sexta-feira, 17 de agosto de 2018

NHOQUE DE MILHO COM FAROFINHA DE PORCO E MOLHO DE GORGONZOLA




Quando vi a receita de nhoque de milho em uma revista de culinária fiquei logo interessada. Achei diferente e quis experimentar, a receita original é de um restaurante de São Paulo que serve acompanhada de um molho de tucupi com camarões. Resolvi experimentar primeiro o nhoque com um molho diferente, o de queijo, para ver qual era o sabor e a textura. Gostei mas, quase como sempre, essas receitas de revistas de culinária não veem completas. Tem, quase sempre, algo errado ou que não vem bem explicado. Algum segredo que não é contado e isso me deixa chateada. Se a pessoa não quer dar a receita então simplesmente não dê. Dar a receita errada é muito chato, é sacanagem com quem vai gastar os ingredientes e ter um resultado ruim, principalmente com pessoas que não tem tanta experiência na cozinha e que acreditam que o problema do erro foi delas. Quando você, pelo menos, possui alguma experiência só de ler é fácil saber que tem algo errado. Bom esse nhoque foi mais ou menos assim. A receita não tinha ovos nos ingredientes mas na explicação dizia “ adicionar os ovos”, coloquei dois por minha conta, mais ou menos, pela quantidade de massa que tinha na vasilha. O nhoque ficou gostoso mas difícil de manipular para fazer os “ rolinhos” . Eu coloquei os meus na panela com um saco de confeitar sem bico, cortando com a faca direto dentro da panela com água. Foi o jeito mais fácil que achei. Enrolar na farinha, como sugerido pela revista, não funcionou bem.

Ingredientes
Para 3 pessoas
250gr de farinha de trigo
250gr de queijo de coalho
100gr de manteiga
4 latas de milho verde
½ litro de leite
2 ovos
150gr de lombo de porco salgado
200gr de queijo gorgonzola
250gr de creme de leite fresco
50ml de caldo de legumes
½ cebola
1 folha de louro
2 folhas de salvia
Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto

Comece pelo lombo. Deixe o lombo de porco dessalgando ou ferva por 3 vezes trocando a água. Coloque o lombo em uma panela de pressão com água, a cebola e uma folha de louro. Deixe cozinhar por 20 min depois que a panela começar a apitar. Retire a pressão, escorra a água e retire o lombo. Retire as gorduras e as peles e corte em pedaços. Coloque os pedaços de lombo em um processador e bata até obter uma farofa fininha. Reserve.
No liquidificador bata o milho verde com o liquido até ficar bem liso. Passe por uma peneira, se possível, duas vezes. Coloque em uma panela e leve ao fogo brando mexendo sem parar. Acrescente o leite, a manteiga, o sal e a noz moscada. Depois a farinha de trigo mexendo até soltar do fundo da panela. Retire do fogo e acrescente o queijo de coalho ralado e os ovos mexendo rápido e  sem parar até ficar bem homogêneo. Deixe esfriar e trabalhe a massa com as mãos sobre uma mesa com farinha de trigo. Eu achei mais fácil colocar a massa em uma saco de confeitar sem o bico. Pinguei a massa diretamente sobre a panela de água quente cortando os nhoques com uma faca na ponta do saco. Caso você faça sobre a mesa enfarinhada depois é só colocar em uma panela com água e sal fervente. Espere os nhoques virem a superfície da panela para retira-los.

Faça o molho. Coloque o caldo de legumes em uma panela e quando estiver fervendo acrescente duas folhas de salvia e o queijo gorgonzola em pedaços. Mexa até que todo o queijo tenha derretido. Junte o creme de leite e tempere com pimenta do reino a gosto. Deixe ferver e desligue o fogo.  Sirva os nhoques com o molho de gorgonzola e cubra com uma porção de farofa de lombo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário