segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

MAKDOUS - MINI BERINJELAS RECHEADAS COM AZEITONAS E NOZES



Essa é uma receita tradicional Árabe e, tambem, Libanesa. É um tipo de conserva de berinjela com recheio e que pode ser um acompanhamento de algum prato ou degustada como aperitivo, junto com um pão. Já dei aqui no blog, so que recheada de alho e nozes.

Ingredientes
500 gr de mini berinjelas
3 dentes de alho amassados
3 xícaras de nozes bem picadas em pedaços bem pequenos
1 xícara de azeitonas verdes
Sal e Pimenta do reino a gosto
Azeite

Lave bem as berinjelas e, com o auxílio de uma faca, retire os cabinhos. Coloque as berinjelas de molho em água e leve ao fogo com um prato pesado por cima para que elas fiquem inteiramente cobertas pela água.  Deixe cozinhar por 30 minutos ou até que, enfiando uma faquinha afiada, essa passe com facilidade. Escorra. Reserve. 
Em uma vasilha coloque as azeitonas picadas bem pequenas e misture com as nozes que tambem devem estar picadas, ou trituradas - mas não ao ponto de virar farinha. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto e reserve. 
Retire as berinjelas da panela e aperte para que escorra bem a água do cozimento. Com  uma faca bem afiada faça uma incisão longitudinal, no meio de cada berinjela como se fossem uma bolsa – cuidado para não atravessar a parede e cortar dos dois lados. 
Dê uma leve espremida com as mãos para retirar o restante do excesso de água. 
Com uma colher de chá pegue pequenas porções da mistura de nozes e azeitonas e recheie até ficar bem gordinha. Reserve e repita a operação até terminar todas as berinjelas.  

Esterilize um pote de vidro e arrume as berinjelas dentro de forma que fiquem bem agrupadas até completar o pote completamente. Preencha o pote, os espaços vazios, com azeite até a boca – o azeite deve cobrir todas as berinjelas. Feche bem o pote e deixe, pelo menos, duas semanas antes de consumir.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário