segunda-feira, 24 de outubro de 2011

ESPAGUETE DE ABOBRINHA AO SUGO






Há muito tempo venho procurando uma maquina que me permitisse cortar alguns legumes em forma de macarrão, bem fininhos e longos. Existe uma máquina, que às vezes encontramos em algumas barracas de feira de rua, onde você coloca o legume sobre dois suportes e um braço móvel vem raspando em círculos o legume, gerando um fio enorme. Essa maquina não é muito fácil de ser achada. Comprei na semana passada em São Paulo um aparelhinho bem mais fácil, barato e super útil. Foi um desses cortadores de casca, só que esse ao invés de retiras tiras, retira fios bem finos iguais ao macarrão. É próprio para legumes e é com ele que o pessoal das casas orientais faz aqueles fios mínimos de nabo, cenoura, etc... eu comprei em uma quitanda japonesa. Esse prato, que é vegetariano, é ideal para dietas, pois é muito saboroso e bem leve, alem do fato de ser visualmente convidativo. Gostei bastante. Da próxima vez vou tentar com cenouras e molho de gorgonzola – deve ficar ótimo também.
Na hora de escolher as abobrinhas escolha as mais finas e bem compridas porque você não vai aproveitar o miolo. Quanta mais longa for, maiores serão os fios.

Ingredientes
(2 pessoas)
2 abobrinhas grandes – 200 gr de molho de tomate – veja a receita aqui
Sal e pimenta do reino a gosto
Queijo parmesão ralado de boa qualidade

Preparo
Lave bem as abobrinhas e com o auxilio do cortador faça os fios. Corte até chegar a parte branca bem próxima as sementes. Reserve. Em uma panela coloque água e leve ao fogo, quando estiver fervendo coloque sal e as tiras de abobrinha. Deixe cozinhar por alguns minutos. O tempo vai depender da consistência que você gosta da abobrinha. Eu, por exemplo, gosto quando ela esta macia, mas ainda um pouco crocante então deixo o tempo suficiente para que fique assim. Escorra e reserve. Aqueça o molho de tomate. Coloque as abobrinhas em uma vasilha e tempere com azeite, pimenta do reino e vinagre a gosto (Eu usei o meu de azeitonas pretas da Cassino). Cubra com o molho de tomate e queijo parmesão ralado. Sirva quente.



12 comentários:

  1. Nossa, estou adorando tudo aqui! Suas receitas são diferentes e as fotos são super apetitosas! Parabéns! Beijos!

    Katia Bonfadini
    www.casosecoisasdabonfa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Por gentileza, estou procurando a maquininha em todo os lugares,até na região do Mercadão -SP e ninguém conhece... Você poderia postar uma foto, ou informar o endereço de onde conseguiu a sua? Obrigada, abraços!

    ResponderExcluir
  3. Elayne,
    Esse aparelho é muito parecido com o cortador de legumes que encontramos facilmente em qualquer loja de culinária. A diferença esta apenas no corte da lamina. Eu comprei o meu em Indaiatuba em uma loja/mercearia de produtos japoneses. Não me lembro o nome mas acho que só existem duas em Indaiatuba, entao não deve ser muito dificil de achar. Se voce mora em SP tenho certeza que vai achar em qualquer loja que venda produtos japoneses. Procure pelo cortador de nabo em fios. Sabe aquele nabo em tirinhas que é servidor nos pratos japoneses... eles cortam com esse cortador. Voce tem que procurar nas lojas de produtos orientais. Se ainda tiver duvida, me fale.

    ResponderExcluir
  4. Querida, achei a minha maquininha no bairro da Liberdade, estou super feliz! Trata-se de um fatiador de legumes em espiral japonês de nome Tsumapuro, tem demonstração no Youtube no link : www.youtube.com/watch?v=T77FkjVhGx0
    E a foto : http://www.discountjuicers.com/images/tsumapuro.jpg
    Muito abrigada! Adoro seu blog.
    Muito sucesso, abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal, quanto vocês pagaram no fatiador de legumes de vocês? Na intrnet, vi preços que variam de 20 a 500 reais...
      Elayne, você poderia me dizer quanto pagou na Liberdade?
      Obrigada!
      Abs.
      Sheyla.

      Excluir
    2. SB,

      Comprei o meu no ano passado e nao lembro direito quanto foi mas paguei, com certeza, menos de R$ 10,00. Voce deve estar olhando um aparelho diferente. O nosso é parecido com uma faquinha. é um utensilio da culinaria japonesa que serve para fazer aquele nabo em fios. Procure nas lojas de produtos japoneses, custa barato. espero ter ajudado.
      abs,

      Excluir
  5. Elayne,
    Que bom que voce achou!! Te disse que em loja de produtos orientais era fácil.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Se alguém puder deixar o telefone da loja onde você comprou, seria útil para muita gente.

    ResponderExcluir
  7. Oi não sei o nome da loja que eu comprei mas já coloqui no post acima que foi em uma quitanda japonesa em Indaiatuba, interior de Sao Paulo mas tambem já vi o mesmo cortador sendo vendido em uma loja no Saara, centro do Rio de Janeiro. Uma loja coreana que vende varias coisas inclusive produtos de cozinha. Esse é um cortador de legumes oriental para fazer aquele nabo que é colocado para comer junto com sushi, etc... acho que voce encontra ele em qualquer loja de produtos orientais. boa sorte

    ResponderExcluir
  8. Mas colocar a foto do cortador...nem pensar, né?!!!!

    Tha's not very helpful!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia é nao colocar imagens que nao sejam das receitas. de qualquer forma tentamos responder os comentarios da melhor forma possivel para ajudar as pessoas que fazem perguntas aqui no blog. Eu posso te enviar, sem problemas, a imagem do cortador se me passar um email. Aguardo o endereço de email.

      Excluir
  9. Bom dia. Obrigado pelas saborosas receitas. Esou procurando esse aparelhinho para fazer fios de legumes compridos. Faria a gentileza de me informar a marca, caso tenha, e quem sabe uma foto? Agradeço cordialmente sua gentileza. Eden. e-mail contato eden.vinagre@gmail.com ou eden.vinagre@ig.com.br. fique em paz.

    ResponderExcluir