segunda-feira, 8 de novembro de 2010

TORTA DE PÊSSEGOS COM DAMASCO



Tá na época do pêssego, das ameixas e dos damascos frescos! Cheguei no mercado e tinham pêssegos gigantes, lindos sobre a bancada. R$ 2,90 o quilo, uma pechincha! Pensei logo em fazer uma torta. Comprei alguns. Cheguei em casa, não resisti e fui logo descascando um para provar. Doce. Fiquei na dúvida se comia os pêssegos crus ou se fazia a torta. Deixei metade para comer puro e a outra fiz a torta! Como fiquei com medo dos pêssegos, que agora eram apenas a metade, não serem suficientes para preencher toda uma forma de torta, resolvi mistura-los com damascos secos e passas brancas. Ficou ótimo.
Para fechar essa combinação uma calda de chocolate. Pura tentação. Essa receita eu peguei do cozinha coletiva mas modifiquei o recheio e adicionei a calda de chocolate, que não está na foto, mas ficou muito boa e tem tudo a ver com essa torta. Eu tambem não coloquei açucar cristal na minha pois não tinha em casa mas ficou muito bom mesmo assim! Achei que a massa ficou um pouco mole no dia seguinte mas se colocar no forninho por alguns minutos fica maravilhosa. Boa também para acompanhar um sorvete.

Ingredientes
5 pessêgos grandes
50 gr de damascos secos doces
50 gr de passas brancas
1/2 xícara de rum
açucar branco
açucar mascavo
noz moscada
canela em pó
Para a Massa
2 xícaras de farinha de trigo
200 gr de manteiga sem sal gelada
1/2 colher de chá de sal
1 ovo
2 colheres de chá de vinagre branco
2 colheres de água gelada
Calda de Chocolate
250 gr de manteiga sem sal
240 ml de água
500 gr de chocolate meio amargo

Preparo
Misture a farinha com o sal e adicione a manteiga cortada em pedaços. Amasse com as pontas dos dedos até virar uma farofa. Adicione a água, o ovo e o vinagre. Amasse levemente e divida em duas bolas. Leve a geladeira por 20 minutos. Abra a metade da massa com o rolo e forre uma fôrma de fundo removível de 22 cm. Reserve.
Para o recheio
Retire a casca e o carroço dos pessêgos e corte-os em pedaços médios. Em uma panela coloque os pessêgos, os damascos cortados em pedaços, e as passas. Adicione um pouco de água, o rum, os açucares e a noz moscada. Deixe em fogo baixo até que os pessêgos estejam macios e a água tenha reduzido até quase o final.
Coloque o recheio dentro da massa e cubra com canela. Abra a outra metade da massa e forre a parte de cima da torta. cubra com açucar cristal e leve ao forno até que esteja dourada.
Para a calda
Corte o chocolate em pedaços pequenos. Em uma panela em fogo baixo coloque a água, a manteiga cortada em pedaços e o chocolate. Deixe derreter até obter uma calda grossa. Pode guardar na geladeira e usar com qualquer doce.


3 comentários:

  1. Uau que delicia! Com morangos também acho que ficaria ótimo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. queria cair de boca agora nessa torta maravilhosa!
    bjs
    bebel

    ResponderExcluir
  3. Pessoal,
    Essa torta é facílima de se fazer, experimentem. Acho mesmo que com morangos deve ficar maravilhosa, vou tentar na proxima vez! E a calda de chocolate!
    bjs

    ResponderExcluir