quinta-feira, 19 de novembro de 2020

COSTELA DE PORCO ASSADA COM GELEIA DE DAMASCO





Costela de Porco Assada com Geleia de Damascos e amêndoas

Ingredientes
Para duas pessoas
600 gr de costela de porco
1 cebola média
2 dentes de alho
1/2 limão
200 ml de vinho branco
100 ml de caldo de carne caseiro
2 colheres de sopa de mostarda dijon
3 galhos de tomilho
3 folhas de louro
4 colheres de geléia de damasco
1 xícara de amêndoas em lascas
2 xícaras de ervilhas congeladas
6 cebolas das pequenas, tipo chalotas
1 xícara de champignons em conserva
8 batatas bolinha pequenas
sal e pimenta do reino a gosto
3 colheres de sopa de manteiga

Limpe a costela e coloque em um refratário. Passe o suco do limão, depois passe a mostarda. Junte a cebola cortada em cubos e o alho espremido. Junte o vinho, o caldo de carne, as folhas de tomilho e as de louro. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Cubra com papel alumínio e leve ao forno a 200oC por 30 min. Se for necessário adicione um pouco mais de caldo ou água. Cubra novamente e deixe por mais 30 min. Retire o papel de alumínio e deixe por 10 minutos para dourar.  Com o auxílio de uma colher, passe uma camada de geleia sobre a costela e retorne ao forno por mais 10 min. Enquanto a costela está no forno, faça a guarnição. 
Lave bem as batatas e coloque em uma panela com água e sal para cozinhar. Deixe por 20 min ou até que estejam macias . Nos 10 minutos finais da batata, junte as chalotas sem casca e deixe por 10 min. Escorra e reserve. Pegue os champions e corte-os em lâminas. Corte as batatas ao meio. Aqueça uma frigideira com manteiga e junte as chalotas. Deixe dourar levemente. Junte as ervilhas e o champions, junte as batatas. Misture e tempere tudo com sal e pimenta do reino a gosto. Reserve. 
Em outra frigideira, coloque as lâminas de amêndoa e leve ao fogo médio para dourar levemente. Retire a costela do forno, se quiser passe uma nova camada de geleia e disponha sobre o prato. Sirva com a guarnição





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário