sábado, 30 de outubro de 2010

RAVIOLLI DE BETERRABA COM MOLHO DE LARANJA, MOSTARDA E SÁLVIA


A muito tempo atrás achei uma receita de ravioli de beterraba que me deixou intrigada. Não sou muito fã desse legume mas, mesmo assim, resolvi copiar a receita e deixar guardada para testar quando tivesse a oportunidade. Acho que isso foi a mais de um ano atrás. Nesse mesmo site que achei essa receita também tinha uma receita de carpaccio de beterraba com mais ou menos o mesmo estilo do ravioli - na verdade o molho do carpaccio era o mesmo do raviolli. Na época fiz o carpaccio para experiementar e gostei - apesar de não gostar muito de beterraba, acho ela muito doce. Volta e meia eu lembrava da receita mas sempre arrumava uma desculpa para não faze-la exatamente por não ser tão apaixonada assim pela pobre da beterraba. Mas a foto do site era muito convidativa e ficava na minha cabeça dizendo que valia a pena um dia tentar - mesmo sendo beterraba! Enfim!! Hoje testei a receita e foi uma grata surpresa.
Primeiro o visual é lindo, todo aquele roxo forte da beterraba dentro dos travesseirinhos de ravioli! Depois é gostoso!!! É diferente! foge do tradicional e isso é muito legal. Muito boa a receita.
Vou passar aqui a receita mas infelizmente não me lembro mais de onde, de que blog, eu peguei. Costumo visitar vários blogs e quando acho uma receita, para não esquecer onde foi, acabo copiando ela para um arquivo de receitas mas quando leva assim muito tempo esqueço de onde ela partiu. Se alguem reconhecer a receita como sua, por favor, comente aqui que eu faço todos os creditos! e dou os parabens pela idéia.
Tem uma outra receita também de beterraba que devo testar, se possível, ainda essa semana - é que aproveitei e comprei logo umas 3 beterrabas e já cozinhei todas então assim que fizer coloco aqui também. Fiz uma pequena mudança no molho original do raviolli que foi acrescentar um colher de sopa de mostarda, que fez toda a diferença no resultado final do sabor.

Ingredientes
Massa
200 gr de farinha de trigo
2 ovos
Azeite
Recheio
2 beterrabas médias
1 cebola pequena
25 gr de amêndoas
30 gr de queijo parmesão fresco
1 colher de sopa de vinagre
1/4 xícara de folhas de hortelã (eu não coloquei no meu porque não tinha em casa)
Sal e pimenta do reino a gosto
Molho
Suco de 3 laranjas
1 colher de sobremesa de mostarda em grãos (eu coloquei a normal porque em grãos tinha acabado)
Folhas de sálvia
50 gr de manteiga

Modo de Preparo
Em uma panela coloque as beterrabas com casca para cozinhar. Quando estiverem macias, retire do fogo e descasque. Em um processador coloque a beterraba em pedaços, o queijo, as amêndoas, a cebola e o vinagre. Bata tudo até obter uma pasta. Tempere com o sal e a pimenta. Pique as folhas de hortelã bem fininhas e junte a essa pasta. Reserve. Coloque o suco da laranja em uma panela pequena e deixe reduzir um pouco. Acrescente a manteiga e as folhas de salvia. Reserve. Prepare a massa dos raviolis, abra e corte os circulos para rechear. Veja aqui a receita. Recheie cada circulo com uma porção da pasta de beterraba e feche os raviolis. Em uma panela com água fervente e sal, cozinhe os raviolis por cerca de 5 minutos. Escorra. Aqueça o molho e misture a mostarda. Sirva os ravioli cobertos pelo molho de laranja com folhas de sálvia. Cubra com raspas de laranja e queijo parmesão ralado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário