quinta-feira, 28 de outubro de 2010

SALADA DE ARROZ RARÍS


SALADA DE ARROZ RARÍS DA PRIMA BEBEL

Essa é a salada de arroz Rarís cedida gentilmente pela prima da minha mãe, a Bebel, que fazia essa receita no restaurante que ela tinha no Leblom - O Mascate. Infelizmente o restaurante já fechou mas a salada era o maior sucesso por lá e ela deixou a receita aqui no nosso blog em um de seus comentários. Super legal! Devo dizer que a salada também fez o maior sucesso aqui em casa, já fiz várias vezes e não me canso. É fácil, rápida e muito gostosa, sem contar que é com arroz integral e deve fazer bem também - não sei quantas calorias tem mas tem cara de coisa light :)
A mostarda no molho faz toda a diferença no sabor final da salada e é o toque especial deste prato. Você pode comer ela quentinha ou fria, aqui em casa preferimos quente.
Bebel tem um blog, que repasso aqui o endereço para vocês conhecerem.
Fiz duas pequenas modificações na receita original que Bebel passou. A primeira foi refogar o arroz em um copo de vinho branco e a segunda foi cozinha-lo em caldo de legumes ao invés de ser somente na água. Deu um saborzinho a mais.
Bebel super obrigada pela receita!

Ingredientes
1 copo de arroz rarís 7 cereais
1 cebola média picada
1 dente de alho picado
1 copo de vinho branco
1/2 talo de alho poro em fatia finas
2 tomates frescos em cubinho sem sementes
Azeitonas verdes picadas sem caroços
Queijo de minas em cubinhos
1 litro de caldo de legumes
Azeite
Mostarda
Salsinha picada para enfeitar

Preparo
Em uma panela aqueça um fio de azeite e refogue a cebola, o alho e o alho poro. Adicione o arroz e refogue por alguns minutos mexendo sempre. Coloque o copo de vinho branco e deixe reduzir. Vá adicionando o caldo de legumes até que o arroz esteja totalmente cozido e macio. Retire do fogo e passe para uma travessa. Adicione os tomates, as azeitonas e o queijo. Em um pote a parte faça o molho. Coloque uma porção de azeite com mostarda e misture bem. A quantidade vai depender do gosto de cada um. Misture esse molho na salada. Acerte o sal se for necessário, enfeite com a salsinha picada e sirva.

2 comentários:

  1. Sandra
    Obrigada pelo carinho, Amei!!!!
    Faltou eu te falar da salsinha picada para a finalização, é importante pois dá uma cor.
    Eu nunca comi a salada quente, foi uma boa ideia, vou experimentar da proxima vez.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Bebel,
    Nos colocamos a salsinha, esta na receita, você não esqueceu. Adoramos a salada.Bjs,

    ResponderExcluir