segunda-feira, 11 de julho de 2011

EMPADINHAS DE QUEIJO




Já coloquei aqui no blog que minhas filhas estão no ultimo ano do ensino médio e que algumas vezes por mês precisam levar alguma coisa para vender na hora do recreio na escola para arrecadar dinheiro para a formatura. A maioria das pessoas tem levado doces, bolos – que eu também acho bem mais fácil e prático de fazer – então elas me pediram para fazer salgado. Fiz essas empadinhas de queijo que foram o maior sucesso, venderam todas. Adoro empada e adoro empada de queijo. A receita é da minha mãe e você pode adicionar tempero no queijo se quiser, ervas, cebola, etc... Super fácil e da usar no almoço ou no lanche. As medidas da receita eu não sei porque faço de olho mas acho que 300 gr de farinha dão em torno de 40 empadinhas. A quantidade de queijo também depende do gosto de cada um, eu, por exemplo, gosto com bastante queijo então normalmente coloco mais do que a receita manda. O queijo ideal são os amarelo, que são mais secos. Todas as vezes que usei queijo branco, de minas, o recheio ficou muito aguado, sorando e não ficou legal. Nunca tentei com ricota mas deve ser melhor.

Massa
300 gr de farinha de trigo
2 colheres de água gelada
Manteiga em quantidade suficiente para dar ponto
Recheio
Queijo (pode ser prato, gouda, gruyere, minas curado, etc...)
2 ovos
1 lata de creme de leite
Leite
Sal e pimenta do reino branca
1 colher de chá de fermento em pó
Noz moscada

Em uma tigela coloque a farinha de trigo e abra um buraco no meio. Adicione as colheres de água gelada. É importante que a água seja gelada. Vá adicionando a manteiga cortada em pedaços e misturando bem até obter uma massa homogênea e boa de trabalhar. Forre as forminhas e reserve. Rale o queijo no ralo grosso. No liquidificador coloque os ovos, o creme de leite, o queijo e os demais ingredientes do recheio. Adicione sal se achar necessário dependendo do tipo de queijo utilizado. Bata bem até que o recheio esteja todo homogêneo. Coloque o recheio nas forminhas e leve ao forno até que estejam douradas. Se quiser pode adicionar no recheio, após ter batido no liquidificador, ervas finas, cebola picada, azeitona, tomate, orégano ou qualquer outro tempero a seu gosto. Essa mesma receita pode ser usada para fazer quiche de queijo. Substitua as forminhas por uma forma de fundo falso, nesse caso é importante que o recheio não fique muito liquido para não prejudicar na hora de assar. Veja a receita do quiche aqui.









6 comentários:

  1. Estou na mesma situação de sua filha , porem fiquei na dúvida de uma coisinha .. o recheio é o queijo né? hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joana, essas empadinhas são ótimas para lanche escolar. Sim, o recheio é o queijo com o restante dos ingredientes que estão abaixo do "recheio" (ovos, creme de leite, etc...). Se tiver mais alguma dúvida, pode nos enviar. bjs.

      Excluir
  2. gostaria de saber se posso fazer com muçarela ?

    ResponderExcluir
  3. Oi, eu nunca usei mussarela para fazer recheio de empada, normalmente uso queijo minas, minas curado ou coalho. Acho que não deve dar errado, deve apenas ficar um pouco menos cremosa que a receita com queijo minas, crescer um pouco menos já que a mussarela é mais pesada quando derrete. Boa sorte. Abs.

    ResponderExcluir