sexta-feira, 8 de outubro de 2010

CASQUINHA DE SIRI



Esse é um dos meus pratos favoritos de frutos do mar. Todas as vezes que vou em um bom restaurante de frutos do mar, confiável, eu sempre peço uma casquinha de siri. Sabe que essas coisas a gente só deve comer em lugar que confia pois frutos do mar é coisa que estraga com facilidade e comer esse tipo de comida sem ser fresca é problema na certa! Dependendo do lugar é tormenta e pesadelo ao mesmo tempo.
Em casa quando fazemos, a quantidade sempre tem que ser grande porque para mim esse pode ser o prato principal ao invés de ser servido apenas como entrada! Em Niterói compramos a carne de siri já catada no mercado São Pedro mas, as vezes, quando a vontade aperta e não tenho muito tempo de ir a Niterói comprar, compro mesmo no mercado. Existem algumas marcas que não são ruins e dá para quebrar o galho na falta de uma carne mais fresquinha. Essa aqui foi feita pelo meu irmão com carne fresca comprada na peixaria que é muito melhor!

CASQUINHA DE SIRI

Ingredientes
500 g de carne de siri
1 cebola grande picada
1 pimentão picado
4 dentes de alho picados
2 tomates sem pele e sem sementes picados
½ pimenta dedo de moça picada
4 colheres de sopa de extrato de tomate
1 xícara de cheiro verde e coentro picado
250 ml de leite de coco
Suco de dois limões
Sal e Pimenta do reino a gosto
Azeite
Azeite de dendê
Farinha de rosca
Queijo parmesão ralado

Preparo
Tempere o siri com o limão, sal, pimenta do reino e metade do alho. Reserve. Em uma panela coloque o azeite e duas colheres de sopa de azeite de dendê. Quando estiver quente, refogue a cebola, a pimenta, o pimentão e o alho, depois coloque o tomate e o siri e deixe por alguns minutos. Coloque o extrato de tomate e o leite de coco e deixe cozinhar por alguns minutos. Por último coloque o cheiro verde e o coentro. Desligue o fogo. A farinha de rosca será usada para retirar o excesso de liquido então vá acrescentado até o liquido sumir da panela (formar um creme). Cuidado para não colocar demais e o creme ficar muito seco. Coloque este creme em formas ou casquinhas, cubra com ma mistura de farinha de rosca e queijo parmesão ralado e leve ao forno para gratinar.


2 comentários:

  1. Obrigada pela receita! Eu amo casquinha de siri! Você pode indicar onde comprar siri desfiado e a marca que você recomenda? Pois ir para Niterói fica mesmo complicado pra quem não tem tempo.

    ResponderExcluir