segunda-feira, 29 de agosto de 2011

TORTA DE NOZES PECAN







Essa torta é daquelas que ficam uma combinação perfeita para comer com sorvete de creme. É crocante e meio caramelada e tem tudo a ver com o sorteve. Fiz para o almoço dos dias dos pais. Na verdade fiz duas tortas, uma de maça (que ainda não postei) e essa de nozes pecan. A massa da torta usei a mesma para as duas, farinha de trigo normal misturada com farinha de castanha do caju para dar um gostinho diferente. Comprei formas novas, bem pequenas, assim posso fazer mais de um sabor sem que fiquem tortas enormes sobrando. Aqui no Rio eu compro nozes pecan na Casa Pedro e o Karo, que faz parte do recheio, pode ser comprado nos supermercados. Não tem muito mistério. O bacana dessa torta é que ela é bem fácil de fazer e tem um visual bem legal, sem contar o sabor.
As nozes estão entre os alimentos que mais benefícios trazem à saúde. O consumo, mesmo que em pequenas quantidades, diariamente, pode evitar até 65% do risco de doenças do coração, diminuir o mau-colesterol, melhorar o funcionamento intestinal, cerebral, pulmonar, entre outros. Por ser rica em antioxidantes, especialmente vitamina E, é comprovada como agente de prevenção do câncer.
A receita abaixo é para uma torta pequena, forma com 10 cm de diâmetro.

Ingredientes
1 ½ xícara de farinha de castanhas
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
Manteiga o quanto baste para dar liga na massa
150 gr de nozes pecan
1 xícara de Karo
1 ovo
½ xícara de conhaque
½ xícara de açúcar
1 colher de sopa de manteiga derretida
1 pitada de sal
Baunilha

Faça a massa. Em uma vasilha coloque as farinhas e o açúcar. Mexa ate estar bem homogêneo. Vá acrescentando manteiga aos pedaços e misturando ate obter uma massa que possa ser trabalhada. Pegue uma forma de fundo falso e forre com a massa. Em outra vasilha coloque o ovo e bata um pouco, misture o conhaque, a manteiga derretida, o açúcar, a baunilha e o karo. Misture bem até impulsionar todos os ingredientes. Coloque as nozes espalhadas no interior da forma deixando as da parte de cima arrumadas para a decoração. Despeje a mistura de ovo com karo sobre as nozes. Leve ao forno até que a massa esteja dourada. Sirva com sorvete de creme.




segunda-feira, 22 de agosto de 2011

LASANHA DE COGUMELOS VEGETARIANA






Outro dia fui almoçar em um restaurante no centro do Rio e tinha uma lasanha linda de cogumelos. Pedi um pedaço para experimentar e não me arrependi. Estava com a massa bem leve e o sabor maravilhoso. Fiquei com a receita na cabeça imaginando o que levava e como seria. Na primeira oportunidade vou tentar fazer em casa! Não precisei esperar muito, comprei alguns cogumelos e testei. Não sei se é igual a receita do restaurante mas a minha também ficou maravilhosa. A massa eu fiz em casa porque fica muito mais leve e saborosa do que qualquer marca que posso achar no mercado, não existe comparação. Já dei receita de massa da macarrão aqui no site , a única diferença é que dessa vez não fiz o corte do espaguete ou tagliatele, etc. Deixei a massa grande em formato de lasanha, fiz a massa tradicional.

Ingredientes
Massa de lasanha caseira (veja a receita aqui)
Molho de tomate caseiro (veja a receita aqui)
1 bandeja de cogumelos shitake
½ alho poro
1 cebola
2 dentes de alho
½ copo de vinho branco
Sal e pimenta do reino a gosto
Mussarela

Lave bem os cogumelos e parta em laminas finas. Reserve. Retire a casca da cebola e do alho. Lave bem o alho poro. Corte tudo em laminas. Em uma panela coloque um pouco de azeite. Adicione a cebola e o alho e deixe suar. Coloque o cogumelo e refogue ate que ele esteja um pouco murcho. Adicione o alho poro e deixe ele suar. Coloque o vinho e mexa bem. Deixe o vinho evaporar. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Cozinhe as laminas de massa em água quente e sal. Reserve.
Em uma travessa coloque um pouco de molho no fundo, coloque uma fatia de massa fresca e cubra com uma camada do refogado de cogumelos. Coloque mais um pouco de molho de tomate e fatias de mussarela. Cubra com outra lamina de massa. Repita essa operação até que acabem as massas e o cogumelo. Termine com a massa e o molho de tomate. Cubra tudo com mussarela e leve ao forno para gratinar.





quarta-feira, 17 de agosto de 2011

ARROZ DE PATO COM CASTANHA DO CAJU


Arroz de Pato com Castanha do Pará

Ingredientes
1 pato com cerca de 1 Kg., (limpo),
2 dentes de alho amassado
Sal e pimenta do reino a gosto
Folhas de Sálvia e tomilho.
Sal e pimenta do reino a gosto
½ xícara de chá de suco de limão
½ xícara de chá de vinho tinto seco
1/2 tablete de manteiga para untar
2 xícaras de chá de suco de laranja
Arroz frescon pronto
200 gr de castanhas do caju inteiras.

Tempere de véspera o pato. Passe o limão em todo o pato e coloque em uma travessa funda. Adicione o vinho, metade da laranja, o sal, alho, pimenta do reino a gosto. Adicione as ervas. Deixe na geladeira de um dia para o outro. Retire-o do tempero e escorra bem. Unte-o com bastante manteiga principalmente no peito. Derreta um pouco de manteiga e com o auxilio de uma seringa de cozinha injete no peito e nas coxas. Coloque um pouco de manteiga endurecida sob a pele. Coloque o pato em uma assadeira e leve-o ao forno quente junto com a marinada coberto por um papel de alumínio. Deixe por uns 30 minutos, retire o papel e depois de dez em dez minutos regue-o com mais suco de laranja. Quando não houver mais suco utilize o próprio caldo da assadeira. Quando estiver assado, retire-o do forno, corte-o em pedaços e coloque-os em uma travessa. Desfie a carne e reserve. Faça o arroz normalmente. Separe um pouco das castanhas inteiras e com o restante pique em pedaços médios. Em uma vasilha coloque o arroz, o pato desfiado e as castanhas partidas. Coloque apenas algumas gotas do molho que se formou no fundo da assadeira para dar liga no arroz e não ficar muito seco. Misture bem. Prove e acerte o sal e a pimenta se for necessário. Se desejar pode acrescentar salsinha bem picadinha. Na hora de servir arrume algumas castanhas inteiras sobre o arroz.


sábado, 13 de agosto de 2011

SALADA DE RÚCULA COM BURRATA E TOMATES CONFIT



A Burrata é um tipo de mussarela de leite de cabra que é uma bola com consistência firme por fora mas com o interior bem cremoso. Sua origem é na Itália na região Puglia. O nome em da palavra burro, que em italiano quer dizer manteiga, uma referencia ao interior do queijo que é bem cremoso e pode ser passado como uma pasta no pão. Seu sabor é suave e um pouco azedo mas bem leve ao paladar , por isso mesmo fica ótimo para acompanhar saladas. Atualmente você já consegue encontrá-las nos bons supermercados. Quando servida para acompanhar pães ou nas saladas deve sempre ser regada com um pouco de azeite de boa qualidade, isso realça seu sabor. Como eu adoro queijo fiz a minha com uma saladinha simples de rúcula e tomates confit.

Ingredientes
1 Burrata
1 maço de rúcula fresco
Sal e pimenta do reino fresca a gosto
Azeite dos tomates
Tomates confit

Lave bem as folhas da rúcula e retire o caule. Escorra para retirar o excesso de água. Em um prato arrume as folhas de rúcula, temere com sal e pimenta do reino freca a gosto. Coloque alguns tomates confit e regue a salada com o azeite do tomate. Esse azeite por ter sido cozido junto com os tomates mantem um gosto. Parta burrata e coloque junto a salada. Bom apetite!!




domingo, 7 de agosto de 2011

CAÇAROLA DE COELHO COM LINGUIÇA E CEBOLINHAS




Muita gente tem pena de comer coelho por que ele, quando vivo, é muito lindo. É verdade, da pena mesmo mas o melhor é comprar o bichinho já morto e limpo e não pensar no resto. Esse aqui foi minha mãe quem fez e estava uma delícia. É uma receita antiga de caçarola de coelho com vinho tinto, linguiças e cebolinhas. Ela fez acompanhado de purê de batata baroa. O legal é que quem não gosta do coelho pode comer as linguiças! :)

Aqui no Rio voce pode encontrar o coelho para vender no hortifruti ou em raros açougues da cidade mas o preço é bem salgado. Esses meu pai ganhou e vieram do interior.


CAÇAROLA DE COELHO

Um coelho de aproximadament 1 1/2 kg. já limpo
sal pimenta do reino a gosto
3/4 de xícara (chá) de óleo
3/4 de xícara (chá) de conhaque
1 litro de vinho tinto seco de boa qualidade
1 maço de cheiro verde amarrado
1 galho médio de alecrim
1 colher de sopa de massa de tomate
250 g. de lingüiça de porco
12 cebolas pequenas (bem pequenas)
o fígado do coelho
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sobremesa de farinha de trigo

Corte o coelho em pedaços médios e coloque em uma vasilha que possa ir a geladeira com tampa. Tempere com sal, pimenta do reino, o alecrim e o vinho tinto. Tampe e leve a geladeira de um dia para o outro.
No dia seguinte escorra os pedaços e reserve. Em uma panela funda com óleo frite os pedaços de coelho dourando por igual. Junte o conhaque e flambe. Espere que as chamas se apaguem totalmente. Acrescente o vinho tinto, o cheiro verde, o alecrim e todo o tempero que ficou na vasilha. Adicione a massa de tomate. Reduza o fogo e cozinhe por cerca de 1 hora. A medida que for evaporando o vinho coloque mais. Mantenha sempre em fogo baixo.

Em outra panela frite a lingüiça em pedaços médios, depois frite as cebolinhas e reserve.
Moa ou pique o fígado do coelho e junte ao molho da panela. Deixe no fogo por mais 10 minutos. Junte as lingüiças e as cebolinhas.
Na hora de servir coloque o coelho,lingüiça e cebolinhas em ma travessa. reserve. Bata a manteiga com a farinha até formar uma pasta e acrescente no molho que ficou na panela. Mexa bem para não formar grumos e deixe por 5 minutos no fogo. Despeje o molho na travessa do coelho e sirva.




Como estamos na epoca dos morangos, de sobremesa tivemos Torta de Morangos com creme pastisserie. Delicia! A receita eu já dei aqui.








segunda-feira, 1 de agosto de 2011

TRIANGULOS DE FIGO E BRIE


Massa Filo com figo e queijo brie

Essa receita é super simples e você pode usar com entrada ou como lanche. Em casa eu sempre tenho no freezer uma caixa de massa folhada e outra de massa filo porque é muito prática e pode ser usada para várias receitas em uma hora de aperto, seja no lanche, no almoço ou no jantar. É só improvisar um recheio bacana, ou simples mesmo, e você tem um a super receita. Estamos na época dos figos e eles estão maravilhosos no mercado, porque não usá-los?!

1 caixa de figos frescos
300 gr de queijo Brie fresco
Açúcar
Manteiga
1 caixa de massa filo
Tomilho

Lave e corte os cabos dos figos. Parta-os ao meio e reserve. Em uma frigideira aqueça um pouco de manteiga e doure os pedaços de figo dos dois lados. Acrescente um pouco de açúcar e doure novamente. Abra a massa filo e corte retângulos do tamanho desejado. Em uma das extremidades coloque um pedaço de figo, um pedaço de queijo brie e salpique com folhas de tomilho. Dobre o retângulo de forma diagonal conforme a foto. Pincele a ponta com manteiga para fechar o envelope de figo. Pincele manteiga em cima e polvilhe com algumas folhinhas de tomilho. Leve ao forno até ficar dourado.







segunda-feira, 25 de julho de 2011

PALHETA SUíNA





Essa é a segunda vez que fiz palheta suína dessas que a gente compra embalada no supermercado e que já vem com algum tempero. Da vez passada eu fiz uma receita que ficou muito boa, fiz recheada com damascos secos e ameixa na panela de pressão. Ficou ótima! Dessa vez, para variar um pouco, resolvi fazer ela simples, assada no forno com temperos e vinho. Também ficou muito bom, mas ainda prefiro a receita anterior que não postei aqui no blog, mas ainda vou repetir qualquer dia desses, e coloco. Eu servi com arroz raris e o próprio molho.



Ingredientes
1 palheta de porco temperada
2 cebolas médias
3 dentes de alho
1 alho poro
1 cenoura grande
Alguns talos de aipo
1 copo americano de vinho branco
Sal e pimenta do reino a gosto
1 bouquet garni

De véspera coloque a palheta em uma vasilha com o vinho, as cebolas cortadas em pequenos pedaços, o alho poro picado, a cenoura em cubinhos, as ervas, o alho picado e o aipo.
Coloque a palheta e os temperos em uma travessa que possa ir ao forno. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Cubra com papel de alumínio e leve ao forno por, pelo menos, 1:30 hs ou até que a palheta esteja bem macia. Voce pode servir o molho do jeito que ficou no forno, com os pedaços dos temperos ou retirar a palheta, e coar o molho retirando a parte solida dos temperos.




terça-feira, 19 de julho de 2011

LULAS À AMERICANA




LULAS À AMERICANA

Essa receita é da minha mãe. É uma das que eu mais gosto e muito fácil de fazer, fica deliciosa. Na foto ai de cima eu modifiquei só um pouquinho a receita porque coloquei um pouco mais de massa de tomate do que a receita original. Prefiro dessa forma que fica com um gosto mais forte mas de todos os jeitos a receita é boa. Eu tambem temperi a lula, depois de limpa, com algumas gotas de limão. Para quem não gosta, ou não sabe, limpar lulas, elas podem ser compradas já limpas no supermercado mas o ideal é compra-las frescas.
Para limpar é preciso retirar todo o conteudo, que é o intestino, etc que fica dentro do corpo da lula (aquele saquinho). Lavar bem e retirar o miolo que fica no meio dos tentáculos - acho que é a boca. Depois é so retirar a pele que cobre todo o corpo da lula - é muito fácil, é so puxar que ela sai deixando todo o corpo branquinho. Está pronta para ser preparada.

Ingredientes
1,5 kg de lula fresca
1/2 xícara (de chá) de azeite,
4 cebolas medias raladas
3 cebolinhas picadas
4 colheres de sopa de conhaque
3 colheres de sopa de extrato de tomate ou purê de tomate (Coloquei um pouco mais)
2 1/2 xícaras de chá de vinho branco seco
3 dentes de alho amassados, 1 pitada de estragão, pimenta do reino, 2 colheres de sopa de salsa picada sal.

Limpar a lula, abrir e cortar em tiras, cortar também os tentáculos lavando tudo bem. Em uma panela dourar as cebolas e o alho no azeite. Juntar as cebolinhas e as lulas e deixar fritar em fogo forte ate que estejam bem rosadas. Despejar o conhaque e flambar. Jogue por cima o extrato de tomate dissolvidos no vinho branco. Incorpore. Tempere com pimenta do reino. Junte o estragão e acerte o sal. Reduza o fogo e deixe cozinhando por 1 h. O estragão pode ser substituído por igual quantidade de coentro. Sirva com arroz branco ou arroz de brócolis.











sexta-feira, 15 de julho de 2011

Rio DE JANEIRO - PEDRA DA GÁVEA


Pedra da Gávea no Rio de Janeiro

É engraçado que normalmente o lugar onde moramos é o que merece menos atenção nossa em questão de divulgação das coisas boas que possui. Moro no Rio de janeiro que é uma das cidades que, talvez, tenha o maior numero e variedade de lazer que uma cidade pode oferecer. Sem sair da cidade do Rio de Janeiro, quem gosta pode fazer programas a beira mar, com uma variedade grande de praias, programas na cidade, os mais diversos, e muitos programas dentro da mata na Floresta da Tijuca ou mesmo em Vargem Grande que tem um clima de roça.
Gosto muito de fazer caminhadas e já fui a muito lugares aqui no Rio, um dos meus preferidos são as caminhadas por dentro da floresta da Tijuca, no verão um passeio alternativo as praias sempre cheias é caminhar pela e tomar um bom banho nas várias duchas disponíveis pelo trajeto das Paineiras.

A trilha que sobe até a Pedra da Gávea era uma vontade antiga. Geralmente faço minhas caminhadas com amigos e sem guia e pelo que tinha ouvido falar, para subir na Pedra da Gávea era preciso ter guia. Isso foi um complicador durante um tempo. Junho foi o mês do programa Carioquinha, que realiza varias promoções para moradores da cidade do Rio de janeiro e uma amiga então me convidou para fazer a subida junto com uma empresa desse tipo de turismo.









A Pedra da Gávea é o maior monólito de gnaisse situado a beira mar no mundo, ele fica entre a Barra da Tijuca e São Conrado, a 842 metros acima do nível do mar, é o maior bloco de pedra a beira mar do planeta. É incrível, é um dos pontos mais altos da Floresta da Tijuca e é conhecida por sua forma parecida com uma cabeça. Para mim, depois de conhecê-la, possui a vista mais bonita e extraordinária de toda a cidade, sendo possível avistar lá de cima os bairros de São Conrado, toda a Zona Sul, Barra da Tijuca, zona Oeste e Niterói até perder de vista. Também é possível observar uma boa parte de todo o parque da Floresta da Tijuca, incluindo o Corcovado e a Pedra Bonita.

A trilha é pesada e demora-se de 2 a 4 horas para se completar todo o percurso até o topo e a subida é íngreme o suficiente para exigir bom preparo físico. O batimento cardíaco sobe. Sempre ouvia falar que a pior parte dessa trilha era a tal da carrasqueira, uma parede com aproximadamente 30 metros de altura, totalmente exposta, que era necessário fazer uma pequena escalada. Algumas pessoas necessitavam mesmo de cordas e auxilio especializado. Detesto altura, ou melhor, tenho medo de altura e esse era um empecilho.



O curioso é que quando você tem medo e não conhece o que vai enfrentar, sempre imagina um monte de coisas. Apesar de morar no Rio a minha vida toda, nunca tinha parado para reparar detalhadamente a Pedra da Gávea. Sempre me fixei na parte mais conhecida, aquela que parece com o rosto de uma pessoa, nunca havia reparado que na parte de trás desse rosto existe um grande platô, ou mesa, onde, na verdade, as pessoas chegam e ficam quando atingem o topo. É desse platô que é possível ter toda a vista da cidade. Algo inexplicável, uma sensação maravilhosa.

Nos fizemos a trilha que começa pela Barrinha, a subida mescla partes difíceis e fáceis. As difíceis obrigam você a se segurar nas raízes das árvores e nas pedras. Nos fomos em uma semana que tinha chovido muito e por isso algumas partes estavam escorregadias. Esteja preparado, para se sujar, pois tem que colocar mão no chão e em pedras com limo... se estiver molhada, já viu né!!! Escorrega fácil. Eu estou acostumada a caminhar, mas é cansativo porque é o tempo inteiro só subida, não tem descanso e a maior parte é aquela subida do tipo subindo escada onde você tem que levantar a perna o tempo inteiro. Cansa! É uma aula só de step na academia. Mas vale totalmente a pena. No caminho você pode até pensar em desistir, mas faça uma forcinha porque não vai se arrepender com o visual que terá quando chegar lá em cima. É uma altura louca, na beira da praia, de onde se vê quase todo o Rio, é muito lindo.









A chegada é em um platô enorme com uma vegetação de capim aberto, você atravessa esse caminho em direção a ponta e vê uma das vistas mais bonitas que alguém pode imaginar. É lindo, é grandioso, é alto. É muito alto!! Mas vale cada minuto de esforço que você faz no caminho e vale até mesmo o sofrimento do medo da Carrasqueira. É algo inexplicável. A tal mesa é enorme e segura, você senta na pedra e não da vontade de sair mais. Fica olhando lá para baixo e vê tudo, tudo do Rio de Janeiro. Eu não sei responder se a vista é mais bonita para quem não conhece o Rio – que vê a cidade maravilhosa que o Rio é – ou para quem mora no Rio – que consegue ver do alto, de uma outra perspectiva, totalmente diferente, lugares que você sempre viu de baixo. É sensacional. É muito legal. É muito alto e você esta totalmente exposto bem na beirada da pedra. É incrível.








Como se não bastasse, ainda temos a visão privilegiada dos vôos de asa delta e parapente, decolando da Pedra Bonita, 146 metros abaixo. Você vê os helicópteros passando lá em baixo como umas formiguinhas e nesse momento se da conta da altura que esta.







Fizemos a descida em um pouco mais de uma hora. Você chega em baixo cansado, a descida e como se fosse descer escadas, muitas escadas e força muito o joelho. Chegamos no carro felizes. Valeu à pena.
















segunda-feira, 11 de julho de 2011

EMPADINHAS DE QUEIJO




Já coloquei aqui no blog que minhas filhas estão no ultimo ano do ensino médio e que algumas vezes por mês precisam levar alguma coisa para vender na hora do recreio na escola para arrecadar dinheiro para a formatura. A maioria das pessoas tem levado doces, bolos – que eu também acho bem mais fácil e prático de fazer – então elas me pediram para fazer salgado. Fiz essas empadinhas de queijo que foram o maior sucesso, venderam todas. Adoro empada e adoro empada de queijo. A receita é da minha mãe e você pode adicionar tempero no queijo se quiser, ervas, cebola, etc... Super fácil e da usar no almoço ou no lanche. As medidas da receita eu não sei porque faço de olho mas acho que 300 gr de farinha dão em torno de 40 empadinhas. A quantidade de queijo também depende do gosto de cada um, eu, por exemplo, gosto com bastante queijo então normalmente coloco mais do que a receita manda. O queijo ideal são os amarelo, que são mais secos. Todas as vezes que usei queijo branco, de minas, o recheio ficou muito aguado, sorando e não ficou legal. Nunca tentei com ricota mas deve ser melhor.

Massa
300 gr de farinha de trigo
2 colheres de água gelada
Manteiga em quantidade suficiente para dar ponto
Recheio
Queijo (pode ser prato, gouda, gruyere, minas curado, etc...)
2 ovos
1 lata de creme de leite
Leite
Sal e pimenta do reino branca
1 colher de chá de fermento em pó
Noz moscada

Em uma tigela coloque a farinha de trigo e abra um buraco no meio. Adicione as colheres de água gelada. É importante que a água seja gelada. Vá adicionando a manteiga cortada em pedaços e misturando bem até obter uma massa homogênea e boa de trabalhar. Forre as forminhas e reserve. Rale o queijo no ralo grosso. No liquidificador coloque os ovos, o creme de leite, o queijo e os demais ingredientes do recheio. Adicione sal se achar necessário dependendo do tipo de queijo utilizado. Bata bem até que o recheio esteja todo homogêneo. Coloque o recheio nas forminhas e leve ao forno até que estejam douradas. Se quiser pode adicionar no recheio, após ter batido no liquidificador, ervas finas, cebola picada, azeitona, tomate, orégano ou qualquer outro tempero a seu gosto. Essa mesma receita pode ser usada para fazer quiche de queijo. Substitua as forminhas por uma forma de fundo falso, nesse caso é importante que o recheio não fique muito liquido para não prejudicar na hora de assar. Veja a receita do quiche aqui.









segunda-feira, 4 de julho de 2011

CAMARÕES COM PÁPRICA PICANTE E QUINOA






Minha mãe trouxe de Praga dois saquinhos de Páprica, doce e picante, para mim. Esse é um tempero que não tenho muito costume de usar e por isso tenho ficado preocupada dele estragar sem que eu o aproveite. Esse com certeza deve ser bem melhor do que os comprados por aqui. Estava com esses camarões lindos, enormes em casa e decidi fazer um molho de páprica, coisa simples para um almoço simples sem muita complicação. Para acompanhar ao invés de risotto ou cuzcuz, que são sempre as escolhas naturais aqui de casa, resolvi fazer uma quinoa.

1 copo americano de quinoa
4 dentes de alho
1 ½ cebola
1/2 tablete de caldo de legumes dissolvido em água
1 copo de vinho branco
1 ramos de alecrim
1 limão siciliano
Azeite
Sal e pimenta do reino a gosto
Páprica picante
Camarões graúdos
1 vidro de creme de leite fresco
½ copo de conhaque
1 alho poro

Limpe os camarões e tempere com gotas de limão siciliano, azeite, alho, e alecrim picado. Reserve para incorporar os temperos. Em uma panela coloque um fio de azeite e refogue meia cebola com 2 dentes de alho até que fique bem transparente. Acrescente a quinoa e refogue. Adicione um copo de vinho branco e deixe evaporar. Vá adicionando o caldo de legumes até que toda a quinoa esteja bem macia. Reserve. Em uma frigideira aqueça um pouco de azeite e salteie os camarões por 2 minutos. Adicione o conhaque e flambe. Adicione a páprica a gosto e o creme de leite. Deixe reduzir um pouco e sirva com a quinoa.









quinta-feira, 30 de junho de 2011

WAFFLE DE PÃO DE QUEIJO



Waffle de Pão de Queijo

Essa receita eu peguei no programa da Ana Maria Braga a muito tempo atrás, uns 3 anos eu acho, foi em um concurso para eleger o melhor pão de queijo do Brasil. Essa receita não ganhou o primeiro lugar mas, desde o inicio, achei a idéia de fazer Pães de queijo na maquina de waffle bem bacana. Pratico, rápido e você faz apenas a quantidade que vai comer e sai sempre quentinho. Maravilha! Minha filha adora. A receita rende uma quantidade bem grande e eu costumo fazer só a metade, e mesmo assim, rende bastante. O legal da receita é que ela pode ser deixada na geladeira por alguns dias e é bastante pratica porque o pão de queijo tradicional leva algum tempo no forno para ficar pronto, esse é só colocar na maquina de wafle e em alguns poucos minutos esta pronto para comer, sem levar em consideração que você come sempre fresquinho e quentinho. A única coisa negativa é que a massa é um pouco gordurosa e cheia de calorias. :) mas é pão de queijo e por si só já é gostoso.


Waffle de Pão de Queijo

Ingredientes
1 kg de polvilho azedo
1 copo (300 ml) de água com 1 colher (sopa) de sal
2 copos (300 ml) de leite
1 copo (300 ml) de óleo
4 ovos grandes ou 5 pequenos
350 g de queijo Minas meia cura ralado grosso

Modo de Preparo
Numa bacia, coloque polvilho azedo e jogue por cima a água com sal. Misture os ingredientes. Reserve. Misture o óleo com o leite e adicione no polvilho. Mexa com uma colher até soltar bem todos os ingredientes e deixar o polvilho bem homogeneo. Vá acrescentando os ovos (um por vez) e depois incorpore. Coloque o queijo Minas ralado grosso e torne a misturar até que todo o queijo esteja incorporado na massa. Na hora de assar é so esquentar bem a máquina de waffle e colocar as porções. Coloque porções pequenas porque a massa cresce muito. A massa pode ser guardada na geladeira por dias, se necessario passe óleo em cima da massa para que não resseque e leve à geladeira, depois coloque pequenas porções na máquina, asse e sirva. Se quiser use como acompanhamento, creme de avelã, geléia, requeijão, doce de leite ou chocolate ao leite derretido.





quarta-feira, 22 de junho de 2011

RISOTTO DE ASPARGOS, BACON E LIMÃO SICILIANO









Risotto de Aspargos, Bacon e limão Siciliano


Ingredientes
300 gr de arroz arbóreo ou carnarole
300 ml de vinho branco
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
100 gr de manteiga
1 amarrado de aspargos verdes frescos
1 litro de caldo de legumes
50 gr. De bacon
2 limões sicilianos
100 gr de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta do reino branca a gosto


Preparo
Em uma panela grande coloque 50 g de manteiga e um fio de azeite. Refogue a cebola e o alho até que fiquem transparentes. Coloque o arroz, sem lavar, e refogue por alguns minutos. Coloque o vinho e deixe "secar". Vá acrescentando o caldo aos poucos, mexendo sempre e quando o arroz estiver quase pronto, adicione o suco de um dos limões. Em paralelo lave bem e corte a parte dura do talo dos aspargos. Corte em pedaços de 3 cm diagonais e reserve. Corte o bacon em pedaços pequenos. Em uma frigideira coloque um pouco de manteiga e os pedaços de bacon para fritar. Não deixe queimar. Quando os pedaços de bacon estiverem prontos, adicione os pedaços de aspargos. Mexa um pouco e retire do fogo. Vá acrescentando o caldo até que o arroz esteja “al dente”, desligue o fogo. Coloque o bacon e os pedaços de aspargo, coloque o restante da manteiga e o queijo parmesão mexendo até encorpar e formar um creme. Lave e raspe as cascas dos limões e coloque por cima do risotto.



sexta-feira, 10 de junho de 2011

NHOQUE DE ERVILHA COM CALABRESA


Essa receita foi uma experiência que resolvi fazer. Nessa época de frio gosto muito de fazer sopas para o jantar e uma das minhas preferidas é a sopa de ervilha. Comprei um pacote daqueles de meio quilo e sobrou uma parte. Fiquei pensando como seria fazer um nhoque com essa ervilha e resolvi fazer o teste. Ficou bom mas não ficou maravilhoso. A ervilha é um pouco seca, o que deixa o nhoque um pesado mas valeu a experiencia, é sempre bom testar novos sabores.
Vou colocar a receita abaixo mas não fiz as medidas na hora, foi meio de olho até obter o ponto da massa para conseguir enrolar.

200 gr de ervilha seca
farinha de trigo
2 ovos
azeite
sal e pimenta do reino a gosto
noz moscada
leite
manteiga
1 cebola picada
queijo parmesão ralado
queijo fundido do tipo polengui
linguiça calabresa

Lave bem os grãos de ervilha e coloque na panela de pressão com água e sal. Deixe na pressão por 20 minutos. Retire e escorra. Coloque as ervilhas no processador e bata até obter uma massa homogênea. Retire e coloque em uma vasilha. Adicione os ovos e um pouco de farinha. Misture bem e verifique a consistência. Vá adicionando farinha até obter uma consistencia que seja possível fazer o corte dos nhoques. Enrole e corte. Reserve. Faça o molho. Em uma panela coloque a manteiga e a cebola bem ficada. Deixe suar a cebola e acrescente duas colheres de sopa de farinha de trigo. Deixe a farinha cozinhar um pouco e acrescente o leite mexendo sempre sem parar até obter um creme. Adicione o queijo fundido em pedaços e o parmesão ralado. Mexa até os queijos estejam derretidos e incorporados ao creme. Tempere com pimenta do reino branca e noz moscada. Acerte o sal se for necessário. Em uma frigideira aqueça um fio de azeite. Corte a linguiça calabresa em tiras e frite. reserve. Em uma panela aqueça água com sal e cozinhe os nhoques até que fiquem na superfície. Retire coloque em um prato fundo, cubra com o molho branco de queijo e coloque tiras de calabresa por cima.


























sexta-feira, 27 de maio de 2011

BRUSCHETTA DE COGUMELOS









Se tem coisa que eu gosto é cogumelos, todos os tipos, cores e variedades. Pode ser na sopa, na salada, no risoto, puro, frito, assado... não importa – é gostoso! Outro dia comprei 3 caixinhas de cogumelos – uma de paris, uma de shitake e outra de shimeji. Fiz tipo um ragu de cogumelos para acompanhar um filé mignon. Ficou maravilhoso mas como deu uma quantidade bem grande, aproveitei o restante para fazer essas bruschettas de lanche no dia seguinte. Adorei.

1 caixinha de cogumelos shimeji
1 caixinha de cogumelos shitake
1 caixinha de cogumelos paris
1 cebola
3 dentes de alho
1 maço de tomilho
Folhas de alecrim
1 copo de conhaque
Azeite
Sal e pimenta do reino a gosto
1 pão italiano
Queijo parmesão ralado


Leva bem os cogumelos, corte as pontas dos cabos. Separe os ramos do shimeji e corte em laminas o paris e o shitake, reserve. Corte bem picadinho o alho e a cebola e reserve. Lave e corte as folhas de alecrim. Em uma frigideira grande coloque um pouco de azeite e coloque o alho picado. Deixe pegar um pouquinho de cor, mas sem queimar, e adicione a cebola. Refogue até que a cebola esteja bem transparente. Adicione os cogumelos e mexa bem até que estejam cozidos. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Adicione o copo de conhaque e flambe. Adicione as ervas e mexa por mais alguns minutos. Desligue.
Corte o pão italiano em fatias e passe no azeite. Cubra com os cogumelos e parmesão ralado. Sirva.






sexta-feira, 20 de maio de 2011

AMSTERDÃ




Amsterdã é a cidade das bicicletas, se você não tomar cuidado é atropelado por uma, até garagem de bicicletas eles tem. A cidade é bem agradável com vários museus e vários canais. Vale a pena visitar o museu de Van Gogh, e o jardim botânico deKeukennhof, Kijksmuseum que são muito bonitos.



Ficamos num hotel barco em um dos canais, é bem diferente e muito interessante (( Botel Amstel Hote ). Outro programa bem de turista, mas gostoso é uma noite de queijos e vinhos pelos canais de barco. Andar pelas várias ruas da cidade é outro passeio que todo turista deve fazer e, em uma dessas caminhadas, fomos parar num bairro com casas bonitas bem antigo mas para nossa surpresa era o Bairro da Luz Vermelha. Esse bairro, que também é um ponto turístico, é celebre por suas casas de prostituição que estão abertas a qualquer hora do dia. Outra curiosidade é que em algumas casas as prostitutas ficam expostas em uma vitrina como se fossem artigos igual a uma casa comercial. Tudo é bem peculiar nesse bairro. É diferente e não existe em qualquer outro lugar, por isso mesmo vale uma visita. Sem se importar com nossos vizinhos, tomamos uma cerveja muito boa (que não lembro o nome) na beira de um canal cheio de bares e restaurantes. Tudo é muito normal em Amsterdã.




MERCK
É uma antiga cidade de pescadores que fica perto de um lago que antigamente era mar. A mudança de mar para lago foi feita devido a construção de vários diques ao longo dos anos. A cidade é linda com casas de madeira, quase todas verdes com jardins lindos na beira desse lago. As crianças são bonitas e todos muito bem educados.




EDAM
O nome não é tão estranho assim, já é nosso conhecido pois é essa cidade que dá nome ao famoso queijo Edam. Essa é a cidade do queijo Edam. Visitamos uma fabrica muito interessante e provamos e também compramos queijos deliciosos.

VOLEDAM

É uma cidade pequenina bem turística que fica num porto. Tem muitos restaurantes, lojas de produtos locais para turistas. A cidade fica cheia não só de turistas como de holandeses passeando.











terça-feira, 10 de maio de 2011

ROLINHOS PRIMAVERA






Adoro rolinho primavera. Não existe uma única vez que eu vá um restaurante japonês ou chinês que eu não coma uma porção de rolinho. Sempre experimento as novas versões que existem nos restaurantes: queijo, camarão com catupiry, chocolate, etc mas a tradicional, para mim, não pode faltar. A alguns anos atrás eu havia tentado fazer em casa com uma massa própria que eu havia comprado em uma casa especializada de produtos chineses mas o resultado foi um desastre. Eu não soube manipular bem a massa e não ficou legal. Dessa vez resolvi experimentar com a massa filo, dessas que vem em rolo e são vendidas no supermercado. Eu comprei da marca Arosa, que costumo usar também a massa folhada e gosto muito. Achei o resultado muito bom, minhas filhas adoraram e com certeza vou repetir no cardápio lá de casa. Essa massa dá para fazer muitas coisas por isso é sempre bom ter um rolo no congelador. O recheio do meu rolinho foi bem simples porque não tinha muitos legumes em casa mas você pode colocar outros se desejar.

Rolinho Primavera
1 pacote de massa filo
½ repolho
1 cenoura
1 cebola
Óleo para fritar
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo
Lave e corte o repolho em filetes bem finos, o quanto mais fino conseguir será melhor. Reserve. Descasque e corte a cenoura em Juliana bem fininha. Reserve. Faça o mesmo com a cebola. Em uma frigideira coloque um fio de azeite e de uma refogada bem rápida nos legumes até que fiquem transparentes e suados. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Abra a massa filo e corte retângulos de massa. Coloque o recheio em uma das laterais e vá enrolando até obter os rolinhos bem fechados. Não deixe a massa muito folgada. Aqueça uma panela funda com óleo e frite os rolinhos. Escorra e sirva com molho shoyo








sábado, 7 de maio de 2011

CAMARÕES GRELHADO COM ARROZ DE AÇAFRÃO


Ando meio sem tempo e por esse motive acabei deixando o blog quase que abandonado mas espero voltar a ativa em breve. Essa receita desse post eu fiz durante a páscoa mas somente agora tive tempo para escrever a receita e colocar aqui. Foram feitos com camarões, alho poro fritado como se fosse batata palha e arroz com açafrão. Nesse caso aqui não fiz risoto, foi o arroz normal nosso de cada dia que no cozimento coloquei um pouco de açafrão, que eu adoro. Os camarões foram presente do meu pai e estavam maravilhosos.

Camarões com Arroz de Açafrão

10 camarões grandes

3 dentes de alho

Limão

Azeite

Conhaque

1 copo de arroz

1 envelope de açafrão

1 cebola

2 copos de caldo de galinha

1/2 copo de vinho branco

Sal e pimenta do reino a gosto

1 alho poro

Lave, descasque e limpe os camarões. Coloque em uma vasilha com um dente de alho picado, azeite, pimenta do reino. Deixe marinar por, pelo menos, 30 minutos. Um pouco antes de fritar coloque algumas gotas de limão. Em uma panela coloque um fio de azeite e frite um dente de alho picado junto com a cebola picada. Deixe a cebola suar e acrescente o arroz. Refogue. Adicione o vinho e deixe evaporar um pouco. Acrescente o caldo de galinha aos poucos até que o arroz esteja macio. Um pouco antes de desligar, acrescente o açafrão e misture bem até estar homogêneo. Corte o alho poro no sentido longitudinal em laminas bem finas, aqueça uma panela com óleo e frite. Escorra e reserve. Aqueça uma frigideira com azeite e frite os camarões. Flambe com o conhaque e sirva acompanhado do arroz e do alho poro.



quinta-feira, 28 de abril de 2011

SALADA DE ASPARGOS COM BACON




SALADA DE ASPARGOS COM BACON

Essa salada só não é mais light porque leva bacon, que é delicioso mas muito, muito calórico porém, temos que concordar que o bacon dá um gostinho todo especial em qualquer comida e ficou “ tudo de bom” misturadinho com o aspargos. Peguei um pedaço de bacon com bastante carne e pouquíssima gordura e não deixei fritar demais, então ficou como se fossem pedacinhos de carne de porco. Maravilhoso. Super fácil de fazer e bem gostosa, do jeito que muita gente gosta. Esses aspargos eu comprei bem fresquinhos no hortifruti, estavam bem macios e como vieram muitos aspargos eu separei uma parte para fazer essa salada e a outra eu fiz, em outro dia, um risotto, que também ficou de arrasar.

1 maço de aspargos
100 gr de bacon
Azeite
Sal e pimenta do reino


Lave bem e limpe os aspargos retirando as pontas da raiz que geralmente são mais duras. Coloque água em uma panela grande e leve para ferver com sal. Quando estiver bem quente acrescente os aspasgos e deixe cozinhar até que estejam macios. Escorra e coloque rapidamente sobre a água gelada. Escorra novamente. Verifique se é necessário retirar mais alguma parte de baixo se esta ainda estiver dura. Corte os aspargos em pedaços e reserve. Corte o bacon em pedaços pequenos e leve ao fogo baixo em uma frigideira com um pouquinho de manteiga e um fio de azeite. Frite os pedaços de bacon mas não deixe queimar ou fritar demais. Quando estiverem prontos, acrescente os pedaços de aspargos na frigideira, tempera com pimenta do reino a gosto e sirva.






















sábado, 23 de abril de 2011

TRUFAS DE CHOCOLATE - PASCOA


Trufas de Chocolate

É Pascoa e quem não gosta de chocolate?!! Deve existir uma pequena porção da humanidade que não gosta dessa delícia que acalma a alma e acalenta o coração. Quando estamos com saudade, com angustia, com tristeza, alegria ou seja lá qual for a emoção, o sentimento, o chocolate sempre cai bem, sempre ajuda a dar uma maozinha a quem o consome. A muito tempo atrás eu aprendi a fazer essas trufas de chocolate, foi em um cursinho perto de minha casa e desde de então elas são presença certa em determinadas ocasiões. São bem fáceis de se fazer mas dão um pouquinho de trabalho mas compensa porque o resultado é maravilhoso e não há quem não goste. Voce pode fazer de vários sabores, eu normalmente faço essa caixinha da foto com quatro carreiras, uma de cada sabor, coloco um natural, uma de cereja, uma de nozes e outra de damasco, dão ao todo 12 trufas. Mas você pode colocar o sabor que mais gostar ou faze-las com chocolate branco - é só substituir a receita.

Ingredientes
500g de chocolate meio amargo puro
1 colher de sopa de glucose de milho
85 g de creme de leite
1/2 xícara de geléia de damasco
1 xicara de damascos picados
300 g de chocolate meio amargo fracionado

Derreta o chocolate meio amargo puro (picado) em banho maria. Adicione o creme de leite e a geléia de damasco e misture bem. Acrescente os damascos picados e por último a glucose de milho. Misture bem até estar tudo bem homogeneo. Leve a geladeira até firmar. Retire da geladeira e faça pequenas bolinhas do tamanho que desejar as trufas. reserve. Derreta o chocolate meio amargo fracionado e banhe as trufas. reserve. Decore conforme o gosto. Eu costumo cobri-las com um piguimento dourado comestivel que é vendido nas casas de confeitaria.
Para fazer as trufas de cereja é só substituir a geléia e o damasco por cerejas picadas e gotas de essência de cereja. Para as de nozes substitua por nozes picadas e essência de nozes. A trufa tradicional, natural, eu não misturo com nada, coloco apenas algumas gotas de conhaque.



segunda-feira, 18 de abril de 2011

JOELHOS DE PRESUNTO E QUEIJO




Minhas filhas estão no ultimo ano do ensino médio e prestes a se formar. Um alívio, uma emoção e um monte de sentimentos juntos. E a festa de formatura? Bom, como todos os jovens, as opiniões, sugestões e incertezas são muitas. Uns querem viagens nacionais outros para fora do país, outros cruzeiros marítimos que é a nova mania nacional. Independente do lugar onde escolham, e da forma como vão, é preciso arrecadar fundos para a festa tão desejada por todos. A escola libera, todo ano, para a turma que esta se formando que os alunos façam lanches, comidas, doces que podem ser vendidos, uma vez por semana, na hora do recreio. Cada segunda-feira três alunos devem levar alguma coisa para vender. Aqui em casa como são duas, eu fico com duas segundas-feiras seguidas provendo algo. Segundo minha filha, a maioria leva bolos e fui escolhida para fazer algo salgado. Pela própria escolha delas a receita foi a de joelho de presunto e queijo. Essa receita é muito boa e rende bastante. Quando faço aqui para casa, ao invés de fazer vários joelhinhos eu faço um rocambole grande, na verdade rendem dois grandes rocamboles macios e bem deliciosos. Ingredientes da Massa: 1 1/2 xícara (chá) de leite morno ou água 1 ovo 1 colher (sopa) fermento biológico granulado (seco) 1 colher (sobremesa) de açúcar 1 colher (chá) de sal 1/2 xícara (chá) de óleo 5 xícaras (chá) de farinha de trigo (+ ou -) Ingredientes do Recheio: 300g de mussarela 200g de peito de chester defumado 50g de azeitonas picadas 1 colher (sopa) orégano molho de tomate Modo de Preparo: No copo do liquidificador, coloque o leite morno, o ovo, o fermento biológico, o açúcar, o sal e o óleo. Bata bem. Desligue e transfira para uma tigela. Acrescente a farinha aos poucos, incorporando bem. Abra um retângulo grande com 1cm de espessura, pincele molho de tomate, arrume as fatias de mussarela, peito de chester, azeitonas e polvilhe o orégano. Enrole como um rocambole, apertando a emenda com a ponta dos dedos para fechar bem, corte em fatias grossas e arrume em uma forma ou travessa refratária untada e enfarinhada. Deixe descansar por uns 15 minutos. Pincele com gema e leve para assar. Deixe no forno até dourar a massa. Se a massa abrir enquanto estiver assando não tem problema.