sexta-feira, 27 de maio de 2011

BRUSCHETTA DE COGUMELOS









Se tem coisa que eu gosto é cogumelos, todos os tipos, cores e variedades. Pode ser na sopa, na salada, no risoto, puro, frito, assado... não importa – é gostoso! Outro dia comprei 3 caixinhas de cogumelos – uma de paris, uma de shitake e outra de shimeji. Fiz tipo um ragu de cogumelos para acompanhar um filé mignon. Ficou maravilhoso mas como deu uma quantidade bem grande, aproveitei o restante para fazer essas bruschettas de lanche no dia seguinte. Adorei.

1 caixinha de cogumelos shimeji
1 caixinha de cogumelos shitake
1 caixinha de cogumelos paris
1 cebola
3 dentes de alho
1 maço de tomilho
Folhas de alecrim
1 copo de conhaque
Azeite
Sal e pimenta do reino a gosto
1 pão italiano
Queijo parmesão ralado


Leva bem os cogumelos, corte as pontas dos cabos. Separe os ramos do shimeji e corte em laminas o paris e o shitake, reserve. Corte bem picadinho o alho e a cebola e reserve. Lave e corte as folhas de alecrim. Em uma frigideira grande coloque um pouco de azeite e coloque o alho picado. Deixe pegar um pouquinho de cor, mas sem queimar, e adicione a cebola. Refogue até que a cebola esteja bem transparente. Adicione os cogumelos e mexa bem até que estejam cozidos. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Adicione o copo de conhaque e flambe. Adicione as ervas e mexa por mais alguns minutos. Desligue.
Corte o pão italiano em fatias e passe no azeite. Cubra com os cogumelos e parmesão ralado. Sirva.






sexta-feira, 20 de maio de 2011

AMSTERDÃ




Amsterdã é a cidade das bicicletas, se você não tomar cuidado é atropelado por uma, até garagem de bicicletas eles tem. A cidade é bem agradável com vários museus e vários canais. Vale a pena visitar o museu de Van Gogh, e o jardim botânico deKeukennhof, Kijksmuseum que são muito bonitos.



Ficamos num hotel barco em um dos canais, é bem diferente e muito interessante (( Botel Amstel Hote ). Outro programa bem de turista, mas gostoso é uma noite de queijos e vinhos pelos canais de barco. Andar pelas várias ruas da cidade é outro passeio que todo turista deve fazer e, em uma dessas caminhadas, fomos parar num bairro com casas bonitas bem antigo mas para nossa surpresa era o Bairro da Luz Vermelha. Esse bairro, que também é um ponto turístico, é celebre por suas casas de prostituição que estão abertas a qualquer hora do dia. Outra curiosidade é que em algumas casas as prostitutas ficam expostas em uma vitrina como se fossem artigos igual a uma casa comercial. Tudo é bem peculiar nesse bairro. É diferente e não existe em qualquer outro lugar, por isso mesmo vale uma visita. Sem se importar com nossos vizinhos, tomamos uma cerveja muito boa (que não lembro o nome) na beira de um canal cheio de bares e restaurantes. Tudo é muito normal em Amsterdã.




MERCK
É uma antiga cidade de pescadores que fica perto de um lago que antigamente era mar. A mudança de mar para lago foi feita devido a construção de vários diques ao longo dos anos. A cidade é linda com casas de madeira, quase todas verdes com jardins lindos na beira desse lago. As crianças são bonitas e todos muito bem educados.




EDAM
O nome não é tão estranho assim, já é nosso conhecido pois é essa cidade que dá nome ao famoso queijo Edam. Essa é a cidade do queijo Edam. Visitamos uma fabrica muito interessante e provamos e também compramos queijos deliciosos.

VOLEDAM

É uma cidade pequenina bem turística que fica num porto. Tem muitos restaurantes, lojas de produtos locais para turistas. A cidade fica cheia não só de turistas como de holandeses passeando.











terça-feira, 10 de maio de 2011

ROLINHOS PRIMAVERA






Adoro rolinho primavera. Não existe uma única vez que eu vá um restaurante japonês ou chinês que eu não coma uma porção de rolinho. Sempre experimento as novas versões que existem nos restaurantes: queijo, camarão com catupiry, chocolate, etc mas a tradicional, para mim, não pode faltar. A alguns anos atrás eu havia tentado fazer em casa com uma massa própria que eu havia comprado em uma casa especializada de produtos chineses mas o resultado foi um desastre. Eu não soube manipular bem a massa e não ficou legal. Dessa vez resolvi experimentar com a massa filo, dessas que vem em rolo e são vendidas no supermercado. Eu comprei da marca Arosa, que costumo usar também a massa folhada e gosto muito. Achei o resultado muito bom, minhas filhas adoraram e com certeza vou repetir no cardápio lá de casa. Essa massa dá para fazer muitas coisas por isso é sempre bom ter um rolo no congelador. O recheio do meu rolinho foi bem simples porque não tinha muitos legumes em casa mas você pode colocar outros se desejar.

Rolinho Primavera
1 pacote de massa filo
½ repolho
1 cenoura
1 cebola
Óleo para fritar
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo
Lave e corte o repolho em filetes bem finos, o quanto mais fino conseguir será melhor. Reserve. Descasque e corte a cenoura em Juliana bem fininha. Reserve. Faça o mesmo com a cebola. Em uma frigideira coloque um fio de azeite e de uma refogada bem rápida nos legumes até que fiquem transparentes e suados. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Abra a massa filo e corte retângulos de massa. Coloque o recheio em uma das laterais e vá enrolando até obter os rolinhos bem fechados. Não deixe a massa muito folgada. Aqueça uma panela funda com óleo e frite os rolinhos. Escorra e sirva com molho shoyo








sábado, 7 de maio de 2011

CAMARÕES GRELHADO COM ARROZ DE AÇAFRÃO


Ando meio sem tempo e por esse motive acabei deixando o blog quase que abandonado mas espero voltar a ativa em breve. Essa receita desse post eu fiz durante a páscoa mas somente agora tive tempo para escrever a receita e colocar aqui. Foram feitos com camarões, alho poro fritado como se fosse batata palha e arroz com açafrão. Nesse caso aqui não fiz risoto, foi o arroz normal nosso de cada dia que no cozimento coloquei um pouco de açafrão, que eu adoro. Os camarões foram presente do meu pai e estavam maravilhosos.

Camarões com Arroz de Açafrão

10 camarões grandes

3 dentes de alho

Limão

Azeite

Conhaque

1 copo de arroz

1 envelope de açafrão

1 cebola

2 copos de caldo de galinha

1/2 copo de vinho branco

Sal e pimenta do reino a gosto

1 alho poro

Lave, descasque e limpe os camarões. Coloque em uma vasilha com um dente de alho picado, azeite, pimenta do reino. Deixe marinar por, pelo menos, 30 minutos. Um pouco antes de fritar coloque algumas gotas de limão. Em uma panela coloque um fio de azeite e frite um dente de alho picado junto com a cebola picada. Deixe a cebola suar e acrescente o arroz. Refogue. Adicione o vinho e deixe evaporar um pouco. Acrescente o caldo de galinha aos poucos até que o arroz esteja macio. Um pouco antes de desligar, acrescente o açafrão e misture bem até estar homogêneo. Corte o alho poro no sentido longitudinal em laminas bem finas, aqueça uma panela com óleo e frite. Escorra e reserve. Aqueça uma frigideira com azeite e frite os camarões. Flambe com o conhaque e sirva acompanhado do arroz e do alho poro.



quinta-feira, 28 de abril de 2011

SALADA DE ASPARGOS COM BACON




SALADA DE ASPARGOS COM BACON

Essa salada só não é mais light porque leva bacon, que é delicioso mas muito, muito calórico porém, temos que concordar que o bacon dá um gostinho todo especial em qualquer comida e ficou “ tudo de bom” misturadinho com o aspargos. Peguei um pedaço de bacon com bastante carne e pouquíssima gordura e não deixei fritar demais, então ficou como se fossem pedacinhos de carne de porco. Maravilhoso. Super fácil de fazer e bem gostosa, do jeito que muita gente gosta. Esses aspargos eu comprei bem fresquinhos no hortifruti, estavam bem macios e como vieram muitos aspargos eu separei uma parte para fazer essa salada e a outra eu fiz, em outro dia, um risotto, que também ficou de arrasar.

1 maço de aspargos
100 gr de bacon
Azeite
Sal e pimenta do reino


Lave bem e limpe os aspargos retirando as pontas da raiz que geralmente são mais duras. Coloque água em uma panela grande e leve para ferver com sal. Quando estiver bem quente acrescente os aspasgos e deixe cozinhar até que estejam macios. Escorra e coloque rapidamente sobre a água gelada. Escorra novamente. Verifique se é necessário retirar mais alguma parte de baixo se esta ainda estiver dura. Corte os aspargos em pedaços e reserve. Corte o bacon em pedaços pequenos e leve ao fogo baixo em uma frigideira com um pouquinho de manteiga e um fio de azeite. Frite os pedaços de bacon mas não deixe queimar ou fritar demais. Quando estiverem prontos, acrescente os pedaços de aspargos na frigideira, tempera com pimenta do reino a gosto e sirva.






















sábado, 23 de abril de 2011

TRUFAS DE CHOCOLATE - PASCOA


Trufas de Chocolate

É Pascoa e quem não gosta de chocolate?!! Deve existir uma pequena porção da humanidade que não gosta dessa delícia que acalma a alma e acalenta o coração. Quando estamos com saudade, com angustia, com tristeza, alegria ou seja lá qual for a emoção, o sentimento, o chocolate sempre cai bem, sempre ajuda a dar uma maozinha a quem o consome. A muito tempo atrás eu aprendi a fazer essas trufas de chocolate, foi em um cursinho perto de minha casa e desde de então elas são presença certa em determinadas ocasiões. São bem fáceis de se fazer mas dão um pouquinho de trabalho mas compensa porque o resultado é maravilhoso e não há quem não goste. Voce pode fazer de vários sabores, eu normalmente faço essa caixinha da foto com quatro carreiras, uma de cada sabor, coloco um natural, uma de cereja, uma de nozes e outra de damasco, dão ao todo 12 trufas. Mas você pode colocar o sabor que mais gostar ou faze-las com chocolate branco - é só substituir a receita.

Ingredientes
500g de chocolate meio amargo puro
1 colher de sopa de glucose de milho
85 g de creme de leite
1/2 xícara de geléia de damasco
1 xicara de damascos picados
300 g de chocolate meio amargo fracionado

Derreta o chocolate meio amargo puro (picado) em banho maria. Adicione o creme de leite e a geléia de damasco e misture bem. Acrescente os damascos picados e por último a glucose de milho. Misture bem até estar tudo bem homogeneo. Leve a geladeira até firmar. Retire da geladeira e faça pequenas bolinhas do tamanho que desejar as trufas. reserve. Derreta o chocolate meio amargo fracionado e banhe as trufas. reserve. Decore conforme o gosto. Eu costumo cobri-las com um piguimento dourado comestivel que é vendido nas casas de confeitaria.
Para fazer as trufas de cereja é só substituir a geléia e o damasco por cerejas picadas e gotas de essência de cereja. Para as de nozes substitua por nozes picadas e essência de nozes. A trufa tradicional, natural, eu não misturo com nada, coloco apenas algumas gotas de conhaque.



segunda-feira, 18 de abril de 2011

JOELHOS DE PRESUNTO E QUEIJO




Minhas filhas estão no ultimo ano do ensino médio e prestes a se formar. Um alívio, uma emoção e um monte de sentimentos juntos. E a festa de formatura? Bom, como todos os jovens, as opiniões, sugestões e incertezas são muitas. Uns querem viagens nacionais outros para fora do país, outros cruzeiros marítimos que é a nova mania nacional. Independente do lugar onde escolham, e da forma como vão, é preciso arrecadar fundos para a festa tão desejada por todos. A escola libera, todo ano, para a turma que esta se formando que os alunos façam lanches, comidas, doces que podem ser vendidos, uma vez por semana, na hora do recreio. Cada segunda-feira três alunos devem levar alguma coisa para vender. Aqui em casa como são duas, eu fico com duas segundas-feiras seguidas provendo algo. Segundo minha filha, a maioria leva bolos e fui escolhida para fazer algo salgado. Pela própria escolha delas a receita foi a de joelho de presunto e queijo. Essa receita é muito boa e rende bastante. Quando faço aqui para casa, ao invés de fazer vários joelhinhos eu faço um rocambole grande, na verdade rendem dois grandes rocamboles macios e bem deliciosos. Ingredientes da Massa: 1 1/2 xícara (chá) de leite morno ou água 1 ovo 1 colher (sopa) fermento biológico granulado (seco) 1 colher (sobremesa) de açúcar 1 colher (chá) de sal 1/2 xícara (chá) de óleo 5 xícaras (chá) de farinha de trigo (+ ou -) Ingredientes do Recheio: 300g de mussarela 200g de peito de chester defumado 50g de azeitonas picadas 1 colher (sopa) orégano molho de tomate Modo de Preparo: No copo do liquidificador, coloque o leite morno, o ovo, o fermento biológico, o açúcar, o sal e o óleo. Bata bem. Desligue e transfira para uma tigela. Acrescente a farinha aos poucos, incorporando bem. Abra um retângulo grande com 1cm de espessura, pincele molho de tomate, arrume as fatias de mussarela, peito de chester, azeitonas e polvilhe o orégano. Enrole como um rocambole, apertando a emenda com a ponta dos dedos para fechar bem, corte em fatias grossas e arrume em uma forma ou travessa refratária untada e enfarinhada. Deixe descansar por uns 15 minutos. Pincele com gema e leve para assar. Deixe no forno até dourar a massa. Se a massa abrir enquanto estiver assando não tem problema.




sexta-feira, 15 de abril de 2011

LOMBO DE ATUM COM CUSCUZ MARROQUINO DE PASSAS E CASTANHAS





LOMBO DE ATUM COM CUSCUZ MARROQUINO DE PASSAS E CASTANHAS


Essa semana meu pai foi no mercado São Pedro em Niteroi e tinham muitas coisas boas. Esse atum estava maravilhoso então eu fiz esse almocinho light. A receita é bem fácil.


Ingredientes

1 lombo de atum fresco

1 copo de cuscuz marroquino

1 1/2 copo de Caldo de galinha

Azeite

1 cebola

Limão

1 dente de alho

Passas brancas

Castanhas do Cajú

Molho Shoyo

Mel

Sal e pimenta do reino fresco


Modo de Preparo

Limpe bem o lombo de atum e tempere com sal e pimenta do reino fresca. reserve. Em uma panela coloque um fio de azeite. Pique as castanhas do caju. Pique a cebola e o alho e coloque para refogar quando estiver transparente adicione o cuscuz e refogue por mais alguns minutos. Vá acrescente aos poucos o caldo de galinha, mexendo sempre até que o cuscuz tenha absorvido todo o liquido. Misture a castanha do caju picada e as passas brancas. reserve. Em outra panela adicione o shoyo e o mel e deixe reduzir um pouco. Tempere o lombo com algumas gotas de limão. Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e doure o lombo de todos os lados. Sirva acompanhado do cuscuz e do molho.



segunda-feira, 11 de abril de 2011

TRUCCHETTI A PUTANESCA










Trucchetti a Putanesca Outro dia fui procurar um nachos mexicanos no mercado farinha pura da cobal do Humaitá e me deparei com algumas massas bem diferentes. Fiquei morrendo de vontade de comprar mas acabei resistindo a tentação porque não estava de carro e teria que enfrentar um metro lotado – ainda por cima estava chovendo. Adiada a vontade de experimentar aquelas massas mas não esquecida. Nesse final de semana voltei a Cobal, dessa vez de carro e com minhas filhas, novamente para comprar mais nachos mexicanos, foi então que não resisti mais a tentação e comprei um pacote desses Trucchettis – uma massinha enrolada em formato de parafusos mas bem mais apertadas e menores que as massas nacionais do tipo parafuso. Essas são feitas de grão duro e sêmola e são ideais para reter bem o molho por causa de seu formato. Eu tinha em casa uns vidros de passatas e resolvi fazer um molho a putanesca para acompanhar. Sempre que vou ao mercado compro esses vidros de Passata que são bem práticos para manter na dispensa. Ficou tudo uma delicia, adoro molho de tomate.

Ingredientes
500g de trucchetti

Para o molho
1 vidro grande de passata de tomate
Azeite de oliva
3 dentes de alho amassados
2 cebolas
1 tablete de caldo de galinha
1 maço de tomilho
Pimenta do reino
1 talo de alho poro
50g de filé de anchovas
100g de azeitonas pretas grandes (sem caroço)
1 xícara (chá) de manjericão picado
50g de alcaparras
2 colheres de sopa de açúcar

Preparo


Em uma panela coloque toda a passata de tomate. Coloque um pouco de água dentro do vidro da passata para retirar o excesso do molho que fica e reserve. No liquidificador coloque a cebola em pedaços, dois dentes de alho, o talo de alho poro e a água do vidro da passata. Bata até obter um creme liso sem pedaços dos legumes. Coloque esse creme na panela junto com a passata. Adicione o tablete de caldo de galinha, as colheres de açúcar e o tomilho. Tempere com a pimenta do reino a gosto e leve em fogo baixo até que reduza um pouco e o molho se torne mais espesso. Prove e acerte o sal se for necessário, ou o açúcar se o molho estiver muito ácido. Em outra panela coloque um fio de azeite e leve ao fogo baixo. Acrescente o dente de alho restante picado, as alcaparras, os pedaços de azeitonas pretas e o aliche. Refogue por alguns minutos e reserve. Coloque uma panela grande com água para ferver. Adicione os trucchettis e deixe em fogo baixo até que estejam macios. Coloque o refogado de azeitonas e aliche junto do molho e misture bem. Sirva os trucchettis com o molho. Na hora de servir acrescente as folhas de manjericão fresco no molho e queijo parmesão ralado










quarta-feira, 6 de abril de 2011

PORTUGAL - REGUENGOS, LISBOA, SINTRA E OBIDOS




Vinícola Herdade do Esporão - Reguengos


Ainda em nossa viagem por Portugal, que tinha como um de seus objetivos conhecer as vinícolas portuguesas partimos para Reguengos, uma vila logo após Évora. Reguengos significa – lote dado pelo Rei – nesse caso pelo Rei de Monsaraz, que é outra vila de Portugal. Partimos nessa direção para conhecer a Vinícola Herdade do Esporão, que fica num lugar muito bonito com uma construção no estilo das grandes fazendas portuguesas. É uma vinícola grande que vale a pena conhecer pois é considerada como uma das melhores produtoras dos melhores vinhos portugueses. Além dos vinhos maravilhosos, essa vinícola também tem lançado vários azeites muito bem conceituados no mercado culinário.





Além disso, tudo ela ainda possui um extra-ordinário restaurante aberto ao público e fica localizado nas proximidades da barragem de Alqueva, o maior lago da Europa. Os azeites são muitos, desde o Virgem Extra passando pelo Moura DOP (Denominação de Origem Protegida), pelo Virgem Extra Seleção e os varietais Cordovil e Galega, todos de excelente qualidade. Almoçamos no restaurante da vinícola - um almoço harmonizado com vinhos de diferente uvas – tudo maravilhoso. Começou com um creme de espinafre com gambás (camarões), depois ovos mexidos com um tipo de lingüiça – tudo acompanhado do vinho Defesa Rose 2008 - uma delícia - mais tarde foram servidos um consommé de perdiz, seguido de bacalhau com batatas e verduras fritas, vinho Trincadeira 2005. Tudo muito gostoso! Pensa que acabou?! Ainda teve um ultimo prato que foi bochechas de boi (vitelo) assadas com arroz de passas acompanhando um Esporão Reserva 2006. Doces portugueses para fechar este banquete. Ainda tiveram sorvete com frutas e licores da Herdade do Esporão. Depois de comer tanto dormimos em Reguengos que é uma vila relativamente pequena, mas muito simpática.






Monsaraz


Lembra do Rei lá de Reguengos? Aquele que cedeu o lote para ser criada a vila? Essa é a vila do Rei. É uma vila medieval linda dentro de uma muralha com um castelo e casas do tempo de D. Manuel. Na verdade é bem mais antiga pois é considerada uma das mais antigas vilas de Portugal, Monsaraz regista indícios de povoamento desde tempos pré-históricos, sendo inicialmente um castro fortificado. Todo lugar assim merece uma visita. No caminho para Monsaraz passa-se por São Pedro de Corval onde existem fabricas artesanais de cerâmica com louças lindas e outros objetos.





Lisboa


Ficamos no hotel As Lisboa que fica na rua Almirante Reis. O hotel é bom e fica no centro da cidade. Lisboa tem lugares muito bonitos para se visitar, tem todos aqueles tradicionais que não podem deixar de ser vistos. O primeiro que fomos foi na Torre de Belém e depois ao Mosteiro dos Jerônimo uma construção em estilo Manuelino emocionante de tão bonito. Você entra e é uma paz tão grande nos jardins e no interior da capela que emociona.





Perto do Mosteiro tem uma padaria famosa pelos Pasteis de Belém. Realmente vale a pena entrar na fila - ela vive cheia - para comprar seus pasteis - come-se fácil uma caixa!!. Mas lembre-se os doces portugueses tem suas base principal nos ovos e muito açúcar! Calorias a vontade. A padaria é de 1850.





Outro lugar lindo em Lisboa é o aquário que foi construído para Expo 98 e é o segundo maior do mundo. A cidade é cheia de lugares interessantes para serem conhecidos. À noite jantamos num restaurante bem português, quase sem turistas, se chama Cervejaria Trinta.





Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa





Sintra


Quem vai a Lisboa não deve deixar de ir a Sintra. Sintra é uma vila portuguesa, uma das maiores e mais habitadas de Portugal, e faz parte do distrito de Lisboa. Dizem que é uma das cidades mais antigas de Portugal. Eu acho a cidade muito bonitinha com ruas simpáticas uma pracinha cheia de restaurantes e o Castelo dos Mouros que merece também uma visita. A arquitetura de Sintra é um capitulo a parte, tudo é muito antigo e muito trabalhado, cheio de detalhes que levam horas para serem percebidos. Tudo muito lindo.





Óbidos


Óbidos é uma vila portuguesa que fica no distrito de Leiria, região central de Portugal. Esse nome estranho significa cidadela ou cidade fortificada, isso tudo porque a maior atração desta vila é o Castelo de Óbidos que já foi canditato a uma das sete maravilhas de Portugal. Outro fato curioso desse castelo é que ele já fez parte do dote de inúmeras rainhas de Portugal!





A vila tem ruas estreitas bem simpáticas, mas cheias de turistas. O castelo foi construído no sec. XV que era a principio, uma fortaleza e agora uma parte dele é a Pousada do Castelo -que faz parte a associação Pousadas de Portugal. Você não pode deixar de ficar nesse lugar. É lindo! Em Óbidos se toma uma bebida vendida nas lojinhas chamada Ginginha, ou simplesmente Ginja, que é um licor obtido a partir da fermentação da fruta ginja, muito parecida com a cereja e muito popular em Portugal – maravilhoso – tradicionalmente é servido, nos restaurantes locais, em copinhos de chocolate, muito bom. Outro costume é servi-la com uma fruta curtida no fundo do copo, popularmente conhecido como “ com elas” , ou, quando pura, “sem elas” . A ginja de óbidos começa nos ginjais da região, onde o fruto é colhido na fase certa de maturação. Após um processo de infusão que dura no mínimo um ano, é extraido o licor decorrente do processo sem recorrer a corantes ou conservantes artificiais. Por tudo isso, ir a Óbidos é um passeio imperdível!


segunda-feira, 4 de abril de 2011

TROUXINHAS DE CARPACCIO COM FIGOS E COGUMELOS



Trouxinha de Carpaccio com figos e cogumelo Paris

Ainda na tentativa das receitas light e corrida pela perda de peso, trocando os carboidratos por pratos mais leves, fiz esse carpaccio diferente que peguei a receita no programa do ChefTV. Achei a idéia muito interessante e o resultado me agradou bastante. Adoro carpaccio, gosto muito de figo e mais ainda de cogumelos. É quase impossível que todas essas coisas juntas não sejam boas. Nesses dias de dieta todas as idéias e novidades na cozinha são bem vindas e essa receita é mais uma que entrou no meu cardápio. Eu sempre compro esses pacotes de carne de carpaccio pronto que vendem em supermercado, costumo comprar duas marcas – a centabi ou a frisa, depois é só montar e temperar a gosto. Tudo muito pratico e a qualidade é muito boa. Muito mais rápido e pratico do que comprar a peça de carne. Congelar e cortar em casa, sem contar que sempre é muito difícil conseguir nos cortadores caseiros uma fatia bem fina de carne.



Ingredientes:

1 pacote de carne para carpaccio

8 colheres (sopa) de azeite

3 colheres (sopa) de suco de limão

1/2 colher (chá) de mostarda tipo Dijon

1 colher (sopa) de alcaparras

10 g de manjericão picado fresco

30 g de cogumelo paris fresco

20 g de figo seco

20 g de queijo pecorino (parmesão de cabra)

Sal e pimenta-do-reino a gosto

1 colher de creme de balsâmico

10 g de Pinoles


Modo de Preparo: Limpar bem a carne (lavar e enxugar). Embrulhar com papel filme, apertando bem para manter a forma arredondada. Embalar em um saco plástico e levar ao freezer para congelar. Cortar com uma máquina de frios ou com uma faca bem afiada, em fatias bem finas, rapidamente, para não descongelar. Embalar separadas 1 a 1, com plástico ou papel vegetal e congelar de novo. Descongelar 30 minutos antes de montar o prato, em temperatura ambiente. Outra forma prática é comprar o carpaccio já fatiado. Em uma vasilha misturar o azeite e o limão, e temperar a gosto com o sal e a pimenta Lavar as alcaparras em água corrente, para suavizar o sal. A seguir, bata as alcaparras com uma faca bem afiada, para que fiquem praticamente moídas. Colocar as alcaparras moídas na faca em um recipiente e combinar com o azeite e a mostarda, mexendo bem. Acrescentar o manjericão fresco e o cogumelo paris laminado. Reservar. Fatiar o figo seco e ralar o parmesão de cabra para montagem final das trouxinhas de carpaccio. Dispor a carne em uma travessa. Espalhar as fatias de carpaccio para montagem individual. Rechear cada uma delas com o molho e polvilhar com o pecorino ralado. Fechar delicadamente pelas bordas e decorar com o fico seco. Por fim, dispor 5 unidades nos pratos e decorar com linhas de azeite e vinagre balsâmico. Novamente polvilhar com pecorino e acrescentar os pinoles.






sexta-feira, 1 de abril de 2011

CARPACCIO LIGHT DE ABOBRINHA

To de dieta! E estou tentando fazer receitas e comidinhas mais leves que não engordem tanto. Sabe como é quem gosta de cozinhar, vê sempre uma receita nova, dá logo aquela vontade de experimentar, testar, ver o resultado real e pronto – estamos sempre com coisas gostosas, novas, diferentes para provar – e lógico, muitas vezes adicionar calorias a mais no corpo. Mas fazer o que? O jeito é de vez em quando tentar fazer um mês light e comer comidas de baixa caloria. Cortei uma das coisas que mais gosto – o pão! Meu lanche de quatro entre cinco dias da semana era baseado em massa de pão, seja em pizzas, joelhos, ou outros tipos de lanchinhos. Não ha balança que agüente tanto carboidrato. Apelei para os carpaccios, sopas e saladinhas noturnas. Vamos ver por quanto tempo eu agüento! 2 abobrinhas cortadas em fatias finas (cortador de frios ou um mandolim) 20 g de amêndoas torradas e laminadas 150 g de queijo parmesão ralado fino Molho: 1/2 maço de ceboulete 1/2 maço de endro dill 1 cebola 25 g de mostarda dijon 20 ml de vinho branco 30 ml de azeite Raspas de limão siciliano Sal Pimenta do reino Modo de Preparo: Lave e corte as abobrinhas em um fatiador de frios. Arrume-as em um prato e reserve na geladeira por 30 minutos. Para o molho: Lave e pique as cebolas, o dill e a ceboulette. Em uma vasilha coloque a cebola, a ceboulete, endro dill, raspas de limão siciliano e azeite. Deixe macerar por 15 minutos. Por ultimo adicione a mostarda dijon. Adicione o vinho branco até emulsionar o molho. Sal e pimenta a gosto. Despeje sobre o carpaccio, coloque o queijo parmesão e as amêndoas laminadas. Sirva gelado.

segunda-feira, 28 de março de 2011

COSTELINHA DE PORCO AGRIDOCE COM PURÊ DE MAÇA

Costelinha de Porco agridoce com Purê de Maça Eu gosto bastante de carne de porco embora não coma com muito frequencia. Minha filha se tornou fã da costela agridoce do Outback então, as vezes, faço essa receita para ela aqui em casa. É uma delícia, bem facil de se fazer, o único trabalho é que demora um pouco para ficar pronta – em torno de 2 horas e isso, as vezes, requer uma certa programação e planejamento mas tirando esse detalhe o resto é bem facil e o resultado bastante gostoso. Dessa vez eu coloquei acompanhando um purê de maças, no Outback vem uma maça assada um pouco apimentada, aqui em casa as meninas não gostam por isso não coloco mas voce pode adicionar, na receita do purê abaixo, um pouco de curry, páprica ou pimenta. Como a costela já é agridoce e o purê de maça tambem, o ideal é fazer mais um acompanhamento salgado para contra balancear o prato. No meu caso eu fiz uma batata gratinada com queijo. Eu dou preferencia a comprar a peça de costela inteira do que as ripas já cortadas, para mim a peça quando cozinhada inteira mantem muito mais a umidade da carne, tornando-a bem mais macia mas isso fica a critério de cada um.

Ingredientes
1 dente de alho picado
½ cebola picadinha
1 colher (sopa) de gengibre ralado
2 colheres (sopa) de óleo
sal e pimenta-do-reino moída a gosto
2 kg de costelinha de porco (peça inteira)
1 xícara (chá) de goiabada
1 xícara (chá) água
½ xícara (chá) de vinagre branco
6 colheres (sopa) de molho inglês
2 colheres (chá) de molho de pimenta vermelha
pimenta caiena e sal a gosto
suco de 1 limão

Modo de preparo

Numa tigela misture alho picado, cebola picadinha, gengibre ralado, passe essa mistura na costelinha. Regue por cima com óleo, sal e pimenta-do-reino moída a gosto. Reserve na geladeira por no mínimo 4 horas. Eu deixo de um dia para o outro. Disponha a peça de costelinha temperada numa assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 250º C por 1 hora ou até que a costelinha fique macia. Coloque o papel alumínio com a parte brilhante virada pra dentro. Isso diminui o tempo de fogo. Numa panela em fogo médio coloque a goiabada cortada em pedaços, água, vinagre branco, molho inglês, molho de pimenta vermelha, pimenta caiena e sal a gosto. Cozinhe mexendo sempre por +/- 10 minutos ou ate que a goiabada esteja dissolvida. Desligue o fogo e neste momento acrescente suco de limão. Retire o papel alumínio das costelinhas e pincele-as com molho de goiabada. Leve para assar por mais 15 minutos, vire-as e pincele novamente. Deixe dourar. Sirva com o purê de maça. Purê de maças Descasque as maças e corte em pedaços pequenos. Coloque as maças cortadas em uma panela, cubra com água, vinho, algumas gotas de limão e o açúcar. Tempere a gosto com a noz moscada e se quiser um pouco de canela. Leve em fogo baixo até que as maças estejam cozidas. Retire do fogo e bata no processador ou liquidificador. Retorne a panela, prove e acerte o açúcar e os temperos, deixe em fogo baixo até atingir a consistência do purê desejado. Sirva quente acompanhado da costela.



sexta-feira, 25 de março de 2011

BRIOCHES


Brioches

Em mais uma das minhas experiências com pão, fiz essa receita de brioche que achei na internet. Aliás estou cheia de receitas que vou catando, achando em minhas várias visitas a sites e blogs de culinária. Ficou ótima e os pãezinhos ficaram bem macios e conseguem ser guardados por alguns dias no saco plástico. É uma ótima opção para o lanche. Eu não fiz, mas acredito que devam ficar ótimos se forem recheados com qualquer tipo de recheio. Tambem pode ser adicionado ervas na massa ou queijo. Deve ficar bom!


Ingredientes
100g de farinha de trigo
11g de fermento seco para pão
110ml de água morna
100ml de leite morno
100g de açúcar
100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 ovo grande
1 colher de chá de sal
400g de farinha de trigo

Em uma vasilha misture os tres primeiros ingrediente. Cubra com filme plástico e deixe descansar até triplicar de volume. Numa batedeira com gancho para massas pesadas, coloque o levedo, o leite, o açúcar, manteiga, ovo e sal. Bata em velocidade baixa até ficar bem misturado. Junte a farinha de trigo aos poucos em velocidade baixa. Pode colocar tudo. Demora um pouco até que ela seja toda incorporada. Tem que ficar uma massa elástica. Não adicione mais farinha de trigo, é a quantidade exata. Numa assadeira grande untada e enfarinhada, coloque porções da massa do tamanho desejado. Deixe um espaço entre as porções. Cubra a assadeira com filme plástico até que tripliquem de tamanho.
Pincele levemente com ovo batido e leve para assar em forno pré-aquecido a 180˚C por 15 a 20 minutos ou até que fiquem bem corados. Se desejar pode colocar ervas na massa.


segunda-feira, 21 de março de 2011

FIGOS CARAMELIZADOS COM GORGONZOLA


Figos caramelizados com molho de gorgonzola

É engraçado como as coisas são. Quando eu era mais nova detestava comer frutas na comida salgada, misturar salgado com doce. Hoje amo isso. Essa é uma entradinha fácil e super gostosa que eu adoro. É bem rápida de fazer e fica muito interessante. Eu não fiz porque não tinha em casa mas você pode acrescentar ao prato algumas folhas como salada para acompanhar, dá um complemento e encorpa essa entrada. A maioria das pessoas gosta. Se você não gostar de queijo gorgonzola pode apenas caramelizar o figo e servir com presunto de Parma. Se você não gostar de figo pode trocar por pêra, também fica muito bom.
Ingredientes
1 caixa de figos maduros e frescos
4 colheres de sopa de mel
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de aceto balsâmico
50 gr de queijo gorgonzola
2 colheres de sopa de manteiga
¼ table de caldo de legumes
½ copo de vinho branco
1 caixinha de creme de leite

Lave e corte o cabo dos figos. Seque-os e corte cada um ao meio. Reserve. Em uma frigideira coloque as duas colheres de manteiga e deixe derreter. Adicione os figos, um a um, com a parte da casca para cima de forma que dourem o miolo. Adicione as colheres de mel e deixe em fogo baixo. Quando estiverem macios, vire-os para que ocorra o mesmo com o outro lado. Retorne a virá-los e deixe-os caramelizar. Quando estiverem caramelizados, adicione as colheres de aceto balsâmico. Mantenha no fogo por mais 1 minuto e reserve.
Enquanto os figos estão no fogo, prepare o molho. Em uma panela pequena coloque as duas colheres de sopa de manteiga para derreter. Pique o queijo e coloque na panela mexendo sempre. Baixe o fogo para que não queime o queijo. Adicione o vinho e deixe evaporar um pouco, acrescente o caldo de legumes dissolvido em um pouco de água e volte ao fogo até reduzir a metade. Tempere com pimenta e outras ervas se achar conveninete e dependendo onde for servido. Esse molho pode ser usado em vários pratos. Quando tiver reduzido pela metade, acrescente o creme de leite e deixe ferver por mais alguns minutos. Sirva sobre os figos.


quinta-feira, 17 de março de 2011

RISOTTO DE ARROZ NEGRO




Eu adoro arroz, adoro risotto e também gosto muito do arroz negro, embora ele tenha um gosto bem diferenciado do arroz branco, do integral ou do sete grãos. Para mim o arroz negro tem que ser bem temperadinho. Por ele apresentar um gosto um pouco mais adocicado que o arroz comum muitas pessoas estranham, mas é um acompanhamento para qualquer prato, seja ele carne, ave ou peixe. As primeiras vezes que eu fiz demorei a conseguir no mercado, tive que procurar bastante porque só encontrava em casas especializadas, hoje em dia é fácil achá-lo em qualquer bom supermercado. O seu grão mais resistente, duro, necessita de um tempo de cozimento bem mais longo que o arroz comum por isso eu costumo cozinhá-lo na panela de pressão. Já utilizei a panela comum, mas se for optar por esse processo tenha sempre em mente que vai demorar.


Risotto de arroz negro

1 copo de arroz negro
1 cebola
1 alho poro
1 folha de louro
2 dentes de alho
½ tablete de caldo de legumes
1 copo de vinho branco
1 vidro pequeno de cogumelos
1 vidro pequeno de creme de leite fresco
100 gr de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa de manteiga

Em uma panela de pressão coloque um fio de azeite e frite o alho picado e rodelas de cebola bem finas. Adicione o arroz e refogue. Dissolva o caldo de legumes em 1 litro de água e reserve. Adicione o vinho branco ao arroz e deixe evaporar por alguns minutos. Junto o caldo de legumes, a folha de louro e tampe a panela. Deixe cozinhar na pressão por 20 após a panela começar a apitar. Retire a pressão a abra. Verifique se o arroz ainda esta duro, se estiver volte a pressão por mais alguns minutos. O arroz negro é bem mais resistente e duro que o grão do arroz comum por isso a necessidade de cozinhá-lo na pressão. Retire a folha de louro e reserve. Na panela normal leva bastante tempo. Quando o arroz estiver cozido reserve. Em outra panela adicione um fio de azeite e refogue o alho poro cortado em fatias bem finas até que esteja bem transparente. Junte os cogumelos e refogue novamente. Adicione o arroz negro já cozido e misture bem. Acrescente o creme de leite, o queijo parmesão ralado e uma colher de sopa de manteiga. Sirva quente.



segunda-feira, 14 de março de 2011

FETUCCINE COM FUNGHI, PARMA E ALHO PORO


Há um tempo atrás eu assisti essa receita no programa do Janie Oliver. Eu gosto de assistir ao programa dele, muito embora não goste sempre dos pratos e receitas que ele faz. Ele mistura muita coisa, sei lá, não faz muito o meu estilo mas as vezes aparece umas coisas que valem a pena ser testadas. E essa receita foi um caso desse, que me surpreendeu. É simples, é fácil mas tem um sabor bem diferente e gostoso. A mistura do pão italiano com o funghi seco dá uma crocancia na receita bem diferenciada. Depois só leva produto bom, parma, funghi, alho poro - não tem muito como dar errado mas, como disse, o resultado me surpreendeu. Experimente.

Ingredientes
200 gr de macarrão caseiro fresco
2 alhos poros grandes
2 dentes de alho
½ tablete de caldo de legumes
300 gr de presunto de Parma
50 gr de funghi seco
4 fatias de pão italiano pequenas ou duas grandes
Queijo parmesão ralado
Sal, pimenta do reino a gosto
Azeite

Faça a massa do maçarão e reserve. (veja aqui). Lave e corte os alho poros em fatias bem finas. Em uma frigideira coloque um pouco de azeite. Coloque um dente de alho picado e deixe refogar um pouco, coloque as fatias de alho poro e deixe refogar até que tudo esteja bem transparente. Reserve. Cozinhe o macarrão em água e sal. Escorra. Dissolva o caldo de legumes em um copo de água e coloque na mesma frigideira que esta o alho poro. Coloque o macarrão escorrido por cima de tudo. Misture bem com o alho poro e abra o macarrão em toda a extensão da frigideira. Pegue as fatias de presunto de Parma e cubra todo o macarrão. Deixe em fogo bem baixo coberto com uma tampa até evaporar toda a água do caldo. Isso fará com que o gosto do presunto de Parma passe para todo o macarrão. Enquanto o macarrão esta no fogo faça o funghi. Coloque o funghi seco em uma travessa e leve ao forno até estar bem seco. Faça o mesmo com as fatias de pão italiano até que estejam torradas. Coloque as fatias de pão no liquidificador e bata até que fique uma farinha não muito fina, devem ficar alguns pedaços pequenos de pão. Reserve. No mesmo liquidificador coloque os funghi secos e bata até obter uma farinha bem fina. Misture os dois, funghi e pão. Em uma frigideira frite o dente de alho restante, picado com azeite. Retire as fatias de presunto de Parma que estão sobre o macarrão em corte em tiras. Misture com o macarrão. Pegue a farinha de pão e funghi e misture com o macarrão. Faça o mesmo com o alho picado. Sirva acompanhada com queijo parmesão ralado.




quarta-feira, 9 de março de 2011

PEITO DE FRANGO COM BACON E DUO DE MAÇA E ESPINAFRE


Carnaval! Queria ter feito várias receitas mas acabei não fazendo quase nada. Preguiça, correria, moleza, etc... foram esses dias de frio, chuva, tudo muito nublado, escuro que só dá mesmo é vontade de ficar em casa descansando. Havia separado várias receitas que achei pela internet, algumas de programas que gosto de assistir mas, deu nisso, foram muitas as oportunidades de ir para a cozinha mas pouca a disposição. Hoje, quarta-feira de cinzas abriu um solzinho, fui passear com minha filha na lagoa, que estava linda! cheia de gente e viva. Um calor danado - no Rio de Janeiro é assim, fazem uns dias de chuva, amanhece escuro mas quando o sol abre é aquela loucura de calor e nem parece que estava chuvendo e o tempo mais ameno. Chegamos em casa e queriamos comer alguma coisa bem levinha, bem light. Dessa historia toda saiu esse franguinho, que não é receita de lugar nenhum mas que ficou uma delicia. O frango foi feito na cerveja, uma receita que minha mãe fazia desde quando moravamos na casa dela e que minhas filhas adoram! É super fácil, pratica e, tirando o bacon, não leva gordura nenhuma - fica muito saboroso, no mais foi so acrescentar alguns acompanhamentos e tinhamos o almoço pronto. Delicia! Essa receita de frango, as vezes, faço até sem o bacon, que fica bem light e a cerveja dá uma sabor bem especial.

Frango com Bacon e duo de maça de espinafre

Ingredientes
Para o frango
2 peitos de frango limpos e sem pele
1 lata de cerveja clara (qualquer marca)
2 dentes de alho
vinagre
sal e pimenta do reino a gosto
1 limão
1 pacote de bacon em fatias
1 maço de espinafre
1 colher de sopa de requeijão cremoso
1 caixinha de creme de leite
azeite
4 maças
2 colheres de sopa de açucar
1/2 copo de vinho branco

Modo de Preparo
Corte os peito de frango retirando do osso. Limpe e tempere com limão, sal, pimenta do reino e alho. Faça alguns cortes, sem ir até o fundo, em cada peito. Coloque em cada corte uma fatia de bacon. Em um pirex coloque os peitos de frangos. Regue com um pouco de vinagre e cubra tudo com a cerveja. A cerveja deve ser suficiente para cobrir o peito de frango quase todo. Cubra tudo com papel aluminio e leve ao forno para cozinhar. Enquanto isso faça os purês de maça e espinafre. Descasque e corte em pedaços as maças retirando os caroços. Coloque as maças picadas em uma panela e adicione o vinho e o açucar. Adicione água suficiente até cobrir os pedaços de maça. Leve ao fogo baixo até reduzir a água pela metade e as maças estiverem bem macias. Retire do fogo e coloque as maças em um processador com um pouco da água que foi feita. Processe até obter um purê consistente. Prove e acerte o açucar se for necessário. Se quiser tempere com um pouco de canela a gosto. Reserve. Lave e corte as folhas do espinafre. Leve ao fogo em uma panela com água e sal até que estejam macias. Reserve 1/2 copo da água do cozimento e escorra o espinafre. Leve as folhas e um pouco da água do cozimento ao liquidificador. Bata até obter um creme bem liso. Cuidado para não adicionar muita água e o purê não ficar muito ralo. Transfira o purê para uma panela e tempere com pimenta do reino, um pouco de azeite, o requeijão e o creme de leite. Misture bem em fogo baixo. reserve.
Quando o frango estiver cozido retire o papel de aluminio e deixa no forno até grelhar. Quando estiver tudo grelhado, frango e bacon, retire do forno e sirva com os purês de maça e espinafre.