terça-feira, 11 de outubro de 2011

GÂTEAU LAWRENCE

Sou chocólatra confessa e minhas filhas também. Qualquer receita de chocolate esta dentro de nossa lista de sobremesas preferidas. Essa receita eu nunca havia testado e fiz pela primeira vez essa semana. Ela é muito parecida com outra receita que possuo com uma única diferença – não leva nenhuma farinha. O bolo fica muito gostoso, bem molhadinho e pode ser comido por celíacos já que não contem glúten. O único problema é que a receita da um bolo bem pequeno, eu usei um forma de 10 cm de diâmetro e mesmo assim ele fica bem baixinho, mas vale a pena – é muito bom. Na receita original, que eu peguei em um blog de culinária que não me lembro mais o nome, mandava colocar na cobertura chocolate derretido com manteiga, mas eu achei que ficava muito gorduroso então substitui a manteiga por creme de leite fazendo um ganache. A receita também pede chocolate 70% amargo, mas se você não encontrar pode substituir pelo chocolate amargo que encontramos nas lojas de confeitaria que também da certo, mas, por favor, utilize chocolate puro, sem gordura hidrogenada - sempre. O bolo fica bem escuro e com um sabor intenso. O tempo de cozimento é pequeno, mas dependerá do forno de cada um por isso é bom ficar olhando sempre para verificar.

Ingredientes
Bolo:
180g de chocolate preto puro (70% de cacau)
175g de manteiga amolecida
125g de açúcar não refinado (usei açúcar mascavado escuro)
200g de amêndoa triturada
4 ovos separados

Cobertura:
100g de chocolate preto (70% de cacau)
1/2 caixinha de creme de leite sem soro
Preparo
Corte em pedaços e derreta o chocolate em banho-maria. Reserve. Bater a manteiga com o açúcar na batedeira até obter uma massa macia e cremosa. Separe as gemas das claras e reserve. Incorporar as amêndoas trituradas, as gemas de ovo e o chocolate derretido e bater bem. Bater as claras em neve firme e adicione-as, rapidamente, ao preparado anterior.
Forre uma forma redonda com papel manteiga e unte com farinha ou com chocolate em pó. Coloque a massa dentro e leve ao forno médio até que esteja cozido. Deixe esfriar um pouco o bolo antes de o desenformar. Para a cobertura derreta o chocolate em banho Maria. Quando tiver derretido adicione o creme de leite e espalhe sobre o bolo. Deixe esfriar e sirva acompanhado de sorvete ou puro.
Esta receita é do livro "A Cozinha Francesa" da escritora Joanne Harris e eu peguei de um blog de culinária que não lembro o nome (sorry).

Nenhum comentário:

Postar um comentário