sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

BOLO DE ROLO


Bolo de Rolo Tradicional

Essa foi a primeira vez que fiz bolo de rolo e fiquei muito feliz como resultado. Muito feliz das minhas fatias terem ficado bem fininhas - muito treino ainda para conseguir fazer esse miolinho do inicio, bem dificil mas, como disse, fiquei muito feliz com o resultado para uma primeira vez de um doce que dá trabalho de fazer, mas que muita gente aqui em casa adora!
Essa receita eu peguei do site da Raisa Costa, que tem receitas perfeitas e maravilhosas, todas dão super certo e com explicação perfeita.


Para a massa
200 g de manteiga sem sal e em temperatura ambiente
200 g de açúcar granulado
6 ovos em temperatura ambiente - separados gema e clara
250 g de farinha de trigo peneirada
50 g de açúcar granulado para finalização
Para o recheio
400 g de goiabada bem cremosa, 

Eu uso tapete de silicone para o bolo não grudar, mas voce pode usar papel manteiga. Confesso que tentei um com papel manteiga mas achei bem pior de retirar o bolo. Voce vai precisar de 4 tabuleiros. 
Essa receita dá um certo trabalho e você tem que ter planejamento.
Primeiro, o ideal é ter dois ou 3 tapetes de silicone e dois ou três tabuleiros. A massa dá para fazer 4 1/2 tabuleiros para que o seu rocambole fique grande e bonito.
Deixe tudo separado.

A dica aqui é deixar as coisas preparadas para te ajudar. Deixe uma mesa com um pano de prato umidecido pronto e estendido na mesa. 

Enquanto uma massa assa, voce já vai preparando a outra no outro tapete de silicone, assim quando uma sair, a outra entra no forno em seguida. Enquanto voce recheia e enrola uma massa, a outra esta no forno assando. É produção em série.

Préaqueça o forno 180°C.  Para a massa, bata açúcar e a manteiga por 3 min, até virar um creme esbranquiçado. Adicione uma gema cada vez, incorporando ao creme. Bata até o creme fique numa cor clara opaca, 3 min. 
Em outro recipiente, bata as claras em neve em picos moles. Não deixe endurecer demais. 
Adicione, alternadamente, a farinha e claras na mistura de manteiga. Misture delicadamente fora da batedeira com uma espatula. 
Com uma espátula passe uma camada de massa bem fina sobre o tapete de silicone. Tente deixar o mais liso e fina possivel, quase sendo translucida. Leve ao forno por 7 min – a massa não deve cozinhar totalmente como uma massa de bolo, ela fica levemente branca e úmida para que você consiga manipular.
Enquanto essa massa esta no forno, vá preparando outro tapete com mais massa.
Deu os 7 minutos, a massa esta levemente branca entao, retire do forno e vire a massa que acabou de sair do forno no pano da mesa.
Pegue o segundo tabuleiro e tapete que já esta com massa e leve ao forno.
Pegue a pasta de goiabada e passe na massa que esta no pano. Passe uma camada bem fina. Pegue a ponto da massa e enrole no formato de rocambole apertando bem. Quando terminar, cubra com o pano.

Repita a operação com os demais tabuleiros.   Repita todo o processo. Coloque o primeiro bolo já enrolado do mesmo lado onde se iniciou o processo de enrolar e enrole devagar o segundo bolo. Repita esse mesmo processo com os outros dois bolos. 

Quando terminar  pulverize com açúcar granulado. Corte as extremidades para dar o acabamento. Mantenha fora da geladeira e deixe esfriar e descansar antes de fatiar.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário