sexta-feira, 15 de julho de 2011

Rio DE JANEIRO - PEDRA DA GÁVEA


Pedra da Gávea no Rio de Janeiro

É engraçado que normalmente o lugar onde moramos é o que merece menos atenção nossa em questão de divulgação das coisas boas que possui. Moro no Rio de janeiro que é uma das cidades que, talvez, tenha o maior numero e variedade de lazer que uma cidade pode oferecer. Sem sair da cidade do Rio de Janeiro, quem gosta pode fazer programas a beira mar, com uma variedade grande de praias, programas na cidade, os mais diversos, e muitos programas dentro da mata na Floresta da Tijuca ou mesmo em Vargem Grande que tem um clima de roça.
Gosto muito de fazer caminhadas e já fui a muito lugares aqui no Rio, um dos meus preferidos são as caminhadas por dentro da floresta da Tijuca, no verão um passeio alternativo as praias sempre cheias é caminhar pela e tomar um bom banho nas várias duchas disponíveis pelo trajeto das Paineiras.

A trilha que sobe até a Pedra da Gávea era uma vontade antiga. Geralmente faço minhas caminhadas com amigos e sem guia e pelo que tinha ouvido falar, para subir na Pedra da Gávea era preciso ter guia. Isso foi um complicador durante um tempo. Junho foi o mês do programa Carioquinha, que realiza varias promoções para moradores da cidade do Rio de janeiro e uma amiga então me convidou para fazer a subida junto com uma empresa desse tipo de turismo.









A Pedra da Gávea é o maior monólito de gnaisse situado a beira mar no mundo, ele fica entre a Barra da Tijuca e São Conrado, a 842 metros acima do nível do mar, é o maior bloco de pedra a beira mar do planeta. É incrível, é um dos pontos mais altos da Floresta da Tijuca e é conhecida por sua forma parecida com uma cabeça. Para mim, depois de conhecê-la, possui a vista mais bonita e extraordinária de toda a cidade, sendo possível avistar lá de cima os bairros de São Conrado, toda a Zona Sul, Barra da Tijuca, zona Oeste e Niterói até perder de vista. Também é possível observar uma boa parte de todo o parque da Floresta da Tijuca, incluindo o Corcovado e a Pedra Bonita.

A trilha é pesada e demora-se de 2 a 4 horas para se completar todo o percurso até o topo e a subida é íngreme o suficiente para exigir bom preparo físico. O batimento cardíaco sobe. Sempre ouvia falar que a pior parte dessa trilha era a tal da carrasqueira, uma parede com aproximadamente 30 metros de altura, totalmente exposta, que era necessário fazer uma pequena escalada. Algumas pessoas necessitavam mesmo de cordas e auxilio especializado. Detesto altura, ou melhor, tenho medo de altura e esse era um empecilho.



O curioso é que quando você tem medo e não conhece o que vai enfrentar, sempre imagina um monte de coisas. Apesar de morar no Rio a minha vida toda, nunca tinha parado para reparar detalhadamente a Pedra da Gávea. Sempre me fixei na parte mais conhecida, aquela que parece com o rosto de uma pessoa, nunca havia reparado que na parte de trás desse rosto existe um grande platô, ou mesa, onde, na verdade, as pessoas chegam e ficam quando atingem o topo. É desse platô que é possível ter toda a vista da cidade. Algo inexplicável, uma sensação maravilhosa.

Nos fizemos a trilha que começa pela Barrinha, a subida mescla partes difíceis e fáceis. As difíceis obrigam você a se segurar nas raízes das árvores e nas pedras. Nos fomos em uma semana que tinha chovido muito e por isso algumas partes estavam escorregadias. Esteja preparado, para se sujar, pois tem que colocar mão no chão e em pedras com limo... se estiver molhada, já viu né!!! Escorrega fácil. Eu estou acostumada a caminhar, mas é cansativo porque é o tempo inteiro só subida, não tem descanso e a maior parte é aquela subida do tipo subindo escada onde você tem que levantar a perna o tempo inteiro. Cansa! É uma aula só de step na academia. Mas vale totalmente a pena. No caminho você pode até pensar em desistir, mas faça uma forcinha porque não vai se arrepender com o visual que terá quando chegar lá em cima. É uma altura louca, na beira da praia, de onde se vê quase todo o Rio, é muito lindo.









A chegada é em um platô enorme com uma vegetação de capim aberto, você atravessa esse caminho em direção a ponta e vê uma das vistas mais bonitas que alguém pode imaginar. É lindo, é grandioso, é alto. É muito alto!! Mas vale cada minuto de esforço que você faz no caminho e vale até mesmo o sofrimento do medo da Carrasqueira. É algo inexplicável. A tal mesa é enorme e segura, você senta na pedra e não da vontade de sair mais. Fica olhando lá para baixo e vê tudo, tudo do Rio de Janeiro. Eu não sei responder se a vista é mais bonita para quem não conhece o Rio – que vê a cidade maravilhosa que o Rio é – ou para quem mora no Rio – que consegue ver do alto, de uma outra perspectiva, totalmente diferente, lugares que você sempre viu de baixo. É sensacional. É muito legal. É muito alto e você esta totalmente exposto bem na beirada da pedra. É incrível.








Como se não bastasse, ainda temos a visão privilegiada dos vôos de asa delta e parapente, decolando da Pedra Bonita, 146 metros abaixo. Você vê os helicópteros passando lá em baixo como umas formiguinhas e nesse momento se da conta da altura que esta.







Fizemos a descida em um pouco mais de uma hora. Você chega em baixo cansado, a descida e como se fosse descer escadas, muitas escadas e força muito o joelho. Chegamos no carro felizes. Valeu à pena.
















segunda-feira, 11 de julho de 2011

EMPADINHAS DE QUEIJO




Já coloquei aqui no blog que minhas filhas estão no ultimo ano do ensino médio e que algumas vezes por mês precisam levar alguma coisa para vender na hora do recreio na escola para arrecadar dinheiro para a formatura. A maioria das pessoas tem levado doces, bolos – que eu também acho bem mais fácil e prático de fazer – então elas me pediram para fazer salgado. Fiz essas empadinhas de queijo que foram o maior sucesso, venderam todas. Adoro empada e adoro empada de queijo. A receita é da minha mãe e você pode adicionar tempero no queijo se quiser, ervas, cebola, etc... Super fácil e da usar no almoço ou no lanche. As medidas da receita eu não sei porque faço de olho mas acho que 300 gr de farinha dão em torno de 40 empadinhas. A quantidade de queijo também depende do gosto de cada um, eu, por exemplo, gosto com bastante queijo então normalmente coloco mais do que a receita manda. O queijo ideal são os amarelo, que são mais secos. Todas as vezes que usei queijo branco, de minas, o recheio ficou muito aguado, sorando e não ficou legal. Nunca tentei com ricota mas deve ser melhor.

Massa
300 gr de farinha de trigo
2 colheres de água gelada
Manteiga em quantidade suficiente para dar ponto
Recheio
Queijo (pode ser prato, gouda, gruyere, minas curado, etc...)
2 ovos
1 lata de creme de leite
Leite
Sal e pimenta do reino branca
1 colher de chá de fermento em pó
Noz moscada

Em uma tigela coloque a farinha de trigo e abra um buraco no meio. Adicione as colheres de água gelada. É importante que a água seja gelada. Vá adicionando a manteiga cortada em pedaços e misturando bem até obter uma massa homogênea e boa de trabalhar. Forre as forminhas e reserve. Rale o queijo no ralo grosso. No liquidificador coloque os ovos, o creme de leite, o queijo e os demais ingredientes do recheio. Adicione sal se achar necessário dependendo do tipo de queijo utilizado. Bata bem até que o recheio esteja todo homogêneo. Coloque o recheio nas forminhas e leve ao forno até que estejam douradas. Se quiser pode adicionar no recheio, após ter batido no liquidificador, ervas finas, cebola picada, azeitona, tomate, orégano ou qualquer outro tempero a seu gosto. Essa mesma receita pode ser usada para fazer quiche de queijo. Substitua as forminhas por uma forma de fundo falso, nesse caso é importante que o recheio não fique muito liquido para não prejudicar na hora de assar. Veja a receita do quiche aqui.









segunda-feira, 4 de julho de 2011

CAMARÕES COM PÁPRICA PICANTE E QUINOA






Minha mãe trouxe de Praga dois saquinhos de Páprica, doce e picante, para mim. Esse é um tempero que não tenho muito costume de usar e por isso tenho ficado preocupada dele estragar sem que eu o aproveite. Esse com certeza deve ser bem melhor do que os comprados por aqui. Estava com esses camarões lindos, enormes em casa e decidi fazer um molho de páprica, coisa simples para um almoço simples sem muita complicação. Para acompanhar ao invés de risotto ou cuzcuz, que são sempre as escolhas naturais aqui de casa, resolvi fazer uma quinoa.

1 copo americano de quinoa
4 dentes de alho
1 ½ cebola
1/2 tablete de caldo de legumes dissolvido em água
1 copo de vinho branco
1 ramos de alecrim
1 limão siciliano
Azeite
Sal e pimenta do reino a gosto
Páprica picante
Camarões graúdos
1 vidro de creme de leite fresco
½ copo de conhaque
1 alho poro

Limpe os camarões e tempere com gotas de limão siciliano, azeite, alho, e alecrim picado. Reserve para incorporar os temperos. Em uma panela coloque um fio de azeite e refogue meia cebola com 2 dentes de alho até que fique bem transparente. Acrescente a quinoa e refogue. Adicione um copo de vinho branco e deixe evaporar. Vá adicionando o caldo de legumes até que toda a quinoa esteja bem macia. Reserve. Em uma frigideira aqueça um pouco de azeite e salteie os camarões por 2 minutos. Adicione o conhaque e flambe. Adicione a páprica a gosto e o creme de leite. Deixe reduzir um pouco e sirva com a quinoa.









quinta-feira, 30 de junho de 2011

WAFFLE DE PÃO DE QUEIJO



Waffle de Pão de Queijo

Essa receita eu peguei no programa da Ana Maria Braga a muito tempo atrás, uns 3 anos eu acho, foi em um concurso para eleger o melhor pão de queijo do Brasil. Essa receita não ganhou o primeiro lugar mas, desde o inicio, achei a idéia de fazer Pães de queijo na maquina de waffle bem bacana. Pratico, rápido e você faz apenas a quantidade que vai comer e sai sempre quentinho. Maravilha! Minha filha adora. A receita rende uma quantidade bem grande e eu costumo fazer só a metade, e mesmo assim, rende bastante. O legal da receita é que ela pode ser deixada na geladeira por alguns dias e é bastante pratica porque o pão de queijo tradicional leva algum tempo no forno para ficar pronto, esse é só colocar na maquina de wafle e em alguns poucos minutos esta pronto para comer, sem levar em consideração que você come sempre fresquinho e quentinho. A única coisa negativa é que a massa é um pouco gordurosa e cheia de calorias. :) mas é pão de queijo e por si só já é gostoso.


Waffle de Pão de Queijo

Ingredientes
1 kg de polvilho azedo
1 copo (300 ml) de água com 1 colher (sopa) de sal
2 copos (300 ml) de leite
1 copo (300 ml) de óleo
4 ovos grandes ou 5 pequenos
350 g de queijo Minas meia cura ralado grosso

Modo de Preparo
Numa bacia, coloque polvilho azedo e jogue por cima a água com sal. Misture os ingredientes. Reserve. Misture o óleo com o leite e adicione no polvilho. Mexa com uma colher até soltar bem todos os ingredientes e deixar o polvilho bem homogeneo. Vá acrescentando os ovos (um por vez) e depois incorpore. Coloque o queijo Minas ralado grosso e torne a misturar até que todo o queijo esteja incorporado na massa. Na hora de assar é so esquentar bem a máquina de waffle e colocar as porções. Coloque porções pequenas porque a massa cresce muito. A massa pode ser guardada na geladeira por dias, se necessario passe óleo em cima da massa para que não resseque e leve à geladeira, depois coloque pequenas porções na máquina, asse e sirva. Se quiser use como acompanhamento, creme de avelã, geléia, requeijão, doce de leite ou chocolate ao leite derretido.





quarta-feira, 22 de junho de 2011

RISOTTO DE ASPARGOS, BACON E LIMÃO SICILIANO









Risotto de Aspargos, Bacon e limão Siciliano


Ingredientes
300 gr de arroz arbóreo ou carnarole
300 ml de vinho branco
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
100 gr de manteiga
1 amarrado de aspargos verdes frescos
1 litro de caldo de legumes
50 gr. De bacon
2 limões sicilianos
100 gr de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta do reino branca a gosto


Preparo
Em uma panela grande coloque 50 g de manteiga e um fio de azeite. Refogue a cebola e o alho até que fiquem transparentes. Coloque o arroz, sem lavar, e refogue por alguns minutos. Coloque o vinho e deixe "secar". Vá acrescentando o caldo aos poucos, mexendo sempre e quando o arroz estiver quase pronto, adicione o suco de um dos limões. Em paralelo lave bem e corte a parte dura do talo dos aspargos. Corte em pedaços de 3 cm diagonais e reserve. Corte o bacon em pedaços pequenos. Em uma frigideira coloque um pouco de manteiga e os pedaços de bacon para fritar. Não deixe queimar. Quando os pedaços de bacon estiverem prontos, adicione os pedaços de aspargos. Mexa um pouco e retire do fogo. Vá acrescentando o caldo até que o arroz esteja “al dente”, desligue o fogo. Coloque o bacon e os pedaços de aspargo, coloque o restante da manteiga e o queijo parmesão mexendo até encorpar e formar um creme. Lave e raspe as cascas dos limões e coloque por cima do risotto.



sexta-feira, 10 de junho de 2011

NHOQUE DE ERVILHA COM CALABRESA


Essa receita foi uma experiência que resolvi fazer. Nessa época de frio gosto muito de fazer sopas para o jantar e uma das minhas preferidas é a sopa de ervilha. Comprei um pacote daqueles de meio quilo e sobrou uma parte. Fiquei pensando como seria fazer um nhoque com essa ervilha e resolvi fazer o teste. Ficou bom mas não ficou maravilhoso. A ervilha é um pouco seca, o que deixa o nhoque um pesado mas valeu a experiencia, é sempre bom testar novos sabores.
Vou colocar a receita abaixo mas não fiz as medidas na hora, foi meio de olho até obter o ponto da massa para conseguir enrolar.

200 gr de ervilha seca
farinha de trigo
2 ovos
azeite
sal e pimenta do reino a gosto
noz moscada
leite
manteiga
1 cebola picada
queijo parmesão ralado
queijo fundido do tipo polengui
linguiça calabresa

Lave bem os grãos de ervilha e coloque na panela de pressão com água e sal. Deixe na pressão por 20 minutos. Retire e escorra. Coloque as ervilhas no processador e bata até obter uma massa homogênea. Retire e coloque em uma vasilha. Adicione os ovos e um pouco de farinha. Misture bem e verifique a consistência. Vá adicionando farinha até obter uma consistencia que seja possível fazer o corte dos nhoques. Enrole e corte. Reserve. Faça o molho. Em uma panela coloque a manteiga e a cebola bem ficada. Deixe suar a cebola e acrescente duas colheres de sopa de farinha de trigo. Deixe a farinha cozinhar um pouco e acrescente o leite mexendo sempre sem parar até obter um creme. Adicione o queijo fundido em pedaços e o parmesão ralado. Mexa até os queijos estejam derretidos e incorporados ao creme. Tempere com pimenta do reino branca e noz moscada. Acerte o sal se for necessário. Em uma frigideira aqueça um fio de azeite. Corte a linguiça calabresa em tiras e frite. reserve. Em uma panela aqueça água com sal e cozinhe os nhoques até que fiquem na superfície. Retire coloque em um prato fundo, cubra com o molho branco de queijo e coloque tiras de calabresa por cima.


























sexta-feira, 27 de maio de 2011

BRUSCHETTA DE COGUMELOS









Se tem coisa que eu gosto é cogumelos, todos os tipos, cores e variedades. Pode ser na sopa, na salada, no risoto, puro, frito, assado... não importa – é gostoso! Outro dia comprei 3 caixinhas de cogumelos – uma de paris, uma de shitake e outra de shimeji. Fiz tipo um ragu de cogumelos para acompanhar um filé mignon. Ficou maravilhoso mas como deu uma quantidade bem grande, aproveitei o restante para fazer essas bruschettas de lanche no dia seguinte. Adorei.

1 caixinha de cogumelos shimeji
1 caixinha de cogumelos shitake
1 caixinha de cogumelos paris
1 cebola
3 dentes de alho
1 maço de tomilho
Folhas de alecrim
1 copo de conhaque
Azeite
Sal e pimenta do reino a gosto
1 pão italiano
Queijo parmesão ralado


Leva bem os cogumelos, corte as pontas dos cabos. Separe os ramos do shimeji e corte em laminas o paris e o shitake, reserve. Corte bem picadinho o alho e a cebola e reserve. Lave e corte as folhas de alecrim. Em uma frigideira grande coloque um pouco de azeite e coloque o alho picado. Deixe pegar um pouquinho de cor, mas sem queimar, e adicione a cebola. Refogue até que a cebola esteja bem transparente. Adicione os cogumelos e mexa bem até que estejam cozidos. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Adicione o copo de conhaque e flambe. Adicione as ervas e mexa por mais alguns minutos. Desligue.
Corte o pão italiano em fatias e passe no azeite. Cubra com os cogumelos e parmesão ralado. Sirva.






sexta-feira, 20 de maio de 2011

AMSTERDÃ




Amsterdã é a cidade das bicicletas, se você não tomar cuidado é atropelado por uma, até garagem de bicicletas eles tem. A cidade é bem agradável com vários museus e vários canais. Vale a pena visitar o museu de Van Gogh, e o jardim botânico deKeukennhof, Kijksmuseum que são muito bonitos.



Ficamos num hotel barco em um dos canais, é bem diferente e muito interessante (( Botel Amstel Hote ). Outro programa bem de turista, mas gostoso é uma noite de queijos e vinhos pelos canais de barco. Andar pelas várias ruas da cidade é outro passeio que todo turista deve fazer e, em uma dessas caminhadas, fomos parar num bairro com casas bonitas bem antigo mas para nossa surpresa era o Bairro da Luz Vermelha. Esse bairro, que também é um ponto turístico, é celebre por suas casas de prostituição que estão abertas a qualquer hora do dia. Outra curiosidade é que em algumas casas as prostitutas ficam expostas em uma vitrina como se fossem artigos igual a uma casa comercial. Tudo é bem peculiar nesse bairro. É diferente e não existe em qualquer outro lugar, por isso mesmo vale uma visita. Sem se importar com nossos vizinhos, tomamos uma cerveja muito boa (que não lembro o nome) na beira de um canal cheio de bares e restaurantes. Tudo é muito normal em Amsterdã.




MERCK
É uma antiga cidade de pescadores que fica perto de um lago que antigamente era mar. A mudança de mar para lago foi feita devido a construção de vários diques ao longo dos anos. A cidade é linda com casas de madeira, quase todas verdes com jardins lindos na beira desse lago. As crianças são bonitas e todos muito bem educados.




EDAM
O nome não é tão estranho assim, já é nosso conhecido pois é essa cidade que dá nome ao famoso queijo Edam. Essa é a cidade do queijo Edam. Visitamos uma fabrica muito interessante e provamos e também compramos queijos deliciosos.

VOLEDAM

É uma cidade pequenina bem turística que fica num porto. Tem muitos restaurantes, lojas de produtos locais para turistas. A cidade fica cheia não só de turistas como de holandeses passeando.











terça-feira, 10 de maio de 2011

ROLINHOS PRIMAVERA






Adoro rolinho primavera. Não existe uma única vez que eu vá um restaurante japonês ou chinês que eu não coma uma porção de rolinho. Sempre experimento as novas versões que existem nos restaurantes: queijo, camarão com catupiry, chocolate, etc mas a tradicional, para mim, não pode faltar. A alguns anos atrás eu havia tentado fazer em casa com uma massa própria que eu havia comprado em uma casa especializada de produtos chineses mas o resultado foi um desastre. Eu não soube manipular bem a massa e não ficou legal. Dessa vez resolvi experimentar com a massa filo, dessas que vem em rolo e são vendidas no supermercado. Eu comprei da marca Arosa, que costumo usar também a massa folhada e gosto muito. Achei o resultado muito bom, minhas filhas adoraram e com certeza vou repetir no cardápio lá de casa. Essa massa dá para fazer muitas coisas por isso é sempre bom ter um rolo no congelador. O recheio do meu rolinho foi bem simples porque não tinha muitos legumes em casa mas você pode colocar outros se desejar.

Rolinho Primavera
1 pacote de massa filo
½ repolho
1 cenoura
1 cebola
Óleo para fritar
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo
Lave e corte o repolho em filetes bem finos, o quanto mais fino conseguir será melhor. Reserve. Descasque e corte a cenoura em Juliana bem fininha. Reserve. Faça o mesmo com a cebola. Em uma frigideira coloque um fio de azeite e de uma refogada bem rápida nos legumes até que fiquem transparentes e suados. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Abra a massa filo e corte retângulos de massa. Coloque o recheio em uma das laterais e vá enrolando até obter os rolinhos bem fechados. Não deixe a massa muito folgada. Aqueça uma panela funda com óleo e frite os rolinhos. Escorra e sirva com molho shoyo








sábado, 7 de maio de 2011

CAMARÕES GRELHADO COM ARROZ DE AÇAFRÃO


Ando meio sem tempo e por esse motive acabei deixando o blog quase que abandonado mas espero voltar a ativa em breve. Essa receita desse post eu fiz durante a páscoa mas somente agora tive tempo para escrever a receita e colocar aqui. Foram feitos com camarões, alho poro fritado como se fosse batata palha e arroz com açafrão. Nesse caso aqui não fiz risoto, foi o arroz normal nosso de cada dia que no cozimento coloquei um pouco de açafrão, que eu adoro. Os camarões foram presente do meu pai e estavam maravilhosos.

Camarões com Arroz de Açafrão

10 camarões grandes

3 dentes de alho

Limão

Azeite

Conhaque

1 copo de arroz

1 envelope de açafrão

1 cebola

2 copos de caldo de galinha

1/2 copo de vinho branco

Sal e pimenta do reino a gosto

1 alho poro

Lave, descasque e limpe os camarões. Coloque em uma vasilha com um dente de alho picado, azeite, pimenta do reino. Deixe marinar por, pelo menos, 30 minutos. Um pouco antes de fritar coloque algumas gotas de limão. Em uma panela coloque um fio de azeite e frite um dente de alho picado junto com a cebola picada. Deixe a cebola suar e acrescente o arroz. Refogue. Adicione o vinho e deixe evaporar um pouco. Acrescente o caldo de galinha aos poucos até que o arroz esteja macio. Um pouco antes de desligar, acrescente o açafrão e misture bem até estar homogêneo. Corte o alho poro no sentido longitudinal em laminas bem finas, aqueça uma panela com óleo e frite. Escorra e reserve. Aqueça uma frigideira com azeite e frite os camarões. Flambe com o conhaque e sirva acompanhado do arroz e do alho poro.



quinta-feira, 28 de abril de 2011

SALADA DE ASPARGOS COM BACON




SALADA DE ASPARGOS COM BACON

Essa salada só não é mais light porque leva bacon, que é delicioso mas muito, muito calórico porém, temos que concordar que o bacon dá um gostinho todo especial em qualquer comida e ficou “ tudo de bom” misturadinho com o aspargos. Peguei um pedaço de bacon com bastante carne e pouquíssima gordura e não deixei fritar demais, então ficou como se fossem pedacinhos de carne de porco. Maravilhoso. Super fácil de fazer e bem gostosa, do jeito que muita gente gosta. Esses aspargos eu comprei bem fresquinhos no hortifruti, estavam bem macios e como vieram muitos aspargos eu separei uma parte para fazer essa salada e a outra eu fiz, em outro dia, um risotto, que também ficou de arrasar.

1 maço de aspargos
100 gr de bacon
Azeite
Sal e pimenta do reino


Lave bem e limpe os aspargos retirando as pontas da raiz que geralmente são mais duras. Coloque água em uma panela grande e leve para ferver com sal. Quando estiver bem quente acrescente os aspasgos e deixe cozinhar até que estejam macios. Escorra e coloque rapidamente sobre a água gelada. Escorra novamente. Verifique se é necessário retirar mais alguma parte de baixo se esta ainda estiver dura. Corte os aspargos em pedaços e reserve. Corte o bacon em pedaços pequenos e leve ao fogo baixo em uma frigideira com um pouquinho de manteiga e um fio de azeite. Frite os pedaços de bacon mas não deixe queimar ou fritar demais. Quando estiverem prontos, acrescente os pedaços de aspargos na frigideira, tempera com pimenta do reino a gosto e sirva.






















sábado, 23 de abril de 2011

TRUFAS DE CHOCOLATE - PASCOA


Trufas de Chocolate

É Pascoa e quem não gosta de chocolate?!! Deve existir uma pequena porção da humanidade que não gosta dessa delícia que acalma a alma e acalenta o coração. Quando estamos com saudade, com angustia, com tristeza, alegria ou seja lá qual for a emoção, o sentimento, o chocolate sempre cai bem, sempre ajuda a dar uma maozinha a quem o consome. A muito tempo atrás eu aprendi a fazer essas trufas de chocolate, foi em um cursinho perto de minha casa e desde de então elas são presença certa em determinadas ocasiões. São bem fáceis de se fazer mas dão um pouquinho de trabalho mas compensa porque o resultado é maravilhoso e não há quem não goste. Voce pode fazer de vários sabores, eu normalmente faço essa caixinha da foto com quatro carreiras, uma de cada sabor, coloco um natural, uma de cereja, uma de nozes e outra de damasco, dão ao todo 12 trufas. Mas você pode colocar o sabor que mais gostar ou faze-las com chocolate branco - é só substituir a receita.

Ingredientes
500g de chocolate meio amargo puro
1 colher de sopa de glucose de milho
85 g de creme de leite
1/2 xícara de geléia de damasco
1 xicara de damascos picados
300 g de chocolate meio amargo fracionado

Derreta o chocolate meio amargo puro (picado) em banho maria. Adicione o creme de leite e a geléia de damasco e misture bem. Acrescente os damascos picados e por último a glucose de milho. Misture bem até estar tudo bem homogeneo. Leve a geladeira até firmar. Retire da geladeira e faça pequenas bolinhas do tamanho que desejar as trufas. reserve. Derreta o chocolate meio amargo fracionado e banhe as trufas. reserve. Decore conforme o gosto. Eu costumo cobri-las com um piguimento dourado comestivel que é vendido nas casas de confeitaria.
Para fazer as trufas de cereja é só substituir a geléia e o damasco por cerejas picadas e gotas de essência de cereja. Para as de nozes substitua por nozes picadas e essência de nozes. A trufa tradicional, natural, eu não misturo com nada, coloco apenas algumas gotas de conhaque.



segunda-feira, 18 de abril de 2011

JOELHOS DE PRESUNTO E QUEIJO




Minhas filhas estão no ultimo ano do ensino médio e prestes a se formar. Um alívio, uma emoção e um monte de sentimentos juntos. E a festa de formatura? Bom, como todos os jovens, as opiniões, sugestões e incertezas são muitas. Uns querem viagens nacionais outros para fora do país, outros cruzeiros marítimos que é a nova mania nacional. Independente do lugar onde escolham, e da forma como vão, é preciso arrecadar fundos para a festa tão desejada por todos. A escola libera, todo ano, para a turma que esta se formando que os alunos façam lanches, comidas, doces que podem ser vendidos, uma vez por semana, na hora do recreio. Cada segunda-feira três alunos devem levar alguma coisa para vender. Aqui em casa como são duas, eu fico com duas segundas-feiras seguidas provendo algo. Segundo minha filha, a maioria leva bolos e fui escolhida para fazer algo salgado. Pela própria escolha delas a receita foi a de joelho de presunto e queijo. Essa receita é muito boa e rende bastante. Quando faço aqui para casa, ao invés de fazer vários joelhinhos eu faço um rocambole grande, na verdade rendem dois grandes rocamboles macios e bem deliciosos. Ingredientes da Massa: 1 1/2 xícara (chá) de leite morno ou água 1 ovo 1 colher (sopa) fermento biológico granulado (seco) 1 colher (sobremesa) de açúcar 1 colher (chá) de sal 1/2 xícara (chá) de óleo 5 xícaras (chá) de farinha de trigo (+ ou -) Ingredientes do Recheio: 300g de mussarela 200g de peito de chester defumado 50g de azeitonas picadas 1 colher (sopa) orégano molho de tomate Modo de Preparo: No copo do liquidificador, coloque o leite morno, o ovo, o fermento biológico, o açúcar, o sal e o óleo. Bata bem. Desligue e transfira para uma tigela. Acrescente a farinha aos poucos, incorporando bem. Abra um retângulo grande com 1cm de espessura, pincele molho de tomate, arrume as fatias de mussarela, peito de chester, azeitonas e polvilhe o orégano. Enrole como um rocambole, apertando a emenda com a ponta dos dedos para fechar bem, corte em fatias grossas e arrume em uma forma ou travessa refratária untada e enfarinhada. Deixe descansar por uns 15 minutos. Pincele com gema e leve para assar. Deixe no forno até dourar a massa. Se a massa abrir enquanto estiver assando não tem problema.




sexta-feira, 15 de abril de 2011

LOMBO DE ATUM COM CUSCUZ MARROQUINO DE PASSAS E CASTANHAS





LOMBO DE ATUM COM CUSCUZ MARROQUINO DE PASSAS E CASTANHAS


Essa semana meu pai foi no mercado São Pedro em Niteroi e tinham muitas coisas boas. Esse atum estava maravilhoso então eu fiz esse almocinho light. A receita é bem fácil.


