segunda-feira, 21 de março de 2022

FILET MIGNON RECHEADO AU POIVRE COM CROCANTE DE BATATAS



Filet Mignon Recheado Au Poivre com Crocante de Batata

 

Esse filé eu fiz recheado porque o pedaço que eu tinha em casa não dava para fazer medalhões, mas você pode fazer a mesma receita com bifes ou medalhões de file mignon, que é a clássica receita. A receita original é com pimenta verde, que eu também não tinha então, usei a pimenta do reino preta em pedaços quebrados e inteira. Coloque a quantidade de pimenta a gosto, lembrando que essa receita de molho é de pimenta 😉

 

 

Ingredientes

Para duas pessoas

2 bifes de filé mignon

½ xicara de manteiga

2 colheres (sopa) de azeite

4 colheres (sopa) de pimenta verde em grãos

1 xícara (chá) de vinho branco seco

4 colheres (sopa) de conhaque

400 ml de creme de leite fresco

sal a gosto

2 fatias de bacon

2 batatas inglesas

Azeite

1 ½ xicara de queijo parmesão ralado

Folhas de tomilho

 

 

Comece pelas batatas. Descasque as batatas e passe pelo mandolim para ter laminas bem finas. Transfira as laminas para uma vasilha e junte um pouco de azeite, as folhas de  tomilho e o queijo ralado. Misture com as mãos para que todas as fatias estejam com azeite.

Em um tabuleiro com tapete de silicone, ou com papel manteiga untado com azeite, distribua as laminas de batata, sobrepondo-as  em forma de circulo médio – como se fosse fazer um flor. Repita até formar dois círculos, ou quantos derem as suas laminas de batata. Leve ao forno préaquecido a 220º.C.  até dourar a superfície, cerca de 15-20 min. Desligue o forno e reserve.

Disponha uma fatia de bacon em cada bife e enrole com o auxilio de um fio. Tempere com sal.  Em uma frigideira grande, junte 1 colher de sopa de azeite e a manteiga. Leve ao fogo alto para esquentar. Quando estiver bem quente, acrescente os bifes e deixe dourar por 2 min sem mexer. Vire e deixe por  mais 2 min. Vire e doure as laterais. Retire os bifes, transfira para um refratário e leve ao forno por 15 min. Ou menos caso queira os bifes mal passado.

Sem lavar a frigideira, acrescente o vinho branco e leve ao fogo baixo. Com uma espátula esfreue o fundo da frigideira para retirar todo o sabor que ficou preso. Pique as pimentas grosseiramente e junte a frigideira. Acrescente o conhaque e flambe. Junte o creme de leite, misture bem e deixe reduzir por 5 min. Sirva com os filets e as batatas.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário