terça-feira, 27 de dezembro de 2011

LINZER TORTE


É Natal e eu não consegui postar nada na semana passada sobre o tema. Também não consegui fazer muitos registros das comidas feitas para a ceia do dia 24. Os pratos mais tradicionais, chester, presunto, bacalhau, lombinho, etc... eu não tirei foto porque acho que essas receitas a maioria das pessoas já esta cansada de ver e são fáceis de serem encontradas em muitos blogs nessa época do ano. Registrei fotos de algumas saladas, que acho que vale a pena passar as receitas, e dos doces que foram novos. A algumas semanas atrás eu fui tomar um café com uma amiga no bistrô que tem dentro do museu do Paço Imperial que fica na praça XV. Nos tínhamos acabado de almoçar e, como não gosto de café, resolvi comer uma sobremesa para acompanha-la. Olhei na vitrine do bistrô e vi uma torta linda com geleia de frutas vermelhas por cima. Ao lado tinha um parfait de chocolate me tentando. É sempre assim, todas as vezes que vou escolher uma sobremesa em uma loja acabo por escolher a que é feita de chocolate porem, dessa vez, resolvi resistir aos meus vícios e acabei escolhendo aquela torta com geleia que tinha uma aparência linda e estava me chamando para ser provada. Era uma linzer tarte! Foi uma surpresa agradável, a torta estava maravilhosa, um sabor incrível de amêndoas com as geleia de frutas vermelhas. A massa bem molhada contrasta com as tortas que normalmente vejo nas confeitarias. Cheguei em casa e sai a procura dessa receita e descobri que a Linzer Torte é uma torta típica da região de Linz na Áustria. A massa é feita com amêndoas, avelas ou nozes e coberta com geleia de morangos, framboesas ou frutas vermelhas. Também pode ser usado qualquer tipo de geleia do seu gosto. É um doce típico das festas de final de ano. Eu peguei varias receitas mas escolhi a receita do blog Joy of Baking para testar. Fiz no Natal e foi um sucesso. Uma delicia! Fica ótima acompanhada de sorvete de creme. Segue abaixo:

Ingredientes
1 xícara (150 gramas) amêndoas
1 / 2 xícara (60 gramas) avelãs
1 1 / 2 xícaras (195 gramas) de farinha de trigo
2 / 3 xícara (135 gramas) de açúcar granulado branco
Raspas de um limão (a casca amarela exterior da limão que contem o sabor da fruta e perfume)
1 colher de chá de canela em pó
01 colher de chá de cravo em pó
01 colher de chá de sal
01 colher de chá de fermento em pó
14 colheres de sopa (195 gramas) de manteiga sem sal fria, cortada em pedaços
2 grandes (40 gramas) gema de ovo
1 colher de chá de extrato de baunilha
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 177 C. Coloque as amêndoas em uma assadeira e asse por cerca de 8 - 10 minutos ou até que doure e perfumada. Em seguida, coloque as avelãs em uma assadeira e asse por 15 minutos ou até perfumado e as peles exteriores começam a descamar. Retire do forno e coloque sobre grade para esfriar. Uma vez que as amêndoas e avelãs tenham esfriado, coloque em um processador de alimentos e processe, juntamente com 1 / 2 xícara (65 gramas) de farinha, até que finamente moído. Adicionar a farinha restante, o açúcar, as raspas de limão, canela em pó, cravo em pó, sal e fermento e processe até uniformemente combinados. Adicione a manteiga e pulse até a mistura se parece com migalhas finas. Adicione as 2 gemas de ovo e a baunilha e pulse até que a massa começe a se unir.

Faça uma bola com a massa e depois divida em dois pedaços, um, um pouco maior que o outro. Enrole a menor bola de massa em filme plástico e leve à geladeira por cerca de uma hora, ou até ficar firme o suficiente para enrolar. Pegue a maior bola de massa e pressione-o para o fundo e as laterais de uma forma (23-25 cm).
Espalhe a geleia de framboesa sobre a parte inferior da crosta. Cubra com filme plástico e coloque na geladeira. Retire a bola que estava na geladeira com o filme plastico e abra-a entre duas folhas de papel manteiga. Com o auxilio de um cortador de pizza ou proprio, corte tiras para forrar a parte de cima da torta.
Coloque as tiras de massa sobre uma folha de papel manteiga, cubra com filme plástico e coloque na geladeira por cerca de 10 minutos. Transfira gentilmente as tiras de massa para cima da torta. Se desejar tecer um transado, como a original, levante parte das tiras e cruze as outras por baixo.
Apare as bordas das tiras para ajustar a forma.
Asse a torta no forno por cerca de 30-35 minutos ou até que a massa esteja dourada. Deixe a torta esfriar sobre uma gradinha antes de desenformar. Cubra com pouco de açucar de confeiteiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário