quarta-feira, 10 de novembro de 2010

PERU - CUSCO


Continuando nossa viagem para o Peru, rumo a Machu Picchu, seguimos de Lima para Cusco em um Vôo da TACA, uma hora e meia de viagem. Cusco é linda. Quer dizer, a parte turística de Cusco é linda! A cidade tem um ar bem pitoresco com construções da época da colonização espanhola que são muito bonitas, todos em estilo renascentista e barroco.



Tem turista para todos os lados e tem lugares que você vê mais gente de fora do que habitantes locais. Nas ruas é uma confusao de idiomas, é realmente impressionante. Ao redor do centro turístico, que fica em torno da praça principal - a Plaza de Armas - Cusco parece com a vista que tive quando cheguei a Lima, as casas são muito simples, a cidade muito arida e tudo muito apinhado.


A parte turistica é quase um oasis dentro de Cusco. Se você estiver programando uma visita a cidade, como boa parte das pessoas que estão a caminho de Machu Picchu, eu aconselho que deixe alguns dias para conhecer melhor o lugar, tem muitas opções, o ideal acho que são uns 3 dias.


As pessoas aconselham - eu só fiquei sabendo disso depois - que no dia que você chega a Cusco não deve sair para passear, que o ideal é ficar o resto do dia no hotel descansando. Isso é necessário para que seu corpo acostume com a autitude do lugar - mais de 3.000 metros de altitude. Nós tinhamos pouquíssimo tempo na cidade então resolvemos fazer um city tour logo após a nossa chegada e depois de umas 3 horas eu estava dentro de uma enfermaria tomando oxigênio.


O mal estar é terrível e essa é uma cena comun nas atrações turísticas, salas de emergência com turistas recebendo oxigênio. Inclusive vendem uns galões pequenos de oxigêneo, portateis, nos aeroportos que são um alívio nessas horas. Parece que são quarenta soles cada um. Vale a pena comprar. Também fiquei sabendo que existem medicamentos que previnem esse mal estar.



Existem várias atrações dentro dessa antiga capital do império Inca. Quando fizemos nosso roteiro, eu havia lido que boa parte das atrações poderiam ser vistas em um caminhada. :)
Não acredite nisso! São bem afastadas do centro de Cusco e o trajeto é quase todo de subida, e você deve levar em consideração que esta em uma cidade muito alta, onde o ar é um pouco rarefeito, seu preparo fisíco não responderá da mesma forma que em sua cidade natal.



Alugue um carro ou pegue um city tour - essa foi a melhor coisa que fizemos. Existe um city tour tradicional que leva os turistas nas cinco maiores atrações de Cusco - a catedral, que fica na praça principal e é a única atração que você realmente não precisa de carro, as ruínas de Saqsayhuaman que foi o lugar que mais gostei e de todas as ruínas a única que eu, pessoalmente, achei que valeu a pena conhecer e mais três outras ruínas, Tambormachay, Q'engo e Pukapukara.


Tambormachay é bem pequena e é interessante apenas porque conta a historia do lugar dizendo que é de lá que sai um sistema hidráulico incrivel que leva água de uma fonte local até o centro da cidade de Cusco que fica a 15 km do lugar (sem nada aparente!!) lógico que isso tudo na época dos Incas. Era essa fonte, e esse sistema, que forneciam água para o maior templo Inca da cidade - onde hoje se encontra a Cadetral de Santo Antonio. Também é o lugar mais alto que fica a 3.700 metros do nível do mar.


Saqsayhuaman é o melhor porque é lá que está a maior ruína de Cusco com muros de até cinco metros de altura, encaixes perfeitos e pedras de até 300 toneladas. É bem diferente e bonito, ali você sente a grandiosidade do lugar e das construções. Pukapukara é uma pequena ruína que conta a historia era o local onde eram feitos sacrifícios de animais em mesas esculpidas na rocha - o fato interessante desse lugar é que a gruta é muito fria e existe uma mesa onde os animais, depois de mortos, eram deixados por dias sem apodrecer devido a friagem do lugar.


De volta a cidade vale caminhar pelas ruas pequenas com arquitetura espanhola e a cada esquina bater com muros antigos e pedaços da historia Inca. Existem vários restaurantes interessantes, a lista é enorme se você consultar um site com essas informações, e muitos museos. Dentro da cidade a melhor maneira de conhecer os lugares é mesmo a pé. A noite faz muito frio, assim como pela manhã quando você acordar, então prepare-se, leve agasalhos. O ideal também é viajar com uma mochila porque você sai pela manhã e só volta no final do dia e essa é a melhor forma de carregar as coisas.



Também visitamos Qorikancha, a Catedral Espanhola, que, como disse, fica perto da Plaza de Armas. No época dos Incas foi um dos mais ricos templos do império, conta-se que possuia lâminas de ouro nas paredes e estátuas, em tamanho real, de outo massiço de animais e reis. Na época da colonização espanhola foi erguido sobre as ruínas uma igreja, de Santo Antonio e um convento, muita coisa foi perdida e destruida mas ainda é possível ver na parte interna do convento as ruínas dos templos do Sol e da Lua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário