quarta-feira, 27 de março de 2013

MEDALHÃO EM CROSTA DE TOMATE SECO E RISOTO DE PARMESÃO

Depois de 10 dias de férias e um recesso aqui no blog, estou voltando aos poucos.  Já dei aqui no blog uma receita desse medalhão com crosta de ervas. Fica uma delicia e é super fácil de ser feito. Uma das receitas prediletas das minhas filhas. Como tinha uns tomates secos em casa resolvi fazer uma crosta com eles para experimentar. Aprovado!! Você pode fazer essa mesma crosta, de ervas ou de tomate seco, com frango. Ainda não experimentei mas vou fazer porque deve ficar ótima também.

Para duas pessoas
2 tornedores de file mignon
1 xicara de tomates secos
1 xicara de queijo parmesão ralado
1 xicara de farinha panko
1 colher de sopa de tomilho
Manteiga
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite
1 xicara de arroz arbóreo
½ copo de vinho branco
2 xicaras de caldo de frango
1 dente de alho
½ cebola
4 xicaras de queijo parmesão ralado

Tempere os tornedores com sal e pimenta do reino. Em uma frigideira bem quente coloque 2 colheres de sopa de manteiga e um fio de azeite. Deixe aquecer bem e coloque os tornedores para dourar de todos os lados. Quando estiverem bem dourados, desligue o fogo e reserve. Se os tomates estiverem muito secos, ferva-os antes de usa-los. Coloque os tomates em um processador e processe-os ate obter uma pasta homogênea. Em uma recipiente coloque a farinha panko, a pasta de tomate, uma xicara de queijo parmesão, sal, pimenta do reino e o tomilho. Adicione 2 colheres de manteiga e misture bem ate obter uma pasta bem homogênea. A manteiga deve estar dura.

Transfira os tornedores para um refratário e cubra cada peça com uma camada da pasta de manteiga com tomates e panko. Leve ao forno para gratinar. O tempo vai depender do forno de cada um. Nesse momento você só precisa que a crosta se forme no topo de cada tornedor.
Em paralelo faça o risoto de parmesão. Em uma panela coloque um fio de azeite, o alho picado e as cebolas em cubinhos. Refogue ate que estejam transparentes. Coloque o arroz e mexa bastante ate que todos os grãos estejam cobertos pelo azeite. Adicione o vinho e deixe evaporar. Vá adicionando aos poucos o caldo de frango ate que o arroz esteja macio mas “al dente”. Desligue o fogo e adicione as duas xicaras de queijo parmesão e uma colher generosa de manteiga. Mexa bem ate que esteja tudo homogêneo. Pegue uma frigideira antiaderente e coloque no fogo. Quando estiver quente coloque uma camada de queijo parmesão. Deixe dourar o queijo ate que esteja se soltando do fundo da frigideira. Nesse momento coloque a “ placa” de queijo sobre um ramequim ou qualquer outro recipiente que possa servir como molde para fazer a cestinha. Aperte a placa de parmesão assim que colocar sobre o molde pois ele endurece rapidamente e pode quebrar. Sirva o tornedor acompanhado da cestinha de parmesão com o risoto dentro


Nenhum comentário:

Postar um comentário