Ingredientes

1 lombo de atum fresco

1 copo de cuscuz marroquino

1 1/2 copo de Caldo de galinha

Azeite

1 cebola

Limão

1 dente de alho

Passas brancas

Castanhas do Cajú

Molho Shoyo

Mel

Sal e pimenta do reino fresco


Modo de Preparo

Limpe bem o lombo de atum e tempere com sal e pimenta do reino fresca. reserve. Em uma panela coloque um fio de azeite. Pique as castanhas do caju. Pique a cebola e o alho e coloque para refogar quando estiver transparente adicione o cuscuz e refogue por mais alguns minutos. Vá acrescente aos poucos o caldo de galinha, mexendo sempre até que o cuscuz tenha absorvido todo o liquido. Misture a castanha do caju picada e as passas brancas. reserve. Em outra panela adicione o shoyo e o mel e deixe reduzir um pouco. Tempere o lombo com algumas gotas de limão. Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e doure o lombo de todos os lados. Sirva acompanhado do cuscuz e do molho.



segunda-feira, 11 de abril de 2011

TRUCCHETTI A PUTANESCA










Trucchetti a Putanesca Outro dia fui procurar um nachos mexicanos no mercado farinha pura da cobal do Humaitá e me deparei com algumas massas bem diferentes. Fiquei morrendo de vontade de comprar mas acabei resistindo a tentação porque não estava de carro e teria que enfrentar um metro lotado – ainda por cima estava chovendo. Adiada a vontade de experimentar aquelas massas mas não esquecida. Nesse final de semana voltei a Cobal, dessa vez de carro e com minhas filhas, novamente para comprar mais nachos mexicanos, foi então que não resisti mais a tentação e comprei um pacote desses Trucchettis – uma massinha enrolada em formato de parafusos mas bem mais apertadas e menores que as massas nacionais do tipo parafuso. Essas são feitas de grão duro e sêmola e são ideais para reter bem o molho por causa de seu formato. Eu tinha em casa uns vidros de passatas e resolvi fazer um molho a putanesca para acompanhar. Sempre que vou ao mercado compro esses vidros de Passata que são bem práticos para manter na dispensa. Ficou tudo uma delicia, adoro molho de tomate.

Ingredientes
500g de trucchetti

Para o molho
1 vidro grande de passata de tomate
Azeite de oliva
3 dentes de alho amassados
2 cebolas
1 tablete de caldo de galinha
1 maço de tomilho
Pimenta do reino
1 talo de alho poro
50g de filé de anchovas
100g de azeitonas pretas grandes (sem caroço)
1 xícara (chá) de manjericão picado
50g de alcaparras
2 colheres de sopa de açúcar

Preparo


Em uma panela coloque toda a passata de tomate. Coloque um pouco de água dentro do vidro da passata para retirar o excesso do molho que fica e reserve. No liquidificador coloque a cebola em pedaços, dois dentes de alho, o talo de alho poro e a água do vidro da passata. Bata até obter um creme liso sem pedaços dos legumes. Coloque esse creme na panela junto com a passata. Adicione o tablete de caldo de galinha, as colheres de açúcar e o tomilho. Tempere com a pimenta do reino a gosto e leve em fogo baixo até que reduza um pouco e o molho se torne mais espesso. Prove e acerte o sal se for necessário, ou o açúcar se o molho estiver muito ácido. Em outra panela coloque um fio de azeite e leve ao fogo baixo. Acrescente o dente de alho restante picado, as alcaparras, os pedaços de azeitonas pretas e o aliche. Refogue por alguns minutos e reserve. Coloque uma panela grande com água para ferver. Adicione os trucchettis e deixe em fogo baixo até que estejam macios. Coloque o refogado de azeitonas e aliche junto do molho e misture bem. Sirva os trucchettis com o molho. Na hora de servir acrescente as folhas de manjericão fresco no molho e queijo parmesão ralado










quarta-feira, 6 de abril de 2011

PORTUGAL - REGUENGOS, LISBOA, SINTRA E OBIDOS




Vinícola Herdade do Esporão - Reguengos


Ainda em nossa viagem por Portugal, que tinha como um de seus objetivos conhecer as vinícolas portuguesas partimos para Reguengos, uma vila logo após Évora. Reguengos significa – lote dado pelo Rei – nesse caso pelo Rei de Monsaraz, que é outra vila de Portugal. Partimos nessa direção para conhecer a Vinícola Herdade do Esporão, que fica num lugar muito bonito com uma construção no estilo das grandes fazendas portuguesas. É uma vinícola grande que vale a pena conhecer pois é considerada como uma das melhores produtoras dos melhores vinhos portugueses. Além dos vinhos maravilhosos, essa vinícola também tem lançado vários azeites muito bem conceituados no mercado culinário.





Além disso, tudo ela ainda possui um extra-ordinário restaurante aberto ao público e fica localizado nas proximidades da barragem de Alqueva, o maior lago da Europa. Os azeites são muitos, desde o Virgem Extra passando pelo Moura DOP (Denominação de Origem Protegida), pelo Virgem Extra Seleção e os varietais Cordovil e Galega, todos de excelente qualidade. Almoçamos no restaurante da vinícola - um almoço harmonizado com vinhos de diferente uvas – tudo maravilhoso. Começou com um creme de espinafre com gambás (camarões), depois ovos mexidos com um tipo de lingüiça – tudo acompanhado do vinho Defesa Rose 2008 - uma delícia - mais tarde foram servidos um consommé de perdiz, seguido de bacalhau com batatas e verduras fritas, vinho Trincadeira 2005. Tudo muito gostoso! Pensa que acabou?! Ainda teve um ultimo prato que foi bochechas de boi (vitelo) assadas com arroz de passas acompanhando um Esporão Reserva 2006. Doces portugueses para fechar este banquete. Ainda tiveram sorvete com frutas e licores da Herdade do Esporão. Depois de comer tanto dormimos em Reguengos que é uma vila relativamente pequena, mas muito simpática.






Monsaraz


Lembra do Rei lá de Reguengos? Aquele que cedeu o lote para ser criada a vila? Essa é a vila do Rei. É uma vila medieval linda dentro de uma muralha com um castelo e casas do tempo de D. Manuel. Na verdade é bem mais antiga pois é considerada uma das mais antigas vilas de Portugal, Monsaraz regista indícios de povoamento desde tempos pré-históricos, sendo inicialmente um castro fortificado. Todo lugar assim merece uma visita. No caminho para Monsaraz passa-se por São Pedro de Corval onde existem fabricas artesanais de cerâmica com louças lindas e outros objetos.





Lisboa


Ficamos no hotel As Lisboa que fica na rua Almirante Reis. O hotel é bom e fica no centro da cidade. Lisboa tem lugares muito bonitos para se visitar, tem todos aqueles tradicionais que não podem deixar de ser vistos. O primeiro que fomos foi na Torre de Belém e depois ao Mosteiro dos Jerônimo uma construção em estilo Manuelino emocionante de tão bonito. Você entra e é uma paz tão grande nos jardins e no interior da capela que emociona.





Perto do Mosteiro tem uma padaria famosa pelos Pasteis de Belém. Realmente vale a pena entrar na fila - ela vive cheia - para comprar seus pasteis - come-se fácil uma caixa!!. Mas lembre-se os doces portugueses tem suas base principal nos ovos e muito açúcar! Calorias a vontade. A padaria é de 1850.





Outro lugar lindo em Lisboa é o aquário que foi construído para Expo 98 e é o segundo maior do mundo. A cidade é cheia de lugares interessantes para serem conhecidos. À noite jantamos num restaurante bem português, quase sem turistas, se chama Cervejaria Trinta.





Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa





Sintra


Quem vai a Lisboa não deve deixar de ir a Sintra. Sintra é uma vila portuguesa, uma das maiores e mais habitadas de Portugal, e faz parte do distrito de Lisboa. Dizem que é uma das cidades mais antigas de Portugal. Eu acho a cidade muito bonitinha com ruas simpáticas uma pracinha cheia de restaurantes e o Castelo dos Mouros que merece também uma visita. A arquitetura de Sintra é um capitulo a parte, tudo é muito antigo e muito trabalhado, cheio de detalhes que levam horas para serem percebidos. Tudo muito lindo.





Óbidos


Óbidos é uma vila portuguesa que fica no distrito de Leiria, região central de Portugal. Esse nome estranho significa cidadela ou cidade fortificada, isso tudo porque a maior atração desta vila é o Castelo de Óbidos que já foi canditato a uma das sete maravilhas de Portugal. Outro fato curioso desse castelo é que ele já fez parte do dote de inúmeras rainhas de Portugal!





A vila tem ruas estreitas bem simpáticas, mas cheias de turistas. O castelo foi construído no sec. XV que era a principio, uma fortaleza e agora uma parte dele é a Pousada do Castelo -que faz parte a associação Pousadas de Portugal. Você não pode deixar de ficar nesse lugar. É lindo! Em Óbidos se toma uma bebida vendida nas lojinhas chamada Ginginha, ou simplesmente Ginja, que é um licor obtido a partir da fermentação da fruta ginja, muito parecida com a cereja e muito popular em Portugal – maravilhoso – tradicionalmente é servido, nos restaurantes locais, em copinhos de chocolate, muito bom. Outro costume é servi-la com uma fruta curtida no fundo do copo, popularmente conhecido como “ com elas” , ou, quando pura, “sem elas” . A ginja de óbidos começa nos ginjais da região, onde o fruto é colhido na fase certa de maturação. Após um processo de infusão que dura no mínimo um ano, é extraido o licor decorrente do processo sem recorrer a corantes ou conservantes artificiais. Por tudo isso, ir a Óbidos é um passeio imperdível!


segunda-feira, 4 de abril de 2011

TROUXINHAS DE CARPACCIO COM FIGOS E COGUMELOS



Trouxinha de Carpaccio com figos e cogumelo Paris

Ainda na tentativa das receitas light e corrida pela perda de peso, trocando os carboidratos por pratos mais leves, fiz esse carpaccio diferente que peguei a receita no programa do ChefTV. Achei a idéia muito interessante e o resultado me agradou bastante. Adoro carpaccio, gosto muito de figo e mais ainda de cogumelos. É quase impossível que todas essas coisas juntas não sejam boas. Nesses dias de dieta todas as idéias e novidades na cozinha são bem vindas e essa receita é mais uma que entrou no meu cardápio. Eu sempre compro esses pacotes de carne de carpaccio pronto que vendem em supermercado, costumo comprar duas marcas – a centabi ou a frisa, depois é só montar e temperar a gosto. Tudo muito pratico e a qualidade é muito boa. Muito mais rápido e pratico do que comprar a peça de carne. Congelar e cortar em casa, sem contar que sempre é muito difícil conseguir nos cortadores caseiros uma fatia bem fina de carne.



Ingredientes:

1 pacote de carne para carpaccio

8 colheres (sopa) de azeite

3 colheres (sopa) de suco de limão

1/2 colher (chá) de mostarda tipo Dijon

1 colher (sopa) de alcaparras

10 g de manjericão picado fresco

30 g de cogumelo paris fresco

20 g de figo seco

20 g de queijo pecorino (parmesão de cabra)

Sal e pimenta-do-reino a gosto

1 colher de creme de balsâmico

10 g de Pinoles


Modo de Preparo: Limpar bem a carne (lavar e enxugar). Embrulhar com papel filme, apertando bem para manter a forma arredondada. Embalar em um saco plástico e levar ao freezer para congelar. Cortar com uma máquina de frios ou com uma faca bem afiada, em fatias bem finas, rapidamente, para não descongelar. Embalar separadas 1 a 1, com plástico ou papel vegetal e congelar de novo. Descongelar 30 minutos antes de montar o prato, em temperatura ambiente. Outra forma prática é comprar o carpaccio já fatiado. Em uma vasilha misturar o azeite e o limão, e temperar a gosto com o sal e a pimenta Lavar as alcaparras em água corrente, para suavizar o sal. A seguir, bata as alcaparras com uma faca bem afiada, para que fiquem praticamente moídas. Colocar as alcaparras moídas na faca em um recipiente e combinar com o azeite e a mostarda, mexendo bem. Acrescentar o manjericão fresco e o cogumelo paris laminado. Reservar. Fatiar o figo seco e ralar o parmesão de cabra para montagem final das trouxinhas de carpaccio. Dispor a carne em uma travessa. Espalhar as fatias de carpaccio para montagem individual. Rechear cada uma delas com o molho e polvilhar com o pecorino ralado. Fechar delicadamente pelas bordas e decorar com o fico seco. Por fim, dispor 5 unidades nos pratos e decorar com linhas de azeite e vinagre balsâmico. Novamente polvilhar com pecorino e acrescentar os pinoles.






sexta-feira, 1 de abril de 2011

CARPACCIO LIGHT DE ABOBRINHA

To de dieta! E estou tentando fazer receitas e comidinhas mais leves que não engordem tanto. Sabe como é quem gosta de cozinhar, vê sempre uma receita nova, dá logo aquela vontade de experimentar, testar, ver o resultado real e pronto – estamos sempre com coisas gostosas, novas, diferentes para provar – e lógico, muitas vezes adicionar calorias a mais no corpo. Mas fazer o que? O jeito é de vez em quando tentar fazer um mês light e comer comidas de baixa caloria. Cortei uma das coisas que mais gosto – o pão! Meu lanche de quatro entre cinco dias da semana era baseado em massa de pão, seja em pizzas, joelhos, ou outros tipos de lanchinhos. Não ha balança que agüente tanto carboidrato. Apelei para os carpaccios, sopas e saladinhas noturnas. Vamos ver por quanto tempo eu agüento! 2 abobrinhas cortadas em fatias finas (cortador de frios ou um mandolim) 20 g de amêndoas torradas e laminadas 150 g de queijo parmesão ralado fino Molho: 1/2 maço de ceboulete 1/2 maço de endro dill 1 cebola 25 g de mostarda dijon 20 ml de vinho branco 30 ml de azeite Raspas de limão siciliano Sal Pimenta do reino Modo de Preparo: Lave e corte as abobrinhas em um fatiador de frios. Arrume-as em um prato e reserve na geladeira por 30 minutos. Para o molho: Lave e pique as cebolas, o dill e a ceboulette. Em uma vasilha coloque a cebola, a ceboulete, endro dill, raspas de limão siciliano e azeite. Deixe macerar por 15 minutos. Por ultimo adicione a mostarda dijon. Adicione o vinho branco até emulsionar o molho. Sal e pimenta a gosto. Despeje sobre o carpaccio, coloque o queijo parmesão e as amêndoas laminadas. Sirva gelado.

segunda-feira, 28 de março de 2011

COSTELINHA DE PORCO AGRIDOCE COM PURÊ DE MAÇA

Costelinha de Porco agridoce com Purê de Maça Eu gosto bastante de carne de porco embora não coma com muito frequencia. Minha filha se tornou fã da costela agridoce do Outback então, as vezes, faço essa receita para ela aqui em casa. É uma delícia, bem facil de se fazer, o único trabalho é que demora um pouco para ficar pronta – em torno de 2 horas e isso, as vezes, requer uma certa programação e planejamento mas tirando esse detalhe o resto é bem facil e o resultado bastante gostoso. Dessa vez eu coloquei acompanhando um purê de maças, no Outback vem uma maça assada um pouco apimentada, aqui em casa as meninas não gostam por isso não coloco mas voce pode adicionar, na receita do purê abaixo, um pouco de curry, páprica ou pimenta. Como a costela já é agridoce e o purê de maça tambem, o ideal é fazer mais um acompanhamento salgado para contra balancear o prato. No meu caso eu fiz uma batata gratinada com queijo. Eu dou preferencia a comprar a peça de costela inteira do que as ripas já cortadas, para mim a peça quando cozinhada inteira mantem muito mais a umidade da carne, tornando-a bem mais macia mas isso fica a critério de cada um.

Ingredientes
1 dente de alho picado
½ cebola picadinha
1 colher (sopa) de gengibre ralado
2 colheres (sopa) de óleo
sal e pimenta-do-reino moída a gosto
2 kg de costelinha de porco (peça inteira)
1 xícara (chá) de goiabada
1 xícara (chá) água
½ xícara (chá) de vinagre branco
6 colheres (sopa) de molho inglês
2 colheres (chá) de molho de pimenta vermelha
pimenta caiena e sal a gosto
suco de 1 limão

Modo de preparo

Numa tigela misture alho picado, cebola picadinha, gengibre ralado, passe essa mistura na costelinha. Regue por cima com óleo, sal e pimenta-do-reino moída a gosto. Reserve na geladeira por no mínimo 4 horas. Eu deixo de um dia para o outro. Disponha a peça de costelinha temperada numa assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 250º C por 1 hora ou até que a costelinha fique macia. Coloque o papel alumínio com a parte brilhante virada pra dentro. Isso diminui o tempo de fogo. Numa panela em fogo médio coloque a goiabada cortada em pedaços, água, vinagre branco, molho inglês, molho de pimenta vermelha, pimenta caiena e sal a gosto. Cozinhe mexendo sempre por +/- 10 minutos ou ate que a goiabada esteja dissolvida. Desligue o fogo e neste momento acrescente suco de limão. Retire o papel alumínio das costelinhas e pincele-as com molho de goiabada. Leve para assar por mais 15 minutos, vire-as e pincele novamente. Deixe dourar. Sirva com o purê de maça. Purê de maças Descasque as maças e corte em pedaços pequenos. Coloque as maças cortadas em uma panela, cubra com água, vinho, algumas gotas de limão e o açúcar. Tempere a gosto com a noz moscada e se quiser um pouco de canela. Leve em fogo baixo até que as maças estejam cozidas. Retire do fogo e bata no processador ou liquidificador. Retorne a panela, prove e acerte o açúcar e os temperos, deixe em fogo baixo até atingir a consistência do purê desejado. Sirva quente acompanhado da costela.