quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

RAVIÓLI DE MOUSSELINE DE BATATA BAROA

A primeira vez que fui ao restaurante Olympe, do Claude Troisgros experimentei um prato de entrada que me encantou – o ravióli de mandioquinha. A primeira vista, olhando-se apenas o nome no cardápio, você pode ficar meio na duvida se um ravióli que o recheio é uma raiz possa ser gostoso. Ainda bem que a minha curiosidade venceu todas as outras opções de entradas, também muito tentadoras, e embarquei nessa experiência. Depois da sensação e do sabor desse ravióli é difícil escolher outra entrada no Olympe! Isso já aconteceu há algum tempo atrás e desde então tenho vontade de tentar acertar essa receita, que aparentemente parece fácil. Sabe aquela coisa que você tem sempre vontade, mas acaba, por um motivo qualquer, adiando? Então, foi isso que aconteceu com o meu ravióli! Mas essa semana não tive duvida! Ravióli de Baroa para o jantar com uma taça de vinho! Peguei a receita do Claude na internet e coloquei em pratica. O resultado não ficou exatamente igual ao dele, que deve ter algum segredinho mas, mesmo assim, ficou fantástico. Marrrravilha!!
Para das pessoas

Ingredientes

4 quadrados de massa de bem fina, de 10 cm x 10 cm, "al dente"
100 g de batata Baroa descascada
50 ml de creme de leite
100 g manteiga
25 g de amêndoas tostadas
2 colheres (sopa) de molho de soja
sal e pimenta a gosto
Modo de preparo

Faça a massa conforme explicado aqui. Se você não tiver maquina em casa, compre massa de lasanha de boa qualidade e corte em quadrado. Faça o purê de batata baroa. Descasque e coloque para cozinhar a batata Baroa na água com sal. Quando estiver bem macia, escorra e bata no processador de alimentos ainda quente. Passe pela peneira para que fique bem lisa. Coloque em um pirex e deixe sobre o fogo para retirar toda a água. Acrescente o creme de leite fervendo. E misture bem até obter uma consistência bem lisa. Tempere. A receita original do Cloude não manda, mas eu temperei com noz moscada, que eu amo, e pimenta do reino branca. Colocar a manteiga no fogo até espumar e ficar com cor e cheiro de avelã (manteiga noisette). Temperar com pouco sal. Eu acrescentei umas folhas de salvia que não estavam na receita. Cozinhe os quadrados de massa “al dente”. Para a montagem e finalização do prato, disponha um quadrado da massa "al dente" no fundo do prato e cobra com uma camada generosa de purê de Baroa. Cubra com outro quadrado de massa e coloque em um forno com salamandra para esquentar. Regue com a manteiga noisette e disponha as amêndoas por cima. Acrescentar 1 colher de molho de soja na hora de servir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário