quinta-feira, 17 de março de 2011

RISOTTO DE ARROZ NEGRO




Eu adoro arroz, adoro risotto e também gosto muito do arroz negro, embora ele tenha um gosto bem diferenciado do arroz branco, do integral ou do sete grãos. Para mim o arroz negro tem que ser bem temperadinho. Por ele apresentar um gosto um pouco mais adocicado que o arroz comum muitas pessoas estranham, mas é um acompanhamento para qualquer prato, seja ele carne, ave ou peixe. As primeiras vezes que eu fiz demorei a conseguir no mercado, tive que procurar bastante porque só encontrava em casas especializadas, hoje em dia é fácil achá-lo em qualquer bom supermercado. O seu grão mais resistente, duro, necessita de um tempo de cozimento bem mais longo que o arroz comum por isso eu costumo cozinhá-lo na panela de pressão. Já utilizei a panela comum, mas se for optar por esse processo tenha sempre em mente que vai demorar.


Risotto de arroz negro

1 copo de arroz negro
1 cebola
1 alho poro
1 folha de louro
2 dentes de alho
½ tablete de caldo de legumes
1 copo de vinho branco
1 vidro pequeno de cogumelos
1 vidro pequeno de creme de leite fresco
100 gr de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa de manteiga

Em uma panela de pressão coloque um fio de azeite e frite o alho picado e rodelas de cebola bem finas. Adicione o arroz e refogue. Dissolva o caldo de legumes em 1 litro de água e reserve. Adicione o vinho branco ao arroz e deixe evaporar por alguns minutos. Junto o caldo de legumes, a folha de louro e tampe a panela. Deixe cozinhar na pressão por 20 após a panela começar a apitar. Retire a pressão a abra. Verifique se o arroz ainda esta duro, se estiver volte a pressão por mais alguns minutos. O arroz negro é bem mais resistente e duro que o grão do arroz comum por isso a necessidade de cozinhá-lo na pressão. Retire a folha de louro e reserve. Na panela normal leva bastante tempo. Quando o arroz estiver cozido reserve. Em outra panela adicione um fio de azeite e refogue o alho poro cortado em fatias bem finas até que esteja bem transparente. Junte os cogumelos e refogue novamente. Adicione o arroz negro já cozido e misture bem. Acrescente o creme de leite, o queijo parmesão ralado e uma colher de sopa de manteiga. Sirva quente.



2 comentários:

  1. Ai, que delícia!!!! Comprei arroz negro com o objetivo de preparar uma comidinha para o Halloween e achei essa receita maravilhosa! Obrigadíssima por compartilhar! Já estou te seguindo! Beijão!

    Katia Bonfadini
    www.casosecoisasdabonfa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ai, que delícia!!!! Comprei arroz negro com o objetivo de preparar uma comidinha para o Halloween e achei essa receita maravilhosa! Obrigadíssima por compartilhar! Já estou te seguindo! Beijão!

    Katia Bonfadini
    www.casosecoisasdabonfa.blogspot.com

    ResponderExcluir