sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

PAPILLOTE DE SHIMEJI

O papelote (pedaço de papel), ou papillote (francês) ou ainda cartoccio (italiano), nada mais é do que um método de cozimento para ingredientes delicados, como peixes, frango, cogumelos e legumes. Todos consistem em embrulhar o seu preparo em papel-manteiga ou alumínio, fechar bem para evitar que saia o vapor elevar ao forno.
Desta forma, o alimento cozinha em seu próprio vapor, mantendo a umidade, todo o seu sabor e seus nutrientes, deixando-os com tenros e saborosos.
Você pode preparar papelotes individuais e levá-los à mesa ainda fechados, para que cada um abra o seu, ou servir aberto na mesa para que todos sirvam-se do mesmo papelote.

Algumas dicas importantes:
O papelote deve ser bem fechado, possibilitando que o vapor criado fique ali dentro cozinhando o alimento.
O papelote precisa de algum líquido para criar vapor e cozinhar o alimento. Você pode acrescentar azeites, manteigas, caldos, shoyu, ou qualquer outro ingrediente que preferir e que deixe mais úmido o seu preparo.
Se for prepara peixes ou frango, monte os sobre uma "cama" de legumes, como batatas, por exemplo, evitando que grudem no fundo do papelote.
O papelote costuma inflar enquanto está no forno, por isso cuidado ao abri-lo, pois estará cheio de vapor muito quente.

Ingredientes
1 fatia de abacaxi
1 prato de shimejis
Shoyo
2 dentes de alho
Salsinha picada
Sal e pimenta do reino a gosto
Papel manteiga ou de alumínio

Corte um pedaço grande de papel manteiga e coloque a fatia de abacaxi bem no meio. Lave bem os cogumelos e separe um pouco os ramos. Coloque em uma vasilha e tempere com shoyo, pimenta do reino, sal e o alho picado. Pegue essa mistura e coloque sobre o abacaxi. Feche um papillote como se fosse um embrulho mantendo-o bem vedado para que o vapor não escape. Coloque o papillote sobre um prato ou travessa que possa ser levado ao forno – isso facilitará na hora da remoção do forno. Leve ao forno médio por uns 30 minutos. O tempo de cozimento dependerá de cada forno. Retire do forno e abra cuidadosamente o papillote – cuidado que esta bem quente e com vapor – salpique a sala picada e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário