por isso acabamos não anotando o nome, e eu esqueci. Sorry.




A embarcação é grande e possui dois andares, na parte de baixo ficam as mesas, onde é servido o café e o almoço, e em cima é aberto com cadeiras para se apreciar a viagem. É sempre bom levar um agasalho porque faz muito frio pela manhã. O barco sai as 07h30min da manhã. Durante o trajeto passa-se por duas eclusas, a primeira com 14 m. e a segunda com 35m - a maior da Europa.






Nas margens do rio existem bastantes vinhedos e casas antigas de pedra, algumas muito bonitas. O café e o almoço são razoáveis. No almoço foi servido sopa, bacalhau e uma sobremesa. Apesar de Portugal ter excelentes vinhos, o servido para acompanhar a refeição não era essas coisas. Nosso destino final foi a cidade de Régua, chegamos as 15h da tarde e ficamos por uma hora visitando a vinícola. A volta é feita de trem até a cidade do Porto. Para fazer todo o passeio, perde-se um dia de viagem, mas se você tiver tempo, vale a pena por ser diferente.





terça-feira, 18 de janeiro de 2011

TORTA INTEGRAL DE BANANA




Essa receita de torta de banana é bastante comum, vários sites e blogs de culinária tem essa mesma receita e várias casas de produtos naturais oferecem essa torta como sobremesa. Eu acho maravilhosa, minha filha adora, e por isso mesmo, resolvi colocar aqui também o nosso registro. Eu coloco mel na minha receita e acrescento um pouco de manteiga na massa, pois fica um pouco mais úmida – não gosto de massa de torta seca demais. Mantendo a torta na geladeira ela dura bastante tempo. Também já usei banana prata e o resultado não foi ruim. Ela é integral, mas acho que não é tão light/diet assim, pois leva uma quantidade considerável de óleo e açúcar mascavo, mas vale à pena provar. Essa última eu fiz para uma amiga da minha filha que disse que adorava e como ia dormir na minha casa, minha filha pediu que eu fizesse. Acabou rapidinho.

Torta Integral de Banana

Ingredientes
2 xícaras chá de aveia em flocos finos
2 xícaras chá de farinha integral
1 xícara chá de açúcar mascavo
¾ xícara chá de óleo de milho
800 gramas de banana nanica madura
80 gramas de passas preta (opcional)
Canela em pó
Manteiga
Para cobrir
2 ovos
½ xícara chá de leite
2 colheres sopa de açúcar mascavo
Mel a gosto

Preparo
Misture os ingredientes secos e acrescente óleo aos poucos, fazendo uma farofa com as mãos. Se estiver muito seca, acrescente um pouco de manteiga até obter uma massa mais úmida. Numa forma refratária, coloque metade da massa, apertando levemente com as mãos. Cubra com fatias finas de banana, uma ao lado da outra. Polvilhe canela. Coloque o restante da massa e mais uma camada de banana. Termine com a banana. Polvilhe canela. Despeje por cima a mistura do leite, ovos e açúcar mascavo. Cubra com um pouco de mel. Leve ao forno médio por 20 minutos ou até que esteja dourada.
Obs.: As passas pretas são opcionais e devem ser colocadas junto com cada camada de banana. Após fazer a camada de bananas distribua algumas passas pretas e continue a formas as camadas seguintes.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

TRANÇA DOCE





Essa receita também veio da minha mãe. É um pão doce muito gostoso de uma receita antiga que ela tem - não sei qual a origem da receita.


Trança doce

Ingredientes
15 gr de fermento para pão
1/4 de xícara de água morna
1/4 de xícara de açúcar
1 colher de chá de sal
3/4 de xícara de leite fervente
1 colher de sopa de casca de limão ralada
1 ovo
3 1/2 xícaras de farinha de trigo
1/4 de xícara de manteiga

Preparo
Dissolver em água morna o fermento. Adicionar 1/2 xícara de farinha de trigo e deixar descansando até formar bolhas. Esse é o processo de fermentação. Junte ao leite a manteiga, o sal e o açúcar. Bater o ovo e juntar ao leite com a casca de limão ralada. Quando o fermento estiver com bolhas, juntar o leite e a farinha de trigo aos poucos até obter a consistência que possa trabalhar a massa. Bater a massa (sovar) e deixar 1 hora descansando coberta. (as vezes leva um pouco mais de farinha). Dividir a massa em 3 partes e abrir cada parte com um rolo. Derreter manteiga. Passar a manteiga dissolvida com um pouco de açúcar. Polvilhar passas, ameixas, nozes ou qualquer outro recheio que gostar. Fazer o mesmo com as duas outras partes. Fazer uma trança com os três rolos e colocar em uma forma untada. Colocar para descansar em local protegido e deixar crescer. Ao levar ao forno passe antes por cima da massa uma gema e açúcar cristal ou comum. Retire do forno quando estiver dourada.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

BEIGNETS DE CAMARÃO




A receita de hoje foi enviada pela minha mãe. Ela retirou do livro, antigo mas muito bom, Cozinha de A a Z. São camarões empanados, Beignets, uma delícia!

BEIGNETS DE CAMARÃO

Ingredientes
1/2 kg de camarões Grandes
1 1/2 xícara de farinha de trigo
2 colheres de sopa de óleo
sal a gosto
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 xícara de chá de cerveja
1 clara de ovo em neve

Preparo
Misturar a farinha de trigo com o óleo, sal e fermento. Acrescentar a cerveja aos poucos misturando bem até que toda a mistura esteja homogênea. Por último acrescentar a clara em neve. Colocar a massa para descansar por 1 hora na geladeira. Limpar os camarões (ou qualquer outro fruto do mar que você goste) e temperar com sal, pimenta do reino e limão a gosto. Passar os camarões na massa cobrindo bem e fritar em óleo quente. Frite de três em três para não esfriar o óleo.

Servir com um molho feito com
1 xícara de chá de maionese
1 colher de chá de mostarda
1 colher de café de curry
Misture todos os ingredientes e sirva.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

SANDUÍCHE DE BERINJELA



Outro dia postei aqui uma receita de lasanha de berinjela que eu tinha feito com umas sobras que estavam na minha geladeira. No dia seguinte, ainda para acabar com as berinjelas restantes, fiz esses sanduiches de berinjelas que ficaram maravilhosos. Eu comi no almoço mas são perfeitos para acompanhar uma boa cervejinha gelada. Acho que estão mais para aperitivos que para prato principal ou acompanhamento, mas seja como for, o importante é que ficou ótimo!

O único problema desses bolinhos são as frituras - que são maravilhosas de se comer mas péssimas para sujar a cozinha, engordar a barriga e pesar a consciência. :)
Quase toda fritura é boa?!

Ingredientes
1 berinjela
1 abobrinha
1 cebola
1 tomate
fatias de mussarela
orégano
manjericão
sal e pimenta do reino a gosto
óleo para fritar
1 ovo
farinha de rosca


Lave bem a berinjela, o tomate e a abobrinha. Corte a berinjela em fatias bem finas e arrume-as em um prato. Salpique sal em cada uma das fatias e deixe descansar por alguns minutos. Isso fará que o excesso de água da berinjela seja retirado. Depois de alguns minutos lave as fatias e aperte bem para retirar o excesso da água. Tire a casca da cebola. Corte todos os vegetais em fatias bem finas - quanto mais finas melhor. Salpique orégano, sal e pimenta nas fatias. Pegue uma fatia de berinjela, uma de abobrinha, cebola, tomate e mussarela. Junte bem as fatias e aperte com as mãos. Junte outra fatia de berinjela para "fechar o sanduíche" de forma que as pontas sejam fatias de berinjela. Aperte bem com as mãos. Em um prato fundo bata o ovo com auxilio de um garfo. Passe o sanduíche pelo ovo e depois pela farinha de rosca. Pressione com as mãos e passe novamente pelo ovo e pela farinha de rosca para formar uma camada grossa. Em uma panela aqueça o óleo e frite os sanduíches. Sirva quente.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

MOUSSE DE NOZES COM BABA DE MOÇA




Lógico que a foto ai de cima não está nem um pouco fiel ao que é essa mousse. Primeiro que nem um pouquinho de baba de moça minhas filhas colocaram para poder tirar a foto! nem tem graça. Essa foi uma das sobremesas de Natal.




Mas essa talvez seja uma das mousses mais gostosas que eu já comi. É muito leve e o sabor é deslumbrante. Tem tudo a ver com Natal e Ano Novo. Faço sempre aqui em casa mesmo fora da época das festas. É muito difícil alguem não gostar. Normalmente eu faço em uma forma de furo no meio para poder desenformar mas como fiz em casa e tinha que levar de carro para a casa da minha mãe então decidi colocar nessa compoteira que não tem risco de cair ou desmontar. O complemento dessa mousse, que é a baba de moça, é perfeita para ela.

Não se deixem levar pela foto - é bom demais!! Experimentem.

Ingredientes
Baba de Moça
2 xícaras de açucar
1 xícara de água
1 vidro pequeno de leite de coco
6 gemas peneiradas
Mousse
6 claras
8 colheres de sopa de açucar
1 vidro de leite de coco pequeno
1 xícara de nozes bem picadas ou farinha de nozes se preferir
500 ml de creme de leite fresco batido em chantilly
2 envelopes de gelatina sem sabor

Preparo
Na batedeira, bata as claras em neve firme. Adicione o açucar e continue batendo até obter um merengue bem consistente. Junte delicadamente o leite de coco e as nozes. Junte o chantilly tambem bem delicadamente para não perder a leveza da mousse. Dissolva a gelatina em 10 colheres de sopa de água fria e misture a mousse. Unte uma forma de furo no meio com óleo e coloque a mousse. Leve a geladeira por 6 horas ou até que esteja firme.
Baba de Moça
Em uma panela faça uma calda de fio grosso com a água e o açucar. Quando estiver pronta deixe esfriar um pouco. Misture as gemas peneiradas no leite de coco e misture a calda. Volte ao fogo baixo mexendo sempre até engrossar.
Desenforme a mousse e cubra com a baba de moça



TORTA MOUSSE DE MARACUJA


FELIZ 2011!!!!

QUE TODOS VIVAM 2011 INTENSAMENTE - COM COMIDAS E VIAGENS MARAVILHOSAS! PAZ, AMOR, SUCESSO E MUITA FELICIDADE.

A torta ai de cima foi um dos doces que fizemos para o Natal. O recheio, que é uma mousse de maracujá, pode ser feito assim, dentro da torta, ou servido sozinho. Fica a gosto de cada um. Eu prefiro faze-lo assim, com essa casquinha de biscoito que sempre complementa mais o doce. Ela fica super bonita na mesa. Eu comprei maracujas enormes e coloquei um pouco mais do que a receita recomenda porque assim o gosto fica mais marcante.

Tenho essa receita a muitos anos e ganhei de uma amiga minha que sempre levava esse doce para as festas e fazia o maior sucesso. Essa massinha de biscoito é uma das melhores invenções que tiveram - é fácil, rápida e serve para qualquer doce. Não sei quem teve essa idéia pela primeira vez, quem inventou mas está de parabens. Você pode rechear com qualquer tipo de mousse e fazer várias tortas diferentes. Também já vi fazerem essa massa com outros tipos de biscoito. Você também pode adicionar chocolate em pó para fazer a massa de chocolate. Tudo fica bom. Vi uma receita, não lembro onde, que a massa era feita, no mesmo sistema com manteiga, mas com farinha láctea. Deve ficar bom! Mas não testei ainda. Com todas essas variações qualquer pessoa vai longe na quantidade de doces que pode fazer sem ter que repetir o cardápio. Tem gente que coloca a massa para assar um pouquinho no forno mas eu não acho necessário. Experimente porque você vai gostar.




TORTA MOUSSE DE MARACUJÁ

Ingredientes
Para a massa
1 1/2 de biscoito maria
150 gr de margarina
Recheio
8 maracujás
4 claras em neve
4 colheres de sopa de açucar
1/2 lata de creme de leite
1/2 lata de leite condensado
1 pacote de gelatina sem sabor


Modo de Preparo
Triture os biscoitos no liquidificador até obter uma farinha fina. Coloque em uma vasilha e adicione a manteiga em temperatura ambiente. Com o auxílio das mãos misture bem até obter uma massa. Se estiver muito ressecada e quebradiça, adicione mais manteiga. Forre uma forma redonda de aro removível, de 30 cm de diâmetro, com a massa de biscoito. Não faça as laterais muito finas porque podem quebrar quando for desenformar. reserve.
Retirar a polpa de cinco maracujas e colocar no liquidificador com um pouquinho de água. bem pouca. Coar e reservar. Na batedeira, bater as claras em neve firme e reservar. Na mesma batedeira colocar o suco que foi coado, o creme de leite sem soro e a lata de leite condensado. Bater ate que esteja bem homogênea. Dissolver a gelatina em um pouquinho de água quente e misturar ao creme de maracujá. Misturar as claras em neve cuidadosamente ao creme. Colocar a mousse dentro da forma com a massa de biscoito e levar a geladeira até que esteja consistente.

Quando a mousse estiver consistente faça a cobertura. Com os 3 maracujas restantes retire a polpa e coloque no liquidificador com um pouco de água. Bata o suficiente para soltar o suco. Coe. reserve alguns carroços para enfeitar a torta. Adicione açucar a gosto. Leve ao fogo para aquecer e adicione uma colher de sopa, cheia, de maisena. Mantenha no fogo até obter um creme. Deixe esfriar e cubra a mousse. Mantenha da geladeira até servir.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

CEIA DE NATAL


FELIZ NATAL A TODOS !!!

Meu plano inicial era colocar várias, e lindas, fotos da ceia de Natal com receitas super gostosas nesse final de ano. SONHO. Não consegui chegar nem perto das fotos com toda aquela confusão que ronda as ceias de Natal. Muita comida, arrumação de presentes, parentes que quase nunca encontramos, amigos para ligar, torpedos para responder, mesa para arrumar, UFA!!! E eu que achava que conseguiria tirar umas fotos super legais.
Panetone de Papai Noel. FOFO!!!!
A ceia de Natal na casa da minha mãe sempre é farta - muitas coisas gostosas e os pratos tradicionais de todo Natal. Esse ano deixei a maquina fotografica com minhas filhas e pedi que tirassem as fotos para poder colocar no blog junto com as receitas - Doce ilusão!
No dia seguinte quando fui olhar as fotos haviam apenas 4 fotos. Quatro fotos que nem estavam tão boas assim. Inacreditável! De qualquer forma vou postar essas belezinhas de registros porque não tenho outra opção! alguns pratos nem aparecem - não sei nem o que falar. Vou primeiro colocar os pratos salgados. Receitas como farofa, maionese e arroz não vou nem colocar porque não tinham nada de diferente do tradicional. Chester e presunto também não porque nem foto tem! No proximo post eu coloco as receitas, e fotos, dos doces - torta de maracujá, torta crocante de chocolate e mousse de nozes com calda de baba de moça. Bom Natal a todos!

Carne Assada em Conserva
Ingredientes
1 kg de lagarto redondo limpo
2 cebolas grandes
4 dentes de alho
2 folhas de louro
Vinagre
Azeite
1 maço de alecrim
1 maço de tomilho
1 maço de manjericão
sal e pimenta do reino a gosto

Coloque a carne dentro de uma panela de pressão. Adicione água até cobrir toda a carne. Coloque a cebola, dois dentes de alho e as folhas de louro. Leve ao fogo por 40 minutos ou até que a carne esteja macia. Retire da panela de pressão, escorra e envolva a carne em papel aluminio. Leve ao freezer por algumas horas ou até que esteja dura. Retire do freezer e corte em fatias bem finas com o auxílio de um cortador de frios ou com a faca elétrica. Reserve. Na frigideira aqueça um pouco de azeite e colque a cebola cortada em fatias bem finas e o alho picado. Não deixe dourar, a cebola deve ficar apenas esbranquiçada e murcha. Reserve. Unte o fundo de um pirex com azeite. Pique as ervas bem finas. Coloque uma camada de carne, regue com vinagre e azeite, tempere com sal e pimenta do reino e cubra com uma camada de ervas, cebola e alho. A quantidade de vinagre deve ser maior que a quantidade de azeite. Regue novamente com vinagre e azeite. Repita essa operação até completar todo o pirex ou acabar com as carne. Tampe e leve a geladeira. Essa carne deve ser feita de vespéra para poder pegar melhor o gosto dos temperos. Pode ser comida sozinha, acompanhando arroz e saladas ou como recheio de sanduiches. Pode ser guardada na geladeira por vários dias. É um coringão na geladeira!


LOMBO DE PORCO FATIADO

Ingredientes
1 kg de lombo de porco limpo
folhas de alfavaca
Suco de 1 limão
2 dentes de alho picados
1 cebola
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo
De véspera tempere o lombo. Retire o excesso de gordura de forma a deixar apenas uma pequena camada, para não ficar a carne muito ressecada. Em uma vasilha coloque a carne, o suco de limão, a pimenta do reino, a alfavaca picada, o alho picado e a cebola. Deixe a carne marinar de um dia para o outro.
Em uma panela grande coloque um pouco de óleo para aquecer. Escorra o lombo e tempere com sal. Coloque para dourar de todos os lados. Diminua o fogo e vá acrescentando o caldo da marinada aos poucos. Deixe cozinhar por uns 40 minutos em fogo baixo. Durante esse período vá aos poucos pingando água até que a carne esteja bem macia e forme um molho consistente. Retire do fogo. reserve. Retire a carne e corte em fatias finas. Sirva o molho a parte.

Salada de arroz Rarís que já dei a receita aqui nesse blog.

SALADA DE MANGA

Ingredientes
2 mangas do tipo tommy ou palmer (tem que ser manga sem fios)
1 maço de aipo ou salsão
1 xícara de nozes picadas
maionese
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo
Descasque as mangas e corte em lâminas pequenas. Limpe o aipo e corte em lâminas pequenas. Em um pirex coloque as lâminas e manga e aipo e as nozes picadas. Adicione um pouco de maionese, apenas o suficiente para dar liga. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Sirva gelada.
Esses são os cupcakes mais lindos do Natal!

BACALHAU ESPIRITUAL (Que não tem foto)
Ingredientes
400 gr de bacalhau desalgado e desfiado
2 cenouras
2 cebolas
1 tb de margarina
6 colheres de sopa de farinha de trigo
6 gemas
1 litro de leite
1 lata de creme de leite
2 xícaras de queijo parmesão ralado
1 xícara de farinha de rosca
molho inglês
Noz moscada
Azeite
sal e pimenta do reino a gosto
Preparo
Em uma panela aqueça um pouco de azeite. Lave, retire a casca e rale as cenouras. Esprema para retirar o excesso de água. Corte a cebola em fatias bem finas. Refogue as cebolas, a cenoura ralada e o bacalhau desfiado. Reserve. Em outra panela coloque a manteiga para derreter. Adicione as seis colheres de farinha de trigo. Reserve 1 copo de leite e o restante vá adicionando a farinha aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Mexa até obter um creme espesso. No copo de leite reservado misture bem as gemas. Acrescente esse leite com gemas ao creme de leite e farinha e continue mexendo até engrossar novamente. Junte o bacalhau, o creme da panela, o creme de leite e uma xícara de queijo ralado. Tempere com pimenta do reino, noz moscada e molho inglês a gosto. Acerte o sal se for necessário. Unte um pirex com manteiga e coloque o creme de bacalhau dentro. Misture a farinha de rosca com o restante do queijo ralado e polvilhe por cima do creme de bacalhau. Leve ao forno até formar uma camada crocante. Sirva quente.

domingo, 26 de dezembro de 2010

PORTUGAL - ILHA DA MADEIRA E AÇORES

AÇORES


São Miguel é a maior ilha do arquipélago dos Açores. Chegamos na parte da tarde e fomos ao hotel - Hotel do Colégio - que é bem no centro e tem bons quartos. Saímos para almoçar e fomos ao restaurante A Colméia Gril, que fica a beira mar. Comemos uma sardinha, que parecia um patê, muito gostosa, camarão e um bolinho de carne maravilhoso. Para beber tomamos um vinho branco de uva verdelho - delicioso. O cozinheiro desse restaurante, Junior, é cearense e veio conversar com a gente.


Corremos a ilha toda de taxi, que não sai muito caro, algo em torno de 120 euros. Essa é uma boa opção. A ilha, na parte alta das montanhas é linda e tem casas muito bonitas com tudo florido e é possível avistar o mar lá do alto.


No dia seguinte continuamos nosso passeio e no almoço fomos em um lugar chamado Furnas, onde tem um lago bonito e, proxímo a ele, tem um sítio de onde sai do chão uma água sulfurosa que atinge 100 graus celsius. Nessa água alguns restaurantes colocam grandes panelas dentro de buracos - cada restaurante tem o seu buraco - cobrem as panelas com panos e ali mesmo fazem um cozido maravilhoso.



Quando o cozido está pronto, as pessoas presentes são chamadas para ver a retirada da panela. Depois corre-se para o restaurante e delicia-se com o cozido que é incrivel. É uma experiencia bem diferente e vale a pena ser conhecida. Porém deve ser encomendado antes.



A ilha merece uma visita - é linda, o mar é azul e a cidade parece muito com as cidades brasileiras antigas, tipo Ouro Preto e Tiradentes, pois as construções são coloniais.




ILHA DA MADEIRA




De São Miguel até a ilha da Madeira leva-se uma hora de avião. O aerporto da ilha da Madeira fica dentro do mar, a pista de pouso foi construída sobre pilotis sobre o mar, e quando o avião pousa, da uma sensação terrível.
Madeira é bem diferente de São Miguel, menor, mais aconchegante e com menos turistas. Gostei muito mais! Mesmo tendo menos turistas que São Miguel, a cidade está cheia de franceses e alemães. Existem vários hoteis 5 estrelas, shoppings centers e muitos restaurantes.


Ficamos em um hotel bem central, na parte mais nova da ilha, Hotel Estrelicia, 3 estrelas. Fizemos um passeio pela ilha de taxi, da mesma forma que em São Miguel. Saímos pela manhã e só chegamos a noite. Fomos as montanhas, que são bem altas, mais de mil metros acima do mar, e faz bastante frio. Em 20 minutos você sai do nível do mar e chega no alto das montanhas.



Todos os morros são plantados de uvas, bananas e verduras e no alto da montanha tem eucalipto. Todas as estradas são boas e tem vários túneis de percurso, uns 20. Existem partes da estrada que passa-se bem rente ao morro com a estrada bem estreita e o mar lá em baixo.


Uma das freguesias, como são chamados os bairros na ilha, chamada Machico, tem uma marina bem bonita e uma praia feita pelo homem com uma monte de pedras e areia do deserto do Marrocos.


Almoçamos em Porto Moniz em um restaurante muito gostoso que não lembro agora o nome. Sorry! Comemos peixe espada negro, próprio da ilha, que é delicioso e pode ser servido com banana ou com cogumelos e natas. Os dois são ótimos!!


O Jardim Botânico da ilha merece uma visita! E também merece ser conhecido o restaurante Tapassal, no bairro antigo que é uma gracinha.


Portugal é lindo e as ilhas são maravilhosas. Se você tiver a oportunidade de fazer essa viagem, não perca tempo pois vale a pena!