sexta-feira, 22 de outubro de 2010

ITÁLIA - FIRENZE




Continuando, e finalizando, nossa viagem a Itália - esse é nosso último post desse país maravilhoso - vamos falar de Firenze.




Como a grande maioria já deve saber, Florença é o berço e o coração da Renascença. Não precisa nem comentar que é uma cidade linda - é chover no molhado - tudo é lindo na Itália! Cheia de praças, palácios, cafés centenários enfim, um lugar para se conhecer, babar e, acima de tudo, admirar!



Um lugar que não pode ser esquecido é o Palácio dos Medicis, Palacio Pitti, que hoje tem em suas salas museus famosos.


A Ponte Vecchio, construida em 1345 é a mais antiga do rio Arno. É pequena, mas muito bonita. Antigamente suas lojas, ela possui lojas em toda sua extensão, eram dos açougueiros mas a família Medici, incomodada com o cheiro, trocou as carnes pelas jóias.


Acabou com os açougues e no lugar colocou as lojas com ourives, que até hoje existem. Vale a pena uma visita ao local apesar da multidão de turistas. A praça central da cidade tem um prédio todo de pedras onde se reuniam os altos escalões do rei. Nessa praça tem uma cópia do Davi de Miguelangelo. Cópia porque todas as esculturas foram trocadas por cópias para proteção e conservação. Interessante.


A Cadetral de Santa Maria Del Fiore (Duomo) é muito bonita.

De 1296 o Duomo é bem rica por fora, a porta do Batistério, cohecidas como as portas do Paraiso, é toda de bronze. É uma obra de arte . Por dentro o Duomo apesar das obras de arte é de uma simplicidade sem muitas estatuas.


Uma visita que é imperdível em Florença é a farmácia de 1612 - Officina Profumo - Farmaceutica Santa Maria Novella Srl - que pertencia a uma irmandade e que hoje continua a ser farmácia sem quase ter mudado sua aparência.



Seu interior possui moveis, vidros de remédio, balanças e outros artigos usados na época das irmãs.



Outro bom lugar para se ir é Fiesole, é uma comuna italiana da região da Toscana, província de Florença que faz fronteira com Bagno a Ripoli, Borgo San Lorenzo, Florença, Pontassieve, Sesto Fiorentino, Vaglia. De acordo com a wikipédia italiana é o ponto de origem de uma das maiores famílias do mundo lusófono, a Cavalcanti.


Esta fora dos limites da cidade antiga, nas colinas. Fiesole foi à primeira cidade do local, mas depois Firenze a dominou. O lugar é uma gracinha em uma pequena colina com uma pracinha muito simpática. Nesta praça tem vários restaurantes e uma fortaleza.


Almoçamos nos jardins de um restaurante com uma vista linda da cidade de Florença.



Comemos muito bem: presunto cru com flan de parmesão, terrine de fígado de galinha com alho poro bem fininho por cima e molho reduzido de vinho.



Depois risoto de lagostim com aipo - maravilhoso - ravióli de galinha e tagliatelle com polpetine e queijo pecorino.



Tomamos um vinho branco do Piemonte e um chianti bons.

Um detalhe que aprendemos no restaurante é que o pão da Toscana não leva sal, pois é para ser comido com queijo, presunto e embutidos mais salgados.


Por isso nos restaurantes ele vem sempre puro, sem mais nada, para ser comido com a refeição.



Esses são os muros que cercam a antiga cidade.


Um comentário: