segunda-feira, 16 de março de 2020

MASSA A CARBONARA





Quem frequenta aqui o blog sabe que eu gosto de fazer minha massa, sempre que possível, em casa. O sabor é outro, massa leve e fresquinha que quando você come nem pesa. Essa aqui foi a mesma coisa, a diferença é que eu usei um utensilio que minha mae me deu de presente a um tempo atrás para fazer essas massas com design diferentes. É um retângulo de madeira com umas listrinhas e uns palitinhos então você corta a massa e depois preciona nessa madeira com listras e pode fazer vários formatos de massa como essas carrapetas que estão na foto. Essa minha receita de Carbonara leva um pouquinho de creme de leite, eu sei que não é a original mas eu gosto mais 😊


Ingredientes
Para duas pessoas
150gr de farinha de trigo
50gr de semolina
2 ovos
1 colher de sopa de azeite
100 g de bacon
6 gemas peneiradas
160 gramas parmesão ralado
100 ml creme de leite
Sal e pimenta
10 g de manteiga

Comece fazendo a massa. Em uma vasilha coloque a farinha de trigo, a semolina, o azeite os dois ovos. Misture bem com as mãos até a massa dar liga, se for preciso coloque um pouquinho de agua. Trabalhe a massa por alguns minutos ate ficar bem lisinha. Faça uma bola e envolva com file plástico, deixe na geladeira por 20 min descansando.
Retire da geladeira e corte a massa do formato que você preferir. Eu cortei em pequenos cubos e passei pela madeira para torce-la e ficar no formato da foto mas você pode passar pelo rolo e abrir em espaguete, cortar em pequenos cubos e enrolar na mao ou usando um garfo, etc. reserve. Aqueça uma panela grande com água e sal e quando estiver bem quente junte a massa para cozinhar. Enquanto isso, corte o bacon em cubos pequenos e, numa frigideira, coloque os pedacinhos e leve ao fogo baixo até que fiquem dourados e crocantes. Retire o bacon da frigideira com auxílio de uma escumadeira e coloque no papel-toalha. Reserve a gordura do bacon. Em um bowl, misture bem as gemas com o queijo (fique atento à cura do queijo e diminua a quantidade, caso esteja muito forte), depois adicione por último o creme de leite.  Retire a massa da panela e escorra. Junte as gemas na frigideira e misture bem em fogo baixo ate formar um creme. Junte a massa e o bacon e misture novamente. Sirva quente com queijo parmesão ralado




Nenhum comentário:

Postar um comentário