quarta-feira, 20 de outubro de 2010

RAVIÓLE DE BATATA DOCE COM AMARETTO




Ainda não consegui entrar no ritmo antigo por isso minhas postagens ainda estão um pouco atrasadas mas prometo que na próxima semana tudo volta ao normal. Temos muitas historias e lugares bacanas para mostrar, assim como vários pratos saborossísimos que foram aprecisados nessas últimas viagens. Muitas novidades! Essas postagens aqui ainda são antigas mas bem gostosinhas. Esse raviole é feito com biscoito amaretto, não sei se todos conhecem mas é aquele biscoito de amêndoas - Italiano, maravilhoso - encontrado em boas lojas delicatesse ou até mesmo em alguns supermercados ou boas confeitarias. Ele fica ótimo quando usado como recheio com abóbora ou batata doce. Experimente!

Ravióli de batata doce com amaretto
Ingredientes
Massa
100g de farinha de trigo
1 ovo
1 fio de azeite
Recheio
1 batata doce
1 pacote de biscoito amaretto
Molho
2 colheres de sopa de farinha de trigo
50 g de manteiga
500 ml de leite
250 ml de creme de leite
250 g de cream chessse
Pimenta do reino branca
Noz moscada e sal

Preparo
O primeiro passo é fazer o molho. Para isso coloque em uma panela a manteiga e a farinha, deixe um pouco até formar uma massa. Acrescente o leite aos poucos mexendo sempre para não empelotar. Quando tiver adicionado todo o leite e a mistura estiver como um creme grosso, coloque o creme de leite, o cream cheeese e deixe o fogo baixo. Não pare de mexer até formar um mingau. Desligue o fogo e tempere com sal, pimenta e noz moscada. Reserve.
Faça o recheio dos raviólis. Pegue a batata e cozinhe com a casca. Quando estiver bem macia retire do fogo, descasque e amasse com um garfo. Coloque os biscoitos em um liquidificador e bata até ficar como uma farinha. Misture com o purê de batata. Reserve. Para a massa, pegue uma bacia e coloque a farinha de trigo peneirada. Faça um buraco no meio da farinha e coloque o ovo e um fio de azeite. Com um garfo misture tudo até ficar grosso, a partir deste ponto, misture a massa com a mão até ela ficar bem homogênea e lisa. Pegue uma máquina para abrir a massa. Depois de aberta em lâminas devem ser cortas em pequenos disco ou retângulos para rechear e fazer os raviólis. Pegue um retângulo, passe água nas bordas, coloque um pouco do recheio, coloque outro retângulo por cima e pressione as extremidades com um garfo. Coloque os raviólis em água fervendo por cerca de cinco minutos. Retire e cubra com o molho. Sirva com parmesão ralado por cima.




Nenhum comentário:

Postar um comentário