terça-feira, 1 de junho de 2021

LASANHA DE COUVE FLOR LOW CARB E GLUTEN FREE


Essa lasanha foi um teste que fiz usando a mesma massa que faço inhoque low carb, gluten free. Uma massa de couve-flor com um pouquinho de tapioca. Aqui, nessa receita, ao invés de enrolar os inhoques fiz placas de massa como se fossem as laminas da lasanha. 


Ingredientes
2 xícaras de floretes de couve flor
1/2 xícara de queijo parmesão ralado
½ xícara de sopa de farinha de tapioca
1 ovo grande
1 gema grande
2 dentes de alho picado
Folhas de Tomilho
½ vidro de passata de tomate
1 cebola pequena
1 xícara de caldo de legumes caseiro
1 colher de sopa de açúcar
Fatias de mussarela – se quiser pode colocar presunto também
Queijo parmesão ralado para guarnecer depois de pronto

Aqueça o forno a 200o.C. 
Lave e limpe a couve-flor. Corte os floretes descartando os cabos mais grossos. No processador coloque os floretes de couve flor e processe até ficar pequenos grãozinhos, bem pequenos - como se fosse fazer o arroz de couve-flor.
Transfira para um pano e aperte para retirar o excesso de líquido. Coloque a couve flor em uma vasilha e junte o queijo parmesão ralado, a tapioca e os ovos. Misture bem. 

Em um tabuleiro untado, ou sobre tapete de silicone, faça pequenos retângulos com a massa.  Esses retangulos serão usados como se fossem as fatias da lasanha. Leve ao forno até que estejam dourados, cerca de 30 min. 

Faça o molho. No liquidificador coloque a passata, o caldo de legumes, a cebola sem casca e os dentes de alho descascados. Processe até obter um líquido homogêneo. Leve ao fogo com as folhas de tomilho, açúcar e sal. 
Deixe em fogo médio até reduzir a 1/3.  Retire os retângulos do forno quando estiverem dourados.
Em um refratário coloque um pouco de molho no fundo, coloque um retângulo de couve flor, sobre ele coloque uma fatia de queijo, depois um pouco de molho e outra de couve-flor. Alterne as camadas até completar 3 retângulos. Volte ao forno para derreter o queijo. 
Sirva quente. Se quiser pode adicionar fatias de presunto.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário