sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

PARPADELLE COM MOLHO DE GORGONZOLA E CEBOLA CARAMELIZADA



Pappardelle com Molho de Gorgonzola e Cebola Caramelada

Amo esse molho! Voce vai ver ele aqui no blog em massas de todos os tipos, em nhoque e lasanha. Maravilhoso. Super recomendo para quem é amante de queijos azuis. Opção maravilhosa para os vegetarianos.
Como sempre explico, faço minha massa em casa, mas voce pode comprar pronta uma massa de boa qualidade e usar somente a receita do molho.

Ingredientes
Massa
200 gr de farinha de trigo
2 ovos
Molho
1 cebola grande
1/2 colher sopa de açúcar mascavo
2 xícaras de creme de leite fresco
100 gr de queijo gorgonzola
sal e pimenta a gosto
1 colher de sopa de manteiga
1/2 xicara de salsinha picada

Comece fazendo a massa.
Em um bowl coloque a farinha. Faça uma cavidade do centro da farinha e coloque os ovos e uma colher de azeite. Misture bem trabalhando a massa até ficar homogênea. Se necessário pingue um pouco de água. enrole em filme plastico e deixe descansar por 20 min na geladeira. 

Descasque e corte a cebola em rodelas bem finas - eu uso a mandolina. Coloque em uma panela e leve ao fogo com a manteiga. Tempere com sal e deixe ficar translúcida. Polvilhe o açúcar, e deixe em fogo médio mexendo até ficar amarronzada, caramelizada. Reserve. 

Em outra panela coloque o creme de leite e o gorgonzola em pedaços. Leve ao fogo médio, mexendo até dissolver todo o queijo. Prove e acerte sal e pimenta. Desligue o fogo e reserve. 

Retire a massa da geladeira e abra em lâminas bem finas e corte na largura de pappardelle, largo. 

Aqueça uma panela com água e sal e coloque a massa por 5 min para cozinhar. Escorra a massa.

Junte as cebolas ao molho de creme de leite. Pique a salsinha e junte ao molho. Escorra o pappardelle e junte ao molho. Sirva quente.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário