terça-feira, 6 de dezembro de 2011

ESPAGUETE DE CENOURA COM GORGONZOLA

Mais uma receita light e vegetariana. E mais uma receita que usei o meu cortador de espaguete para vegetais – aquele cortador que comprei na loja japonesa – esse foi um dos maiores achados desse ano, nunca usei tanto um utensílio como tenho usado esse cortador, estou ate pensando em comprar um outro para deixar de reserva aqui em casa já que tenho usado demais o meu e estou com medo dele perder o fio. Achei em uma loja no centro do Rio um igualzinho ao que eu comprei em São Paulo. A minha primeira tentativa com o espaguete de cenoura não ficou tão bacana quanto à segunda porque você tem que usar uma cenoura bem comprida para que os fios do espaguete saiam mais perfeitos. Consegui umas cenouras lindas no supermercado e bem compridas e gordas, foram excelentes para essa receita. Na minha primeira tentativa usei cenouras pequenas e os fios se quebraram depois de cozidos. Outra dica, você não pode deixar a cenoura cozinhar demais que os fios se partem. Deixe a cenoura “al dente”. A combinação com o molho de gorgonzola foi perfeita!

2 cenouras grandes e bem compridas
200 gr de queijo gorgonzola
1 copo de vinho branco
1/2 tablete de caldo de legumes
200 ml de creme de leite fresco
Noz moscada
Sal e pimenta do reino a gosto

Retire a casca das cenouras e com o auxilio do cortador corte os fios do espaguete. Em uma panela coloque água e sal para ferver. Em outra panela faça o molho. Coloque os pedaços de queijo gorgonzola, o caldo de legumes e o vinho para ferver. Mexa para desmanchar o queijo e o caldo de legumes. Abaixe o fogo e deixe reduzir um pouco, se preciso adicione um pouco de água. Quando tiver reduzido um pouco adicione o creme de leite, a pimenta do reino branca e a noz moscada. Prove e acerte o sal se for necessário. Lembre que o queijo e o caldo de legumes já são salgados. Deixe reduzir um pouco para apurar o creme. Quando a água estiver fervendo adicione os fios de cenoura e deixe cozinhar por 3 minutos ou até que estejam “al dente”. Escorra e sirva coberto com o molho de gorgonzola.



5 comentários:

  1. Oieeeeeeeee
    Menina tô maluquinha atrás de um cortador desses, sabe a marca? onde comprou? será fácil de encontrar????
    Vou aguardar ansiosa tua reposta!
    Abraços e Feliz Ano Novo
    Dolly

    ResponderExcluir
  2. mais uma alucinada pelo cortador de cenoura e outros legumes tipo espaguete. SABE A MARCA?
    onde comprou?? é facil ou dificil encontrar?
    moro no rio de janeiro
    agradeço de antemão sua resposta

    ResponderExcluir
  3. Eu adquiri aqui em BH/MG no mercado central, caso queira de mando foto. Mas acho que encontra em qualquer loja. Custou em torno de 15,00. É coisa muito simples. Fiz hoje o espaguete de abobrinha ao molho branco. Ficou perfeito.

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, esse cortador pode ser comprado em lojas de produtos para culinária e tambem é facilmente achado em lojas de produtos orientais. Aqui no Rio eu sempre acho no centro da cidade, no saara, nas lojinhas dos coreanos que contem uma seção de acessorios de cozinha.

    ResponderExcluir
  5. Desculpa ter demorado tanto para responder mas perdemos alguns emails com as indicações dos comentários.

    ResponderExcluir