terça-feira, 1 de junho de 2021

ATUM COM FLOCOS DE ARROZ E PALHA DE BAROA




Esse lombo de atum foi passado no flocos de arroz e depois frito levemente. Essa receita foi um teste e, confesso, o resultado não ficou extamente da forma que eu queria. Varios flocos de arroz sairam na frigideira e não ficaram tão agarradinhos no atum como eu gostaria - e como era o meu plano inicial. Não sei bem dizer o motivo, se foi falta de óleo, se precisava estar mais quente enfim, o sabor ficou maravilhoso mas gostaria de ter mais floquinhos em cada fatia - outro desafio é cortar as fatias em manter os flocos presos. Para deixar a experiencia toda mais crocante, juntei uma batata palha bem fininha de batata baroa, ficou delicia.

Ingredientes
Para duas pessoas
1 " lombo" de atum fresco e limpo - chamo de lombo a parte limpa central do atum
1/2 limão
sal e pimenta do reino a gosto
1 xícara de flocos de arroz
2 batatas baroas grandes
óleo para fritar
1 limão siciliano
Shoyo

Comece pela palha que é mais demorada e pode ser guardada. Descasque as batatas baroa e passe pelo ralador fino. Aperte bem a batata para retirar o excesso de liquido que cria quando a batata é ralada. Aqueça uma frigideira com óleo bem quente e frite em porções. Coloque em papel toalha para escorrer. Reserve. 
Aqueça outra frigideira com um pouco de óleo para fazer o atum. 
Passe o suco de limão no atum e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. 
Disponha os flocos de arroz em um prato. Passe o atum, de todos os lados, pelo floco de arroz apertando bem. Coloque o atum na frigideira e deixe fritar por 1 minuto de cada lado, mexendo somente quando for para trocar de lado. Não fique mexendo no atum para não retirar os flocos. O centro do atum deve ficar cru então não deixe demais.
Retire da frigideira e coloque sobre uma tabua.  Com o auxilio de uma faca bem afiada corte o atum em fatias e disponha em um prato. 
Coloque uma porção da batata palha no centro. Regue o atum com algumas gotas de shoyo e polvilhe a casca do limão siciliano sobre tudo.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário