terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

TAPENADE DE AZEITONAS VERDES




Receita do site Well Seasoned Studio. Adoro Tapenade de azeitonas, na verdade amo azeitonas, sejam elas verdes ou pretas, pequenas, médias ou grandes. Sejam nacionais, Chilenas, Gregas ou qualquer outra que apareça na minha frente. Sempre comi tapenade de azeitonas pretas e fiquei encantada com essa receita de azeitonas verdes. Amei.


Ingredientes
1 ½ xicara de azeitonas verdes sem o carroço
½ xicara de amendoas sem casca levemente torradas
3 filés de Anchova em conserva
1 c. sopa de alcaparras
2 dentes de alho
1 maço grande de manjericão
½ xicara de salsinha
1 limão siciliano
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite

Eu não gosto de comprar essas azeitonas sem carroço, acho sem sabor, prefiro comprar as com caroço e retirar. Dá mais trabalho mas acho que fica mais saboroso.

Fica a seu critério qual azeitona comprar, todas funcionam na receita.

 

No processador coloque as azeitonas sem o caroço, o manjericão, as amêndoas torradas, as anchovas, o dente de alho, as alcaparras e a salsinha.


Pulse duas vezes, ou mais,  ate que esteja picado. Junte ½ xicara de azeite e pulse novamente até emulsionar. Continue batendo até que esteja bem emulsionado.

 

Se for preciso junte um pouco mais de azeite. Prove e acerte o sal e a pimenta. Misture novamente. Por ultimo passe a casca do limão siciliano por um micro ralador para tirar somente raspas da casca amarela. Misture bem e sirva.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário