quarta-feira, 16 de abril de 2014

BACALHAU COM NATAS - É PÁSCOA



Bacalhau, como é de conhecimento popular, é um dos pratos mais tradicionais da cozinha portuguesa. Esse pescado é considerado uma das grandes revoluções da culinária antiga. Na época os alimentos estragavam pela precária conservação e tinham sua comercialização limitada. O método de salgar e secar o alimento, além de garantir a sua perfeita conservação mantinha todos os nutrientes e apurava o paladar. O peixe foi descoberto na época das grandes navegações. Precisavam de produtos que não fossem perecíveis, que suportassem as longas viagens, que levavam às vezes mais de 3 meses de travessia pelo Atlântico.


Durante muitos anos o bacalhau foi um alimento barato, sempre presente nas mesas das camadas populares. Era comum nas casas brasileiras o bacalhau servido às sextas-feiras, dias santos e festas familiares. Após a 2ª Guerra Mundial, com a escassez de alimentos em toda a Europa, o preço do bacalhau aumentou, restringindo o consumo popular. Ao longo dos anos foi mudando o perfil do consumidor do bacalhau, e o consumo popular do peixe se concentrou, principalmente, nas principais festas cristãs: a Páscoa e o Natal.


Ingredientes
1 kg bacalhau
1 cebola grande picada
4 dentes de alho
4 batatas medias
1 talo de alho poró
500ml de creme de leite fresco
1 xicara de queijo parmesão
salsinha
Azeite
Azeitona preta
Sal e pimenta do reino a gosto
Noz moscada

Deixe o bacalhau de molho em água por 24 horas trocando a água a cada 30 min ou até provando uma pedaço do bacalhau que o sal esteja ao gosto. Cozinhe o bacalhau em água por 3 minutos. Retire do fogo e retire as espinhas, a pele e corte o bacalhau em lascasEm uma panela coloque um fio de azeite e doure a cebola, o alho picado e o alho poró. Quando os ingredientes estiverem refogados, junte o bacalhau em lascas grossas e misture. Deixe cozinhar por 3 minutos.Tempere com a pimenta do reino e a noz moscada a gosto. Pique a salsinha e junte ao bacalhau misturando bem. Retire as sementes das azeitonas, pique e junte aos demais ingredientes (bacalhau). Descasque as batatas e corte em laminas não muito finas. Em um ramequin ou travessa forre o fundo com um pouco de azeite e com algumas laminas de batata. Misture o creme de leite com o bacalhau e misture bem. Coloque a mistura de bacalhau dentro do ramequim sobre as batatas mas não encha até o topo. Cubra o bacalhau com mais uma camada de batatas, polvilhe o parmesao ralado e leve ao forno pre-aquecido até que a batata esteja dourada e o queijo gratinado. Sirva puro ou acompanhado de arroz branco.

Veja outras opções para o almoço de Páscoa:
BACALHAU A ESPANHOLA
POLVO COM BATATAS 
PAPILOTE DE PEIXE COM RECHEIO DE TOMATE SECO, ALCAPARRAS E AZEITONAS PRETAS
ARROZ DE POLVO 
CAMARÃO AO MOLHO DE CHAMPANHE E MAÇAS VERDES
CAMARÃO AO AÇAFRÃO COM COUSCOUS DE INFUSÃO DE ERVAS
Para a sobremesa:
TORTA DE CHOCOLATE DA NIGELLA (SEM GLÚTEN)
BRIGADEIRO GOURMET
COPINHOS DE CHOCOLATE COM SUFLÊ FRIO DE LARANJA
ROCAMBOLE DE CHOCOLATE
PETIT GATEAU
TORTINHA DE CHOCOLATE COM MORANGOS
TRUFAS DE CHOCOLATE - PASCOA


Nenhum comentário:

Postar um comentário