segunda-feira, 27 de março de 2017

PEITO DE PATO COM CURRY VERMELHO




Essa receita aprendi em uma aula de comida Tailandesa que fiz em Kho Phi Phi em minha ultima viagem agora no mês de Março de 2017. Aprendi 4 receitas, uma entrada, dois pratos principais e uma sobremesa. Gostei bastante da aula e vou, aos poucos, colocando as receitas aqui. Alguns ingredientes nos não encontramos aqui no Brasil mas, pelo que me foi dito, podem ser substitui-los por produtos locais. Esse é o caso das berinjelas que compõem essa receita, na receita original são berinjelas que não possuímos aqui – a primeira é redondinha e pequena parecendo um jiló e a segunda, chamada baby berinjela parecem bolinhas verde de ervilha. O chef me disse que podemos substitui-las por qualquer outro legume de nossa preferencia, assim como as frutas que fazem parte da receita. Eu substituiria por ervilhas macarrão que são muito usadas por lá, ou qualquer outro ervilha, abobrinha verde também é uma opção. O peito de pato usado é na aula foi grelhado em um grelha de churrasco mas nos podemos grelhar em uma frigideira em ambos os lados deixando o centro do peito do pato mal passado. Corte-o em fatias finas para serem adicionados ao curry. A pasta de curry vermelho eu compro em lojas de produtos asiáticos, se você mora no Rio de Janeiro, assim como eu, pode compra-la em uma lojinha que fica na rua das laranjeiras quem vai em direção ao cosme velho, logo depois do instituto de surdo mudos.

Ingredientes
50gr de peito de pato grelhado na chapa
2 xícaras de leite de coco
1 colher de sopa de óleo
1 xícara de caldo de frango
2 colheres de sopa de pasta de curry vermelho
1 colher de sopa de chili vermelho cortado em fatias bem finas
20gr de berinjela cortadas em cubos médios
10gr de baby berinjelas (essas berijelas são tailandesas então você pode substitui-las por qualquer outro vegetal de sua preferencia)
1 xícara de lichias em conserva
25gr de abacaxi cortado em cubos
25gr de uvas vermelhas cortadas ao meio
½ xícara de folhas de manjericão
½ xícara de folhas de limão Kaffir
1 ½ colher de sopa de palm sugar
1 ½ colher de sopa de fish sauce

Em uma panela coloque o curry e o óleo para aquecer mexendo bem até derreter todo o curry. Junte o palm sugar e mexa bem. Adicione a berinjela, o leite de coco, o caldo de galinha. Mexa bem. Corte o peito de pato em fatias finas e junte a panela junto com o chili fatiado, as folhas de limão kaffir e as frutas. Abaixe o fogo. Junte o fish sauce e tempere com sal. Prove e acerte os temperos – se preferir mais apimentado junte mais chili,  ou curry. Por ultimo junte as folhas de manjericão. Sirva com arroz branco.




Um comentário: