quinta-feira, 5 de abril de 2012

EMPADÃO DE PALMITO



Acho que já coloquei aqui que sou apaixonada por empadinhas, empadões e quiches. Andei uma época sem fazer porque estava de regime porem essa semana minha filha pediu que eu fizesse um empadão de palmito. Fiz uma forma pequena dessas de fundo falso, mas mesmo assim ficou um empadão grande, mas acabou rapidinho. Como é gostoso! Depois é uma receita que você pode comer como prato principal, como acompanhamento ou como lanche, nada mais versátil para se ter na geladeira.
A massa eu fiz de uma receita da minha mãe. Normalmente não coloco sal na massa porque assim posso usa-la para outra receita, caso sobre – que foi o caso nesse dia. Com o restante da massa fiz uma torta doce de maça.

300 gr de farinha de trigo
3 colheres de sopa de agua fria
1 colher de sopa de azeite
Manteiga o quanto baste
1 vidro de palmito
2 tomates
2 cebolas
1 dente de alho
½ tablete de caldo de legumes
Sal e pimenta a gosto
1 colher de sopa de maisena
1 ovo
Shoyo

Em um bowl coloque a farinha de trigo, a agua, e o azeite. Acrescente um pouco de manteiga em pedaços e misture. Vá acrescentando a manteiga e misturando com as mãos até obter uma massa homogênea não muita seca. Forre o fundo de uma forma redonda de fundo falso e reserve uma parte da massa para cobrir o empadão.
Faça o recheio. Em uma panela coloque um pouco de azeite e refogue a cebola e o alho cortado em cubinhos bem pequenos. Quando estiverem bem suados, acrescente os tomates sem pele e sem sementes cortados em cubinhos. Mexa e deixe refogar por alguns minutos. Acrescente o caldo de legumes dissolvido em 1 copo de agua e o palmito cortado em cubinhos. Mexa e acerte o sal. Tempere com pimenta a gosto. Dissolva a maisena em um pouquinho de agua e acrescente a panela. Mexa bem por alguns minutos ate que o recheio fique um creme. Deixe esfriar um pouco. Se quiser pode adicionar azeitonas verdes picadas. Coloque o recheio na forma e cubra com o restante da massa. Passe uma gema de ovo com um pouco de shoyo para dar brilho na superfície da torta. Leve ao forno ate que fique dourada

Nenhum comentário:

Postar um comentário