quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

FREGOLA COM LINGUIÇA E CEBOLA CARAMELIZADA



Fregola com linguiça e cebola Caramelizada

Já passei outras receitas aqui no blog de Fregola, essa massa tipica do sul da Italia que eu adoro. Ela é um pouco dificil de ser achada aqui no Brasil mas, nas grandes cidades ainda é possivel encontra-la em bons emporios. Essa receita pode ser feito com qualquer tipo de massa e fica uma delicia.

Para duas pessoas
Ingredientes
1 xícara de fregola
3 linguiças de porco tipo churrasco
1 xícara de cachaça ou conhaque
1 galho de tomilho
2 dentes de alho
3 cebolas médias
manteiga
sal e pimenta do reino a gosto

Descasque e corte as cebolas em lâminas bem finas - se possível passe por uma mandolina. Coloque 2 colheres de sopa de manteiga em uma panela e junte as cebolas. Tempere com sal e deixe em fogo médio até a cebola suar bem. 
Vá mexendo até que a cebola seque e comece a ficar amarronzada, cor de caramelo. Desligue o fogo e reserve. 
Abra a pele das linguiças e retire o recheio. Aqueça uma frigideira com um pouco de manteiga e coloque os pedaços de linguiça para dourar. Com o auxílio de uma espátula vá " quebrando" os pedaços até que estejam bem dourados. Junte o alho picado e refogue um por um minuto. 

Junte a cachaça e o flambe.  Prove e acerte sal e pimenta. 

Aqueça uma panela com água e sal e quando estiver fervendo, junte a fregola. Deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem. Escorra e volte para a panela. 

Junte a linguiça e 1 colher de sopa de manteiga. Misture bem. Junte a cebola soltando os fios que devem estar bem agarrados. Sirva com queijo parmesão ralado.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário