sexta-feira, 23 de maio de 2014

UDON NODLES COM FRANGO E GERGELIM



Algumas semanas atrás estive na loja de produtos Asiáticos que costumo fazer umas comprinhas para minhas receitas. Entre as coisas que haviam chegado estava um saquinho com Udon frescos. Não resisti e comprei. Confesso que o saquinho ficou esse tempo na minha geladeira esperando uma receita. A principio pensei em fazer uma sopa de Udon porem, essa semana, olhando uns programas que estavam gravados em casa assisti a um episodio do programa do Gordon Ramsay que fez essa receita. Adorei. O Udon


O nodles é o macarrão japones e o Udon é um tipo de macarrão grosso farinha de trigo. Ele é frequentemente usado em receitas de sopas que podem ter um caldo leve ou mais pesado dependendo da região. A forma de preparo é igual ao nosso macarrão comun com excessão do macarrao de arroz (bifum e o celofane) que são tão delicados que só precisam ser mergulhados em uma vasilha com água quente por alguns minutos para que possam ser comidos. Existem vários tipos de nodles e os mais conhecidos sao:
Soba - São feitos de trigo sarraceno porem, alguns, em sua composição possuem farinha de trigo. O soba de trigo sarraceno puro possui um sabor mais forte, não contem glutem e possuem uma cor mais escura, amarronzada. São mais dificeis de serem enontrados.
Udon – são feitos de farinha trigo e geralmente possuem uma forma mais grossa, os melhores são os frescos porem tambem podem ser encontrados secos, com uma textura mais densa. Os udons tem um sabor neutro. São ótimos para pratos com bastante temperos e aromas.
Ramen – São mais conhecidos pelos pacotinhos de macarrão instantaneos vendidos nos supermercados. São feitos de farinha de trigo e facilmente encontrados no mercado.
Aletria de Arroz – São feitos de farinha de arroz e parecem o macarrão cabelo de anjo, super delicados. São deliciosos.
Macarrão de Arroz – tambem são feitos de arroz podendo ter fios finos (bifum) ou em forma de espaguete.


Para duas pessoas
Ingredientes
200gr de udon nodles
2 peitos de frango
2 dentes de alho
½ cebola grande
Gengibre fresco
1 xícara de shoyo
1 colher de sopa de Sichuan peper (se não tiver coloque harissa ou dedo de moça picada)
4 colheres de sopa de vinagre de arroz
4 colheres de sopa de mirim
1 maço de cebolinha
3 colheres de sopa de sementes de gergelim
Sal e óleo

Limpe e corte os peitos de frango em cubos. Coloque-os em uma vasilha e tempere com 4 coheres de sopa de shoyo, 4 colheres de sopa de vinagre de arroz, 4 colheres de sopa de mirim e 1 colher de sopa, cheia, de gengibre ralado. Tempere com a pimenta sechuam. Deixe o frango marinando por, pelo menos, 40 minutos. Descasque e pique bem a cebola e o alho. Reserve. Em uma panela com um fio de óleo coloque a cebola e o alho para refogar. Adicione os cubos de frango e deixe fritar, junte a marinada e mexa bem. Se estiver muito seco junte mais um pouco de shoyo. Prove e, caso necessário, acerte o sal. Em outra panela com água e sal cozinhe o udon nodle. Escorra e junte o udon ao frango, misture bem e sirva com gergelin polvilhado e a cebolinha cortada na diagonal.


Veja outras receitas da Cozinha Asiáticas
ROLINHOS VIETNAMITAS DE LEGUMES COM TOFU
CURRY PICANTE DE FRANGO COM MAÇA E ARROZ DE COCO
CAMARÕES AO CURRY VERDE
SALADA DE BIFUM COM COM MOLHO DE PEIXE (NAN PLA)
GIOZA
ALMÔNDEGAS AO ESTILO THAI
SOPA THAI DE FRANGO COM LEITE DE COCO
SOPA DE CAMARÃO THAI
CALDO DE COGUMELOS COM WONTONS     
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário