quarta-feira, 9 de março de 2011

PEITO DE FRANGO COM BACON E DUO DE MAÇA E ESPINAFRE


Carnaval! Queria ter feito várias receitas mas acabei não fazendo quase nada. Preguiça, correria, moleza, etc... foram esses dias de frio, chuva, tudo muito nublado, escuro que só dá mesmo é vontade de ficar em casa descansando. Havia separado várias receitas que achei pela internet, algumas de programas que gosto de assistir mas, deu nisso, foram muitas as oportunidades de ir para a cozinha mas pouca a disposição. Hoje, quarta-feira de cinzas abriu um solzinho, fui passear com minha filha na lagoa, que estava linda! cheia de gente e viva. Um calor danado - no Rio de Janeiro é assim, fazem uns dias de chuva, amanhece escuro mas quando o sol abre é aquela loucura de calor e nem parece que estava chuvendo e o tempo mais ameno. Chegamos em casa e queriamos comer alguma coisa bem levinha, bem light. Dessa historia toda saiu esse franguinho, que não é receita de lugar nenhum mas que ficou uma delicia. O frango foi feito na cerveja, uma receita que minha mãe fazia desde quando moravamos na casa dela e que minhas filhas adoram! É super fácil, pratica e, tirando o bacon, não leva gordura nenhuma - fica muito saboroso, no mais foi so acrescentar alguns acompanhamentos e tinhamos o almoço pronto. Delicia! Essa receita de frango, as vezes, faço até sem o bacon, que fica bem light e a cerveja dá uma sabor bem especial.

Frango com Bacon e duo de maça de espinafre

Ingredientes
Para o frango
2 peitos de frango limpos e sem pele
1 lata de cerveja clara (qualquer marca)
2 dentes de alho
vinagre
sal e pimenta do reino a gosto
1 limão
1 pacote de bacon em fatias
1 maço de espinafre
1 colher de sopa de requeijão cremoso
1 caixinha de creme de leite
azeite
4 maças
2 colheres de sopa de açucar
1/2 copo de vinho branco

Modo de Preparo
Corte os peito de frango retirando do osso. Limpe e tempere com limão, sal, pimenta do reino e alho. Faça alguns cortes, sem ir até o fundo, em cada peito. Coloque em cada corte uma fatia de bacon. Em um pirex coloque os peitos de frangos. Regue com um pouco de vinagre e cubra tudo com a cerveja. A cerveja deve ser suficiente para cobrir o peito de frango quase todo. Cubra tudo com papel aluminio e leve ao forno para cozinhar. Enquanto isso faça os purês de maça e espinafre. Descasque e corte em pedaços as maças retirando os caroços. Coloque as maças picadas em uma panela e adicione o vinho e o açucar. Adicione água suficiente até cobrir os pedaços de maça. Leve ao fogo baixo até reduzir a água pela metade e as maças estiverem bem macias. Retire do fogo e coloque as maças em um processador com um pouco da água que foi feita. Processe até obter um purê consistente. Prove e acerte o açucar se for necessário. Se quiser tempere com um pouco de canela a gosto. Reserve. Lave e corte as folhas do espinafre. Leve ao fogo em uma panela com água e sal até que estejam macias. Reserve 1/2 copo da água do cozimento e escorra o espinafre. Leve as folhas e um pouco da água do cozimento ao liquidificador. Bata até obter um creme bem liso. Cuidado para não adicionar muita água e o purê não ficar muito ralo. Transfira o purê para uma panela e tempere com pimenta do reino, um pouco de azeite, o requeijão e o creme de leite. Misture bem em fogo baixo. reserve.
Quando o frango estiver cozido retire o papel de aluminio e deixa no forno até grelhar. Quando estiver tudo grelhado, frango e bacon, retire do forno e sirva com os purês de maça e espinafre.





Nenhum comentário:

Postar um comentário