quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

BOLO DE ROLO DE CHOCOLATE



Bolo de Rolo de Chocolate

 

Já dei aqui no blog a receita do Bolo de Rolo tradicional, o recheado com goiabada. Existem variações nas lojas, de chocolate, de doce de leite, etc... Fiz esse porque adoro chocolate e, para mim, é o melhor. Como disse, já havia passado a receita, é a mesma, a diferença é só você colocar o recheio de sua preferencia.

 

Para a massa

200 g de manteiga sem sal e em temperatura ambiente

200 g de açúcar granulado

6 ovos em temperatura ambiente - separados gema e clara

250 g de farinha de trigo peneirada

50 g de açúcar granulado para finalização

Para o recheio
200 g de chocolate meio amargo
1 lata de leite condensado
1/2 caixinha de creme de leite

Eu uso tapete de silicone para o bolo não grudar, mas voce pode usar papel manteiga. Confesso que tentei um com papel manteiga mas achei bem pior de retirar o bolo. Voce vai precisar de 4 tabuleiros. 

Essa receita dá um certo trabalho e você tem que ter planejamento.
Primeiro, o ideal é ter dois ou 3 tapetes de silicone e dois ou três tabuleiros. A massa dá para fazer 4 1/2 tabuleiros para que o seu rocambole fique grande e bonito.

Deixe tudo separado.

 

A dica aqui é deixar as coisas preparadas para te ajudar. Deixe uma mesa com um pano de prato umidecido pronto e estendido na mesa. 

 

Enquanto uma massa assa, voce já vai preparando a outra no outro tapete de silicone, assim quando uma sair, a outra entra no forno em seguida. Enquanto voce recheia e enrola uma massa, a outra esta no forno assando. É produção em série.

 

Comece com o recheio que é uma receita básica de brigadeiro diluída, para ficar mais fácil de espalhar na massa que é fininha.

Na panela coloque o chocolate em pedaços e o leite condensado. Leve ao fogo médio mexendo sempre para não grudar na panela nem queimar. Quando o brigadeiro estiver pronto, soltando da panela, desligue o fogo e junte o creme de leite e misture bem e deixe esfriar. Reserve

 

Préaqueça o forno 180°C.  Para a massa, bata açúcar e a manteiga por 3 min, até virar um creme esbranquiçado. Adicione uma gema cada vez, incorporando ao creme. Bata até o creme fique numa cor clara opaca, 3 min. 

Em outro recipiente, bata as claras em neve em picos moles. Não deixe endurecer demais. 

Adicione, alternadamente, a farinha e claras na mistura de manteiga. Misture delicadamente fora da batedeira com uma espatula. 

Com uma espátula passe uma camada de massa bem fina sobre o tapete de silicone. Tente deixar o mais liso e fina possivel, quase sendo translucida. Leve ao forno por 7 min – a massa não deve cozinhar totalmente como uma massa de bolo, ela fica levemente branca e úmida para que você consiga manipular.

Enquanto essa massa esta no forno, vá preparando outro tapete com mais massa.

Deu os 7 minutos, a massa esta levemente branca entao, retire do forno e vire a massa que acabou de sair do forno no pano da mesa.

Pegue o segundo tabuleiro e tapete que já esta com massa e leve ao forno.

Pegue o brigadeiro e passe na massa que esta no pano. Passe uma camada bem fina. Pegue a ponto da massa e enrole no formato de rocambole apertando bem. Quando terminar, cubra com o pano.

 

Repita a operação com os demais tabuleiros.   Repita todo o processo. Coloque o primeiro bolo já enrolado do mesmo lado onde se iniciou o processo de enrolar e enrole devagar o segundo bolo. Repita esse mesmo processo com os outros dois bolos. 

 

Quando terminar  pulverize com açúcar granulado. Corte as extremidades para dar o acabamento. Mantenha fora da geladeira e deixe esfriar e descansar antes de fatiar.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário